Processador
Intel® Centrino® Duo T2400 – 1,83 ghz – 2mb cache L2
Bus Frontal a 667 MHz
Chipset Mobile™ Intel® 945PM Express
Memória
1 x 1G, DDR2, 667 MHz
2 slots SODIMM (1 livre)
Memória máxima, até 4096 MB
Interfaces
- 4 USB 2.0
- VGA
- Entrada/saída de áudio
- Alimentação
- RJ-11
- RJ-45
- Saída TV S-video
- IEEE (1394a)
- Ancoragem
- HP Extended Life Battery (bateria de ampliação de autonomia da HP)
Expansibilidade
- 1 slot PC Card do Tipo I/II que suporta CardBus de 32 bits e placas de 16 bits
Armazenamento
-Disco Duro - Serial ATA 100 GB, 5400 rpm
-Drive - DVD+/-RW super multi, Camada Dupla, Fixa
Leitor de Suportes Físicos Digitais - 7 em 1 de suportes multimédia
Audio e Video
-Ecrã - TFT 17" WSXGA+ Brightview com ângulo de visualização alargado
-Resolução de 1680 x 1050 - Sensor de luz ambiente
-Placa Gráfica - ATI Mobility Radeon X1600 com PCI Express discreto, até 256 MB
Sistema Audio
- Áudio de Alta Definição HP Premier Sound com DAC de 24 bits
- Equalização Digital
- Gestão avançada de energia de áudio
- Tomada de saída de linha/auscultadores
- Tomada de microfone
- Microfone integrado
Comunicações
-Modem 56k
-Placa de Rede - Ethernet PCI Express Broadcom Gigabit (10/100/1000 NIC)
-Wireless - LAN Sem Fios 802.11a/b/g Intel®, MOW2, Bluetooth 2.0
Outros
-Teclado - Tamanho completo com teclado numérico
-Bateria - Interna de Iões de Lítio com 8 células. Autonomia, Até 4 horas (até 7,5 horas com a HP Extended Life Battery (bateria de ampliação de autonomia da HP))
-Sistema Operativo - Windows XP Home
Dimensões - (l x p x a) 3,3 (na parte frontal) x 39,3 x 27,5 cm
Peso - 3,35 Kg
Software incluído
- Adobe® Acrobat® Reader
- HP Quick Launch Buttons Software
- HP Wireless Assistant
- HP ProtectTools
- HP Backup and Recovery Solution
- HP Mobile™ Print Driver
- HP OpenView Radia Management Agent
- InterVideo WinDVD
Nesta review, faço várias vezes referência ao HP NX8220. Aqui são as suas especificações:
Processador
Intel® Centrino® Dothan – 2 ghz – 2mb cache L2
Bus Frontal a 533 MHz
Memória
2 x 512 mb, DDR2, 400 MHz - Memória máxima, até 2048 MB
Interfaces
- 3 USB 2.0
- VGA
- Entrada/saída de áudio
- Alimentação
- RJ-11
- RJ-45
- Saída TV S-video
- IEEE (1394a)
- Ancoragem
- HP Extended Life Battery (bateria de ampliação de autonomia da HP)
Armazenamento
-Disco Duro - PATA 80 GB, 5400 rpm
-Drive - DVD -RW dual, amovível
-Leitor de Suportes Físicos Digitais - 5 em 1 de suportes multimédia
Audio e Video
-Ecrã - TFT 15.4" WSXGA+ com ângulo de visualização alargado
-Resolução de 1680 x 1050 - Sensor de luz ambiente
-Placa Gráfica - ATI Mobility Radeon X600 com PCI Express 64 MB dedicados
Sistema Audio
-Compatível SBpro
Comunicações
-Modem 56k
-Placa de Rede - Ethernet PCI Express Broadcom Gigabit (10/100/1000 NIC)
-Wireless - LAN Sem Fios 802.11a/b/g Intel®, Bluetooth
Outros
-Teclado - Tamanho completo com teclado numérico
-Bateria - Interna de Iões de Lítio com 8 células. Autonomia, Até 5 horas (até 8 horas com a HP Extended Life Battery (bateria de ampliação de autonomia da HP))
-Sistema Operativo - Windows XP Pro
Dimensões - (l x p x a) 2,8 (na parte frontal) x 35,6 x 26,4 cm
Peso – 2,8 Kg
Software incluído
- Adobe® Acrobat® Reader
- HP Quick Launch Buttons Software
- HP Wireless Assistant
- HP ProtectTools
- HP Backup and Recovery Solution
- InterVideo WinDVD
Fotos do NX9420:
Primeiras impressões:
Dentro da caixa, a minha primeira desilusão. Estes computadores são da série empresarial da HP e logo não esperava encontrar uma serie de CDs e DVDs como nos outros portáteis mas pelo menos os essenciais, ou seja Windows XP e drivers tal como o NX8220 tinha. Ao contrário do irmão mais velho, este pirralho apareceu-me sem qualquer CD. Toda a informação necessária para reverter o sistema ao estado inicial está presente dentro de uma partição de 5 gb.
O problema aqui é que estes HP da série empresarial vêm com uma data de aplicações de que nada me interessam, e ao menos no NX8220 podia escolher instalá-los ou não. Com este, como são instalados automaticamente a minha única opção é desinstalar-los… Pode ser que venha a dar ao mesmo, mas para mim não sei pq sinto que “o mal já está feito”… Telefonei a saber da situação ontem à HP, e segundo eles esta é a medida aplicada doravante em todos os HP com discos SATA. Aparentemente o Windows não detecta estes discos à semelhança dos SCSI ou RAID e como não há drive de disquetes, não se pode instalar drivers na instalação do Windows. Parece-me lógico. Acho que vou ficar a espera do Windows Vista para a minha próxima formatação.
Aspecto geral:
Ao desembalar o bicho, deparei com o que já antevia pois este é muito parecido com o 8220. Nada de exuberante, nada de muito estiloso, mas a qualidade de material à qual já me tinha habituado está bem presente neste modelo. Até fiquei surpreendido pela positiva pois acho este mais robusto que o último.
Fiquei um pouco desiludido face ao teclado pois o precedente era mais agradável, quase ao nível de um IBM. Estranhamente ainda não me habituei ao posicionamento das teclas. Acho que o del, o pg up e pg dn podiam ter ficado naquele conjunto de teclas que a HP costuma por nos teclados sem teclado numérico. Dito isto, prefiro bem mais este teclado a muitos que se vêm por aí (opinião pessoal). Estou agora a notar que ao carregar no shift e no C e D ao mesmo tempo, o portátil faz bip.. não sei pq
Ecrã:
O meu GRANDE medo: O ecrã... Como não consegui ver o portátil antes da compra, foi um "tiro no escuro calculado" pois se a qualidade deste não fosse da melhor, o tamanho e resolução iam compensar.
Veredicto: Não gosto do tratamento de superfície (brightview), mas consegue de facto aumentar o contraste. A luminosidade de 180 cd/m2 (a dos toshiba vai dos 300 aos 500 creio) não é excelente, mas tb não é má... Quero dizer com isto que em ambientes controlados é mais que suficiente, caso contrário podia mesmo ser melhor. A distribuição da iluminação é boa e os ângulos de visão tb (semelhantes aos toshiba p100 e piores do que os vaios). O branco parece um bocado “sujo”, fenómeno que ainda só vi ultrapassado nos vaios. Comparando directamente com o ecrã do p100, posso dizer de certeza que em termos de luminosidade o toshiba é melhor, mas para todo o resto, este não me parece pior de todo. Ah sim, esqueci-me de referenciar a resolução.. 5 estrelas.. é o ideal para qualquer portátil 17” e continuo sem perceber pq é que são mais raros que os wxga (1440x900) ou até mesmo os wuxga (1920x1200). WSXGA+ é uma das razões, senão A razão pela qual escolhi este portátil. Mais pequeno seria um desperdício de tamanho e maior uma tortura para os olhos (se bem que em 15.4” wsxga+ lê-se perfeitamente).
Comportamento relativo à minha área (arquitectura e 3d):
Para um portátil, este tem-se portado extremamente bem até agora. Melhor do que podia antever. Ou então a x1600 é mesmo mesmo muito boa, ou então a x600 é mesmo mesmo má eheh… Acho que é um pouco dos dois. Estive ontem a trabalhar nele e posso dizer duas coisas:
-A nível gráfico, fiquei extremamente surpreendido com a diferença de velocidade da x600 com a x1600. Em certas alturas tinha cerca de 800 000 faces texturadas no Max e mesmo assim o trabalho era fluidíssimo. Com a x600, já com 100-200 000 faces ficava-se impossível trabalhar. Ainda não experimentei jogos…
-A nível de processador, adorei ver trabalhar dois “buckets” (no vray) em vez de um eheh.. Comparando com o NX8220, a noite passada consegui fazer 11 renders quando com o outro fazia pouco mais de 5 com sensivelmente a mesma qualidade. Em maneira geral as tarefas ficam mais rápidas do que era costume, mas não ao ponto de ser “revolucionário”… repito, ainda não experimentei jogos..
