Também estou com o mesmo dilema. Actualmente tenho uma Sonata original com a respectiva fonte de alimentação e uma ventoinha Noiseblocker extra. Desde que tenho um Zalman 7000B o silêncio satisfaz-me completamente. O único que se ouve é a 6800GT, mas com ajuda do rivatuner consigo calá-la. Só não me agrada muito o "air flow" da caixa.
A Sonata II difere apenas em pormenores, e tem aquele ACAG cuja utilidade é duvidosa a julgar pelas reviews. Pelo menos sei que tem grelhas melhores (já estive a pensar nas mods que podia fazer a minha Sonata para remediar...mas não há pachorra para isso).
A ventoinha de 120mm de origem na Sonata I só presta se ligada as tomadas "fan only" da fonte de alimentação original (5-7V, creio). A 12V não só é insuportável como não é eficaz. A Sonata II vem com uma ventoinha com três velocidades (5, 7 e 12V talvez?) e possivelmente os 12V também serão para esquecer. A Noiseblocker uso-a sempre a 12V e praticamente não se ouve.
A SLK3000B parece ser muito melhor em air-flow, com lugar para uma verdadeira ventoinha in-take e com o espaço para os discos bem mais aberto, apesar da montagem nas Sonatas ser muitissimo prática.
A Sonata II também resolve a chatisse da portinhola. Sou cuidadoso e ainda não a parti, mas é uma chatisse.
A P180 está fora de questão: demasiado grande e cara.
Dito isto, o que eu gostava era uma P150 em preto