Debate windows compro ou não compro, o ke diz a lei??

Mensagens especificas sobre portáteis HP/Compaq

Moderadores: Administradores, Moderadores

Debate windows compro ou não compro, o ke diz a lei??

Mensagempor Jomota7 » Quarta Nov 22, 2006 17:10

Tenho o portatil HP pavilion 2056ea.
Telefonei para a assistência e a respeito de que: "não quero o sistema operativo, pois tenho linux, e queria o dinheiro de volta visto que vou cancelar o contrato do windows logo na primeira vez que ligo o portátil após a compra."
Eles responderam:"pois mas nós não fazemos isso, nós vendemos com o software e assim fica, não fazemos essas coisas..."

GRRRRRR

E telefonei para lá porque embora já soubesse disso não tinha provas, mas vi isto:

http://www.cdrwxp.co.pt/modules.php?op= ... e&sid=9148

Questiono, por lei tenho ou não o direito de pedir o dinheiro de volta??
e se sim, quais os artigos e decretos-leis e onde eles estão ou livros para eu ir á luta se-faz-favor.

Agradecia a resposta, contudo ando a pesquizar as leis de consumidor para saber se existe algum artigo sobre isso..que não encontro :cry:

Atensiosamente....Jomota7
I´m just love my pc and now more!
Jomota7
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Dez 03, 2005 11:39

Mensagempor Fresh_fruit » Quarta Nov 22, 2006 17:20

Pela lei nao tens direito a dinheiro nenhum ...

Quando compras-te o Portatil , compras-te o HardWare e o Software ...
A compra do artigo implica um contrato ( mesmo que nada assinado) em que aceitas as condiçoes em que é vendido.

Ainda hoje houve uma formaçao Microsoft em que o assunto veio á baila ... Se te quiserem devolver o dinehiro será uma cortesia da parte do fabricante e nao uma obrigaçao.

O fabricante é obrigado a vender o artigo a funcionar em perfeitas condições.
E para tal , é necessario colocar-lhe um S.O , seja win ou linux .... como 90 e pco % das pessoas prefere ou só sabe usar Win , eles optam por coloca-lo como é obvio é mais um custo para eles e para o cliente final.
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor asturmas » Quarta Nov 22, 2006 17:26

Fresh_fruit Escreveu:Pela lei nao tens direito a dinheiro nenhum ...

Quando compras-te o Portatil , compras-te o HardWare e o Software ...
A compra do artigo implica um contrato ( mesmo que nada assinado) em que aceitas as condiçoes em que é vendido.

Ainda hoje houve uma formaçao Microsoft em que o assunto veio á baila ... Se te quiserem devolver o dinehiro será uma cortesia da parte do fabricante e nao uma obrigaçao.

O fabricante é obrigado a vender o artigo a funcionar em perfeitas condições.
E para tal , é necessario colocar-lhe um S.O , seja win ou linux .... como 90 e pco % das pessoas prefere ou só sabe usar Win , eles optam por coloca-lo como é obvio é mais um custo para eles e para o cliente final.

Concordo contigo pois se fosse assim nimguem queria com OS..
So se fosse portatil X€ + Xp Y€ isso ai poupavas esses Y€..
Ou seja pode-se dizer que o xp é uma "oferta"

:wink:
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor Speed Dragon » Quarta Nov 22, 2006 17:31

Li não sei aonde, de muita gente (principalmente a comunidade Linux) ir comprar um portatil (passou-se nos EUA) e pediram a DELL (marca que compraram o portatil) para devolver dinheiro, e em 1 semana ou isso, deram 90€ ou algo do genero.

Realmente quem perde é a marca, pois já comprou o software, só que o cliente não devia ser obrigado a compra-lo. Sei que nos EUA estavam a causar problemas por causa disso e já resolveram, aqui em Portugal não faço a minima como está a lei.
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor Fresh_fruit » Quarta Nov 22, 2006 17:44

Sim já houve casos com a Dell em eles devolveram o €€ do sistema operativo OEM , mas apenas nos EUA e foi porque a marca o quiz e nao por serem obrigados por lei.

Cá em Portugal pela lei nem deverias poder ir a uma loja e comprar um computador sem nenhum S.O como acontece ás vezes.

A meu ver isto nos proximos anos irá sofrer bastantes alteração , isto porque até há pouco tempo nao havia uma concorrencia forte aos S.O da MS , os utilizadores de Linux eram poucos , o software era limitado ou incompativel ... com os melhoramentos que tem sofrido julgo que dentro de poucos anos poderemos escolher o S.O que quiseremos na compra dum portatil novo.
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor asturmas » Quarta Nov 22, 2006 17:46

Speed Dragon Escreveu:Li não sei aonde, de muita gente (principalmente a comunidade Linux) ir comprar um portatil (passou-se nos EUA) e pediram a DELL (marca que compraram o portatil) para devolver dinheiro, e em 1 semana ou isso, deram 90€ ou algo do genero.

Realmente quem perde é a marca, pois já comprou o software, só que o cliente não devia ser obrigado a compra-lo. Sei que nos EUA estavam a causar problemas por causa disso e já resolveram, aqui em Portugal não faço a minima como está a lei.

Foram 55libras
http://exameinformatica.clix.pt/noticia ... 14256.html
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

LOl

Mensagempor Jomota7 » Quinta Nov 23, 2006 16:35

Ou seja......sonhar é só o que consigo.

Pois, realmente a lei é uma coisa esquizita. Acho que existe uma empresa de portáteis que já têm a hipótese de colocar linux, contudo....lá vou eu ter que ficar com 2 SO originais...alguém ker um???__LOL

cia
I´m just love my pc and now more!
Jomota7
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Dez 03, 2005 11:39

Voltar para Portáteis HP/Compaq

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante