Viva, olha, de facto por me fartar de procurar controladores que parassem na totalidade as fans, e devido a nao encontrar, seria tao facil como porem um circuito com um transistor ao corte, mas enfim, andam a dormir, por regra so vao até 5/7V, tive de por maos à obra e fazer eu.
Não precisas dessa trabalheira toda no link anterior. Compras apenas reostatos (cada um pode por regra alimentar duas fans) de 1Kohms, aproveitas a tampa da tua caiixa, compras botoes a teu gosto, e depois interceptas apenas o fio positivo da ventoinha/s k queres controlar e ligas ao reostato um e depois o outro novamente à ventoinha (os reost trazem 3 contcs, o do meio ligas sempre, dps podes ligar o outro fio ou ao de uma ponta ou outra consoante se kizeres aumentar a vel rodando para a drt ou esq.
Este valor de resistencia é o idela para a controlares da vel maxima até parares. Fica fixe, personificado e é super simples, acredita pois electr é o meu forte, é claro k depois podes furar também a tampa e acrescentar leds ou o k kizeres pondo negativo a qqr neg da tua fonte e o posit ao fio que volta à ventoinha controlada, em serie c uma resist fracota.
Espero ter ajudado.
Ficam aqui duas fts fts do k fiz na minha super flower