OCZ 600W 9 days=RMA!

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor d3$tt » Sexta Mai 02, 2008 8:55

ReDsOuL Escreveu:
joaoreis00 Escreveu:por causa da qualidade de componentes q sao feitas... é o tipo de onda q emitem qd estao a trabalhar em modo de bateria e estraga o PFC...

por norma aconcelham sempre UPS's online...

as UPS offline lixam o PFC da fonte mas depende das marcas... as Mustek e afins esta quase garantido lolol... ja tive uma mustek junta com uma Be Quiet e a coisa acabou mal... agora tenho uma LC Power (com PFC Acivo) e uma APC (offline) e ate agora a fonte esta impecavel!

escolhe tipo APC, MGE...

tenho uma mustek e até agora sem problemas!

E o teu system, kual é? e a ups? quero comparar varios sistemas para decidir alguma coisa acerca da compra da ups.
obg
d3$tt
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Set 25, 2007 18:59

Mensagempor JoKeR} » Sexta Mai 02, 2008 16:07

joaoreis00 Escreveu:
JoKeR} Escreveu:As OCZ não prestam para nada. Ja tive uma... estoirou de um dia para o outro.

Depois vim a saber que numa determinada loja eles simplesmente desistiram de as vender porque só davam problemas.

nao é bem assim... ouve realmente um bost de RMA por causa do PFC Activo delas... no US as fonte nao têm PFC Activo, aqui começaram a fazer isso e as UPS's marraram com ele!!

toda a gente sabe q as fontes OCZ sao das melhores marcas de fontes!

Qual UPS? :roll: Não tenho nem nunca tive... E não foi pico de corrente... tava muito bem a funcionar até que... começou aos estalidos em pleno funcionamento. Foi uma bobina que sem mais nem menos começou a fazer isso. E isso da loja deixar de as vender, é verdade.

E aparentemente só tu sabes que a OCZ é das melhores marcas de fontes. Porque a OCZ é mais conhecida é pelas memorias, não pelas fontes :) Boas fontes tens a Bequiet, por exemplo. Más fontes tens a Thermaltake e a OCZ :)
JoKeR}
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Dez 27, 2005 3:43

Mensagempor joaoreis00 » Sexta Mai 02, 2008 18:23

d3$tt Escreveu:
joaoreis00 Escreveu:
JoKeR} Escreveu:As OCZ não prestam para nada. Ja tive uma... estoirou de um dia para o outro.

Depois vim a saber que numa determinada loja eles simplesmente desistiram de as vender porque só davam problemas.

nao é bem assim... ouve realmente um bost de RMA por causa do PFC Activo delas... no US as fonte nao têm PFC Activo, aqui começaram a fazer isso e as UPS's marraram com ele!!

Isso de ups lixar o pfc activo acontece num instante, ou é um processo lento?

no caso da minha Be Quiet foi lento... se fores falar com o kayaker do forum da agua conta-te umas historias das OCZ morrerem de um momento para o outro! isso deve variar de fonte para fonte e UPS para UPS!
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Mai 05, 2005 14:36

Mensagempor d3$tt » Sexta Mai 02, 2008 20:56

joaoreis00 Escreveu:
d3$tt Escreveu:
joaoreis00 Escreveu:

no caso da minha Be Quiet foi lento... se fores falar com o kayaker do forum da agua conta-te umas historias das OCZ morrerem de um momento para o outro! isso deve variar de fonte para fonte e UPS para UPS!

ok tnx! :wink:
vou ter em conta...
cumps.
d3$tt
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor JoKeR} » Sexta Mai 02, 2008 23:51

joaoreis00, foi na Aqua que comprei a fonte, custou-me mais de 100€, e toda a gente lá me dizia que aquela fonte (não me lembro perfeitamente, mas acho que era de 600W, com 2 rails, etc e tal. As specs eram boas) era a melhor do mercado e que não davam problemas e que tinha ali uma fonte espectacular...

...Até que morreu do nada. Vim depois a falar com pessoal da Hiper e soube que eles deixaram de vender tal era a quantidade de RMAs... era tipo um tiro um pardal. Comprei depois uma Bequiet, e de modos que até agora, zero problemas. E como disse, nunca usei UPS e já tive N PCs e em nenhum morreu alguma vez a fonte. Só aquela. Desde fontes OEM a fontes Thermaltake.

E claro, com este incidente todo, deixei de acreditar em pessoal que garante que só X ou Y é que é bom, especialmente os que tão na Aqua.
JoKeR}
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Dez 27, 2005 3:43

Mensagempor joaoreis00 » Sábado Mai 03, 2008 15:13

epa... secalhar tives-te azar e podia ter morrido derivado de outra situação qq... agora nao sei onde sao fabricadas as Be Quiet mas na altura q comprei a minha P5 era fabricadas na OCZ... por dentro eram uma altentica OCZ...

vai ao forum da aqua ou mesmo aqui e pergunta quem tem uma fonte igual a tua... nunca ouvi falar de um RMA excessivo dessas fontes a nao ser aquelas q morrem por causa das UPS's...

mas tenham em atenção pq as fontes so se estrangam durante o periudo em q a UPS esta a funcionar em modo de bateria... ate pode ocorrer o caso em q a UPS passe anos quase sem entrar em modo de bateria e aí é o mesmo q ter a fonte ligada directamente as correte electrica (isto em UPS's offline e line interactive).
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor pedromiguelcp » Terça Mai 27, 2008 17:14

Como é que se estraga o PFC? o power factor correction ou em portugues correcção do factor de potencia apenas introduz condensadores em paralelo com os circuitos da fonte para criar potência reactiva. O PFC activo é um sistema que corrige automaticamente o factor de potencia para valores perto de 1, ou seja, mete automaticamente condensadores em paralelo quanto mais for preciso mais condensadores liga. isto o que quer dizer, o factor de potencia 1 quer dizer que toda a potencia é activa e não reactiva. Como sabem as UPS vêm em potencia aparente VA, para se saber os Watts tem que se multiplicar pelo cos (fi), pelo que as UPS tanto produzem activa como uma parte de reactiva. No PFC passivo o numero de condensadores é fixo e independente da carga pedida à fonte de alimentação.
O que pode estragar são os condensadores que fazem a correcção do factor de potência, talvez o PFC activo seja mais fragil que um PFC passivo, dai a maior facilidade em estragar talvez.

Mas ainda gostava de saber se o PFC é bom para os componentes do pc ou para a rede electrica da casa. Porque potencia reactiva a fonte deve sempre de pedir e tem que ser fornecido. Agora podem ser os condensadores a gerar essa potencia, ou pode vir a potencia da rede electrica. Mas em baixa tensão não se paga a potencia reactiva, por isso, a minha duvida em relação à utilidade do PFC ou correcção do factor de potencia.

A fonte fornece corrente continua ao pc certo? se assim for, os componentes do pc não pedem potencia reactiva, pois esta só existe em corrente alternada. Dai o PFC activo, penso eu, que só benefecia a rede electrica da casa.

O que acham? :nada:
C2D E6750 @ 3.6Ghz | cooled by TT LFB
OCZ DDR3 Gold 2x1Gb 1350mhz 8-8-8-20 @ 1.9V
Gigabyte GA-P35C-DS3R
XFX GeForce 9600GT
Seagate Barracuda 7200.11 500GB 32mb
Powered by: Corsair TX750
pedromiguelcp
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Set 09, 2005 13:35

Mensagempor d3$tt » Terça Jul 22, 2008 20:45

Ola a todos! Tou aki denovo, com duvidas novas. :P

Hoje ligou-me o tecnico da loja e, que surpresa, disse que a fonte estava a dar sem problemas num dos sistemas que eles la têm! Eu até fiquei confuso...
Como ela não funcava em nenhum dos 2 sistemas que euesperimentei e agora voltou a dar... :roll:

Eu expliquei ao tecnico e ele tambem ficou confuso, depois disse lhe que suponho que a instalação electrica da minha casa não possui ligação a terra e perguntei-lhe se pode ter a ver uma coisa com outra. Ele disse que a fonte OEM que tenho agora a funcar no sistema podia estar a funcionar porque não tem a protecção contra picos de tensão, enquanto que a OCZ tem essa protecção e porque o sistema não esta ligado a terra a fonte activa a protecção e não arranca.

Eu não tenho certeza se tenho ou não a ligação ao terra, disse ao tecnico que não tenho, porque qundo toco na chapa do PC e no chão ao mesmo tempo, as vezes apanho um pequeno esticão. O que acham?
Alguem sabe como posso verificar se tenho ligação a terra, só para ter a certeza?
Acham que a teoria do tecnico esta certa?
É que ela funcava durante 9 dias e só depois é que "avariou", não me parece ser da terra, senão ela nem no primeiro dia devia de arrancar, não é?
Não sei se fui claro ao tentar explicar, mas se entenderam, agradecia uma ajudinha.
:wink: Desde já obrigado e cumps.
d3$tt
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor joaoreis00 » Quinta Jul 24, 2008 20:31

d3$tt Escreveu:
joaoreis00 Escreveu:

isso é relativo... mas axo q nas OCZ nao duravam mt no caso de uma BQ q tive ate demorou algum tempo...

mas isso tb depende de qt em qt tempo é q tens a UPS a funcionar em modo bateria (qd falta a luz ou ha picos) é ai q se lixam...
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor jovem.fabrice » Segunda Ago 18, 2008 1:10

olha eu acredito no caso.. tenho uma UPS de merd* uma LC Power 550W.. o qué certo é que nessa maquina que tem a UPS apesar de finte ser boa e mais que suficiente para a maquina fiquei sem motherboard que avariou .. e agora há coisa de dois meses foi a grafica que morreu.. (e tudo hardware com cerca de 2 anos e meio : Asus A8N-sli deluxe e nvidia 7800GT..) .. agora tenho a fonte num pc mais antigo(amd 2600+, 6600GT, 1gb RAM) e ela faz uns ruidos meio esquisitos que só param ao fim de o pc tar ligado pelo menos 30 minutos..

pa compensar tinha uma segunda fonte LC POwer tambem de 550W que sempre foi usada sem UPS durante 3 anos e nessa maquina nao se estragou hardware nenhum...

como posso saber se tenho o PFC da fonte lixado ? é k ja agora testava isso e comparava das duas fonte k são iguais (uma usada sem UPS e a outra que sempre usei com UPS)
jovem.fabrice
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jun 25, 2008 17:59

Mensagempor alr_tech » Segunda Ago 18, 2008 11:05

boas
pedromiguelcp Escreveu:Como é que se estraga o PFC?....

Mas ainda gostava de saber se o PFC é bom para os componentes do pc ou para a rede electrica da casa. Porque potencia reactiva a fonte deve sempre de pedir e tem que ser fornecido. Agora podem ser os condensadores a gerar essa potencia, ou pode vir a potencia da rede electrica. Mas em baixa tensão não se paga a potencia reactiva, por isso, a minha duvida em relação à utilidade do PFC ou correcção do factor de potencia.

A fonte fornece corrente continua ao pc certo? se assim for, os componentes do pc não pedem potencia reactiva, pois esta só existe em corrente alternada. Dai o PFC activo, penso eu, que só benefecia a rede electrica da casa....
Vamos lá validar isso...
Como tu disseste em termos gerais o PFC compensa as diferenças de carga, e tenta absorver a corrente devolvida (reactiva) que num Pc é muito baixa...
Ora essa compensação passa por diversos estágios, onde um conjunto de comparadores está sempre a verificar a tensão em diversos pontos e fazendo diminuir ou aumentar esses mesmos valores para manter a tensão segundo a potencia pedida pelos componentes do PC....
a terra neste caso tem alguma importancia pois dá uma tensão de referência... além de escoar as altas tensões geradas pela estática e os nossos corpos... (isto muito resumidamente...)...

ora este constante validação faz com que os componentes aquecam... é certo que são fabricados para suportarem valores altos...
mas, infelizmente... bons componentes tem custo alto.... e nem sempre são usados os melhores para cada caso.. tudo por motivos de custo..

Como voçês sabem (e se não sabem vão passar a saber) a corrente alterna, tem uma repesentação de uma sinusoidal... ou seja vai de zero a 220V, volta a zero, continua até -220 volta zero e por aí fora... (ou seja alterna entre um valor positivo e um negativo, por isso o termo alternada)... e este processo ocorre 50 vezes por segundo... os tais 50Hz

evidentemente que só em laboratório se tem uma sinusoidal bonita...
com a corrente das nossas casas esse valor, oscila, existe o chamado ruido... que cria picozinhos ao longo da linha da sinusoidal..

com o processo de transformação (rectificação) da corrente alterna em continua.... esse ruido propaga-se,
Numa Fonte... um conjunto de técnicas e componentes condensadores, resistências e CIs... consegue-se limitar dentro de parâmetos padronizados esse ruido...
Fazendo chegar aos terminais dos nossos componentes uma corrente continua bastante limpa...

ora uma fonte está á espera de, ser alimentada por, uma corrente alterna sinusoidal, TB dentro de determinados parâmetros....

O que se passa dentro de uma UPS ....
a corrente alterna entra, é transformada, limpa... (parte é usada para a bateria) transformada novamente em corrente alterna (à sempre algum ruido na saída) e vai para a fonte do PC....

Existem diversos processos usados para filtrar a corrente numa UPS, ver artigo aqui no forum sobre UPSs...

o que se passa quando a UPS está a operar em modo bateria....
um circuito oscilador transforma a corrente continua em alterna, amplifica-a e produz os 220V alternos....

ora aqui é que está o busilis.... a fonte está a pedir uma corrente alterna com uma sinusoidal dentro de determinados parâmetros....
ora o que se passa é que algumas UPS dão uma sinusoidal muito próxima de uma onda quadrada (a passagem aos 220 é quase instantanea e não gradual...chegando a haver 2 a 3 picos e não um como deveria ser...).... e tal dá cabo do circuito de PFC e dos diversos circuitos de rectificação...
pois estes irão tentar compensar tais diferenças de tensão... irão oscilar de tal maneira que aquecem de mais e queimam...
(o processo em si varia, pois este é complexo e varia com cada implementação dos fabricantes... mas, o resultado final é o mesmo.. :( )

alguns deixam mesmo de funcionar (circuitos de protecção disparam)...
por isso parece que a fonte se foi.... mas os tipos do RMA dizem que não...

d3$tt

pelas reviews que li essa fonte não é má...
mas, valida o seguinte....
viste alguma luz dentro da fonte?
algum flashzito... fumo... cheiro?

pode ter sido de facto uma protecção...a impedir o normal funcionamento...
chegaste a experimentar só ligando a board... sem discos e outra unidades.. para ver se funcava..

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Anterior

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante