Ajuda(picos de corrente),Trovoadas

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ajuda(picos de corrente),Trovoadas

Mensagempor xk09 » Sábado Jul 15, 2006 15:14

Antes de começar este novo tópico li vários e quiz formular um novo devido a problemas,li um excelente daqui do forum de Ups,artigos de revistas entre outros...

bem...eu nada sei apenas gostaria que me facultassem informação, precisa ou nem tanto,experiências próprias etc.

Começo pelo que acho que sei :? ,quando comecei com pc´s :roll: faz alguns anitos, falaram-me que trovoadas era um "veneno" :evil: ,todas as vezes em que trovoadas se aproximavam logo desligava tudo (tenho uma extensão múltipla com interruptor),depois comecei uma busca interminável em produtos para me tentar proteger,quando uma pessoa disse-me "...se o teu quadro eléctrico contém diferencial de corrente deve bastar..."(corrijam-me se me enganei,diferencial é um género de interruptor que desliga caso a corrente seja diferente certo?),isto na minha antiga ideia,dei por cessada a minha busca nesse tempo,aqui á cerca de umas 2 ou 3 semanas existiram trovoadas na minha zona,como o seguro não morreu de velho,deliguei os pc´s como era normal(na extensão),o meu espanto é tanto no outro dia 8O .
O meu modem nem sinal de vida"mortinho"nem luz de standby,telefonei para o agente da net e informaram que teria sido por causa da trovoada,mais tarde venho a descobrir que tinha 2videos VHS "queimados aparente"(ou seja tinham horas ,sinal de antena,AV frontal,menos cassette entrava e nem assionava o sistema de cassette),2 videos exactamente com o mesmo problema.Tinha um video Betta não sei se alguém deste forum se lembra destes(cerca 20 e alguns anitos)ligado também á corrente e este estava "vivinho" :? 8O ,bem....aqui começaram todas as minhas dúvidas.....claro que o velhinho tem ou deve ter electrónica mais simples ou será diferente a protecção antiga da actual,a linha eléctrica foi a mesma o mesmo disjuntor :? ,supostamente teria avariado também, estarei errado??? :?
Gostaria que me informassem talvez o porquê destes videos VHS com cerca de 3 anos "queimaram" e o antigo (Betta) não?

E já agora andei-me a informar aqui nesnte forum e em vários sítios como referi e gostaria de saber já que acho que a melhor compra seria uma Ups online, mas como são dispendiosas, a informção que eu tenho é bastaria uma tomada com protecção de picos de corrente e se quisesse uma margem de manobra para desligar o pc então bastaria uma Ups offline em conjunto,Correcto?

Aqui no forum "falam" bastante das Apc logo acho que serão as melhores,mas já li acerca das Belkin,.....agora gostaria de saber se as da marca Legrand serão melhores, ou se até uma daquelas marcas mais fracas serve,o que eu sei é que me informaram que para ser boa tem que constar valores superiores aos seguinte:+5000volts/+15000amperes(estas imformações não entendi lá muito :? 8O )sendo volts uma medida de corrente :? 8) e amperes não sei bem........mas acho a informação um pouco incorrecto...ou não será.

Cumps. e peço desculpa por este enorme testamento 8) :lol:

Agradecia várias informções, já que por vezes uma boa ideia é válida por entre muitos estudos.

p.s:sendo o pc um componente muito vulnerável porque é que a corrente está sempre presente em todo o pc já que está desligado?
ou será da minha fonte de alimentação?
Existe fontes com fusivel de protecção paras estes picos de corrente?

Cumps.
xk09
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Nov 15, 2005 13:07

Mensagempor Kayn » Sábado Jul 15, 2006 16:11

Bem, quanto a protecção, nao te deves fiar mesmo em nada que tenha a ver com a rede publica de energia e muito menos nos quadros electricos com proteccoes. Eles tem, de facto, proteccoes a varios niveis mas sao insuficientes a varios niveis. A rede electrica publica é bastante caotica em estabilidade so por si e, instalacoes electricas mal conseguidas ou antigas ainda pioram.

So pra dar um pequeno exemplo, um amigo meu sofreu danos de um trovoada e mandou tudo pro seguro para cobrir danos. Foi feita uma analise a instalacao electrica dele e foi concluida que estava tao má que até a linha de ground tinha corrente (é suposto nao ter nada mesmo, para efeitos de protecção de descargas). O seguro cortou-se logo, claro...

O ideal será verificares a tua instalacao electrica, certificares que tens tudo ligado a tomadas com fio de terra. No caso do pc, arranjares supressores de picos de corrente e/ou um bom UPS. O supressor é uma boa ajuda mas nem sempre é suficiente. Um bom UPS ja tem supressor e ainda faz melhor porque é ele que alimentação do teu pc e nao a rede, garantindo tanto quanto possivel uma boa estabilidade electrica ao teu pc. Aproveita e arranja uma boa fonte de alimentacao para o pc. Costuma ser o componente desprezado dentro de uma caixa mas muitas vezes até é mesmo o factor problematico.

Fontes fracas, "que vem com as caixas", sem marca nenhuma em particular, levezinhas, com mega potencia e extremamente baratas sao sempre fontes a evitar. Provavelmente anunciam X caracteristicas mas nao sao nada boas a manter estabilidade das mesmas.

Qualquer fonte boa vai custar pelo menos de 50€ pra cima e provavelmente ja vai trazer todo o tipo de protecções e provavelmente ainda vai fazer os possiveis para fazer isto tudo sem grande barulho das ventoinhas :)

Em suma, vale a pena investir um bocadinho mais nestes pontos do pc. Até é um investimento. Um dia que queiras trocar de pc provavelmente nao tens que mexer na fonte, se esta ja for boa.

O teu pc desligado nao tem necessariamente que nao ter corrente. Pelo contrario até ha circuitada aí dentro que ainda está a funcionar. Um bom exemplo sao as placas de rede onboard. Mesmo com o pc desligado, algumas ainda estão a funcionar.

Se notas electricidade estatica na caixa, provavelmente nao tens o pc ligado a uma tomada com fio de terra.

Quanto ao teu video, bem, nao me parece que um tenha melhor sistema de proteccao que outro. No entanto, quanto mais avançado, mais baseado em electronica ele é e material baseado em electronica costuma ser muito sensivel a descargas, estatica, etc. Sem entrar em explicacoes tecnicas, quanto mais electronica tiver, mais componentes sensiveis tem para poderem avariar :P
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor João Silva » Sábado Jul 15, 2006 16:12

O diferencial do quadro não tem nada a ver com o caso. Como o próprio nome indica compara a corrente que circula nos condutores, cortando o circuito no caso de encontrar diferenças entre o que devia circular e o que efectivamente circula (sinal de fuga, como por exemplo um choque eléctrico ou um problema de isolamento eléctrico de algum aparelho).

Para protecção contra trovoadas o que veves usar são supressores de picos de corrente. São uns aparelhos pequeninos que se ligam à tomada. Algumas UPS já incorporam isso. É possível que existam modelos para instalar no quadro e assim proteger toda a instalação, mas não conheço.
João Silva
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 29, 2003 14:52

Mensagempor xk09 » Segunda Jul 17, 2006 12:16

bem....agradeço tudo o que vcs me informaram.
mas quanto ás Ups não existe umas "offline" e umas "online"?
O que eu li é que se referem ás online serem mais caras devido ao que o (Kayn) se referiu ,ou seja a Ups fornece corrente ao pc e não é fornecida pela rede eléctrica(acho eu).
Mas as mais baratas são ofline ou seja, só em caso de falha de corrente é que a Ups liga, sendo assim a limentação parte da rede eléctrica na mesma,mesmo tendo este tipo de Ups.
Sendo assim comprar uma Ups online para manter 2 pcs 8O deve-se tornar um pouco muito dispendioso, Certo?

Quanto aos blocos de tomadas com protecção de picos de corrente qual seria a melhor marca?Belkin,Apc,Legrand...etc.
xk09
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Nov 15, 2005 13:07

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante