Ontem tive um problema "daqueles" que só acontecem aos outros com o meu velhote Acer Ferrari 3000.
Ao ligá-lo, o computador começou a fazer o chkdsk, fiquei parvo com a quantidade de sectores danificados. Não havia nada que o tivesse justificado. Ora, ao terminar o chkdsk, o portátil entrou no ambiente Windows, mas estava completamente assassinado, e mal funcionava.
A primeira coisa que me passou pela cabeça foi: "Ok, ficou com uns sectores danificados, recupera-se os dados que se puder, formata-se e está a andar".
Backup de dados feito, alguns irrecuperáveis, toca a meter o Recovery CD da Acer. Entro na bios para verificar a ordem de boot (que eu tinha 1º CD, 2º Unidade amovível, 3º HD), e a ordem está em 1º HD, 2º Unidade amovível, 3º CD. Mau sinal. Pior sinal: a BIOS indica-me que o computador está em user mode, e que se eu quiser fazer alterações tenho que consultar o Supervisor de Sistema.
Ora, eu só tinha uma conta activada, que era também de Administrador. Estava protegida por password, porque eu tenho o computador na minha mesa de trabalho e muitas vezes tenho que sair e deixá-lo aqui, não gostando que ninguém me mexa no meu "menino".
Pensei que se retirasse a password, o problema ficaria resolvido. Para minha surpresa o Windows ficou danificado ao ponto de eu não conseguir retirar a password (a do winlogon, entenda-se, porque a pass de Administrador estava em clear, na BIOS a mesma coisa).
Volto a tentar entrar na BIOS, ela continua com a maioria das funções bloqueadas por estar, supostamente, em user mode, e não em Administrador.
Perante isto... não consigo correr bootable CD's. Ou seja, não consigo formatar o disco. O Windows XP Home tinha tornado o meu portátil prisioneiro. Entretanto o disco, que parece estar em modo de auto-destruição, corrompeu mais alguns dados do Windows e nem me deixa entrar em ambiente do XP, nem em modo de segurança, nem em modo de linha de comandos, nada.
A minha questão é, há alguma forma de dar a volta à questão? Há alguma maneira de forçar o computador a fazer o boot pelo CD mesmo tendo essa opção bloqueada na BIOS?
Se alguém tiver uma ideia brilhante... eu agradeço. MESMO. Estou desesperado com isto, porque tenho MUITO trabalho a fazer e preciso do meu portátil, porque sem ele não faço nada. E é computador único.
De qualquer forma, se até hoje às 13h não tiver uma solução, vou mesmo ter que o levar à loja onde ele foi comprado... Estamos em Agosto, [modo irónico] devo ficar pouco tempo sem portátil, devo. [/mode irónico]