controlador de fans com corta corrente

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

controlador de fans com corta corrente

Mensagempor Jet_Black82 » Segunda Abr 04, 2005 17:58

é o seguinte, alguem sabe de algum controlador de fans k ja venha com corta corrente?? é k a nte kria deixar o PC a downlodar e tenhu fans com leds, logo mta luz dentro do kuarto (pa n falar do baskeiro :S ) se n souberem de nda digam ao menos se me arranjam um componente electronico que me mantenha durante um tempo (uns mili segundos) a tensao a 0V (GND) é k ja tenhu um projecto em mente so k me falta essa cena pa fazer preset a uns flip flops para que ao ligar o PC n fikem umas fans ligadas e outras desligadas (ja k os flip flops sao um bocado imprevisiveis quando sao ligados). se n for mt incomodo digam-me tb se existe um transistor FET que aguente uma variação de 7 a 12V entre o dreno e a fonte e 5V fixos na gate e k aguente tb 170mA na saida (este será o interruptor electrónico) axo k por agora xega :P

thanks in advance ;)

Cumps Jet
<_/\_> Barton 2800+
<_/\_> ASUS A7N8X Dx
<_/\_> twintech 7600GT
<_/\_> 2x512 DDR400@400 (OEM)
<_/\_> Seagate 7200.10 320GB
<_/\_> Powered by BeQuiet Colorline 450W ATX 1.3
Jet_Black82
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Abr 24, 2004 11:33

Mensagempor samtech » Domingo Abr 10, 2005 0:35

Eu tou a ver a tua ideia, mas não estou a ver o circuito que tás a usar, uma ideia era tipo um timer que efectivamente fize-se o reset dos flip-flops, vi um circuito desse tipo no site da http://www.bit-tech.net ,do transistor tens de fazer umas pesquisas pra encontrar o que pretendes, eu pelo menos na sei.

Por exemplo eu no meu Baybus que é uma cena simples com um regulador de tensão (LM317T) tem corte de corrente geral que desliga tudo, mas com interruptor, andava pra fazer um controlado por um PIC com PWM , até tenho o protótipo a funcar,falta ainda desenvolver melhor os controlos da velocidade e mais umas cenas lá plo meio, só que me falta o tempo e paciencia actualmente...

Samtech
LapTop System:
Acer Aspire 2012WLMi

Central System:
Chieftec Dragon Modded
Samtech LCD Bay
AMD XP 2400+
512 Mb OCZ PC3200
Asus A7N8X-eluxe
400 Gb
samtech
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jun 07, 2004 2:24

Mensagempor AMDista » Domingo Abr 10, 2005 21:26

Ja agora gostava de saber um controlador k desligasse totalmente as fans... é que para utilização full....preciso de airflow na caixa por causa do overclock...mas durante a noite nao....
Abraço
iMac 17" - MacOsX Snow Leopard
F.Siemens AMILO S1520 - Ubuntu Netbook Remix
AMDista
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jan 29, 2005 11:58

Mensagempor HidEaL » Domingo Abr 10, 2005 23:11

AMDista Escreveu:Ja agora gostava de saber um controlador k desligasse totalmente as fans... é que para utilização full....preciso de airflow na caixa por causa do overclock...mas durante a noite nao....
Abraço

Coolermaster Aerogate 3 e Zalman ZM-MFC1 (tens 6 canais, sendo que 2 permitem a alternância entre 0v, 5v e 12v, até podes lá ligar neons :)).

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor Jet_Black82 » Terça Abr 12, 2005 19:38

samtech Escreveu: Eu tou a ver a tua ideia, mas não estou a ver o circuito que tás a usar

bastam flip flops D realimentados com a saída ~D (D negada) apartir daí basta dares impulsos de clock e akilo muda de estado alternadamente de 0 para 1 ou de 1 para 0.

samtech Escreveu: uma ideia era tipo um timer que efectivamente fize-se o reset dos flip-flops.

essa cena dos timer's parece-me boa ideia, so k n precebo patavina disso n sabes onde posso encontrar documentação sobre isso e onde os posso encontrar a venda??

bg samtech, ja me deste umas luzes :)

Cumps Jet
<_/\_> Barton 2800+
<_/\_> ASUS A7N8X Dx
<_/\_> twintech 7600GT
<_/\_> 2x512 DDR400@400 (OEM)
<_/\_> Seagate 7200.10 320GB
<_/\_> Powered by BeQuiet Colorline 450W ATX 1.3
Jet_Black82
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Abr 24, 2004 11:33