Acer Aspire 1604 - Heating Problems

Mensagens especificas sobre portáteis Acer

Moderadores: Administradores, Moderadores

Acer Aspire 1604 - Heating Problems

Mensagempor mcpro » Segunda Fev 27, 2006 15:56

Boas.

O meu 'velhito' Acer Aspire 1604 sempre me deu grandes problemas. Foi umas 5 vezes para a fábrica, onde de cada vez ficava no minimo mes e meio. Supostamente já tenho a 4ª motherboard e 2º disco. Farto da porcaria da assistencia da Acer e de insistentemente não me quererem substituir ou resolver realmente o problema (que foi sempre o mesmo, apesar das substituições de hardware), e devido ao facto da garantia ter expirado, resolvi eu mesmo tentar tratar do assunto. Lá mudei a massa térmica do processador (a que estava lá nem vou comentar... tava sequinha sequinha sequinha) mas o problema mantém-se e já não sei mesmo o que fazer. O problema é o seguinte:

A temperatura do processador ronda sempre no minimo os 75+ºC. Isto em actividade perfeitamente normal, com um apenas um browser (por exemplo) aberto. Ai de mim se me atrever a ter 3 programas simultaneamente abertos, pq passa rapidamente para 80+ºC e obviamente chegando aos 85ºC para n derreter aquilo vai abaixo. E para tal n é preciso muito! basta cm disse ter 3 ou 4 programas abertos durante 5 ou 6 minutos! e isto em pleno inverno...

ora é um bocado triste estar a trabalhar durante as madrugadas onde até no alentejo nevou e mesmo assim ter de ter uma ventoinha apontada ao pc para ele nao se desligar. ah... e o barulho do cooler é infernal... parece um avião a levantar voo...

Os drivers da BIOS estão actualizados, já mudei a massa térmica, não sei q fazer mais...

A primeira solução está em comprar um novo portátil eu sei, e é o que vou fazer, mas tenho pena em mandar ao ar um portátil que seria mais do que suficiente para a minha mãe trabalhar com ele, mas nestas condições torna-se impossível.

Algumas sugestões para o que deva fazer? (incluindo tentar mandá-lo arranjar a alguma empresa independente da Acer - com os quais já não tenho paciência - sendo que o custo poderá ser elevado demais...)

desde já obrigado.
mcpro
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jan 30, 2006 11:32

Mensagempor R3volution » Segunda Fev 27, 2006 16:40

boas,

ora já que desmostastes o portátil, não reparastes como estava a ventoinha? se tinha pó ou estava em más condições? e o tubo de cobre para arrefecimento do cpu? tenta limpar o mais que possas, pois a ventoinha puxa sempre muito pó para dentro do portátil o que faz com que ele aqueça. Esse modelo não tem a ventoinha na parte superior? penso que seja o modelo anterior ao meu, pois o meu tb aquece um pouco, anda nos 50-65º...

Também podes e deves investir, cerca de 35€, num cooler para a base do portátil, sempre são ganhos na ordem dos 5-10º. O meu como tb tem problemas de aquecimento foi um excelente investimento. É que em postáteis com P4 o calor é sempre muito e se a ventilação não é a melhor depois acontece isto.

boa sorte.
Imagem
R3volution
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Jun 04, 2005 16:16

Mensagempor mcpro » Segunda Fev 27, 2006 16:44

a ventoinha tava dentro do possível limpa. obviamente que tinha algum pó mas nada de especial. o tubo de cobre é q n reparei sinceramente... tenho de ver isso. Eu ja tinha pensado nessa solução da base mas queria saber antes se valia a pena fazer + qq coisa. tenho receio que esses 5ºC nao sejam suficientes, principalmente no verao que se aproxima... e aqui em Beja o fresquinho não abunda nesses meses :P
mcpro
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor R3volution » Segunda Fev 27, 2006 18:35

eu bem sei o calor que faz, pois sou de bem perto, Aljustrel. :P

se mesmo depois de todo limpo continuar a aquecer assim não sei o que será. :|

fica bem,
Imagem
R3volution
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Jun 04, 2005 16:16

Mensagempor GoldenGod » Sexta Mar 03, 2006 13:07

Há uns tempos tive o mesmo problema que tu e consegui resolvê-lo recorrendo ao undervolting. Nesta thread e nesta tens informações de como podes fazer undervolting ao teu processador e assim consseguires baixar razoavelmente a temperatura.

Cumps.
GoldenGod
Novato
Novato

Registado: Quarta Nov 19, 2003 9:46

Mensagempor mcpro » Sexta Mar 03, 2006 13:41

Boas, tentei sacar o RMClock mas a nova versão 2.05 não dá pos velhitos P4's pa portatil... não tens por ai uma versão mais antiga que o permita?

desde já obrigado :)
mcpro
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor GoldenGod » Domingo Mar 05, 2006 22:34

A versão mais antiga q aqui tenho é a 1.7, mas se a actual não funciona duvido q esta funcione.
De qualquer maneira se quiseres experimentar manda-me PM com o teu mail que eu envio-te isso.
GoldenGod
Novato
Novato

Registado: Quarta Nov 19, 2003 9:46

Voltar para Portáteis Acer

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante