Substituição de fonte? dúvida...

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Substituição de fonte? dúvida...

Mensagempor kelsinni » Sexta Abr 09, 2010 15:59

Boas ppl...

recentemente fiz um upgrade à minha makina e a board que comprei tem uma ligação ATX 12v 2x4pin.
A fonte que tenho neste momento é uma LC Power SuperSilent 550W Model LC6550 versão 2.0 que tem duas ligações 2x2pin, uma para ligar sozinha directamente à board e outra para juntar à ligação ATX 12v de 20pins para transforma-la em 24pins.

Pelo que tive a pesquisar, para aproveitar esta fonte será necessário um destes adaptadores:
Imagem

Imagem

Já me fartei de googlar mas não consigo encontrar nenhum deles...se não conseguir ararnjar nenhum deles terei mesmo que substitir a fonte. Alguém sabe de alguma loja que os venda? (de preferencia na zona de Lisboa)

Obrg

Cumps
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Abr 28, 2005 16:41

Mensagempor kelsinni » Sexta Abr 09, 2010 23:32

Afinal parece que tem de haver mesmo uma substituição da fonte :)
Parece que morreu...vou ter mesmo de comprar uma fonte nova.

Já tentei liga-la com um um clip no fio verde e outro num dos pretos que estão ao lado com uma ventoinha ligada e nada...nem sinal.

Até tentei liga-la a uma board antiga que tinha aqui e nada também por isso 99,99% de certeza que morreu...vou so amanha testa-la com um multimetro para descargo de consciencia.

Ainda bem que morreu antes de ter comprado um adaptador desses :) assim sempre poupei uns €'s

Posto isto agora preciso mesmo de ajuda para comprar uma nova, portanto o "tópico" passará a ser algo do género: "Fonte de alimentação até 50/60€...ajuda"

Entao o meu sistema é:

AMD Phenom II X3 710
Gigabyte nVidia 9800GT OC
1xWD 320Gb
1xSeagate 80Gb (que raramente uso, tenho-o mais para os backups)
1xDVDRW (que tambem raramente uso)
2x2GB DDR3 PC12800 OCZ Platinum
3xFAN 120mm
A juntar a isto estou a pensar montar um sistema de Watercooling portanto para estas contas irá entrar tb mais 2xFAN 120mm e uma bomba 12v

O orçamento disponível anda à volta dos 50/60€ máx. e se houvesse por ai alguma coisa boa dentro deste orçamento estava a pensar numa fonte modular, senão terei que optar por uma normal.

Para esta "lista" de material aproximadamente que potencia em watts e quais as voltagens aconselhadas para cada rail deverá ter?

Agradecia ao pessoal que esteja mais por dentro do universo das fontes que me desse uma ajuda e aconselhasse algumas marca/modelos.

Já ouvi falar muito bem das Corsair mas pelo que vi as quer as modulares, quer as normais e mesmo as mais "fracas" de 450w amandam-se ai p perto dos 70€ :(

Outras marcas/modelos que já dei uma olhadela são:
MODULARES:
- OCZ ModXstream-Pro Power Supply 500W (Modular) 58.5€
http://www.overclock3d.net/reviews/powe ... pro_500w/5

- LC POWER 480W Scorpio Ventoínha 120mm (Modular) - LC6480S 57,5€
http://www.lc-power.de/index.php?id=174&L=1

- LC POWER TITAN 560W Ventoínha 140mm Silent - LC6560T 55€

NÃO MODULARES:
- LC POWER Green Power V2.3 650W Ventoínha 140mm - LC6650GP3 53€

- HALFMMAN Fonte Alimentação RED Storm 750W Silent Preto 47€

Todas as ajudas/opiniões serão bem vindas

Obrg

Cumps
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Cokz » Sábado Abr 10, 2010 2:00

As Corsair são caras porque numa fonte de 450W por exemplo, são 450w reais que tens...
Já li essa info aqui no forum penso eu...
Esta LC POWER Green Power V2.3 650W Ventoínha 140mm - LC6650GP3 53€ é uma boa fonte...

cumps
Cokz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 18, 2010 14:21

Mensagempor kelsinni » Sábado Abr 10, 2010 14:23

boas...
para além destas tb ouvi falar muito bem desta:

Be Quiet Pure Power L7 530W
http://www.be-quiet.net/be-quiet.net/in ... iteLang=en

mas como não é modular e o preço já ronda os 65€+- já me foge um pco às contas.

Estou mais inclinado para a OCZ ModXstream-Pro Power Supply 500W (Modular) de 58.5€ que segundo o site tem tb uma eficiencia de 86%, 18A nos +12V1 e +12V2 e 25A nos +5V e +3,3V que penso que sejam sufucientes para os componentes que tenho. Para além disso entá à venda num local onde já comprei material e relativamente perto. A outra OCZ falada aqui, OCZ StealthXStream 500 W, tem uma desvantagem grande pois não tem ficha 12v 8pins EPS CPU e ainda é mais cara.

Em alternativa, uma das LC POWER, a LC POWER 480W Scorpio ou a LC POWER TITAN 560W que apesar de nos +12V1 e V1 terem a os mesmos 18A estas têm mais nos +5V e nos +3,3V. Contudo, LC POWER não será certamente a mesma coisa que OCZ certo? Para além disso a OCZ oferece 3 anos de garantia e penso que as LC apenas 2.
A única coisa "negativa" que li em reviews desta OCZ tem a ver com a escolha da OCZ em usar apenas um grande condensador, e não vários condensadores mais pequenos porque diz que é mais entendido nesta matéria que é preferível ter vários condensadores pequenos para reduzir possíveis ondulações. Nas LC não sei como serão.

Algumas outras alternativas a estas?:)

Obrg

Cumps
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor CryptorX » Sábado Abr 10, 2010 15:43

Boas...

Eu estou muito longe de ser um grande entendido em fontes mas graças a muitos aqui do fórum já tenho aprendido alguma coisa e pelo que sei, se tivesse que escolher uma fonte porreira para 50~60 euros era muito provável que optasse por essa LC Power 650w Green Power.

Como se pode ver aqui...

http://www.80plus.org/manu/psu/psu_repo ... Report.pdf

...tem uma eficácia média de 83.86% quando usada a 20%----(input=145.61w \ output=122.10w)
------------------------------------ 88.52% quando usada a 50%----(input=342.10w \ output=302.82w)
------------------------------------ 87.66% quando usada a 100%--(input=676.90w \ output=593.40w)

A única coisa que talvez me deixasse um pouco de pé atrás é o facto de até á data nunca ter ouvido muita coisa boa acerca de fontes multi rail, não sei porque, mas dizem que fontes single rail são melhores, agora em que e a que ponto já não te sei dizer mas de certeza que há por aqui entendidos na matéria que te devem de saber explicar isso, é que eu só vejo watts, amperes e eficácia.

E para acabar... não sei se já fazes isso ou não mas aconselho-te vivamente a dar sempre uma espreitadela no site da 80plus sempre que vires alguma fonte que te interesse para veres a eficácia dela, se não aparecer lá é porque tem menos de 80% de aproveitamento, ou seja, se por acaso a fonte for de 500 watts nunca há de chegar a ter uma potência real superior a 400w.

Cumps
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor cmrosado » Sábado Abr 10, 2010 16:46

Para esta "lista" de material aproximadamente que potencia em watts e quais as voltagens aconselhadas para cada rail deverá ter?

O water cooling não sei quanto gasta mas sem water cooling isso não chega aos 300W reais (de consumo máximo com um jogo exigente por exemplo). Se fizeres overclock o consumo tambem sobe.
Com Watercooling e oc penso que isso nunca passará dos 350W. Para um consumo de 350W os amperes necessários nas linhas de 12v andarão pelos 25 (de valor real e conjunto das várias linhas) --------» partindo do principio que as outras linhas ficarão responsáveis por 50W as de 12v. ficarão responsáveis por 300W (300:12 = 25).
O facto de uma fonte ter por exemplo duas linhas de 12v. com 19 amperes cada (LC 650W GP), isso não quer dizer que o combinado seja 38 pois os amperes combinados dependem do total de watts que a fonte disponibiliza para essas linhas.
Por exemplo no caso da OCZ MOD 500W http://www.ocztechnology.com/images/awa ... charts.jpg a fonte disponibiliza 432W para as duas linhas de 12.
Fazendo a conta 432:12 dá 36, o que indica o máximo as duas linhas em conjunto podem ter. Neste caso como cada uma tem 18A os watts não limitam as amperagens das linhas. Mas por exemplo no caso da LC 650W GP a potencia combinada para as duas linhas não chega a 400W, o que quer dizer que dará cerca de 32 amperes para as duas linhas que têm 19 amperes cada. Assim, neste caso, se uma linha tiver nos 19 amperes a outra só pode ir até aos 13 (o que perfaz 32).
A LC 600W GP tem essa sim tambem 432W para as linhas de 12v., ou seja pelo menos no papel, tem mais potência que a versão de 650W (mas é menos eficiente).
Essa Be Quiet tem 420W para duas linhas de 22 amperes -----» 420:12 dá 35, o que quer dizer esse valor de 35 é que é o valor máximo (e não o somatório de 22 com 22).
Encontras aqui as amperagens conjuntas das linhas de 12v. para cada fonte: http://forums.guru3d.com/showthread.php?t=205763
Outra coisa é saber se as fontes 'de facto' cumprem com esses valores que vêm esquematizados.
Dessas que aí tens e tendo em conta que o PC vai levar mais 'tralha' talvez a OCZ seja mesmo a melhor opção.
Podes ler aqui opiniões de quem a comprou: http://www.newegg.com/Product/ProductRe ... 6817341016
As fontes não convem estarem muito perto do seu limite por tornam-se menos eficientes do ponto de vista energético, aquecem mais e ficam mais barulhentas.
Para calcular consumos totais pode-se recorrer a sites como este: http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp ou então ver em reviews de placas gráficas onde normalmente os consumos avançados são do consumo total do sistema (que aparece descrito no topo da página) http://www.techpowerup.com/reviews/Gala ... GB/27.html
Tanto num caso como noutro não se pode contar com grande rigor mas já dá para ter uma ideia.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor kelsinni » Sábado Abr 10, 2010 17:29

Realmente e vistas bem as coisas, a julgar pelo site 80 Plus a LC POWER Green Power V2.3 650W - LC6650GP3 está lá com rating Bronze:

ao passo que a OCZ ModXstream-Pro Power Supply 500W - OCZ500MXSP só tem rating Standard:

Apesar de não ser modular, a LC POWER tem os fios todos com sleevs o que também não é mau. E a julgar tambem pelas amperagens parece ser superior à OCZ (na teoria)

2ª feira ja tenho de ter em mente qual irei optar (à partida por uma destas 2) mas até lá irei continuar a dar uma olhadela às opinioes e à experiência do ppl que aqui vai postando...

Obrg pela vossa ajuda ;)

cumps
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor kelsinni » Sábado Abr 10, 2010 18:10

cmrosado Escreveu:
"... Mas por exemplo no caso da LC 650W GP a potencia combinada para as duas linhas não chega a 400W, o que quer dizer que dará cerca de 32 amperes para as duas linhas que têm 19 amperes cada. Assim, neste caso, se uma linha tiver nos 19 amperes a outra só pode ir até aos 13 (o que perfaz 32).

De facto é muito bem observado isso. A LC tem "apenas" 368W para as duas linhas de 12v logo, logo 368:12 não chega a 31A para as duas linhas ao passo que a OCZ são 36A. Mas tambem nas outras duas llinhas, a de 3,3V e a de 5V a LC disponibiliza um pouco mais de watts que a OCZ

Penso que mais Watts nos de 12v será mais importante e acho que à partida os 150W nos 3,3v e nos 5v devem chegar para o que tenho...
Editado pela última vez por kelsinni em Domingo Abr 18, 2010 19:47, num total de 1 vez.
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor kelsinni » Quarta Abr 14, 2010 13:41

BOas novamente...
já está decidido. Tinha optado pela OCZ mas já não a consegui encontrar ao preço que tinha visto por isso vou mesmo ficar com a LC POWER.
Penso que para o que quero e para os componentes que tenho e que estou a pensar ter é mais que o suficiente. Por 53€ e numa loja fisica penso que não encontraria melhor.

De qualquer forma obrigado a todo o ppl aqui do forum que postaram as opinioes e que me ajudaram.

Cumps
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante