Boas...
Ontem á noite abri a caixa do PC com ele ligado para ajeitar um cabo que estava a roçar numa fan e mal lhe toquei ouvi um estalo, uma clarão azul e o PC desligou-se instantaneamente, penso que terá sido um curto circuito, tentei voltar a liga-lo e nada, verifiquei se estava tudo no sitio e não consegui achar nada de mal, tripei, tripei e depois tripei mais um bocado e nada, desisti passado uns vinte minutos mais coisa menos coisa, depois, sentado na cadeira do pc já a fazer contas aos prejuízos que se fosse "só" as memórias, cpu, gráfica e board já passava 750€, já estava mesmo num estado de desespero e só mesmo naquela de tentar uma ultima vez voltei a liga-lo e não é para grande surpresa minha que o gajo ligou e estava tudo ok... Mesmo assim ainda fui correr uns testes, corri o prime95 para ver se apanhava erros no cpu e em quase uma hora 0 erros, depois corri o memtest e fui ver um filme, passadas +/- duas horas 0 erros.
Mas mesmo assim fiquei preocupado com o tempo que o pc ficou sem ligar o que me deixou desconfiado de que qualquer coisa não está bem, eu sei que a minha fonte que é uma HX750 protege o meu pc de picos de corrente entre outras coisas, mas curto-circuitos não sei, o cabo que acho que fez curto circuito era um molex, pelo menos quando estava a verificar se estava tudo bem tinha encontrei um que estava extremamente quente e "por acaso" era o cabo que ia a desviar (que estava a roçar na fan) e penso que possivelmente a minha sorte terá sido o facto de não ter mais nada ligado a esse cabo a não ser fans e um neon.
Há por ai alguém que me possa sugerir mais alguns testes para ver se está tudo bem e já agora que me possa dar uma explicação para o facto de o meu PC ter ficado 20 minutos sem ligar?
Cumps