linux no 1694

Mensagens especificas sobre portáteis Acer

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor afmafmafm » Sexta Dez 30, 2005 15:50

mihai007 Escreveu:eu recomendo Ubuntu Breezy (atenção não é a versão Horay)

E porque recomendas?
Funciona melhor, tem mais aplicativos, ou por gosto pessoal?, já exprimentei o SUSE no meu 1691 e não gostei, vou exprimentar este que recomedas!

Cumprimentos
afmafmafm
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mai 26, 2005 0:30

Mensagempor Vixiado » Sábado Dez 31, 2005 17:03

Experimentaste que Suse? Ou foi OpenSuse?
Pessoalmente aconselho-te Suse 10.0 (não é = a OpenSuse).

Ja usei Suse 10.0 com o meu Acer Aspire 1691 e estava, pelo que eu testei/precisei, tudo OK.
De momento estou com Slackware 10.2 e tambem está tudo fino. Existe malta com Slackware e Suse e está na boa.
Vixiado
Novato
Novato

Registado: Quarta Dez 21, 2005 16:28

Mensagempor Anokyn_PT » Quinta Jan 05, 2006 18:59

zorbas Escreveu:boas

instalei o suse 9.3 num acer aspire 1691 mas axo que a historia do power management nao funciona muito bem no suse isto pq a ventoinha do cpu ta quase sempre a bombar...

queria pôr o fedora 4 mas encalha na parte de config pcmcia...

alguem tem alguma dica?

thks

Tens de colocar o o parametro acpi=off
aliás com este parametro arrancas sem problemas em todas as distribuições!

Eu pessoalmente uso a Debian testing, pelo conhecimento do sistema e pq vem bastante completa!

só mais uma coisa para voltar a ter as funçoes acpi, penso que tem de se compilar o kernel e configurar o DSDT (ver site "acpi4linux") , mas nada de muito complicado, encontra-se facilmente a info para isso...

divirtam-se
Anokyn_PT
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Ago 26, 2005 19:13

Mensagempor adg » Terça Jan 10, 2006 0:07

Relativamente a um 1694 qual será mais compativel e fácil de configurar?? Mandriva ou Fedora Core 4?
Estou na duvida em qual destes dois instalar...
Agradecia ajuda.... :twisted:
adg
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jul 19, 2004 12:53

Mensagempor jamper » Terça Jan 10, 2006 0:24

talvez o mandriva seja mais facil
ja tentaste ubuntu?
tenho tudo a bulir menos o cardreader :?
jamper
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Jul 23, 2005 15:29

Mensagempor adg » Sábado Jan 14, 2006 12:50

jamper Escreveu:talvez o mandriva seja mais facil
ja tentaste ubuntu?
tenho tudo a bulir menos o cardreader :?

conseguiste por ubuntu? eu tentei o live cd 5.04 e deu-me ecrã negro...
tenho o 5.10 mas nao o live cd.... qual deles tens a bulir?
adg
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jul 19, 2004 12:53

mais ou menos dentro do assunto

Mensagempor Jomota7 » Sábado Jan 14, 2006 13:32

Tenho é o acer TravelMate 4101LMi, corri o kurumin emulado pelo VMware, e o ke é certo o kurumin detectou sem problemas o hardware, até ao meter a funcar a placa wireles o kurumin fez quase automaticamente , por isso penso, tal como já responderam neste tópico outras pessoas; como o kurumin tem muito suporte pela net e é bom ao configurar placas(gostei o ke ele fez com a minha wireles), axo ke na deve dar problemas no teu, tenta emular no windows e depois testa. Tb dá pra emular o Knoppix (outro linux), mas esse na gostei muito.
Espero ter dito algo de jeito.
cia
I´m just love my pc and now more!
Jomota7
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Dez 03, 2005 11:39

Mensagempor g3m » Domingo Jan 15, 2006 15:14

Boas!

Instalei com sucesso o Ubuntu 5.10 (Breezy) no meu 1694 WLMi e ficou porreiro...touchpad fica logo configurado, assim como a combinação de teclas do som. Claro que durante a instalação é necessário iniciar com "noapic loapic" e depois editar o xorg.conf. Wireless também parece funcionar bem, pelo menos detecta redes existentes com a aplicação WiFi Radar. O único senão é o de o cd de instalação trazer poucas aplicações.
Também já experimentei usar placa pcmcia com connect card da vodafone e consegui ligar-me.

Quanto ao Fedora, experimentei o Core 3 e tive mais dificuldades em configurar o sistema, a começar pela resolução do ecran.
g3m
Novato
Novato

Registado: Sábado Jan 14, 2006 18:01

Mensagempor ampp_the_rel » Quinta Jan 26, 2006 22:13

aconselham algum live cd para usar num 1694?
e mesmo para experimentar é a primeira vez que vou usar linux por isso nao quero nada muito complicado!
e já agora onde posso sacar de preferencia num servidor nacional

obrigado

Cumps
ampp_the_rel
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Dez 27, 2005 23:05

Mensagempor Jomota7 » Sexta Jan 27, 2006 12:43

ampp_the_rel Escreveu:aconselham algum live cd para usar num 1694?
e mesmo para experimentar é a primeira vez que vou usar linux por isso nao quero nada muito complicado!
e já agora onde posso sacar de preferencia num servidor nacional

obrigado

Cumps

Oi
Tens este servido nacional, mais precisamente o servido do IST (instituto superior técnico) da alameda em lisboa: darkstar.ist.utl.pt

Lá tens alguns linux, escolhe um ke gostes, mas para iniciantes, tal como eu escolhia o kurumin, pois ele xega ao cúmulo de lá meter manuais online pra aprenderes linux, como tb mete entre () o pra ke serve os programas. É a dica ke te dou se és iniciante como eu. :D
Nota, o kurumin corre do cd ou emulado do disko, contudo tb da pra instalá-lo no disko, coisda ke o knoppix na da!
Se kiseres um manual do linux diz-me algo:D
cia
I´m just love my pc and now more!
Jomota7
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Dez 03, 2005 11:39

Mensagempor s00n » Segunda Fev 06, 2006 11:39

Eu tenho o ASpire 1694WLMi e só tenho o linux emulado.
Está instalado virtualmente com o Vmware.
Funca a 100%. Kubuntu...
s00n
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Abr 09, 2005 20:24

Mensagempor LMX » Sexta Fev 10, 2006 23:08

alguem ja experimentou instalar o Caixa Magica?Será que é estavel e será que reconhece bem os perifericos do portatil?E em comparação com outras "Marcas" será que a vers. portuguesa é completa, se n qual a melhor versão!!
Cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 21:16

Mensagempor mihai007 » Sábado Fev 11, 2006 10:35

g3m Escreveu:Boas!

Instalei com sucesso o Ubuntu 5.10 (Breezy) no meu 1694 WLMi e ficou porreiro...touchpad fica logo configurado, assim como a combinação de teclas do som. Claro que durante a instalação é necessário iniciar com "noapic loapic" e depois editar o xorg.conf. Wireless também parece funcionar bem, pelo menos detecta redes existentes com a aplicação WiFi Radar. O único senão é o de o cd de instalação trazer poucas aplicações.
Também já experimentei usar placa pcmcia com connect card da vodafone e consegui ligar-me.

Quanto ao Fedora, experimentei o Core 3 e tive mais dificuldades em configurar o sistema, a começar pela resolução do ecran.

é por isso que recomendo o ubuntu, faz quase tudo automatico.
mihai007
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Jul 24, 2005 21:03

Mensagempor lordanubis » Sábado Fev 11, 2006 12:26

o problema e que para ubuntu e preciso ter ecra externo para configurar o xorg.conf. O caixa magica apesar de ficar atras de outras distros e a unica que conheço que consegue reconhecer modems USB
Asus P5E-VM D0
Intel Core2Quad Q6600
Team Elite 2*1GB PC6400
Seagate 250GB 16Mb
Win Vista/Mandriva 2009 (VM)
---------
Acer Aspire 4715
Intel Pentium Dual-Core@1,70ghz
2 GB
Ubuntu 8.10
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 21, 2005 20:56

Mensagempor LMX » Terça Fev 14, 2006 22:21

Boas...!!!
lordanubis Escreveu:o problema e que para ubuntu e preciso ter ecra externo para configurar o xorg.conf. O caixa magica apesar de ficar atras de outras distros e a unica que conheço que consegue reconhecer modems USB

Tentei correr o cd do ubuntu 5.1 no meu(vers. live) tentei fazer o boot em live-expert e em live mas ele diz a descompactar linux ...a compilar kernel 2.6 e n sai daí(Tenho que ser eu a carregar no botão on/off)!
Será que preciso de realizar algum tipo de configuração antes de por o sistema a correr(no modo live)?
Em relação aos perifericos, n poderei eu depois compilar o meu kernel para os perifericos que quero?
Bom...vou tentar a caixa magica para ver como corre?...E ja agora quais as principais diferenças entra as diversas opções de S.O. em linux?
Cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 21:16

AnteriorPróximo

Voltar para Portáteis Acer

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante