Acer 2023 & Linux (Slackware 10.0, e outras like Ubuntu)

Mensagens especificas sobre portáteis Acer

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor ZePinga » Quinta Set 30, 2004 1:08

Bom para vos deixar motivados e já agora com noticias mais ou meno frescas lol aqui está o meu novo ambiente claru Slackware 10.0 com transparencias REais e shadows. Notem que as transparencias reais ainda estão numa fase muito primitiva mas daki a uns 2 meses já estão a bombar a 100% :D para já fiquem com uma imagem do meu ambiente com o Xorg 6.8.1 usando umas tools do xorg para ter transparencias reais tal e qual como acontecem no Mac OSX estas ainda um pouco lentas e não compactiveis com as fglrx. Enfim usei o modulo radeon por defeito mas valeu apena reparem como veem por baixo da shell o amsn e alguns icons :P

Imagem

8) cheers
ZePinga
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Set 12, 2004 22:29

Mensagempor DIAABO » Quinta Set 30, 2004 9:33

eh pah, dps vais-me dar umas dicas... kero ter um desktop assim bonito :)
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 22, 2004 18:40

Mensagempor DIAABO » Quinta Set 30, 2004 17:35

instalei o slackware e agr kero configurar umas cenas mas nao sei! lol

nas outras distribuicoes o menu tinha la cenas pa configurar tudo agr neste nao vejo.. coisas basicas como som, configurar os logins , e configurar o lilo visto k nao consigo ir po windows... alguem me exxxplica?
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor DIAABO » Quinta Set 30, 2004 19:46

ja esta tudo controlado... agr so uma coisa.. como tiro o linux do meu comp? é k nao faço a minima ideia como fazer isso pq dps como é com o lilo? deixa de funcionar o comp!
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Tretabyte » Quinta Set 30, 2004 23:43

Boas,
alas um user de Gnome :)

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor ZePinga » Sábado Out 02, 2004 11:01

DIAABO Escreveu:ja esta tudo controlado... agr so uma coisa.. como tiro o linux do meu comp? é k nao faço a minima ideia como fazer isso pq dps como é com o lilo? deixa de funcionar o comp!

O linux não é só instalar tambem é feito de pesquisa , se não pesquisares o que pretendes não vais ter resposta para tudo pq podem não te responder!!

Por exemplo a pergunta que fizeste é no minimo desnecessaria em 2 seg escrevi no google "how to install slackware" e a primeira que ele encontrou foi esta http://www.slackware.com/install/ que explica passo a passo como instalares o slackware. Antes de perguntares pesquisa no google

8)
cheers
ZePinga
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor DIAABO » Sábado Out 02, 2004 19:33

eu nao perguntei como instalar.. perguntei como DESINSTALAR... tens razao, devia ter procurado no goole, mas prontos...

bota
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor blackspawn » Domingo Out 03, 2004 9:16

Eu ja estou farto de procurar na net sobre como instalar os drivers da ati mas por muito q tente não consigo (Isto para um n00b de linux ainda tem mt q se lhe diga...).

Alguem aqui que os ja tenha instalado q tal fazer um pequeno walkthrough?
"The only laws of matter are those which our minds must fabricate, and the only laws of the mind are fabricated by matter."
James Clerk Maxwell
blackspawn
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 08, 2003 19:51

Mensagempor ZePinga » Domingo Out 03, 2004 10:42

Sim eu tenho-os instalado é muito simples :)

Segue isto:

1) Tiras as drivers firegl da www.ati.com

2) Das 3 que eles dão para download escolhes a ultima do xfree 4.3.0 ñ importa se tens o xorg

3) Depois de fazeres o download tens um ficheirio fglrxblablabla.rpm usas um comando que tens na tua distribuição xamado rpm2tgz então fazes:
rpm2tgz fglrxblablabla.rpm

4) Aparece um novo ficheiro fglrxblablabla.tgz se tiveres slackware então como root fazes installpkg fglrxblablabla.tgz caso contrario descompactas com o commando tar -zxf fglrxbalblbal.tgz

5) Se descompactas-te aparecem lá uns directorios que existem no teu sistema send assim é só fazeres copy/paste para os sitio certos se tens slackware qd fizeste installpkg ele já pus tudo no sitio certo

6) Vais a onde puseste os ficheiros da lib e se puseste bem estão em /lib/modulesfglrx entras dentro desse directorio e deve lá ter um outro directorio build_mod entras dentro desse e fazes:
sh make.sh

depois desces um directo ou seja cd .. e ficas outraves no fglrx e fazes estes passos todos como ROOT usas o comando:

sh make_install.sh

Pronto tá tudo feito só tens de editar o teu xorg.conf ou xfree.conf que deve estar em /etc/X11/ no sitio onde tens a drive deve estar lá ou vga ou radeon apagas essa e metes fglrx

Done Aceleração 3D e ja podes jogar americas army ou Ut2004

podes fazer glxgears depois de reiniciares o pc e estares em modo grafico par ver quantos frames da a tua placa e glxinfo que dá informações sobre a placa

Cyas :roll:
ZePinga
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Shalam » Domingo Out 03, 2004 11:12

quais sao os drivers q saco para a mobility 9200?
Shalam
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Mai 04, 2004 9:30

Mensagempor ZePinga » Domingo Out 03, 2004 12:17

Para linux é sempre os fireglx embora n www.ati.com apareça tudo por categorias facto é que todas elas vão dar aos mesmos 3 ficheiros ou sejas as fireglx é como o detonador da nvidia server para todas as placas da ati sejam elas mobility ou ñ
IST, Lisbon DEI - LEIC
www.dei.ist.utl.pt
ZePinga
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor blackspawn » Quinta Out 07, 2004 17:20

Obrigado pelas dicas ZePinga mas infelizmente o processo normal de instalação dos drivers (q foi o que descreveste) não funciona no fedora core 2... quando tento fazer "sh make.sh" dá uma serie de erros e não faz o make.

Pelo que eu andei a investigar parece que é necessário aplicar uns patches aos drivers da ATI (agora não sei se é devido a utilização do kernel 2.6.x ou por causa do fedora usar X.org em vez de XFree86 ou devido as duas coisas).

Mas o meus problemas ou chatices não acabam por ai, para instalar o tochpad direito (scroll e double tap) E ter o rato usb a funcionar épreciso andar a editar o xorg.conf "à la pate". Ja pra não falar do trabalhão q é por os botões "especiais" (abrir browser, mail, mudar o modo de utilização da bateria), por o acpi a funcionar direito (suspender quando a tampa fecha, ajuste da freq do cpu de acordo com a carga de trabalho exigido etc.)

Enfim pra ter tudo a funcionar direitinho não se resume a instalar uns drivers e prontos... pelo menos na minha experiencia (instalação no Asus M6800N)
"The only laws of matter are those which our minds must fabricate, and the only laws of the mind are fabricated by matter."
James Clerk Maxwell
blackspawn
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 08, 2003 19:51

Mensagempor DIAABO » Quinta Out 07, 2004 17:45

tenho k começar a instalar o linux... vai dar um trabalhao! mas vai ser porreiro ;)
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Cadogan » Quinta Out 07, 2004 17:47

que distribuiçao estas a pensar instalar?
Cadogan
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Out 04, 2004 11:45

Mensagempor DIAABO » Quinta Out 07, 2004 18:36

slackware.. em k ano tas pah? és do meu curso :p
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

AnteriorPróximo

Voltar para Portáteis Acer