Potencia das UPS e outras questoes

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Dummy » Sexta Mar 28, 2008 14:25

boas,
depois da minha ups dar o que tinha, está na altura de comprar outra.. mas n sei bem o que.
Tenho em mente de gastar num maximo de 150€, mas se for menos melhor!!!
o pc é o da minha assinatura.
Estava tambem a pensar em meter a UPS a 3 ou 4 metros do computador por uma questao de arrumaçao. Há algum problema nisso?
Abraço
-Core2Dual E6750 Cooled by Zalman
-Asus P5E
-EVGA 8800GTX 768Mb DDR3
-Gskill 2x1Gb HK
-HDD WD Raptor 74Gb
-HDD 320Gb+250Gb SATA2
-HDD 160Gb IDE
-LC POWER HYPERION 700W
-Thermaltake Armor VA8000SWA
-Samsung 223BW
Dummy
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Nov 12, 2007 16:32

Mensagempor joaoreis00 » Sexta Mar 28, 2008 20:20

ADFC chamado à cabine de som!

tens por ex esta:

UPS MGE Protection Nova 1100AVR -> +/- 100€

http://www.mgeops.com/index.php/product ... s/nova_avr
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Mai 05, 2005 14:36

Mensagempor ADFC » Sábado Mar 29, 2008 21:02

Dummy Escreveu:boas,
depois da minha ups dar o que tinha, está na altura de comprar outra.. mas n sei bem o que.
Estava tambem a pensar em meter a UPS a 3 ou 4 metros do computador por uma questao de arrumaçao. Há algum problema nisso?
Abraço

Olá Dummy!

A sugestão do joaoreis00 parece-me mesmo boa!
Qualquer coisa perto de 1.000VA servirá perfeitamente, no teu caso.
Acho que essa linha de UPS's da MGE até costuma ser baratinha.

Se neste momento, estiveres MESMO com algumas limitações financeiras, podes também dar uma vista de olhos nas Mustek (por norma, com preço ainda mais reduzido que as MGE). Pode ser que te agrade, mas a decisão será tua!
Recomendo no entanto, que vejas ambas ao vivo, se quiseres facilitar a tua decisão.
Pessoalmente, também gosto de "ver com as mãos"!
Pegar nos equipamentos, ver se têm dissipadores activos, se a construção é demasiado "plástica", etc... são sempre factores a considerar!

É como arranjar uma namorada...
Pode ser bonita na fotografia, mas convém fazer primeiro um Test-Drive! :)

Quanto à questão da distância...
3 metros, não deverá constituir qualquer problema.
Desde que todos os cabos suportem essa distância, tudo bem...
Provavelmente, o cabo de comunicações de origem (UPS <-> PC), não terá essa distância, mas podes sempre trocá-lo.
Se bem que a distância seja um factor decisivo e limitador em certas situações, 3 ou 4 metros ainda não constitui um problema (no teu caso).

Espero ter ajudado.
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 31, 2005 2:32

Mensagempor Dummy » Domingo Mar 30, 2008 22:06

ADFC Escreveu:
Dummy Escreveu:boas,
Abraço

Olá Dummy!

A sugestão do joaoreis00 parece-me mesmo boa!
Qualquer coisa perto de 1.000VA servirá perfeitamente, no teu caso.
Acho que essa linha de UPS's da MGE até costuma ser baratinha.

Se neste momento, estiveres MESMO com algumas limitações financeiras, podes também dar uma vista de olhos nas Mustek (por norma, com preço ainda mais reduzido que as MGE). Pode ser que te agrade, mas a decisão será tua!
Recomendo no entanto, que vejas ambas ao vivo, se quiseres facilitar a tua decisão.
Pessoalmente, também gosto de "ver com as mãos"!
Pegar nos equipamentos, ver se têm dissipadores activos, se a construção é demasiado "plástica", etc... são sempre factores a considerar!

É como arranjar uma namorada...
Pode ser bonita na fotografia, mas convém fazer primeiro um Test-Drive! :)

Quanto à questão da distância...
3 metros, não deverá constituir qualquer problema.
Desde que todos os cabos suportem essa distância, tudo bem...
Provavelmente, o cabo de comunicações de origem (UPS <-> PC), não terá essa distância, mas podes sempre trocá-lo.
Se bem que a distância seja um factor decisivo e limitador em certas situações, 3 ou 4 metros ainda não constitui um problema (no teu caso).

Espero ter ajudado.

essa MGE parece me bem. so nao quria que fizesse muito barulho.
como poderei descobrir se a ventuinha está constantemente a trabalhar ou so em caso de necessario?
abraço.
-Core2Dual E6750 Cooled by Zalman
-Asus P5E
-EVGA 8800GTX 768Mb DDR3
-Gskill 2x1Gb HK
-HDD WD Raptor 74Gb
-HDD 320Gb+250Gb SATA2
-HDD 160Gb IDE
-LC POWER HYPERION 700W
-Thermaltake Armor VA8000SWA
-Samsung 223BW
Dummy
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Nov 12, 2007 16:32

Mensagempor joaoreis00 » Terça Abr 01, 2008 12:20

acho q li pra i algures q a ventoinha faz algum barulho... so nao sei é se estao constante mente a trabalhar! :?
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor ADFC » Terça Abr 01, 2008 17:13

essa MGE parece me bem. so nao quria que fizesse muito barulho.
como poderei descobrir se a ventuinha está constantemente a trabalhar ou so em caso de necessario?
abraço.

Olá Dummy!

Por norma, as UPS's com potência inferior a 1.000VA, não têm dissipadores activos.

As restantes, provavelmente, terão dissipador(es) activos.
E aqui podem ser de vários tipos:
-funcionamento permanente.
-funcionamento termo-activado (só se activa, quando a temperatura interna da UPS é elevada, ou quando a UPS entra em modo On-Battery).
-funcionamento termo-activado e com velocidade de rotação variável, controlado por sensor electrónico (semelhante à anterior, mas ainda mais inteligente).
Poderão existir ainda outros processos de controlo de temperatura, mas estes, são os mais habituais.
Por norma, estes dissipadores activos (heatsinks acoplados a ventoínhas), podem ser algo ruidosos. Dependerá do fabricante, do modelo e da potência da UPS em questão.

Por isso é que recomendei, veres a UPS ao vivo na loja.
Pedes ao vendedor para ligar a UPS com uma carga, e poderás determinar se ela é, ou não, muito ruidosa!
Ele decerto, ajudar-te-á nesse processo.

Nesta parte dos dissipadores, não costumo confiar muito nos sites dos fabricantes. Prefiro decidir por mim mesmo.
Fica a recomendação.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Rickyman » Quarta Abr 02, 2008 18:54

Boas

Nunca pensei em adquirir um UPS, mas como agora tenho aki um k me deram porque não usavam.. ate pode dar geito.

A unica coisa que sei dele e k diz: MGE UPS Systems Pulsar ellipse 500

Nao percebo nada deste assunto, e como sei k este UPS ja tem alguns anos, gostava de saber se é seguro usar... se não poderá causar algum problema por ser antigo ou por ser fraco... não sei..

Ja vi k posso ligar tres aparelhos ao UPS, tava a pensar ligar este pc, que ta na sig, o monitor k é um hp w20, e a multifunções HP C4280.
Intel Q6600, Asus GForce 8800 GT, Asus P5k, 2 x Corsair twin2x2048-6400XMS2 (2 x 1024), Nox 600W sli, Western Digital 320 Gb
Rickyman
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Dez 26, 2007 13:33

Mensagempor ADFC » Domingo Abr 06, 2008 2:59

Rickyman Escreveu:Boas

Nunca pensei em adquirir um UPS, mas como agora tenho aki um k me deram porque não usavam.. ate pode dar geito.

A unica coisa que sei dele e k diz: MGE UPS Systems Pulsar ellipse 500

Nao percebo nada deste assunto, e como sei k este UPS ja tem alguns anos, gostava de saber se é seguro usar... se não poderá causar algum problema por ser antigo ou por ser fraco... não sei..

Ja vi k posso ligar tres aparelhos ao UPS, tava a pensar ligar este pc, que ta na sig, o monitor k é um hp w20, e a multifunções HP C4280.

Olá Rickyman!

Ainda deve aguentar...
Talvez não fiques com grande capacidade de expansão futura (por modo a poderes ligar mais dispositivos), ou com uma grande autonomia, mas também... é oferecida!

As MGE são sempre muito boas. Provavelmente, um dos melhores fabricantes de UPS's do mercado.

Se a UPS não suportar a carga em questão, ela activará o seu circuito de protecção contra sobrecargas incorporado (desligando-se automaticamente e exibindo um aviso sonoro/visual de alerta ao utilizador).
E todo esse processo, não danificará a UPS e/ou a carga em questão!
É recomendável ligar a multifunções apenas na tomada contra sobretensões.

Quanto ao facto de ser velha...
As UPS's de tipo doméstico/escritório não evoluíram muito nos últimos anos!
Tirando uma interface comunicativa de LCD com o utilizador, não tenho visto enormes avanços nesta matéria!
Desde que as baterias da UPS e o circuito Inversor da mesma, estejam em bom estado... em princípio, tudo bem!
Durante o arranque, a UPS, testará a(s) bateria(s) internas.

Simula algumas falhas de energia, para teres a certeza de que a MGE suporta a tua carga e os Tempos de Transferência a ela associados.
Para essa simulação, usa os disjuntores do quadro eléctrico.
**Nunca** desligues a UPS da tomada (durante as simulações), para ela não ficar a funcionar em modo de "Terra Flutuante".

Dá também uma vista de olhos no software da UPS, pois normalmente, este poderá indicar-te com grande precisão, a potência usada pelo teu sistema (UPS Load).

Espero ter ajudado.
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Manuela » Segunda Ago 11, 2008 18:06

Olá pessoal.

Apesar de não perceber nada de electricidade, após ler algumas explicações (desde já agradeço ao ADFC pelos excelentes posts) já fiquei com alguma ideia mas ainda não o suficiente para saber como escolher uma UPS.

Uma vez que a electricidade vai algumas vezes abaixo na zona onde moro levando desta forma o computador a ir sempre a baixo quando isto acontece (estou a arriscar que ele dê o berro um dia destes) tenho mesmo de comprar uma UPS e como tal gostaria de ter a vossa sugestão tendo em conta as minhas características.

Que proteja o tenho ligado.
Como o comp só está ligado comigo presente, a bateria não precisa de ter uma autonomia muito grande pois assim que a electricidade vai abaixo eu posso encerrar logo o computador.
Preço: Até €100
A minha fonte é uma LC-Power de 550W.

Agora, o computador está ligado à electricidade da seguinte maneira:
Tomada na parede -> extensão com 6 tomadas e botão para cortar corrente -> e aqui está ligado o desktop, o LCD de 20", a impressora jacto de tinta e umas colunas (output ~10V 500mA 5VA).

Gostaria que a UPS tivesse tomadas tipo Schuko CEE fêmea (caso queira ligar outras coisas que não o computador).

Estas UPS fazem barulho?
Em termos de gasto energético há uma aumento muito grande?
Posso ligar uma extensão à UPS?
A bateria está sempre a carregar ou só carrega quando atingir um certo valor?

Desde já agradeço,

M
Manuela
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Fev 02, 2005 20:02

Mensagempor ADFC » Terça Ago 12, 2008 13:53

Manuela Escreveu:Olá pessoal.

Apesar de não perceber nada de electricidade, após ler algumas explicações (desde já agradeço ao ADFC pelos excelentes posts) já fiquei com alguma ideia mas ainda não o suficiente para saber como escolher uma UPS.

Uma vez que a electricidade vai algumas vezes abaixo na zona onde moro levando desta forma o computador a ir sempre a baixo quando isto acontece (estou a arriscar que ele dê o berro um dia destes) tenho mesmo de comprar uma UPS e como tal gostaria de ter a vossa sugestão tendo em conta as minhas características.

Que proteja o tenho ligado.
Como o comp só está ligado comigo presente, a bateria não precisa de ter uma autonomia muito grande pois assim que a electricidade vai abaixo eu posso encerrar logo o computador.
Preço: Até €100
A minha fonte é uma LC-Power de 550W.

Agora, o computador está ligado à electricidade da seguinte maneira:
Tomada na parede -> extensão com 6 tomadas e botão para cortar corrente -> e aqui está ligado o desktop, o LCD de 20", a impressora jacto de tinta e umas colunas (output ~10V 500mA 5VA).

Gostaria que a UPS tivesse tomadas tipo Schuko CEE fêmea (caso queira ligar outras coisas que não o computador).

Estas UPS fazem barulho?

Desde já agradeço,

M

Olá Manuela!

Como queres UPSs com tomadas Schuko e tens 100Euros, recomendo como habitualmente, algo do grupo Schneider Electric, ou seja, APC ou MGE.
Por exemplo:
MGE Protection Center 750 USB/DIN
ou
APC Back-UPS ES 700

Se mudares de ideias e quiseres algo mais barato, considera:
Mustek UPS PowerMust Office 650 (muito possivelmente com menos qualidade que as anteriores).

Ah... e a impressora... já sabes, liga-a numa tomada da UPS que diga algo do género "Surge Protection Only".

Estas UPS fazem barulho?
As UPS acima recomendadas, têm tomadas Schuko e não deverão produzir qualquer ruído facilmente perceptível ou incomodativo.
UPSs de elevada potência (com mais de 1000VA), já poderão incluir ventoinhas e circuitos de carga algo ruidosos.

Não muito. Habitualmente as UPSs (Line-Interactive), consomem:
- 10W se estiverem em modo standby (consumo justificado pela utilização de um CPU/Microcontrolador de análise de estado e controlo funcional da UPS).

- Ao valor anterior, soma-se normalmente 10% do valor da potência da UPS se ela estiver a carregar as baterias internas.

Por exemplo:
Se for uma UPS de 1.000VA(FP=0.6 ; 600W) ela consumirá
10W (CPU) + 60W (Circuito Inversor de carga de bateria)

Isto dá um total de 70Watt/hora.
O mesmo que muitas lâmpadas incandescentes normais.

A UPS fará a gestão da carga da bateria e todo esse processo será controlado por um microcontrolador digital.
A UPS só carregará quando e durante o tempo necessário.
Variará de acordo com a temperatura da bateria, o nº de vezes que a UPS entra em modo On-Battery, etc...

Vamos ver se respondo a isto de maneira definitiva. :)
Podes ligar uma extensão a uma UPS, mas não é de todo recomendável fazê-lo. Vários fabricantes de UPSs anulam a garantia se o fizeres (isto se eles conseguirem provar inequivocamente que tu o fizeste).

Embora eu não seja perito em legislação e segurança eléctricas, sei que várias entidades Americanas de Segurança como a UL (Underwriters Laboratories), não autorizam ligações de tipo daisy-chaining (ligação de extensões em cadeia).

E como os Europeus têm normas ainda mais rigorosas que os Americanos (pelo menos quase sempre), aposto que cá existe uma norma equivalente (ou mais que uma), que o proibirá também.
Eu já estudei estas coisas há uns tempos e sinceramente, já não me lembro de metade (é que era MESMO muita coisa)...
Existem profissões dedicadas exclusivamente a estas matérias!

Muita gente me pergunta porque é que não se deve ligar extensões em cadeia ou a UPSs...
Dizem-me sempre que é um exagero, um excesso de zelo, etc...
Pois bem... para além do que eu disse atrás, outras razões que eu aponto, são:

-extensões ligadas em cadeia ou a UPSs, induzem mais facilmente EMI/RFI nos equipamentos aí ligados.

-extensões ligadas em cadeia ou a UPSs, têm habitualmente condutores com secção nominal de 1,5mm² (que apenas suportam 10A).
Se ligares uma carga de 15A a uma destas extensões, estarás a aumentar (muito) o risco de incêndio.

-extensões ligadas em cadeia ou a UPSs, têm habitualmente condutores com secção nominal de 1,5mm² e fusíveis de protecção que apenas suportam 10A (e de reacção lenta), que por sua vez são habitualmente ligadas a outros dispositivos de protecção (como disjuntores electromagnéticos) de 16A ou 20A nominais.
Ou seja, estas extensões limitam a amplitude funcional de muitos disjuntores de protecção (norma NEC 240-4/Num. 3).

-extensões ligadas em cadeia ou a UPSs, têm sempre condutores de tipo flexível de baixa secção, que não são projectados para uma longa duração.
Por isso, estas extensões NUNCA devem ser instaladas de modo permanente.

-extensões ligadas em cadeia ou a UPSs, têm habitualmente várias tomadas. Isto faz com que seja mais difícil "dosear" a potência máxima admissível, pois várias pessoas ligam frequentemente equipamentos de enorme consumo a estas mesmas extensões.
Por vezes os bombeiros são chamados a intervir em situações de incêndio doméstico aparentemente inexplicáveis.
Após alguma análise conclui-se que havia uma extensão com 2 aquecedores e um sistema Audio/Video... todos ligados em simultâneo!!
Isto acontece mesmo.

-extensões ligadas em cadeia ou a UPSs, têm sempre condutores de tipo flexível que estão muito expostos a choques mecânicos, torção, compressão, desgaste por arrastamento constante pelo chão, etc...
Isso não acontece com os condutores de instalação embebida e fixa presentes nas tomadas.

Será que os fabricantes de UPSs são loucos em anular a garantia?
Não me parece! Eles provavelmente fazem-no, pois sabem que as pessoas nem sempre têm bom senso.
E eles só querem a nossa segurança (e a da UPS também).

Alguns factos estatísticos sobre extensões eléctricas (estudo realizado há já uns anos nos EUA), podem ser encontrados aqui.

Espero ter ajudado.
Editado pela última vez por ADFC em Quinta Ago 14, 2008 10:52, num total de 9 vezes.
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor joaoreis00 » Terça Ago 12, 2008 16:31

daquelas q o ADFC recomendou, posso dar-te um feedback da APC Back-UPS ES 700 pq tenho uma...

a nivel de ruido é praticamente inaudivel a nao ser qd falta a luz e esta a funcionar em modo bateria.... aí faz algum ruido mas nada de especial...

tem 4 tomadas a funcionar so como supressor de picos e outras 4 com bateria...

o preço ronda os 90€...

pessoalmente axo uma boa aposta... nunca me deu qq problema!
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor SuperMocho84 » Terça Ago 12, 2008 17:14

Eu quando comprei a minha UPS Phasak 1000VA, comprei também uma extensão de tomadas da Phasak para poder ligar além do pc e monitor, colunas, router e candeeiro. Penso que como é uma extensão da Phasak própria, não haverá problemas, certo?
AMD Athlon64 3500+ Winchester
ASUS A8N-SLI Deluxe
ASUS Nvidia GeForce 6800GT 256MB DDR3
4x512MB DDR400 Kingston
Western Digital 250GB SATA II + 200GB SATA + 60GB IDE
Logitech X-230 + Audigy 2
Pioneer 120S + Optiarc 7173AD
LC Power Hyperion 700W
SuperMocho84
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Dez 21, 2004 11:48

Mensagempor Manuela » Terça Ago 12, 2008 21:01

Olá.
Obrigado pelas respostas.
Já ficou decidido.
Agora só preciso é de saber onde compro.
Vivo na Figueira e tenho possibilidade de ir a coimbra.
Quem souber pode responder por PM.
Mais uma vez obrigado.

M
Manuela
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Fev 02, 2005 20:02

Mensagempor ADFC » Quarta Ago 13, 2008 0:40

SuperMocho84 Escreveu:Eu quando comprei a minha UPS Phasak 1000VA, comprei também uma extensão de tomadas da Phasak para poder ligar além do pc e monitor, colunas, router e candeeiro. Penso que como é uma extensão da Phasak própria, não haverá problemas, certo?

Olá SuperMocho84!

Se não estiveres numa das situações de risco anteriormente referidas, então tudo bem (é a minha opinião).

Quanto a questões de garantia e isso... sim, são ambos produtos Phasak.
E se ambos são fabricados para esse efeito, então... porque não?
Mas sinceramente, eu não sei bem qual é a posição da marca face a essa questão.
Se estiveres muito curioso, envia um mail de suporte à Phasak.
Pode ser até que eles tenham uma filosofia diferente de outros fabricantes e não anulem garantia nenhuma.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor joaoreis00 » Quarta Ago 13, 2008 9:03

existe sempre mta discução sobre isso de ligar a UPS a uma tripla/supressor de picos...

no manual da APC diz para nao ligar a nenhum supressor de picos (mas nao explicam pq)

pessoalmente tenho a minha ligada a um da MGE (decidi ligar assim pq se vem um pico valente, rebenta com 15€ do supressor e nao com 100€ da UPS)...

possivelmente o medo deles é aquilo tudo q o ADFC referiu enteriormente, mas tb é com ele diz e as pessoas tem de ser responssaveis naquilo q la ligam!
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

AnteriorPróximo

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante