Ventoinha q n desliga em AC num 1694 2ªgeração

Mensagens especificas sobre portáteis Acer

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ventoinha q n desliga em AC num 1694 2ªgeração

Mensagempor 4x4 » Terça Jun 14, 2005 1:50

Bem, tou com um prob q me está a fazer passar.

Se tiver o portatil em DC (ou seja bateria) a ventoinha quase nao liga e quando a faz após uns ligeiros segundos cala-se logo ou seja excelente.

Mas se passo para AC, ou seja a usar transformador, bem qdo chega aos 65º liga mas depois para se calar é um nunca mais de minutos eternos a fazer barulho e parace q se esquece de desligar mesmo qdo a temp pelo Mobilemeter v0310 já indica 45º ou 44º.

Já uso o RightMark Cpu Clock utility para fazer undervolt e mesmo assim esta situação mantem-se no modo AC, em DC é um quase silencio absoluto.

Em ambos os casos (AC/DC), ponho o CPU no minimo, mas a ventoinha continua sempre a actuar mais cedo em AC e para se calar é um tormento, só ao fim de laarrrrgggooossss minutos.

Cheguei a pontos de re-iniciar o port. ele arrancar novamente, a ventoinha iniciar no post da bios, mas n se desliga e durante o carregamento do SO já tá ligada a fazer barulho até chegar ao desktop ou seja sem qualquer processo q justifique ela entrar logo em funcionamento.

Com esta situação foi a loja onde adquiri o portatil e tinham lá mais e lá fomos verificar outros para ver se faziam o mesmo comportamento.

E não é q de facto comportavem no modo AC na mesma maneira q a minha unidade???Fiquei......

Se alguem m puder ajudar se isto é defeito ou feitio faça favor.

Já agora há algum programa q controle a ventoinha deste portatl (com board Crane v.II da Acer), é q o Speedfan nao a identifica.

Adianto também q n tenho instalado o SO original e tou com os catalist 5.5
(Mas instalei o Acer ePowerManagement)

Desculpem a extenção do post e obrigado.

P.S.: o meu brother tem um da 1ºgeração e longe da ventoinha se portar desta maneira.
Sony Vaio VGN-FZ31E
4x4
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Abr 12, 2005 23:51

Mensagempor kocas » Terça Jun 14, 2005 14:10

Eu tenho um de 2ª geração e a ventoinha porta-se muito bem, tanto em AC como em DC... Tens k ver isso! Tenho o Windows XP Professional SP2 e as drivers originais... Não sei se será por isso.
Acer - Aspire 1694WLMi
Pentium M 760 (2.0GHz), 2x512Mb DDRII, 100Gb, 15,4 Pol WXGA Acer CristalBrite
128Mb ATI Mobility Radeon X700, DVD-Dual Doble Capa, 56K, Lan 10/100/1000, WiFi 802.11b/g, Bluetooth
kocas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Abr 18, 2005 17:21

Mensagempor 4x4 » Terça Jun 14, 2005 20:02

Eu tb tou a usar o XP prof com SP2 e os drivers originais da Acer excepto para a placa de video.

Em AC como ja referi a ventoinha fica louca, ficando ligada por periodos de 10m desligando-se ao fim deste tempo, mas em DC é excelente é quase como q se n existisse.

Nao tou mesmo a ver o q podera estar a fazer isto :?: :?:
Sony Vaio VGN-FZ31E
4x4
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor p_patrocinio » Terça Jun 14, 2005 21:14

4x4: Como ves a tempertura do portatil? e como alteras a velocidade do cpu?

O meu liga-se na 1ª velocidade de 3 em 3 minutos. nao incomoda muito. Mas quando estou num jogo pesado, entao a ventoinha passa para 2 º velocidade e entao é tipo poluiçao sonora. Mas tambem com a ventania k aquilo faz....
p_patrocinio
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Mai 25, 2005 18:15

Mensagempor 4x4 » Terça Jun 14, 2005 23:44

p_patrocinio: Vejo a freq do CPU, a temp do CPU, a carga da bateria e a temp do HDD com o MobileMeter v0310.

A velocidade do CPU alteras no ePowerManagement da prória Acer (vem no CD de install) ou com o programa RightMark CPU Clock Utility.

Certo q a ventoinha aumente de velocidade (e com o calor q está ,então..), mas a tua mantem-se qto tempo ligada?

É q no meu chega a tar 10m ou mais qdo esta em AC sempre ligado constantemente, sem pausas, até arrefecer quase o portatil a 40º, antes disto nao desliga.

Não sei se será defeito ou feitio.

O Acer do meu irmão da 1ªgeração, a ventoinha é muito mais pacifica, nem se compara, e trabalhamos no mesmo espaço ou seja temps de ambiente iguais.

Só no modo de bateria é que o meu Acer parece outro. :?
Sony Vaio VGN-FZ31E
4x4
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor chocobanana » Quarta Jun 15, 2005 0:23

Vê na bios se não há nenhuma opção para manter a ventoinha ligada quando está ligado à corrente. Se tiver, desliga :D
chocobanana
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mai 16, 2005 20:51

Mensagempor p_patrocinio » Quarta Jun 15, 2005 10:17

4x4: A ventoinha, em trabalho no office, mantem-se ligada na 1ª velocidade por 5 minutos e desliga-se por outros 5 minutos e depois é ciclico. Agora, ontem tive a jogar o Cronicles of Riddik e a ventoinha nao parava de assobiar em 2ª velocidade.

Penso k tem a haver com as novas drivers da placa grafica k instalei. Sao as catalisty 5.6 com o mod para portatil. No aquamark3 faço 48.940 fps onde com as drivers originais fazia só 47.200fps. A diferença de fps é pouca mas em desempenho nota-se bem a diferença. E alem disso as 5.6 ja tem acelerador de video para o directx 9.0c.

E a ventoinha a trabalhar é o preço a pagar por estas paneleirises.

Agora nao aconselho a desligar na bios a ventoinha( se isso for possivel), pois esta sujeito a queimar algum componente. E ja sabem, 1 componente avariado, la vai o portatil para a fabrica.

O defeito k este portatil (1694 2ª geração) tem é o facto dos pes nao permitirem que a base deixe de estar em contacto com a mesa. Penso k até é o local onde esta a placa grafica k cola directamente na mesa, nao deixando espaço para arrefeciamento.

Vou experimentar colocar uns pes maiores de forma a k o portatil fique completamente arejado. POde ser k assim a ventoinha nao esteja sempre a funcionar. Experimentem voces tambem.
p_patrocinio
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor 4x4 » Quarta Jun 15, 2005 10:36

De facto, tb começo a achar q é o preço a pagar por tanta merdice.

É q como disse, na loja onde comprei após testar outros q lá tavam, ambos em AC se comportavem nem melhor nem pior q o meu ou seja, ventoinha para a carola.

Penso q se fosse prob de facto da ventoinha, ela nunca desligava, nem em AC ou DC, agora acho é q é tempo demais ligada (às vezes 10m e se for então num jogo, vai lá vai).

Em ambos os casos (os da loja e o meu), para stressar o sistema, utilizei a calculadora do windows, mas no modo cientifico e pus o port. a calcular um numero factorial com 5/6 digitos- tecla n! na calculadora cientifica ( do pior para stressar o sistema) e ver as temps a aumentar num apice para assim puder comparar a entrada e saida da ventoinha em acção.

Mas continuo a n deixar de pensar q face ao de 1ª ger. granda diferença o comportamento da ventoinha.
Sony Vaio VGN-FZ31E
4x4
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor p_patrocinio » Quarta Jun 15, 2005 11:17

Sei k os portateis 1694 da 1ª geração deram problemas de aquecimento, nomeadamente do disco e da placa grafica. Houve ppl k se queixou tambem da elevada temperatura no teclado. Por causa disso é k a acer ficou com má fama.

Acredito k para remediar o problema, a acer tenha, e bem, regularizado a situação colocando a ventoinha em funcionamento assim k o processador e a placa grafica começam a aquecer demais. Assegura k o o sistema se mantenha funcional por horas e horas a fio. Por outro lado a 1ª geração tinha um processador mais lento e uma placa grafica mais lenta e ainda assim existia problemas de aquecimento.
Com o processador centrino 2.0 e uma placa top de gama para portateis como é a x700, acho k se a ventoinha nao trabalhasse conforme as exigencias, entao aí é k era preocupante.

Continuo a dizer é k deviam ter feito a base do portatil sem tocar directamente na mesa. Assim como tambem nao devia ter coloca um dos pes na bateria, pois causa inclinação quanda a mesma nao esta colocada.

Mas tambem nao se pode ter tudo.

4x4: onde arranjaste (sacaste ) o programa mobile meter?

e ja agora, 4x4, tambem tens 2 velocidades na ventoinha? É k nao vejo niguem a mencionar isso.
p_patrocinio
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor kocas » Quarta Jun 15, 2005 11:39

p_patrocinio onde é que consegues arranjar uns pés novos? Também estáva interessado nisso!

Quanto às ventoinhas, quer-me parecer que isso é mesmo da drivers, ou então não... :?
As velocidades, notam-se... Às vezes mal dás pela ventoinha a trabalhar enquanto que outras vezes já dás por ela (mas no meu caso não acho que seja um barulho insuportável, até porque no meu caso ela desliga-se pouco tempo depois :? ). Agora se ela fica ligada durante 5 minutos, já é pior.
Acer - Aspire 1694WLMi
128Mb ATI Mobility Radeon X700, DVD-Dual Doble Capa, 56K, Lan 10/100/1000, WiFi 802.11b/g, Bluetooth
kocas
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor p_patrocinio » Quarta Jun 15, 2005 12:11

[quote="kocas"]p_patrocinio onde é que consegues arranjar uns pés novos? Também estáva interessado nisso!

Bem terei k ir procurar algo que cole nos pes ja existentes e tenha altura suficiente para separar o portatil da mesa. Penso k existe no AKI ou no office center. terei de procurar.
p_patrocinio
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor kocas » Quarta Jun 15, 2005 14:07

Pois, tem que ser qualquer coise que cole por cima ou que substitua as existentes... Queria isso mais para por uma nova ao lado da bateria, para que ele não fique inclinado... ;)
Acer - Aspire 1694WLMi
kocas
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor chocobanana » Quarta Jun 15, 2005 15:21

Na bios não se desliga a ventoinha permanentemente. Só escolhes se queres que ela esteja sempre a rodar ou só quando é preciso, por isso não tem problema nenhum.
chocobanana
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mai 16, 2005 20:51

Mensagempor 4x4 » Quinta Jun 16, 2005 20:59

p_patrocinio: saquei deste link

http://www.geocities.co.jp/SiliconValle ... mm0310.zip

de facto embora ache um exagero em termos de funcionamento a ventoinha, a segurança dos componentes acima de tudo e com o calor q anda prá ai............mais vale é cumprir o código.

sim e por vezes noto duas velocidades mas reduz para a 1ª rápidamente só q mantem-se nela bues de tempo.

preferia sofrer o martirio da 2ª velocidade logo duma vez e q ao menos se calasse logo do que depois ter de gramar a sinfonia da 1ª

Acho é q a acer foi do 8 para 80 para se ressalvar deste problema do calor.

Já agora o 1694wlmi da 1ª tem um M760 ou seja CPU a 2.0 tb.
a unica dif é a gráfica q é uma x600 e agora é x700 e a ddri agora é ddrii
Sony Vaio VGN-FZ31E
4x4
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor p_patrocinio » Sexta Jun 17, 2005 11:26

Com esse software, a temperatura do portatil varia entre 53º em trabalho no windows e 60º a jogar.

São valores normais,4x4? Quais sao os teus?
p_patrocinio
Aprendiz
Aprendiz

Próximo

Voltar para Portáteis Acer

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante