Potencia das UPS e outras questoes

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor ADFC » Segunda Mai 07, 2007 13:58

erik Escreveu:
xiuz5 Escreveu:pessoal, queria um UPS, não muito caro para protegre(picos de tensão devido a trovoada) um pc com fonte 430W, uma multifunções e e outros perifericos.
Brigs

Eu diria que se 800 VA = 480 W talvez um UPS - 1000VA = 600W fosse mais aconselhável, permite maior margem para futuras "ampliações".
De certo que um 800 VA poderá ser suficiente para essa Fonte, para o monitor e mesmo para a multifunções e algum outro periférico, o que também depende do que pretenderes ligar mais.

Quanto à protecção de picos, desde que tenhas o fio de terra ligado nas tomadas a grande parte dos UPS faz o seu trabalho.

UPS line-interactive é preferível a UPS Offline por todas as razões que o ADFC já explicou com uma pachorra daquelas...
No entanto não se morre por ter um UPS Offline! :oops:

Quanto a marcas, no meu entendimento por ordem qualitativa decrescente na comparação de gamas de características "idênticas" APC, PHASAK, NGS, MUSTEK.

Depende muito teu orçamento, se quiseres gastar pouco compra um Mustek, se UPS line-interactive tanto melhor, das outras marcas só aconselho mesmo UPS line-interactive.
S puderes gastar um pouco mais compra um NGS e se quiseres ter uma UPS de muito boa qualidade a preços significativos compra um APC.

mas há quem saiba mais disto...

:P

Olá xiuz5!

Está respondido!

Agora só tens de estudar o teu orçamento.

Boa sorte
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 31, 2005 2:32

Mensagempor ADFC » Segunda Mai 07, 2007 15:23

xiuz5 Escreveu:esse é que é o problema a minha casa ja é antiga e penso que não tem ficha terra, e queria um ups para proteger dos picos. quanto ao dinheiro esse não abunda mas de 60 a 80 euros ainda é possiel dar.

Olá xiuz5!

Achas que não tens uma tomada de terra?
Uma tomada de tensão Schuko (com Terra de Protecção) terá o seguinte aspecto:
Imagem

Caso contrário, será uma tomada de tensão para conexão Tipo-C Europlug CEE 7/16 (Fase+Neutro) e terá o seguinte aspecto:
Imagem

Não é aconselhável ligar qualquer equipamento informático (com fichas Schuko) a tomadas para conexão Europlug CEE 7/16!
Isso poderá anular a garantia de certos equipamentos e provocar comportamentos imprevisíveis por parte de certos dispositivos electrónicos (devido à ausência de Terra de Protecção).

Fica a recomendação xiuz5!
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor erik » Segunda Mai 07, 2007 15:45

mesmo tendo tomadas de tensão Schuk, para teres a certeza desliga o quadro e tira o espelho à tomada e verifica que tens 3 fios, um deles terra amarelo que fica ligado aos pinos laterais.

digo isto porque há instalações antigas que têm as tomadas todas com terra mesmo sem ter um cabo ligado à terra, em alguns casos os espelhos partiram com o tempo e foram sendo substituídos e quando existe nem sempre o cabo de terra ligado ao quadro cobre todas as fases ou todas as secções de uma fase.

cumps
erik
Novato
Novato

Registado: Quarta Mar 07, 2007 14:38

Mensagempor xiuz5 » Segunda Mai 07, 2007 22:04

esta confirmado pelo o meu pai, a tomada não tem fio terra(ja é uma instalação antiga), agora o que devo fazer??
Caixa Matrix 2
CoolerMaster eXtreme 430 W
AMD Athlon 64 3000+ Box (Venice)
ASUS A8R-MVP
Sapphire X550 256 MB Pci-e
1x80 GB Seagate ATA 133 MB's
1X80 GB Hitachi SATA 3GB's
2x512 MB TwinMos
DVD NEC ND -3540A
xiuz5
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Ago 04, 2005 10:53

Mensagempor alr_tech » Segunda Mai 07, 2007 23:06

boas

acho que já está por aqui respondido...
mas, cá vai...
a terra é necessária para as protecções da UPS funcionarem como deve ser...
sem ela os filtros podem nem funcionar....
funciona como UPS, mas a filtragem poderá ficar afectada...

agora, depende...
se viveres num prédio a coisa complica-se...
se for numa vivenda... ainda podes tentar um truque.... que é comprares uns metros de cabo de terra, uma vara de cobre para terra (compra-se em algumas casas de artigos eléctricos)
procuras um lugar fora de casa afastado um metro ou dois da parede...
longe de tubos de água/gaz ou de zonas alagadiças, pelo menos quando chove...
arranjas um pedaço de tubo de plástico (PVC) com pelo menos uns 15 cm de diâmetro, por 30 de comprimento, se possível arranja uma tampa para isso..
preparas o solo, fazendo um buraco com com uns 20 cm de largura...espetas lá o tubo e no centro espetas a vara de cobre.
de modo a que o tubo sai 1 cm ou coisa da superfície, a terra dentro do tubo tem de ficar aí a uns 3 cm abaixo do bordo...
a vara fica no centro e saia para aí uns 2 cm da terra, de modo a que se possa lá ligar o fio de terra que compraste...
(depois de tudo ligado podes colocar a tampa no tubo de PVC)

a outra ponta do fio tens de fazer com que chegue ao teu quarto...
compras uma tomada tipo Schuko com terra e o fio amarelo de terra liga ao conector central...

não é muito difícil....
também dá num prédio (aqui à uns anos fiz isso em casa dos meus pais.. nas traseiras tínhamos um quintal..) o único problema tem a ver com a estética se morares nos andares superiores como era o nosso caso...

cumps

PS - o esquema de terra descrito funciona para a protecção do PC, mas não é indicada para instalação geral de terra para toda a casa... a barra ou barras poderão ser maiores, dimensionadas em função da potencia eléctrica da casa.
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor xiuz5 » Terça Mai 08, 2007 13:46

ok fiquei esclarecido. O meu pai é que domina a eletricade aqui na casa(vivenda), talvez de para adptar o fio terra na tomada. brigs
Caixa Matrix 2
CoolerMaster eXtreme 430 W
AMD Athlon 64 3000+ Box (Venice)
ASUS A8R-MVP
Sapphire X550 256 MB Pci-e
1x80 GB Seagate ATA 133 MB's
1X80 GB Hitachi SATA 3GB's
2x512 MB TwinMos
DVD NEC ND -3540A
xiuz5
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Ago 04, 2005 10:53

Mensagempor DinhaBoy » Segunda Jun 04, 2007 10:42

Olá,

Ontem houve uma avaria na zona onde moro, e faltou a electricidade durante umas horas. Quando esta voltou, danificou bastantes aparelhos a alguns vizinhos meus, porque aparentemente o técnico fez asneira.

O pico, ou o excesso de corrente, foi suficiente para danificar televisores, videos, fontes de alimentação de PC's, e outros transformadores de vários aparelhos.

Felizmente na minha casa não se danificou nada, visto que isto apenas afectou alguma(s) fases.

Acontece que agora a minha UPS, uma Mustek PowerMust 600VA USB, tem-se comportado de maneira estranha.
Quando houve o corte de energia, ele estive ligada alguns minutos, e depois desliguei-a no botão.

Segundo o programa UPS Control, a UPS por vezes baixa a corrente de saida, do valor normal para 210V mais ou menos. Quando isto acontece, ouve-se um pequeno estalo e noto que o candeeiro baixa de luminosidade.

Aqui ficam os screenshots do programa.

Funcionamento normal:

Imagem

Depois de o pequeno estalo:

Imagem

Ontem aconteceu umas 5 vezes que eu tenha notado, e hoje antes de escrever este post, baixou e aumentou várias vezes em cerca de um minuto.

Pretendo saber portanto, se o problema por algum motivo poderá estar associado à avaria que afectou a minha região, ou se é apenas coincidência e a UPS está a avariar.

Obrigado deste já.
DinhaBoy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Dez 02, 2004 11:45

Mensagempor alr_tech » Segunda Jun 04, 2007 11:40

boas

por aqueilo que entendi, quando faltou a luz a UPS comportou-se normalmente.... desligaste a máquina e desligaste a UPS...
certo?

agora quando está a funcionar, de vez em quando dá uns estalos, uns clics fortes...
é isto...

bém se não estou em erro...
a UPs está a funcionar bém...
os clicks é por e simplesmente as protecções a activarem quando a corrente flutua muito....
quer para cima quer para baixo..

poderias ter desligado a UPS da tomada antes da electrecidade ter voltado...
mas não creio que o circuito primário tenha sido afectado...
deve ser por e simplemente a EDP que ainda se encontra a substituir alguns aparelhos deles que se avariaram..
e enquanto os trabalhos não estiverem terminados, a tensão irá continuar a oscilar...

(na minha zona a tensão oscila muito e o que relatas é normal... de vez em quando lá está a UPS a clicar..)

não sentes nenhum cheiro a queimado junto à UPS, nem junto à fonte?

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor DinhaBoy » Segunda Jun 04, 2007 12:22

Olá, e obrigado pela resposta.

Sim, curiosamente faltou a electricidade no momento exacto em que carreguei no botão para suspender o PC, mas a UPS continuou ligada a alimentar o router e o disco externo, desliguei-a passado uns minutos.

Mas mesmo que a UPS esteja a activar as protecções, a tensão de saida não deveria ser sempre de 230/240V? Actualmente está nos 208V, nunca vi este valor assim.
Estará este valor correcto como forma de protecção? A tensão de entrada tem oscilado entre 240 e 245V.

Se a desligar da tomada, ela muda para as baterias, dá o estalo e a tensão de saida mantém-se estabilizada nos 227V, valor normal.

Aparentemente a minha casa não foi mesmo afectada, creio que apenas afectou uma fase. Isto porque os danos causados foram de 2 em 2 casas mais ou menos.

Quanto ao cheiro, não sinto nada anormal.

Cumps
DinhaBoy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Dez 02, 2004 11:45

Mensagempor pimpware » Sexta Ago 17, 2007 21:00

Boas

Não querendo ser abusivo, é o meu 1º post, gostaria da vossa opinião sobre 1 UPS para 2 PC's ...

Actualmente tenho uma Mustek Powermust 600 e sempre se portou bem com o meu sistema actual :

Celeron 2.4
Mboard Asus p4p800 sx
2 Gb
gráfica Radeon 9600
2 Discos de 40 Gb
Dvd-rom
Dvd rw
placa tv
placa fax/modem
TFT 17"

A UPS em idle anda nos 30% de carga e em modo "puxado" vai aos 40%.

Vou montar um novo pc, Quad Core q6600 com componentes semelhantes ao Celeron e sem a placa tv e sem overclocks, penso que não vai consumir assim tanto como se diz.

A minha questão é a seguinte, vou ficar com os 2 pc's ligados em rede e das duas uma ou compro outra UPS para o novo, ficando com 2 pc's e 2 UPS ou então compraria uma única UPS mais potente para partilhar pelos 2.

Não me importo que um dos PC's fique sem shutdown pela UPS pois terão sempre alguém por perto para desligar.

Só não queria aumentar mais a factura da EDP com mais uma UPS

Cumps
pimpware
Novato
Novato

Registado: Sexta Ago 17, 2007 20:31

Mensagempor joaoreis00 » Sexta Ago 17, 2007 22:04

esses clicks das UPS é bastante normal... se mal me engano sao os Relés q fazem esses barulhos... na minha mustek antiga ouvia-se bastante bem, na APC q tenho agora ja nao se ouve tanto mas tb se ouve!

pimpware duvido mt q essa UPS aguente com os 2 sistemas... um quad-core ja xupa bastante energia... e se investires numa boa fonte eskece msm a mustek e compra uma UPS de gente pq senao rebenta-te com a fonte!
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Mai 05, 2005 14:36

Mensagempor pimpware » Sexta Ago 17, 2007 22:44

joaoreis00 Escreveu:
pimpware duvido mt q essa UPS aguente com os 2 sistemas.

Mas no caso de uma unica UPS não seria a 600, como disse seria uma mais potente, 800(450w) talvez seja pouco ...

Mas tenho a impressão que o Quad Core consome muito quando o pessoal entra em cenas de Overclocking, agora em stock ... além disso o G0 xupa 95W ...

Estive agora a fazer uma simulação do consumo do sistema nesta pagina : http://www.extreme.outervision.com/PSUEngine

O sistema antigo (celeron) deu 134W, achei pouco mas fazendo as contas, quando a UPS(360W) diz que está em 30% ou 40% não andará muito longe desses valores

O sistema novo(q6600) deu só 232 ...
pimpware
Novato
Novato

Mensagempor ADFC » Sexta Ago 17, 2007 22:49

pimpware Escreveu:Boas

Não querendo ser abusivo, é o meu 1º post, gostaria da vossa opinião sobre 1 UPS para 2 PC's ...

Actualmente tenho uma Mustek Powermust 600 e sempre se portou bem com o meu sistema actual :

Celeron 2.4
Mboard Asus p4p800 sx
2 Gb
gráfica Radeon 9600
2 Discos de 40 Gb
Dvd-rom
Dvd rw
placa tv
placa fax/modem
TFT 17"

A UPS em idle anda nos 30% de carga e em modo "puxado" vai aos 40%.

Vou montar um novo pc, Quad Core q6600 com componentes semelhantes ao Celeron e sem a placa tv e sem overclocks, penso que não vai consumir assim tanto como se diz.

A minha questão é a seguinte, vou ficar com os 2 pc's ligados em rede e das duas uma ou compro outra UPS para o novo, ficando com 2 pc's e 2 UPS ou então compraria uma única UPS mais potente para partilhar pelos 2.

Não me importo que um dos PC's fique sem shutdown pela UPS pois terão sempre alguém por perto para desligar.

Só não queria aumentar mais a factura da EDP com mais uma UPS

Cumps

Olá!

Hum... Talvez qualquer coisa entre 1.000 a 1.500VA aguente com os 2 PCs em simultâneo durante uns 10 a 25 minutos (funcionamento "leve" a "moderado").
Claro que isto é uma estimativa da minha parte (sempre difícil de realizar).

Se não estou em erro, existem 2 processadores Intel Core2 Quad q6600.
O SL9UM (B3) e o SLACR (G0).

O SL9UM (B3) tem um TDP de 105W.
O SLACR (G0) tem um TDP de 95W.

O SLACR (G0) é mais barato, mais recente e consome menos!
Ambos têm o Part Number HH80562PH0568M (OEM), mas o seu preço varia bastante.

Nota: TDP significa Thermal Design Power e por norma indica-nos aproximadamente o consumo máximo do processador (embora não seja o consumo máximo *teórico*).

Assim sendo o processador será a tua maior "dificuldade".
De resto o teu sistema não me parece muito exigente.

Fica a recomendação.

Abraço e boas compras pimpware.
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor pimpware » Sexta Ago 17, 2007 23:03

ADFC Escreveu:Olá!

Hum... Talvez qualquer coisa entre 1.000 a 1.500VA aguente com os 2 PCs em simultâneo durante uns 10 a 25 minutos (funcionamento "leve" a "moderado").

Esses tempos até são demais, nem peço tanto, apenas quero protecção contra os "altos e baixos" e o tempo suficiente para fazer logo shutdown, aliás o q6600 será o meu pc de trabalho pronto a fazer shutdown, o celeron será apenas para o meu filho jogar e fazer coisas dele, aí então é mesmo shutdown sem esperar muito. :lol:

O modelo 1000VA (só 600W isto é normal ?) diz :

Backup time - 23 minutes (at 2-PC load with 15" monitor)

Cumps
pimpware
Novato
Novato

Mensagempor ADFC » Sexta Ago 17, 2007 23:21

pimpware Escreveu:
ADFC Escreveu:Olá!

Esses tempos até são demais, nem peço tanto, apenas quero protecção contra os "altos e baixos" e o tempo suficiente para fazer logo shutdown, aliás o q6600 será o meu pc de trabalho pronto a fazer shutdown, o celeron será apenas para o meu filho jogar e fazer coisas dele, aí então é mesmo shutdown sem esperar muito. :lol:

O modelo 1000VA (só 600W isto é normal ?) diz :

Backup time - 23 minutes (at 2-PC load with 15" monitor)

Cumps

Olá!

Se achas que é muito tempo, então dá uma vista de olhos nos modelos de 800VA.
Se calhar teoricamente, ninguém te aconselhará essa potência (por ser baixa), mas na prática até pode resultar de acordo com as tuas necessidades.

Uma UPS de 1000VA terá quase sempre uma potência de 600W devido ao valor do factor de potência (quase sempre 0.6).
600W=1000VA*0.6

Um tempo de 23min com 2 PCs e monitores de 15" CRT, parece-me estar dentro do habitual.

Se utilizares monitores TFT claro que o teu tempo de backup será um pouco maior, pois os TFTs consomem por norma menos energia que os CRTs (para tamanhos de display semelhantes, claro...)

Uma dica para reduzires o consumo do teu monitor será utilizares um Screen-Saver e uma imagem no teu ambiente de trabalho, com uma tonalidade escura (se possível todo preto).
Imagens brilhantes e claras aumentarão evidentemente o consumo do teu monitor.
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

AnteriorPróximo

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Google [Bot] e 1 visitante