Pequena, grande duvida sobre fontes de alimentação!

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Pequena, grande duvida sobre fontes de alimentação!

Mensagempor kimkiko » Segunda Jul 16, 2007 2:28

Boa noite para todos.. :D

Bem, vou tentar ser o mais explicito possivel, e o que se passa é o seguinte:
- ontem, a ventoinha da fonte de alimentaçao parou (nao sei porque), e a fonte aqueceu de tal modo que deu o berro (durante o "aquecimento" senti 1 cheirito a queimado no ambiente, mas nao liguei.. fiz mal, enfim)

- o meu Pc apenas precisa de 300W, mas comprar 1 boa fonte nova de 350W (por exemplo) é dificil visto as boas fontes á venda têm potencias acima de 400 e muitos Watts.

A minha principal duvida, prendesse com a questao energetica e monetaria , em termos da factura que irei pagar a EDP!

Mais concretamente, queria saber se comprar uma fonte de 550W (por exemplo, apesar de precisar apenas de 300W), o consumo de energia vai aumentar?

Visto que vou ter uma fonte de 550W e antes tinha 1 fonte de 350W (o Pc é o mesmo), o consumo de energia do Pc vai aumentar, logo a factura a pagar á EDP tb? Para nao falar do desperdicio de energia (550W-300W=250W), caso isso se verifique!!!

Obrigado, desde de já, pela possivel ajuda que me possam dar! Kimkiko :)
kimkiko
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Fev 22, 2005 6:12

Mensagempor lucky » Segunda Jul 16, 2007 9:41

Só gasta a energia que o teu pc necessita, para comprares uma fonte económica em consumo o que convém veres é a eficiência da fonte em questão, normalmente no site da marca têm lá esse valor por modelo, o ideal é ser >=80%
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor alr_tech » Segunda Jul 16, 2007 11:58

boas

exacto, tal como o lucky disse...

no compto total vais ter de facto um ligeiro aumento de consumo, mas nada por aí além, mesmo que tenhas uma de 600 W e se a tua máq. em pico só pedir 300 W, será esse valor + qq que irá ser pedido à rede...

um computador é uma carga oscilante que vai desde 40/50 W a 300/400 W ou mais, dependendo do tipo de máquina, fans, outros devices que lá tenhas ligado ...

ou seja, em resumo, embora a potencia nominal da fonte seja ex: 500 W, não será este o valor real do seu consumo... (podendo ser atingido ou não)
um consumo tipico, durante um jogo pode rondar os 300/400 W numa máquina moderna...
nas mais antigas esse valor desce...

só mais uma coisa, fica longe de fontes genéricas e eurotech...
em caso de dúvida a bela da LC....
se tiveres em vista algum modelo, podes perguntar..

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Obrigadão!

Mensagempor kimkiko » Segunda Jul 16, 2007 18:15

Boa tarde a todos..

Desde de já obrigado pelas respostas que me deram.. foram esclarecedoras e ajudaram-me bastante! Agora, tou mais á vontade para escolher uma Boa fonte

Bem, como os €s nao sao muitos, tou a pensar em gastar ate 60€ na fonte! Estive a investigar aqui pelo forum e estou praticamente decidido a comprar a LC-Power Pro-Line Scorpio 6480S V2.0 480W! Que me dizem acerca desta fonte.. tal como já referi, nao preciso de muita potencia, portanto, prefiro previligiar outros aspectos:
- modular - uso apenas os cabos q preciso
- boas amperagens nas diferentes tensoes
- potencia de 480W efectiva
- estavel e com 85% de efeciencia (penso eu)
- boa relação qualidade/preço ( +/- 60€)
- e supostamente tem 2 fans (8cm + 12cm)

Aqui nesta questao das ventoinhas é que estou um pouco desapontado, visto que, nao consigo encontrar aqui no Porto/Gaia nenhuma loja que venda esta fonte com as 2 ventoinhas.. vem apenas com a ventoinha de 12cm. Nao percebo, porque já vi varias fotos (reais) desta fonte e la estão as 2 ventoinhas. Até nos proprios sites das lojas existe a referencia as 2 fans, qd chego as lojas peço para abrir a caixa, voilá a fonte ta sem ventoinha traseira.. tb o pessoal da loja fica admirado!

Alguém me sabe dizer onde posso comprar esta fonte (em principio vai ser esta que vou comprar) mas com as 2 ventoinhas? De preferencia aqui para o norte..

Mais uma vez Obrigado pela ajuda! kimkiko ;)
kimkiko
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor l2k » Segunda Jul 16, 2007 18:34

Mas porquê a busca por uma fonte com duas ventoinhas?

Só te trás a desvantagem de um maior ruído, penso eu.
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Pq 2..

Mensagempor kimkiko » Segunda Jul 16, 2007 19:19

l2k Escreveu:Mas porquê a busca por uma fonte com duas ventoinhas?

Só te trás a desvantagem de um maior ruído, penso eu.

Bem, 2 porque a minha caixa nao tem grande airflow e a pq a minha ultima fonte queimou devido á unica ventoinha que tinha ter parado! Assim, com 2 ventoinhas arrefece melhor a fonte (esta fonte aquece um pouco mais que outras da mesma gama), e ajuda a extrair melhor o ar quente de dentro da caixa.. além de que se parar uma ventoinha tem sempre a outra ;) ! Qt ao ruido nao há problema.. é mais db ou menos db!

P.S.: A minha intensao de adquirir esta fonte nao é por ter 2 ventoinhas.. mas já q as posso ter porque nao!?
kimkiko
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Segunda Jul 16, 2007 21:52

boas

o pessoal desde que as fans de 90 e 120 se popularizaram que as usam...
o motivo prende-se com uma menor rotação, logo menos ruído...

a menos que as fans da fonte tenham controlo de rotação... o ruído da de 80 será notório
é preferível validares a caixa e verificares se não podes colocar umas fans lá...
arranjas os cabos...

valida....

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Jet_Black82 » Sábado Jul 21, 2007 9:39

regressando ao tópico original, só queria acrescentar que com uma fonte que debite mais potência, tens a vantagem de as linhas de tensão estarem sempre entre valores muito mais próximos dos ideais, o que se irá traduzir numa maior longevidade do material que tens dentro da caixa ;)

Cumps Jet
<_/\_> Barton 2800+
<_/\_> ASUS A7N8X Dx
<_/\_> twintech 7600GT
<_/\_> 2x512 DDR400@400 (OEM)
<_/\_> Seagate 7200.10 320GB
<_/\_> Powered by BeQuiet Colorline 450W ATX 1.3
Jet_Black82
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Abr 24, 2004 11:33

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods