Review ao HP NX9420 - 1.83Ghz|1Gb 633|X1600 256mb|17"

Mensagens especificas sobre portáteis HP/Compaq

Moderadores: Administradores, Moderadores

Review ao HP NX9420 - 1.83Ghz|1Gb 633|X1600 256mb|17"

Mensagempor ottoatom » Sexta Jun 30, 2006 22:02

Características do NX9420

Processador
Intel® Centrino® Duo T2400 – 1,83 ghz – 2mb cache L2
Bus Frontal a 667 MHz
Chipset Mobile™ Intel® 945PM Express

Memória
1 x 1G, DDR2, 667 MHz
2 slots SODIMM (1 livre)
Memória máxima, até 4096 MB

Interfaces
- 4 USB 2.0
- VGA
- Entrada/saída de áudio
- Alimentação
- RJ-11
- RJ-45
- Saída TV S-video
- IEEE (1394a)
- Ancoragem
- HP Extended Life Battery (bateria de ampliação de autonomia da HP)

Expansibilidade
- 1 slot PC Card do Tipo I/II que suporta CardBus de 32 bits e placas de 16 bits

Armazenamento
-Disco Duro - Serial ATA 100 GB, 5400 rpm
-Drive - DVD+/-RW super multi, Camada Dupla, Fixa
Leitor de Suportes Físicos Digitais - 7 em 1 de suportes multimédia

Audio e Video
-Ecrã - TFT 17" WSXGA+ Brightview com ângulo de visualização alargado
-Resolução de 1680 x 1050 - Sensor de luz ambiente
-Placa Gráfica - ATI Mobility Radeon X1600 com PCI Express discreto, até 256 MB

Sistema Audio
- Áudio de Alta Definição HP Premier Sound com DAC de 24 bits
- Equalização Digital
- Gestão avançada de energia de áudio
- Tomada de saída de linha/auscultadores
- Tomada de microfone
- Microfone integrado

Comunicações
-Modem 56k
-Placa de Rede - Ethernet PCI Express Broadcom Gigabit (10/100/1000 NIC)
-Wireless - LAN Sem Fios 802.11a/b/g Intel®, MOW2, Bluetooth 2.0

Outros
-Teclado - Tamanho completo com teclado numérico
-Bateria - Interna de Iões de Lítio com 8 células. Autonomia, Até 4 horas (até 7,5 horas com a HP Extended Life Battery (bateria de ampliação de autonomia da HP))
-Sistema Operativo - Windows XP Home

Dimensões - (l x p x a) 3,3 (na parte frontal) x 39,3 x 27,5 cm

Peso - 3,35 Kg

Software incluído
- Adobe® Acrobat® Reader
- HP Quick Launch Buttons Software
- HP Wireless Assistant
- HP ProtectTools
- HP Backup and Recovery Solution
- HP Mobile™ Print Driver
- HP OpenView Radia Management Agent
- InterVideo WinDVD

Nesta review, faço várias vezes referência ao HP NX8220. Aqui são as suas especificações:

Processador
Intel® Centrino® Dothan – 2 ghz – 2mb cache L2
Bus Frontal a 533 MHz

Memória
2 x 512 mb, DDR2, 400 MHz - Memória máxima, até 2048 MB

Interfaces
- 3 USB 2.0
- VGA
- Entrada/saída de áudio
- Alimentação
- RJ-11
- RJ-45
- Saída TV S-video
- IEEE (1394a)
- Ancoragem

Armazenamento
-Disco Duro - PATA 80 GB, 5400 rpm
-Drive - DVD -RW dual, amovível
-Leitor de Suportes Físicos Digitais - 5 em 1 de suportes multimédia

Audio e Video
-Ecrã - TFT 15.4" WSXGA+ com ângulo de visualização alargado
-Placa Gráfica - ATI Mobility Radeon X600 com PCI Express 64 MB dedicados

Sistema Audio
-Compatível SBpro

Comunicações
-Modem 56k
-Placa de Rede - Ethernet PCI Express Broadcom Gigabit (10/100/1000 NIC)
-Wireless - LAN Sem Fios 802.11a/b/g Intel®, Bluetooth

Outros
-Teclado - Tamanho completo com teclado numérico
-Bateria - Interna de Iões de Lítio com 8 células. Autonomia, Até 5 horas (até 8 horas com a HP Extended Life Battery (bateria de ampliação de autonomia da HP))
-Sistema Operativo - Windows XP Pro

Dimensões - (l x p x a) 2,8 (na parte frontal) x 35,6 x 26,4 cm

Peso – 2,8 Kg

Software incluído
- Adobe® Acrobat® Reader
- HP Quick Launch Buttons Software
- HP Wireless Assistant
- HP ProtectTools
- HP Backup and Recovery Solution
- InterVideo WinDVD

Fotos do NX9420:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Primeiras impressões:
Dentro da caixa, a minha primeira desilusão. Estes computadores são da série empresarial da HP e logo não esperava encontrar uma serie de CDs e DVDs como nos outros portáteis mas pelo menos os essenciais, ou seja Windows XP e drivers tal como o NX8220 tinha. Ao contrário do irmão mais velho, este pirralho apareceu-me sem qualquer CD. Toda a informação necessária para reverter o sistema ao estado inicial está presente dentro de uma partição de 5 gb.
O problema aqui é que estes HP da série empresarial vêm com uma data de aplicações de que nada me interessam, e ao menos no NX8220 podia escolher instalá-los ou não. Com este, como são instalados automaticamente a minha única opção é desinstalar-los… Pode ser que venha a dar ao mesmo, mas para mim não sei pq sinto que “o mal já está feito”… Telefonei a saber da situação ontem à HP, e segundo eles esta é a medida aplicada doravante em todos os HP com discos SATA. Aparentemente o Windows não detecta estes discos à semelhança dos SCSI ou RAID e como não há drive de disquetes, não se pode instalar drivers na instalação do Windows. Parece-me lógico. Acho que vou ficar a espera do Windows Vista para a minha próxima formatação.

Aspecto geral:
Ao desembalar o bicho, deparei com o que já antevia pois este é muito parecido com o 8220. Nada de exuberante, nada de muito estiloso, mas a qualidade de material à qual já me tinha habituado está bem presente neste modelo. Até fiquei surpreendido pela positiva pois acho este mais robusto que o último.
Fiquei um pouco desiludido face ao teclado pois o precedente era mais agradável, quase ao nível de um IBM. Estranhamente ainda não me habituei ao posicionamento das teclas. Acho que o del, o pg up e pg dn podiam ter ficado naquele conjunto de teclas que a HP costuma por nos teclados sem teclado numérico. Dito isto, prefiro bem mais este teclado a muitos que se vêm por aí (opinião pessoal). Estou agora a notar que ao carregar no shift e no C e D ao mesmo tempo, o portátil faz bip.. não sei pq :roll: ..

Ecrã:
O meu GRANDE medo: O ecrã... Como não consegui ver o portátil antes da compra, foi um "tiro no escuro calculado" pois se a qualidade deste não fosse da melhor, o tamanho e resolução iam compensar.
Veredicto: Não gosto do tratamento de superfície (brightview), mas consegue de facto aumentar o contraste. A luminosidade de 180 cd/m2 (a dos toshiba vai dos 300 aos 500 creio) não é excelente, mas tb não é má... Quero dizer com isto que em ambientes controlados é mais que suficiente, caso contrário podia mesmo ser melhor. A distribuição da iluminação é boa e os ângulos de visão tb (semelhantes aos toshiba p100 e piores do que os vaios). O branco parece um bocado “sujo”, fenómeno que ainda só vi ultrapassado nos vaios. Comparando directamente com o ecrã do p100, posso dizer de certeza que em termos de luminosidade o toshiba é melhor, mas para todo o resto, este não me parece pior de todo. Ah sim, esqueci-me de referenciar a resolução.. 5 estrelas.. é o ideal para qualquer portátil 17” e continuo sem perceber pq é que são mais raros que os wxga (1440x900) ou até mesmo os wuxga (1920x1200). WSXGA+ é uma das razões, senão A razão pela qual escolhi este portátil. Mais pequeno seria um desperdício de tamanho e maior uma tortura para os olhos (se bem que em 15.4” wsxga+ lê-se perfeitamente).

Comportamento relativo à minha área (arquitectura e 3d):
Para um portátil, este tem-se portado extremamente bem até agora. Melhor do que podia antever. Ou então a x1600 é mesmo mesmo muito boa, ou então a x600 é mesmo mesmo má eheh… Acho que é um pouco dos dois. Estive ontem a trabalhar nele e posso dizer duas coisas:

-A nível gráfico, fiquei extremamente surpreendido com a diferença de velocidade da x600 com a x1600. Em certas alturas tinha cerca de 800 000 faces texturadas no Max e mesmo assim o trabalho era fluidíssimo. Com a x600, já com 100-200 000 faces ficava-se impossível trabalhar. Ainda não experimentei jogos…

-A nível de processador, adorei ver trabalhar dois “buckets” (no vray) em vez de um eheh.. Comparando com o NX8220, a noite passada consegui fazer 11 renders quando com o outro fazia pouco mais de 5 com sensivelmente a mesma qualidade. Em maneira geral as tarefas ficam mais rápidas do que era costume, mas não ao ponto de ser “revolucionário”… repito, ainda não experimentei jogos..

Disco:
Pouco tenho a dizer, não sou gde entendido na matéria. É SATA e é 5400 RPM. Se calhar 7800 RPM teria sido uma melhor escolha mas sendo daquelas coisas que facilmente se pode mudar mais tarde, não fico muito preocupado. SATA é a razão pela qual é necessária uma partição. Esperemos que o Windows Vista venha com drivers para discos SATA…

Som:
Por enqto só posso falar da qualidade dos altifalantes. Tinha medo que estes por serem frontais tivessem péssima devolução sonora como no Asus A6, mas ao contrário deste, esta não é nada má. As frequências baixas sãos as piores, o que é costume nos portáteis sem subwofer (e mesmo os com subwofer) mas o resto restitui-se muito bem e com pouca/nula distorção. Resumindo, gostei. O facto de ser Azália ainda não me diz nada, pq não o uso de maneira a ver a diferença. Tenho vindo a reparar um "clickesinho" depois de cada som que o portatil emite. :? devo me preocupar?...

Portabilidade:
Este portátil é de 17”, mas deve ser um 17” minúsculo pois cabe (apertadinho e tal) na minha mochila que tinha para o 15.4” eheh.. A nível de peso com bateria realmente passa de portátil para “transportatil”, mas sem ela é perfeitamente suportável. Não se pode comparar à portabilidade de um 12 ou 14”, mas daí dizer que é um tijolo só por ser um 17” tb não é justo. Portátil + rato + adaptadorAC e uns livros e cadernos não noto quase diferença nenhuma com o meu antigo 15.4” (de 2.8 kg com bateria). Não são 500 gramas que vão fazer grande diferença numa mala de 6 kilos…

Aquecimento:
Este era um dos grandes pbs do NX8220. Com um jogo tipo BF2 ligado ficava com a palma da mão esquerda suada em poucos minutos. Ainda não experimentei nenhum jogo neste, mas com o que fiz ontem no Max, penso que aqueça menos. Aquece ainda um bocadinho, mas não ao ponte de ser desconfortável. As ventoinhas continuam a expelir ar por baixo e pela esquerda, o que dificulta a sua utilização ao colo.

Software e acessórios:
Nenhum CD :( Vem com uma catrafada de programas da HP destinados a uso profissional (pré-instalados), dos quais não me interessam nenhum. De resto vem com Windows XP Home instalado, e um programa de gravação de DVDs/CDs, o sonic. Este portátil é para trabalhar e mai’nada :P … Os únicos “acessórios” com que vinha eram a bateria, um adaptador AC e um cabo RJ11 (alguém ainda utiliza a porta RJ11 para alguma coisa?) e já agora aproveito tb para perguntar se o home é assim tão diferente do pro? Já ouvi tanta bacorada acerca da coisa que já não sei de nada.

Bateria:
Vi ontem um filme de +-duas horas com a bateria e ainda estive um bocado na net. Em utilização normal ainda não sei dizer mas apontaria lá pelas 2h30,3h.

Para os benchmarks, vou utilizar o super-pi, o 3dmark2005, o HD Tach3 e o benchmark do ATI tray tools. Não penso fazer nenhum overclocking pois acho que reduzir a esperança de vida de uma coisa tão cara e frágil como um portátil é um tanto ridículo. Espero não ofender ninguém, é apenas uma opinião pessoal.

ATI Clocks: GPU: 425Mhz – Memoria DDR: 756Mhz - 128mb + 128mb
Estes clocks parecem me um pouco baixos comparados com outros (LG-S1 por exemplo)...

Imagem
Aqui com os drivers da ATI originais (catalyst 6.3)

Imagem
Com os drivers da Omega (catalyst 6.5)

Imagem
Com os drivers da Omega (catalyst 6.5)

Imagem
Imagem
Estes dois valores pareceram-me baixos...

Imagem
1.83Ghz Duo, 1M em 33s comparado com um Dothan a 2Ghz (do NX8220)em 38s.

Conclusão:
Estou a gostar bastante deste portátil. Ele não é perfeito, nem nenhum o é, mas enquadra-se nas expectativas que eu tinha dele, com algumas surpresas positivas e negativas. Acho que por 1650 euros, este é o melhor portátil que podia ter comprado para as minhas necessidades, mesmo que venha a desactualizar dentro de alguns meses (duo 2, Dx10 etc…) A nível gráfico, tinha hesitado entre este e um p100-195 da Toshiba. Acho que fiz a escolha certa pois não sendo nenhum “hardcore gamer” não justificava pagar mais 300 euros pela performance gráfica (alem de que o estilo "tuning" não é para mim :P).
Penso que os jogos evoluem mais depressa que o software de CAD logo a esperança de vida deste portátil para o que faço será sempre maior do que por exemplo o p100-195 para os jogos. Continuo sem perceber pq é que não vejo este portátil mais discutido neste fórum…

Pontos positivos
-Qualidade de construção (a nível da caixa pelo menos..)
-Ecrã (resolução e tamanho)
-Actualidade tecnológica (x1600, Centrino Duo, 1gb 633, SATA, Azália)
-Som (há melhor, mas tb há muuuito pior)
-Portabilidade (tendo em conta que é um 17” claro)

Pontos negativos
-Ausencia de CDs de drivers/software e Windows
-Localisação de algumas teclas
-luminosidade do ecrã
-Algums problemas sonoros.. (provavelmente má instalação de drivers)

PS: Estou em mudanças, logo é possivel que demore a responder
ottoatom
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jan 19, 2004 23:35

Mensagempor vain » Sábado Jul 01, 2006 0:50

e eu k pensei em comprar esse :o faz sensivelmente metade dos marks k faz o arima k comprei. n deixa de ser uma boa makina mas e' mto virada para "office use", faltalhe mta coisa a nivel de entretenimento k se gosta de usar de x em kdo. a proposito, x1600 e 1gb ram n e' propriamente o topo da actualidade tecnologica, ja tens mtos portateis com a 7900 GS/GTX e 2 gb ram.

nice review contudo :wink:

ps: tenta ver no site da hp sobre os drivers, mtos notebooks n veem com cds, vais ao site do suporte, escreves o serial number do pc e eles teem la os drivers todos direitinhos.
vain
Novato
Novato

Registado: Sexta Jun 02, 2006 18:59

Mensagempor RuFuS » Sábado Jul 01, 2006 15:19

Como é que isto funciona? :?
"E queria aqui anunciar também se faz favor, que isto aqui, que isto aqui, é uma cambada de gatunos, uma cambada de ladrões e uma cambada de xupistas...!" :mrgreen:
RuFuS
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mar 03, 2005 22:54

Mensagempor ottoatom » Terça Jul 04, 2006 20:34

Vain: Em relação a dica (sobre os drivers) vou ver isso agora, agradeço a tua ajuda! Em relação ao topo da actualidade tecnológica, eu não disse que a x1600 e tal está no topo, eu só disse que era actual a nível da tecnologia. Tipo podia ter escolhido um centrino, celeron, ati x700 ou nvidea 6600. Todos os componentes do portátil estão actuais (por enquanto pelo menos) dual core, x1000, satã, ddr667mhz etc...
Já agora, parabéns pela compra! Tb hesitei entre o modelo a 1860 euros mas decidi baixar para 1650 euros escolhendo este e ter maior garantia em relação á marca. Isto da marca toda a gente sabe que é relativo, é uma questão de sorte ter ou não um bom equipamento. No entanto a sorte acaba onde a garantia da marca começa, e eu sei por experiência que a da HP é 5 *.

RuFuS: O sensor de luz ambiente não é grande coisa... Quer dizer, ele funciona bem, mas como o monitor por si só não é de grande luminosidade, diminuir ainda mais a luminosidade é um bocado inútil... se isso permitisse aumentar a duração da bateria de 3h para 6h se calhar podia valer a pena, mas como tal não se aplica, para mim não tem uso pratico.
ottoatom
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor pedro.alves » Quarta Jul 05, 2006 17:17

só para acrescentar à review que tb comprei o nx9420...

de facto é excelente.... e quanto ao ecra... é bom criar expectativas baixas... estava á espera de ter pouca luminosidade como dizias, mas na minha opinião, tem bastante boa luminosidade e uniformidade de cor... mas não tenho termo de comparação...

Agora não sei como iria conseguir trabalhar num ecra inferior a 17" WSXGA+... :D
pedro.alves
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jun 19, 2006 11:08

Mensagempor ottoatom » Sábado Jul 15, 2006 13:03

Parabéns pela compra! Fizeste a escolha certa :P ;)
Eu tenho uns problemazitos com o meu e gostava de saber se é só o meu ou não. Quando escrevo CD o buzer "bipa", acho que é ao carregar nas três teclas ao mesmo tempo (shift + c + d). O teu tb faz isso? Outra coisa, sinto que o som as vezes está estranho, faz assim uns cliquesinhos quando está a emitir sons. Estive a ver na HP e por enquanto não existe nenhuma actualização a nenhum software...

Uma actualização à review: Experimentei jogos, entre os quais o battlefield2 e até agora está tudo ao máximo nos settings e na resolução e a correr perfeitamente. Quanto ao calor, eheh se calhar por causa da canícula, se calhar por outra coisa, já sinto o portatilsinho bem quentinhosinho por baixo das mãozinhas… :roll:
ottoatom
Membro de Prata
Membro de Prata

Re: Review ao HP NX9420 - 1.83Ghz|1Gb 633|X1600 256mb|17&quo

Mensagempor RCAS » Terça Jul 18, 2006 21:14

Só uma questão, relativa à grafica.

Referes 128 + 128, isto é 256 dedicado ou 128 dedicada + 128 HyperMemory indo à memoria do sistema ?

Thanks.
RCAS
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Mai 24, 2004 18:14

Mensagempor ottoatom » Terça Jul 18, 2006 22:44

128 dedicados e 128 partilhados hypermemory, que pelo que ouvi é diferente de simplesmente partilhada.. se é lengalenga de vendedor ou não, não sei.
ottoatom
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor RCAS » Quarta Jul 19, 2006 10:12

Só mais uma coisinha.

Como é que funciona a ampliação, é necessário retirar o DVD ou do género como alguns portáteis ou tem um sitio próprio para ela ?

Thanks
RCAS
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor ottoatom » Quarta Jul 19, 2006 11:54

Não te sei dizer exactamente pois não a comprei. O outro que tinha, o Nx8220 dava para tirar o dvd e por lá uma bateria, ao contrário deste que tem um leitor fixo. Penso que seja uma peça que coloques por baixo do portátil, mas acho que não há nada melhor do que ires ver isso no site do modelo. Deve ter isso tudo lá explicado na secção dos acessórios.
ottoatom
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor RCAS » Quarta Jul 19, 2006 13:28

Obrigado pela info, mas perguntei porque no site da HP não diz nada. Nem encontro nada onde diga.

É que queria comprar logo a bateria extra para aumentar o tempo sem tar ligado à corrente, mas não queria ter um calhau a mais por baixo do portátil. A alternativa é comprar a bateria de 12 células ao invés do modulo adicional.

Pensei só que tivesses alguma coisa a dizer no manual ou assim.

Gracias.
RCAS
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor ottoatom » Quarta Jul 19, 2006 13:58

http://h10010.www1.hp.com/wwpc/uk/en/sm ... 58712.html

Aqui encontras todos os acessorios para o nx9420. Lembro-me de ver uma animação em flash a mostrar o portatil mais os acessorios mas já não me lembro onde é que isso anda... Procura nos sites ingleses e americanos pode ser que la estejam.
ottoatom
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor RCAS » Quarta Jul 19, 2006 14:47

A animação que falas-te é que era porreira.

Já tive nos sites todos e já tinha estado nesse que indicas-te, mas como podes ver no link abaixo, ficas a sabes como é visualmente, mas sem compreender onde é que deve ser metida.

http://h10010.www1.hp.com/wwpc/uk/en/sm ... 21645.html

Mas deixa, não há-de ser nada, em principio vou comprar na mesma.
RCAS
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor ottoatom » Quarta Jul 19, 2006 15:02

Numa das fotos que puz pode-se ver o portatil por baixo. É numa dessas partes que encaixas a bateria, que por sinal deve ficar bem pesadito com duas baterias... Acho que a opção de uma bateria maior é mais interessante.

Boa sorte com a compra!
ottoatom
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor RCAS » Quarta Jul 19, 2006 15:49

Yup, presumo que seja efectivamente encaixado por baixo. Estava na esperança de ser no mesmo sitio onde tem a bateria que tivesse algo que permitisse ter a segunda bateria tambem.

Realmente acho que vou mesmo para a bateria maior, se bem que é mais carote.

Deixa ver, quando o tiver nas mãos logo decido.

Thanks.

PS: Só espero que o ecrã seja fixolas...
RCAS
Aprendiz
Aprendiz

Próximo

Voltar para Portáteis HP/Compaq

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante