Suporte para ACPI dos Acer 1694@Ubuntu

Mensagens especificas sobre portáteis Acer

Moderadores: Administradores, Moderadores

Suporte para ACPI dos Acer 1694@Ubuntu

Mensagempor lordanubis » Quarta Mai 24, 2006 16:36

Boas.

Só para dar esta excelente notícia aos aficionados de Ubuntu que possuem este portátil (também deve ser válido para outros modelos) que a ACPI (gestão de energia) já funciona neste portátil na nova versão do Ubuntu. Um problema que detectei foi que o processador fica parado nos 800 Mhz mesmo quando o transformador esta ligado. Mas isso nao e grave, bom é já nao acontecer aquilo de estar todo contente a trabalhar e puff fika o pc sem bateria
Asus P5E-VM D0
Intel Core2Quad Q6600
Team Elite 2*1GB PC6400
Seagate 250GB 16Mb
Win Vista/Mandriva 2009 (VM)
---------
Acer Aspire 4715
Intel Pentium Dual-Core@1,70ghz
2 GB
Ubuntu 8.10
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 21, 2005 20:56

Re: Suporte para ACPI dos Acer 1694@Ubuntu

Mensagempor Onyros » Quarta Mai 24, 2006 17:22

lordanubis Escreveu:Boas.

Só para dar esta excelente notícia aos aficionados de Ubuntu que possuem este portátil (também deve ser válido para outros modelos) que a ACPI (gestão de energia) já funciona neste portátil na nova versão do Ubuntu. Um problema que detectei foi que o processador fica parado nos 800 Mhz mesmo quando o transformador esta ligado. Mas isso nao e grave, bom é já nao acontecer aquilo de estar todo contente a trabalhar e puff fika o pc sem bateria
Muito boas notícias, de facto :D

Também estou à espera dos novos drivers ATi para Linux, para ver se consigo um desempenho melhorzinho com a X700. Infelizmente não havia nenhum portátil dentro daquilo que eu queria com uma gráfica nVidia de jeito.

Ainda estou à espera que saia a versão final para instalar o Dapper Drake no portátil, que ainda nem tenho há uma semana, mas já estou tão enjoado de Windows e com tantas saudades de Ubuntu...

Já agora, para quem quiser, já estão em pre-order os CD's de Ubuntu GRATUITOS através do ShipIt. Basta fazer o registo, solicitar os cd's e, desta vez, com o enorme afluxo de utilizadores novos, devem demorar entre 4 e 6 semanas a chegar, cd's todos catitas.

Também ainda não instalei Linux no portátil porque ainda está condicional... em fase de testes (isto é, ainda não sei se fico com este portátil) :P

O que vale é que tenho Ubuntu no meu Mini e, curiosamente, apesar de ter o "brinquedo" novo, acabo por passar mais tempo no Mini porque não suporto Windows. Gosto tão mais de Ubuntu (e Vector e ArchLinux, que são duas distros que recomendo a quem goste de variar) que é absurdo. Go figure.

É óbvio que me dei ao trabalho de configurar tudo como deve ser, mas depois... vale a pena, sem dúvida.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor lordanubis » Quarta Mai 24, 2006 18:05

Drivers para ATI vai ser preciso um milagre... ainda não consegui a abençoada resolução 1200x800...

PS: Aquilo de o processador estar sempre em 800 Mhz foi resolvido, eu tinha o Centrino Hardware Control (em Windows) com o processador no mínimo, e estava a dar bronca. Agora há outro prob, e que quando desligo o cabo da corrente ele não diminui a frequencia do processador...

Mas pronto:

1) Ainda é uma beta
2) Mesmo assim já está muito bom
Asus P5E-VM D0
Intel Core2Quad Q6600
Team Elite 2*1GB PC6400
Seagate 250GB 16Mb
---------
Acer Aspire 4715
2 GB
Ubuntu 8.10
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor icurado » Quinta Mai 25, 2006 8:03

o NHC estava a dar problemas em quê já agora ?? :?
Imagem
Imagem
icurado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 13, 2005 19:49

Mensagempor lordanubis » Quinta Mai 25, 2006 14:56

Tava com o processador no mínimo, e o Linux nao sei pk tb so reconhecia 800 Mhz. Dpsois de por em windows o processador no max, o Linux reconheceu logo 2 Ghz... Vá-se la saber pk
Asus P5E-VM D0
Intel Core2Quad Q6600
Team Elite 2*1GB PC6400
Seagate 250GB 16Mb
---------
Acer Aspire 4715
2 GB
Ubuntu 8.10
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor gancho » Sexta Mai 26, 2006 14:59

800mhz porque estava com o processador no minimo, assim que utilizasses o processador com mais frequencia ele aumenta sozinho. Tenham cuidado pois o dapper drake usa o hdparm para o spinout do disco mal(na minha opinião), ou seja de 60 em 60 segundos o disco para se não estiver a ser utizado. Para parar esse efeito ou configurar o tempo:
man hdparm.

Cumps
gancho
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Out 23, 2004 12:29

Mensagempor mihai007 » Sábado Jun 17, 2006 11:15

o meu agr ja n desliga o hdd, tou com dapper final, e gostava que desligasse tipo passado uns 3-4min... pa poupar bateria...
Ah mas um problema no meu 1694WLMi é que a ventoinha do CPU esta sempre ligada, mesmo que o CPU esta a 42º, como agr.
Não consegui uma maneira de remediar isso, se alguem conseguisse dar uma ajuda agredecia mesmo :S
mihai007
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Jul 24, 2005 21:03

Mensagempor gancho » Quinta Jul 20, 2006 14:59

Boas para desligar o disco rigido num periodo de tempo. comando hdparm.
vejam o manual : man hdparm ou hdparm --help.
Tenham cuidado ao usa-lo.
Quando testei o dapper versão beta, o disco desligava-se a cada 60 segundos o que não é muito bom acreditem tar sempre a desligar e ligar consecutivamente. Em relação as ventoinhas poderá ser mesmo das temperaturas ou algum bug com o acpi sbs.

Espero ter ajudado.
gancho
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Out 23, 2004 12:29

Voltar para Portáteis Acer

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes