Fonte Alimentação

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Fonte Alimentação

Mensagempor Gustavo Quintela » Terça Dez 05, 2006 1:24

Cumprimentos,

Estou a pensar comprar uma placa gráfica geforce 8800 GTX. Esta placa segundo li numa revista necessita de 2 conectores de seis pinos dedicados. Segundo essa mesma revista a fonte de alimentação terá de
ser capaz de fornecer 30 A na ligação de +12V.
Pergunta:
- Será que cada conector terá que ter 30 A de saída ou será o conjunto?

É que já procurei diversas fontes de alimentação e o máximo que encontrei por cada ligação +12V foi de 22 A de saída (Enermax Liberty 620W) modular.

Gostava que me ajudassem se possível.

Obrigado
Gustavo Quintela
Novato
Novato

Registado: Segunda Dez 04, 2006 23:55

Re: Fonte Alimentação

Mensagempor __Miguel_ » Terça Dez 05, 2006 9:16

Gustavo Quintela Escreveu:Será que cada conector terá que ter 30 A de saída ou será o conjunto?

Man, 30A em cada conector? 8O 8O 8O Se fosse assim, haveria muito poucas fontes no mercado capazes de aguentar uma única 8800GTX, muito menos um sistema com duas em SLI... Os 30A são no conjunto dos conectores. Tecnicamente, até nem é nos dois conectores apenas, porque o bus PCI-E também fornece energia.

Para um sistema com uma 8800GTX, os 30A podem chegar, mas ficas nos limites se quiseres puxar por alguma coisa; presumindo que não queres carregar a caixa com tudo e mais alguma coisa, como um monte de discos, drives ópticas, neons, etc, etc, ou então "partir a loiça" com OCs monumentais, uma fonte com 3 rails de 12v de 15 a 18A deve chegar perfeitamente para quase tudo, ou uma com dois rails de pelo menos 45A no conjunto, embora pelo que tenho lido a recomendação (feita pela própria Intel, e independentemente do sistema) seja mesmo de quantos mais rails, melhor. É que, ao que parece, quando há vários rails, há menos flutuações de corrente por interferências de dispositivos (disco a arrancar, drive óptica a começar a gravar, etc, etc).

Já agora, o standard ATX define um máximo recomendado de amperagem para cada rail de 12v. Não sei ao certo qual é, mas julgo que é inferior a 20A. Por isso é que muitos fabricantes começaram a optar já desde há algum tempo por fontes com mais do que um rail...

Cumps.

Miguel
R3volution Escreveu:Está provado cientificamente que o user __Miguel_ é que consome mais área de ecrâ por cada post criado... :P

Enfim, está tudo dito... :P
[Coffe alert] quando virem um post meu. hehe
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jun 25, 2005 14:06

Mensagempor Gustavo Quintela » Quarta Dez 06, 2006 0:58

Boas

Já imaginava que seria assim, mas pelo sim pelo não..........

Obrigado Miguel
Gustavo Quintela
Novato
Novato

Registado: Segunda Dez 04, 2006 23:55

Mensagempor __Miguel_ » Quarta Dez 06, 2006 12:51

Não há problema. É que era mesmo MUITA energia... 60A a 12v são mais de 700W (W=VxA), e ainda não contando com os 75W que o próprio bus PCI-E consegue fornecer... Há muito poucas fontes à venda com mais de 700W (já se vão vendo mais, e até já se chega ao KW, mas não são, nem por sombras, a maioria...), e mesmo as que existem são para sistemas com OCs ENORMES, e com quantidades industriais de susbsistemas de armazenamento e periféricos...

Já estás a ver um sistema com duas 8800GTX (ou provavelmente três, se a board for uma 680i SLI, em que presumo que o terceiro slot PCI-E seja algo semelhante ao "Triple Play" da ATI - gráfica extra dedicada ao processamento de física) com consumos desses? Mal se ligasse o PC, que já tinha de estar numa caixa especial com capacidade para duas fontes de alimentação controladas pela mesma board, o quadro inteiro ía abaixo... LOL (atenção que isto já acontece com alguns PCs nos EUA, por causa de instalações novas que eles têm... 8O)

Anyway, o que interessa é que a dúvida está esclarecida. Ainda bem que pude ajudar.

Cumps.

Miguel
R3volution Escreveu:Está provado cientificamente que o user __Miguel_ é que consome mais área de ecrâ por cada post criado... :P

Enfim, está tudo dito... :P
[Coffe alert] quando virem um post meu. hehe
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jun 25, 2005 14:06

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes