Tenho um acer 2003 desde dezembro passado e estou muito contente com ele.
E gostava de partilhar as minhas experiências e aventuras com o portátil.
Como sou um curioso destas coisas e gosto de andar sempre na crista no que toca a drivers, updates, etc
É claro que logo no primeiro dia que recebi o portatil a primeira coisa que fiz foi logo investigar a situacao das várias partições (já falado neste forum) e cheguei a conclusão que não eram necessárias e apaguei e instalei logo a ultima versao do windows xp sp1 (mais o autopatcher de dezembro).
Um aparte sobre as partições:
no meu caso fiz assim ... como gosto de ter, pelo menos, uma partição para o sistema e outra de armazem (mais uma para o swap file no meu caso 1,5Gb de swap fixo)... mais a necessária neste caso para o aspire arcade.
Reparei que o sistema aspire arcade tem uma mania que é a de apenas funcionar com partições primárias (o único inconveniente é só podermos ter 4).
Sendo assim criei 3 partições primárias (todas formatadas em NTFS) (15+40+1,6) ocupando na totalidade o espaço do disco.
Depois instalei o cd do aspire arcade e ele logo no seu arranque redimensiona (a ultima particao, por isso coloquei +100mb na ultima) e cria a 4 particao (no final do disco) necessária para o seu funcionamento.
No final instalei o windows e configurei o swap file para estar fixo e na particao para ele destinado.
Sobre a particao do swap file: o ideal seria a última particao, num disco á parte do sistema, rápido mas pouco utilizado. neste caso o melhor será "quase" no fim do disco único.
Motherboard :
Depois de correr o utilitário cpu-z ( http://www.cpuid.com/cpuz.php ) verifiquei que na realidade e já sobre suspeita minha a motherboard não é produzida pela Acer, mas sim pela famosa Compal ( www.compal.com )(não é a nossa Compal dos sumos!). Esta empresa parecendo que não produz as motherboards para uma grande maioria dos fabricantes de portateis inclusive, Compaq, HP, Dell e mesmo alguns Apple.
A motherboard que incorpora o Acer 2003 é a CL50. ( http://www.compal.com/Product/Html/notebook/CL50.html ) (atenção que estas caracteristicas sao as do portatil vendido pela mesma marca, no caso da acer eles apenas usaram a motherboard, mas com uma carcaça exclusiva).
Sendo assim investiguei e descobri o lugar onde se encontram os drivers e bios das motherboards dessa marca.
( http://www.compal.com/asp/driver_dnd/index.htm )
De momento não existe grande diferença em relação ao ftp do site oficial da acer.
( ftp://ftp.support.acer-euro.com/notebook/aspire_2000/ )
No entanto fiquei com uma dúvida sobre o real modelo da motherboard ... no ftp da acer encontra-se o bios actual do acer 2003 versao 1.03 (cl32103w.zip versão para update no windows).
A minha dúvida reside no nome do ficheiro .. cl32 ... o que dá a indicar que se trataria de uma outra motherboard. Mas sobre a cl32 não encontro qualquer referência.
Ficam aqui algumas experiências minhas e irei dizendo outras que vá descobrindo.
Se mais alguem for descobrindo versões de software/drivers e/bios façam o post ok?
Uma mensagem para os "donos" do forum: continuem a trabalhar que o vosso trabalho tem muito valor! obrigado.