Controladores de velocidade e leds "home-made"

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Controladores de velocidade e leds "home-made"

Mensagempor Ryujin » Quarta Fev 08, 2006 20:05

Hey ppl! Ando a modificar a minha caixa bastante feinha em algo mais atraente e como tenho alguns conhecimentos de electronica pensei em fazer eu mesmo os contoladores das ventoinhas, displays e a montagem dos leds... Alguem já viu ou fez algo parecido?! Já algora não dão ideias para o projecto? Cumps
And now.. Something completely diferent.
Ryujin
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Dez 18, 2005 21:57

Mensagempor HidEaL » Quarta Fev 08, 2006 21:43

Have fun...

http://www.casemodding-pt.net/index.php?pagina=artigos&pag=4

Displays (se estou a entender as tuas intençoes) é mais dificil porque depende do controlador, e quando souberes qual é, facilmente encontras os esquemas de montagem no pcb na net.

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor Zecas23 » Quarta Fev 15, 2006 10:48

Viva, olha, de facto por me fartar de procurar controladores que parassem na totalidade as fans, e devido a nao encontrar, seria tao facil como porem um circuito com um transistor ao corte, mas enfim, andam a dormir, por regra so vao até 5/7V, tive de por maos à obra e fazer eu.

Não precisas dessa trabalheira toda no link anterior. Compras apenas reostatos (cada um pode por regra alimentar duas fans) de 1Kohms, aproveitas a tampa da tua caiixa, compras botoes a teu gosto, e depois interceptas apenas o fio positivo da ventoinha/s k queres controlar e ligas ao reostato um e depois o outro novamente à ventoinha (os reost trazem 3 contcs, o do meio ligas sempre, dps podes ligar o outro fio ou ao de uma ponta ou outra consoante se kizeres aumentar a vel rodando para a drt ou esq.

Este valor de resistencia é o idela para a controlares da vel maxima até parares. Fica fixe, personificado e é super simples, acredita pois electr é o meu forte, é claro k depois podes furar também a tampa e acrescentar leds ou o k kizeres pondo negativo a qqr neg da tua fonte e o posit ao fio que volta à ventoinha controlada, em serie c uma resist fracota.

Espero ter ajudado.
Ficam aqui duas fts fts do k fiz na minha super flower

Imagem
Imagem
Imagem
Zecas23
Novato
Novato

Registado: Domingo Fev 05, 2006 20:01

Mensagempor Posturas » Quarta Fev 15, 2006 12:08

Zecas, não percebi muito bem, mas fizeste um divisor de tensão? com a ventoinha e o reostado?

Sim sim, isso funciona, mas estas usar mais corrente que a necessária; o circuito do link pode dar mais trabalho e ficar uns centimos mais caros, mas é mais eficiente.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor Zecas23 » Quarta Fev 15, 2006 12:59

É tão simples quanto isto

Imagem

Tens razão, porém apenas apresentei a maneira mais simples e acessível a qqer um. Funciona na perfeição :D
Imagem
Zecas23
Novato
Novato

Mensagempor Posturas » Quarta Fev 15, 2006 13:40

Sim, deve ser o modo mais simples; mas consegues mesmo desligar as fans?
A resistencia equivalente da fan tem de ser bem mais baixa que a máxima do reostado, para isso funcionar (para desligar a fan). Senão não há queda de tensão suficiente e a fan continua a funcionar?
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor DaRk_Gh0sT » Quarta Fev 15, 2006 15:26

É zecas so um offtopic. A tua sig ultrapassa o tamanho permitido. Tas a infrigir as regras
AMD 64 3800+ @2820mhz
Asus A8N-SLI
Shapphire hd2900XT
Kingston PC3200 2x512mb
Hitachi 160gb Sata, 40gb IDE

Imagem
Imagem
DaRk_Gh0sT
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Jul 07, 2005 22:25

Mensagempor Zecas23 » Quinta Fev 16, 2006 5:20

Posturas Escreveu:Sim, deve ser o modo mais simples; mas consegues mesmo desligar as fans?

A resistencia de 1K ohms é o ideal para isso, causa a queda de tensão suficiente para as parar, e um controle bom em toda a gama de rotações.
Imagem
Zecas23
Novato
Novato

Mensagempor Ryujin » Segunda Fev 20, 2006 1:21

Obrigado pelos replys.. Em principio vou usar o potenciomentro como divisor de tensão, nem preciso de resistencia e tenho a certeza que a fan pára. Eu tou é a pensar ir mais longe e usar um pequeno microfone e com um pequeno circuito meter os leds a reagirem a diferentes frequencias da musica que tou a ouvir. Já vi isto em algum lado..
And now.. Something completely diferent.
Ryujin
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Dez 18, 2005 21:57

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes