Substituição fan Cavalier 3

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Substituição fan Cavalier 3

Mensagempor rfcap » Domingo Jul 10, 2005 22:49

Comprei recentemente uma Cavalier 3, digamos que não fiquei muito impressionado com a caixa :oops: mas não posso dizer também mal!

Reparei que a fan da frente era muito fraquinha, com o disco lá, mal sentia ar a entrar, comprei uma s3 e toca a meter na frontal (fiquei com um barulho lindo !!).

Tinha de a têr no minimo no controlador para não gerar aquele barulho de estar mto perto da grelha da frente, ainda pensei em comprar um fanduct para assim distanciar a fan da grelha mas reparei que a caixa não tem espaço suficiente :cry:

Agora 2 perguntas:

1. Descontente agora com o barulho e tendo aqui parada uma S1 da noiseblocker, qual aconselham a colocar na frontal, a S1 ou a de origem?

2. Será que pondo na lateral uma fan vai ajudar ao airflow, é que como a fan vai ficar a mandar ar directamente para o cpu cooler, tenho medo que me faça circular ar quente dentro da caixa! :?:

PS: obrigado desde já ao Mezmerize :wink:
Editado pela última vez por rfcap em Terça Jul 12, 2005 1:15, num total de 2 vezes.
rfcap
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Nov 28, 2004 15:11

Mensagempor Mezmerize » Segunda Jul 11, 2005 1:12

De nada rfcap :wink:

Quanto às tuas dúvidas acho sinceramente tanto a S1 como a de origem muito fraquitas para colocar na frontal da caixa... Realmente a S3 em termos de barulho e sem estar ligada a um controlador de noiseblocker digamos que tem muito pouco... :lol:

Na lateral podes por na boa vai ajudar muito que eu coloquei agora uma e as temperaturas tanto da board como do processador baixaram um pouco.

Cumprimentos :wink:
Mezmerize
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Mai 15, 2005 19:35

Mensagempor rfcap » Segunda Jul 11, 2005 2:12

Mezmerize Escreveu:De nada rfcap :wink:
Quanto às tuas dúvidas acho sinceramente tanto a S1 como a de origem muito fraquitas para colocar na frontal da caixa...

A S3 tava ligada ao controlador da zalman e tinha aquilo mesmo no minimo das rpms, para não têr de aturar o barulho gerado pela fan, e como referi não existe espaço para a afastar com o fanduct :( , logo estou num impasse.

Realmente a S3 em termos de barulho e sem estar ligada a um controlador de noiseblocker digamos que tem muito pouco... :lol:

Como disse estava e provavelmente vai levar outro uso, a s2 de certeza que também vai gerar barulho por causa da proximidade da fan à grelha

Na lateral podes por na boa vai ajudar muito que eu coloquei agora uma e as temperaturas tanto da board como do processador baixaram um pouco.

Já sei aonde dar uso à S3 então, lá vai o zalman 7700alcu levar com rajadas de ar :lol: , claro que a vou domesticar com o controlador!

Em relação à de 120mm traseira estou satisfeito com a performance dela!

Cumprimentos :wink:
Editado pela última vez por rfcap em Terça Jul 12, 2005 1:02, num total de 1 vez.
rfcap
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor HidEaL » Segunda Jul 11, 2005 10:23

Acho que o melhor que tens a fazer é retirar (cortar) a grelha, mas não sei se isso irá intreferir com as baías (penso que não). Mesmo em caixas novas, ás vezes é necessário... :roll:

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor rfcap » Terça Jul 12, 2005 0:41

HidEaL Escreveu:Acho que o melhor que tens a fazer é retirar (cortar) a grelha, mas não sei se isso irá intreferir com as baías (penso que não). Mesmo em caixas novas, ás vezes é necessário... :roll:

Cumps.

Pois, foi também o que me passou pela cabeça!
Sabendo quais os procedimentos a fazer para cortar a grelha para acabar "com o atrito" do ar a entrar, as minhas ferramenta de trabalho são o pc e mais o pc :roll:

Apesar de saber que se conseguem arranjar clones de dremel baratos e que provavelmente até seria capaz de o fazer, mesmo que não ficasse um trabalho de profissional. :oops:

Tenho pena é que as baias dos discos não sejam amoviveis, sempre seria mais facil chegá-las um pouco para dentro e meter um fanduct.

Cumps
rfcap
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor HidEaL » Terça Jul 12, 2005 10:29

Dremmel para arrebentar grelhas? Nah! :D (só mesmo se nao tiveres mais nada).

Tens um berbequim em casa? Então arranja uma serra craneana de 72 a 80mm. Não sabes o que é? Então eu mostro-te:

Imagem
Gira, não é? :P

E com isto... instant holes :)

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor rfcap » Terça Jul 12, 2005 13:36

Quem não tem um berbequim!! hehe
Isso provavelmente arranjo no AKI ou no Lecrelc ou na loja de ferragens da esquina que por norma deve sêr mais cara! :P

Se alguém já tiver comprado agradeço info do local, sempre poupa trabalho.

Obrigado pela ideia, nem me tinha passado pela cabeça, agora só espero dominar o berbequim e fazer a coisa com jeitinho :P

Só vou precisar de paciência para desmontar o pc, que é o que vai faltar mais, pois o trabalho rouba-me o tempo todo :cry:

Cumps

:arrow: PS: se souberem de alguém que esteja disposto a furar a caixa, eu pago o serviço.
rfcap
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor rfcap » Terça Jul 12, 2005 23:16

Aproveito e deixo aqui uma imagem da grelha que quero cortar.

Imagem

:wink:

Alguem tem uma broca craneana e jeito para cortar isto? :oops:
rfcap
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor HidEaL » Terça Jul 12, 2005 23:33

Jeitinho? Para quê? A serra craneana até um gajo que nunca tocou num berbequim usa bem :) é só mesmo alinhares com o sitio que queres cortar e agarrares firmemente no berbequim pq isso dá um certo esticão quando começa a cortar, mas nada que nao se aguente bem :)
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor rfcap » Terça Jul 12, 2005 23:48

Agora só pergunto então aonde encontro a broca craneana? Existem mesmo de 80mm ou a medida é ligeiramente inferior como já li?

Ou então levo comigo uma rodela de cartão cortado ao tamanho e testo em brocas para vêr qual a que se adequa mais, isto não existindo mesmo de 80mm.

O berbequim pareçe que vai levar outro uso que não o de fazer furos na parede pra pendurar quadros lol.

Cumps
Editado pela última vez por rfcap em Quarta Jul 13, 2005 0:03, num total de 1 vez.
rfcap
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor HidEaL » Terça Jul 12, 2005 23:56

Arranjas a serra precisamente nesses sitios que referiste: AKI, Leclerc, etc :) As que tenho cá, de 72mm e de 112mm, para as fans de 80mm e de 120mm :P custaram-me 17€ (72mm) e menos de 25€ (112mm), da Bosch.

Existem serras craneanas de 80mm, mas o que acontece é que as fans não são exactamente de 80mm, mas sim um pouco menos, e portanto o furo de 72mm é ideal :)

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor rfcap » Quarta Jul 13, 2005 0:05

:wink:

Obrigado, fica a nota.

PS: vai sêr furar de fora para dentro :roll:
rfcap
Aprendiz
Aprendiz