Formatação TM 4002Wlmi

Mensagens especificas sobre portáteis Acer

Moderadores: Administradores, Moderadores

Formatação TM 4002Wlmi

Mensagempor preco » Quinta Ago 27, 2009 14:25

Boas,

Pretendia formatar o meu portátil, já velhinho, mas que nunca me deixou mal. Tenho um TM 4002 WLmi com todos os CD´s de origem. Pretendia limpá-lo de toda a tralha acumulada. Com nunca formatei, venho pedir a vossa ajuda. Já tenho umas luzes, ao ler outros tópicos. Agora as dúvidas:

- Devo formatá-lo usando os cd´s ou a partição escondida (julgo que a tem, pelo menos vem mencionada no manual)? Queria uma formatação total.

- Tenho duas partições de origem C e D. Queria manter esta divisão, mas aumentando o espaço da C (ou seja em vez de 30GB + 30GB, queria 40 + 20). COmo posso fazer isto? Durante a formatação excluo a C e a D, depois crio a C com 40 e ele próprio assume uma D com 20 GB. É assim?

- Quais os cuidados a ter em termos de backups? Lembrei-me dos arquivos do Outlook Express, definições de conta de email e lista de endereços, favoritos e todos os ficheiros pessoais. Há mais alguma coisa que me esteja a esquecer?

Obrigado a todos.
preco
Novato
Novato

Registado: Quinta Ago 27, 2009 14:11

Mensagempor MetalFatigue » Quinta Ago 27, 2009 18:32

Eu ja tive esse mesmo portátil :)

Nunca usei o backup da partição, aliás das primeiras coisas que fiz quando o comprei foi apagar todo o conteúdo dessa partição para ter mais espaço.

Formatei várias vezes o portátil também.

Já não me lembro do nome dos cds, no entanto acho que há 1 que é do windows e outro de recuperação e ainda 1 de drivers e programas. Esse de recuperação acho que é para instalar as coisas que se encontram nessa partição. No entanto se usares opção é possivel que não consigas alterar o tamanho das partições, mas como nunca fiz isso também não tenho a certeza.

Para mim a melhor opção é mesmo usar o cd do windows. metes o cd lá dentro reinicias o portátil e quando te pedir para carregar numa tecla para instalar o windows. carregas. Apagas as partições e crias novas à tua medida. Mandas formatar e instalar o windows.

Depois de o windows estar instalado metes o cd dos drivers e programas e instalas só o que te interessa (eu não instalava algumas m****s da ACER que só serviam para ocupar espaço e por o PC lento).

Desta forma tens controlo total sobre o que é instalado. convém no entanto conheceres alguma coisas sobre formatar. Se nunca formataste nada e andaste a instalar drivers etc. Se calhar o cd de recuperação é melhor para ti. Claro que também te podes aventurar. O máximo que te pode acontecer é perder horas a descobrir como fazer as coisas. lol
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-RAID0 2xSeagate SP 500GB + WD Green 1TB
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

http://souprimeiroministro.pt.vu
MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 14:31

Mensagempor preco » Quinta Ago 27, 2009 21:35

Obrigado.

Queria mesmo formatar por completo e libertar o maior espaço possivel (o disco já é minúsculo para os parametros actuais, por isso vou tentar dar cabo dessa partição).
O computador veio, como dizes, com 3 CD´s. Dois dizem Recovery CD (XP Home parte 1 e 2) o outro diz bootable System CD, que já verifiquei contem as drivers. Vou experimentar.

Outra dúvida:
Estive a ver e a formatação dos sistema de ficheiros actual é FAT32. Devo mudá-la para NTFS? Tenho vantagens?

Obrigado mais uma vez
preco
Novato
Novato

Registado: Quinta Ago 27, 2009 14:11

Mensagempor MetalFatigue » Quinta Ago 27, 2009 23:12

Sem duvida!

NTFS é melhor. Já nem me lembrava que isso vinha FAT32 quando o comprei...lol

NTFS é um sistema mais recente e robusto. As vantagens são várias, desde segurança, menos fragmentação, menos erros de disco, suporte de discos maiores...etc. Só tens a ganhar. A única vantagem do FAT32 é compatibilidade. Mas no teu caso não tens razões para isso. O NTFS também já está ha muito tempo no mercado e é um disco de sistema.

Por exemplo à pouco tempo tive de formatar uma pen em FAT32, porque o meu leitor de divx de mesa não a detectava se tivesse em NTFS. Mas isto são casos muito específicos. Discos de sistema só tens vantagens em ter NTFS.

EDIT: AH! Esqueci-me de mencionar que uma das grandes desvantagens do FAT32 é de o tamanho máximo de uma partição é de 32GB. logo nunca conseguirias colocar como querias (40+20).
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-RAID0 2xSeagate SP 500GB + WD Green 1TB
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

http://souprimeiroministro.pt.vu
MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 14:31