Caixas Micro ATX

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Caixas Micro ATX

Mensagempor __Miguel_ » Quarta Jun 14, 2006 10:56

Boas, pessoal. Cá em casa tenho um servidor feito com material "reciclado" do meu antigo PC que conta, entre outras coisas, com uma board micro-ATX (25x25cm), dois discos e modem ADSL (também é o router). Neste momento está instalado numa caixa feita por mim e pelo meu pai, em madeira (cubo de 31cm de lado). Até aqui tudo bem, não fosse o facto de ester a preparar outro PC também para servidor (a board também é micro-ATX), e para o qual não tenho caixa, pelo menos enquanto não levar para a frente o projecto de "oil-PC" que tenho em mente.

O que eu queria fazer era arranjar uma caixa onde pudesse instalar qualquer um destes sistemas, mas que não ocupasse muito espaço. Como são sistemas com poucos componentes e pouca expansão, pensei em caixas como http://global.aopen.com.tw/products/housing/G325.htm esta ou http://aspireusa.net/product.php?pid=185 esta, com espaço que chegue e sobre (incluindo para o monstro do Silent Tower que tenho no router neste momento, em especial, ao que me parece, na caixa da AOpen). O problema é que estas caixas têm tendência para ser um bocadito caras, e em qualquer dos casos não as consigo encontrar à venda em lado nenhum...

Daí que gostava de saber se conhecem outras caixas do género (acho que há clones das Aspire, lembro-me de ver qualquer coisa sobre isso), os preços e (por MP, já que caso contrário vai contra as regras do fórum) sítios onde possa encontrá-las à venda (ainda por cima, Aspire e AOpen não são propriamente populares cá em Portugal...).

Obrigado desde já.

Cumps.

Miguel
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jun 25, 2005 14:06

Mensagempor HidEaL » Quarta Jun 14, 2006 11:13

Adorei o layout interior dessa Aspire... 5*.

Em portugal, a Antec Aria ainda é o melhor que se encontra, afaik.

http://www.silentpcreview.com/article146-page1.html

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor __Miguel_ » Quarta Jun 14, 2006 13:04

A Aspire é interessante, mas ainda gosto mais do espaço da AOpen. É que pode não parecer, mas as calhas do disco rígido da Aspire vão da frente à traseira da caixa, e passam directamente por cima da zona do CPU, o que impossibilita o uso de dissipadores "como deve ser".

A AOpen não tem essas calhas, felizmente. O problema é que, pelo menos do que já medi (a olho, numa review que li), o sítio dos discos rígidos também chateia a zona do CPU (não cabe nada do tamanho de um Silent Tower mas pelo menos não tem nada directamente por cima do CPU como na Aspire...). Tem é falta de arejamento, mas isso corrige-se, quanto mais não seja com tiras de plástico e fans de 8cm da Noiseblocker... lol

A Antec que referiste é muito gira, de facto. E aceita um Zalman série 6000 para arrefecer o CPU, o que é sempre bom (lá se vei o Sonic Tower, de qualquer forma... :cry: ). Também parece muito compacta, talvez até mais do que as outras duas. Tem é uma coisa que não gosto mesmo nada... a fonte de alimentação proprietária... Se por qualquer razão estoura, chapéu... E nem imagino o preço... Se já me queixo por as Aspire e afins andarem na ordem dos 80-120 dólares, imagino o quanto poderá custar esta Antec, que não é propriamente conhecida por fazer caixas baratas... De qualquer forma, conseguirás saber o preço disso (e onde a poderei arranjar)?

Tks pela rapidez da resposta.

Cumps.

Miguel
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor HidEaL » Quarta Jun 14, 2006 16:02

Até arranjas em bastantes lojas, e o preço ronda sempre os 110-130€. Não é fora do normal, julgo. Googla por Antec Aria em Português que encontras logo várias lojas.

A Aria tem é uma falha um bocado má... O único arrefecimento é mesmo a fan da fonte. Portanto, mesmo que dê para pores uma outra fonte (assim a olho, uma micro-atx até deve lá caber, com uns mods jeitosos... lol... Mas parece bem possível, não? :P), não é lá muito vantajoso.

No entanto, é das poucas (única até... arrisco-me a dizer) caixas do género que merece a pena. Depois claro, tens as caixas tipo desktop, mas não me parece que seja o caminho que queres seguir.

Se quiseres fazer mais que um servidor... Vê aqui :Q :mrgreen:

Edit: btw, se consultares o site da Aopen estão lá diversos revendedores portugueses. :)

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor __Miguel_ » Quarta Jun 14, 2006 17:17

HidEaL Escreveu:Até arranjas em bastantes lojas, e o preço ronda sempre os 110-130€. Não é fora do normal, julgo. Googla por Antec Aria em Português que encontras logo várias lojas.

Não é fora do normal para quem der o mesmo preço por uma caixa normal... Nunca comprei caixa que chegasse sequer a €70, quanto mais €130. Está bem que tenho uma Centurion 5, mas foi oferecida...

HidEaL Escreveu:A Aria tem é uma falha um bocado má... O único arrefecimento é mesmo a fan da fonte. Portanto, mesmo que dê para pores uma outra fonte (assim a olho, uma micro-atx até deve lá caber, com uns mods jeitosos... lol... Mas parece bem possível, não? :P), não é lá muito vantajoso.

Pois, a AOpen sofre do mesmo problema, o único airflow vem da fan da fonte de alimentação... Mas ainda assim é relativamente fácil de instalar fans de 8 ou 9cm nas laterais aproveitam-se os buracos que já lá estão para parafusos ou "prende-cabos"... :twisted: Como não tenho grande jeito para mods, e muito menos a fontes de alimentação, parece-me que a Antec vai ter de ficar de lado, infelizmente. É uma excelente caixa, ainda assim.

HidEaL Escreveu:Depois claro, tens as caixas tipo desktop, mas não me parece que seja o caminho que queres seguir.

Só ía para caixas tipo Desktop se tivessem uma altura decente, que desse para instalar um dissipador como deve ser no CPU... Os Celeron podem não ser Prescott, mas ainda assim são muito quentes... E, além disso, têm o mesmo problema que as Antec, e até as 1U ou 2U (PSU "dedicada")...

HidEaL Escreveu:Se quiseres fazer mais que um servidor... Vê aqui :Q :mrgreen:

Now that's just mean... :cry: :cry: :cry: Assim não vale, isso é um bicho...

HidEaL Escreveu:Edit: btw, se consultares o site da Aopen estão lá diversos revendedores portugueses. :)

Vou ver isso, então. Pode ser que algum me saiba dizer preços para Portugal.

Já agora... Atendendo a que tenho uma P4P800-VM, que tem o socket a milímetros do limite superior da board (literalmente), e que estou habituado ao "ruído" de duas fans Noiseblocker XL2 :P, já que, a arranjar uma caixa destas, tenho de trocar o dissipador, qual me recomendam? Um 7000A/B-Cu da Zalman (além do peso, há alguma diferença entre os dois)? Ou um 6000-Cu?

Cumps.

Miguel
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes