Disco com sectores danificados... BIOS bloqueada. Help!!! ;)

Mensagens especificas sobre portáteis Acer

Moderadores: Administradores, Moderadores

Disco com sectores danificados... BIOS bloqueada. Help!!! ;)

Mensagempor Onyros » Terça Ago 09, 2005 9:02

Ontem tive um problema "daqueles" que só acontecem aos outros com o meu velhote Acer Ferrari 3000.

Ao ligá-lo, o computador começou a fazer o chkdsk, fiquei parvo com a quantidade de sectores danificados. Não havia nada que o tivesse justificado. Ora, ao terminar o chkdsk, o portátil entrou no ambiente Windows, mas estava completamente assassinado, e mal funcionava.

A primeira coisa que me passou pela cabeça foi: "Ok, ficou com uns sectores danificados, recupera-se os dados que se puder, formata-se e está a andar".

Backup de dados feito, alguns irrecuperáveis, toca a meter o Recovery CD da Acer. Entro na bios para verificar a ordem de boot (que eu tinha 1º CD, 2º Unidade amovível, 3º HD), e a ordem está em 1º HD, 2º Unidade amovível, 3º CD. Mau sinal. Pior sinal: a BIOS indica-me que o computador está em user mode, e que se eu quiser fazer alterações tenho que consultar o Supervisor de Sistema.

Ora, eu só tinha uma conta activada, que era também de Administrador. Estava protegida por password, porque eu tenho o computador na minha mesa de trabalho e muitas vezes tenho que sair e deixá-lo aqui, não gostando que ninguém me mexa no meu "menino".

Pensei que se retirasse a password, o problema ficaria resolvido. Para minha surpresa o Windows ficou danificado ao ponto de eu não conseguir retirar a password (a do winlogon, entenda-se, porque a pass de Administrador estava em clear, na BIOS a mesma coisa).

Volto a tentar entrar na BIOS, ela continua com a maioria das funções bloqueadas por estar, supostamente, em user mode, e não em Administrador.

Perante isto... não consigo correr bootable CD's. Ou seja, não consigo formatar o disco. O Windows XP Home tinha tornado o meu portátil prisioneiro. Entretanto o disco, que parece estar em modo de auto-destruição, corrompeu mais alguns dados do Windows e nem me deixa entrar em ambiente do XP, nem em modo de segurança, nem em modo de linha de comandos, nada.

A minha questão é, há alguma forma de dar a volta à questão? Há alguma maneira de forçar o computador a fazer o boot pelo CD mesmo tendo essa opção bloqueada na BIOS?

Se alguém tiver uma ideia brilhante... eu agradeço. MESMO. Estou desesperado com isto, porque tenho MUITO trabalho a fazer e preciso do meu portátil, porque sem ele não faço nada. E é computador único.

De qualquer forma, se até hoje às 13h não tiver uma solução, vou mesmo ter que o levar à loja onde ele foi comprado... Estamos em Agosto, [modo irónico] devo ficar pouco tempo sem portátil, devo. [/mode irónico]
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor Gak » Terça Ago 09, 2005 9:13

Disco novo.

Única solução que vejo.
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Nov 13, 2004 11:27

Mensagempor Onyros » Terça Ago 09, 2005 10:39

Infelizmente, está a ser a única solução que me vem à cabeça neste momento.

Thanks anyway, Gak ;)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor Creative Byte » Terça Ago 09, 2005 15:14

Boas,

Se está na garantia troca o disco porque esse nunca vai ficar bom. :?

Em relação à password na bios isso é normal nos ACER e a assistencia deles não diz qual é a password. :evil:
Creative Byte
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 30, 2005 15:55

Mensagempor Onyros » Quarta Ago 10, 2005 12:43

Bem, aí vai o portátil a caminho da empresa que faz a assistência técnica da Acer em Portugal. Hei-de dar mais notícias, eventualmente. ;)

edit: remover a referência directa à empresa mencionada.
Editado pela última vez por Onyros em Quinta Ago 11, 2005 16:33, num total de 1 vez.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor Onyros » Quinta Ago 11, 2005 16:32

Update: na empresa que faz a assistência técnica da Acer em Portugal deram-me uma estimativa pouco agradável, em termos de tempo, para resolução do problema.

Como precisava do portátil o mais rapidamente possível para trabalhar, dirigi-me a uma loja de informática (cujo nome faz lembrar o clássico do Herman Melville - Moby Dick), comprei um disco novo, eles instalaram-no e agora só me resta formatá-lo e instalar lá tudo.

Ao contrário da loja onde o portátil foi comprado, a pessoa que me atendeu nessa tal loja de informática com o nome muito parecido com o de um artista pop do qual eu não gosto muito (o careca, o Moby), foi correctíssima, fica aqui uma nota muito positiva.

O problema na BIOS ainda ficou por resolver, mas vou flashá-la assim que puder para ver se fica resolvido.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor Creative Byte » Quinta Ago 11, 2005 18:56

Boas,

Cuidado com a bios, se algo correr mal a ACER pode alegar que perdeste a garantia, acho que é por isso que eles colocam a maldita password.
Creative Byte
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Onyros » Sexta Ago 12, 2005 8:51

Creative Byte, obrigado pela dica. De qualquer maneira, o problema ainda não ficou resolvido com o disco novo.

Nós só testámos a sequência de boot, eu nem me lembrei de ver se o portátil tinha reconhecido o disco novo. Afinal, como não o reconhecia, passava a sequência de boot ao item seguinte (bootable cd), e foi isso que testámos.

Ontem ao chegar a casa depois do trabalho ia todo contente instalar a minha tralha, quando dei conta que o disco afinal não era reconhecido.

Provavelmente, a Acer bloqueia outros discos de serem instalados assim à campeão. Medidas proteccionistas, por um lado. Por outro, de facto impede alguém que roube um portátil destes de conseguir instalar-lhe um disco novo.

Mais logo já devo ter notícias... Infelizmente, cada vez mais me parece que ele vai ter que rumar à assistência da Acer. Worst case scenario.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor Onyros » Terça Ago 16, 2005 15:21

Worst case scenario transformou-se num Not that bad scenario: afinal o problema não ficou resolvido à primeira porque o novo disco instalado estava avariado (DOA).

Instalado novo disco, está funcional. O bloqueio da BIOS mantem-se, no entanto. O outro disco já está formatado e pronto a instalar, caso seja necessário. Ou seja, enquanto não conseguir resolver o problema da BIOS só consigo formatar usando uma caixa USB externa e alternando os discos.

Maravilhas da Acer. ;)

Seguindo o conselho do Creative Byte não flashei a BIOS, mas fico na dúvida se o problema não ficaria resolvido assim. Se alguém tiver experiência sobre o assunto fico, mais uma vez, eternamente agradecido ;)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor Creative Byte » Terça Ago 16, 2005 16:22

Boas,

O que eu fiz à tempos com um ACER foi o seguinte.

Tirei o disco rigido do portatil e coloquei em outro portatil, instalei o win98 no disco, voltei a colocar o disco no portatil de origem e liguei para o win98 detectar o hardware.

Não instalei logo o winxp porque o winxp não gosta muito quando se muda o hardware a este nivel, principalmente a motherboard.

Depois do win98 ter terminado de detectar o novo hardware fiz o upgrade para o winxp, instalei os drivers e ficou tudo a trabalhar.

OK, não é muito elegante, mas não tinha tempo e a ACER não forneceu a password da bios para alterar os parametros, neste caso nem tinha acesso à bios.
Creative Byte
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Portáteis Acer

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes