Nada como dar uma de social e ir passear pelas lojas e por mais estranho que isto possa parecer não é que o encontrei 2 modelos do X1000 em Portugal, prontinhos para venda (tinham umas 5 caixas) numa dakelas lojas tipo... (não me lembro do nome mas é tipo radio popular mas é outra cadeia de lojas)....
Procurei e parece k já há lojas online em Portugal k tmb os têm, são eles o X1010EA e o X1005EA, calculo que o EA signifique que são as versões para a Europa.
A parte engraçada é que no site:
http://www.hp.com/cposupport/nonjsnav/c ... 31682.html
que é o site de suporte já há mais modelos tipo x1020EA só que googlei e não achei nada de interessante.
O problema do x1010 para mim é apenas que o monitor é WXGA, que é uma resolução baixa, um WSXGA+ era mesmo o ideal...
Anyway estive a brincar um bocado com ele e à primeira vista está realmente mto engraçado... muitíssimo mais fino que os portateis que estavam ao lado dele: pentium's 4, celerons, etc, um teclado que para quem qs nca mexeu em portateis até achei bem agradavel, monitor com pouco ghosting (estive a brincar com uns LCD's para desktop que tinham bem mais), melhor que LCD's de desktop de 20ms, pelo menos pareceu-me.
Em termos de peso não tenho grandes termos de comparação, não é um telemovel mas é bastante leve para andar debaixo do braço sem qualquer problema.
Quanto a specs o x1010EA é um 1.5, 40GB de disco, infelizmente 4200rpm, MR9200 de 64MB, 512MB de ram (que aposto serem 2x256 mas n tenho a certeza), drive combo cd-r/dvd, custa à volta de 1999€, em algumas lojas está 100€ mais barato.
Gostei dele, não é um portatil de sonho como um D800 mas está em Portugal e dá para os gastos, tem personalidade e possivelmente algum suporte técnico de jeito da HP/Compaq.
E é bonito