Comprei o modelo HP nc6120.
Achei que devia fazer um aviso que pode ser útil para quem estiver a pensar comprar este ou qualquer outro portátil para trabalhar.
Este modelo em concreto é extremamente eficaz, estável, óptimo desempenho que eu noto sobretudo quanto corro um numero elevado de processos (aplicacoes). Neste tipo de situacao, considero que o disco de 5.400rpm é o único obstáculo para um desempenho ainda melhor.
Posso dizer muito mais de positivo sobre esta máquina, mas o que tenho a dizer tem a ver com o seu único ponto negativo:
O ecran é inadmissivelmente simples, e como se percebe não esperava obter um ecran com caracteristicas tão medíocres quando comprei este portátil. Felizmente que não sofre de reflexos, nem tem qualquer defeito (pontos negros ou brilhantes).
# Atenção que existem versões com ecrans SXGA+, cuja qualidade desconheço.
Portanto a mensagem é simples: não corram o risco de descurar a qualidade de qualquer elemento da interface de um aparelho que vão utilizar intensivamente! O teclado, o rato, o ecran e etc. são elementos vitais. Poupar nestes elementos é efectivamente um erro.
Dito isto, tornou-se ainda mais difícil de aceitar o facto de o meu orçamento não me ter permitido comprar o melhor notebook do mercado: Apple Powerbook G4 15" (1440x900px)
Portanto, o meu conselho é experimentar um modelo igual (equivalente) antes de comprar, não sobrevalorizar a importância dos GHz (processador) e GBs (disco) e etc., e esperar o tempo que for necessário até poder efectivamente comprar produto que satisfaz TODOS os vossos requisitos mínimos.
Apesar de tudo a classificação que atribuo ao meu portátil, numa escala de 0 a 5, é de 4 pois a qualidade é de facto muito boa, à excepção do ecrãn, e é um produto claramente orientado para o segmento profissional.
Xill