Disco:
Pouco tenho a dizer, não sou gde entendido na matéria. É SATA e é 5400 RPM. Se calhar 7800 RPM teria sido uma melhor escolha mas sendo daquelas coisas que facilmente se pode mudar mais tarde, não fico muito preocupado. SATA é a razão pela qual é necessária uma partição. Esperemos que o Windows Vista venha com drivers para discos SATA…
Som:
Por enqto só posso falar da qualidade dos altifalantes. Tinha medo que estes por serem frontais tivessem péssima devolução sonora como no Asus A6, mas ao contrário deste, esta não é nada má. As frequências baixas sãos as piores, o que é costume nos portáteis sem subwofer (e mesmo os com subwofer) mas o resto restitui-se muito bem e com pouca/nula distorção. Resumindo, gostei. O facto de ser Azália ainda não me diz nada, pq não o uso de maneira a ver a diferença. Tenho vindo a reparar um "clickesinho" depois de cada som que o portatil emite.
Portabilidade:
Este portátil é de 17”, mas deve ser um 17” minúsculo pois cabe (apertadinho e tal) na minha mochila que tinha para o 15.4” eheh.. A nível de peso com bateria realmente passa de portátil para “transportatil”, mas sem ela é perfeitamente suportável. Não se pode comparar à portabilidade de um 12 ou 14”, mas daí dizer que é um tijolo só por ser um 17” tb não é justo. Portátil + rato + adaptadorAC e uns livros e cadernos não noto quase diferença nenhuma com o meu antigo 15.4” (de 2.8 kg com bateria). Não são 500 gramas que vão fazer grande diferença numa mala de 6 kilos…
Aquecimento:
Este era um dos grandes pbs do NX8220. Com um jogo tipo BF2 ligado ficava com a palma da mão esquerda suada em poucos minutos. Ainda não experimentei nenhum jogo neste, mas com o que fiz ontem no Max, penso que aqueça menos. Aquece ainda um bocadinho, mas não ao ponte de ser desconfortável. As ventoinhas continuam a expelir ar por baixo e pela esquerda, o que dificulta a sua utilização ao colo.
Software e acessórios:
Nenhum CD
Bateria:
Vi ontem um filme de +-duas horas com a bateria e ainda estive um bocado na net. Em utilização normal ainda não sei dizer mas apontaria lá pelas 2h30,3h.
Para os benchmarks, vou utilizar o super-pi, o 3dmark2005, o HD Tach3 e o benchmark do ATI tray tools. Não penso fazer nenhum overclocking pois acho que reduzir a esperança de vida de uma coisa tão cara e frágil como um portátil é um tanto ridículo. Espero não ofender ninguém, é apenas uma opinião pessoal.
ATI Clocks: GPU: 425Mhz – Memoria DDR: 756Mhz - 128mb + 128mb
Estes clocks parecem me um pouco baixos comparados com outros (LG-S1 por exemplo)...
Aqui com os drivers da ATI originais (catalyst 6.3)
Com os drivers da Omega (catalyst 6.5)
Com os drivers da Omega (catalyst 6.5)
Estes dois valores pareceram-me baixos...
1.83Ghz Duo, 1M em 33s comparado com um Dothan a 2Ghz (do NX8220)em 38s.
Conclusão:
Estou a gostar bastante deste portátil. Ele não é perfeito, nem nenhum o é, mas enquadra-se nas expectativas que eu tinha dele, com algumas surpresas positivas e negativas. Acho que por 1650 euros, este é o melhor portátil que podia ter comprado para as minhas necessidades, mesmo que venha a desactualizar dentro de alguns meses (duo 2, Dx10 etc…) A nível gráfico, tinha hesitado entre este e um p100-195 da Toshiba. Acho que fiz a escolha certa pois não sendo nenhum “hardcore gamer” não justificava pagar mais 300 euros pela performance gráfica (alem de que o estilo "tuning" não é para mim
Penso que os jogos evoluem mais depressa que o software de CAD logo a esperança de vida deste portátil para o que faço será sempre maior do que por exemplo o p100-195 para os jogos. Continuo sem perceber pq é que não vejo este portátil mais discutido neste fórum…
Pontos positivos
-Qualidade de construção (a nível da caixa pelo menos..)
-Ecrã (resolução e tamanho)
-Actualidade tecnológica (x1600, Centrino Duo, 1gb 633, SATA, Azália)
-Som (há melhor, mas tb há muuuito pior)
-Portabilidade (tendo em conta que é um 17” claro)
Pontos negativos
-Ausencia de CDs de drivers/software e Windows
-Localisação de algumas teclas
-luminosidade do ecrã
-Algums problemas sonoros.. (provavelmente má instalação de drivers)
PS: Estou em mudanças, logo é possivel que demore a responder