t-o-r-r-e-s Escreveu:Boas! Eu sou mais um que nada percebe de UPS, mas acabei por comprar uma porque me disseram que valia a pena pa proteger o equipamento. Entao vou expor aki minhas duvidas e se me puderam ajudar tks. A UPS em kestão é a Mustek PowerMust 1400VA USB (
http://www.mustek.de/eng_/html/produkte/ups1400usb.htm ou mais detalhadamente em
http://www.mustek.de/eng_/pdf/ups1400usb.pdf )
1. Isso vale alguma coisa?
2. A UPS tem sempre a ventoinha a trabalhar, esta tambem sempre a carregar as baterias? Nao as estraga ou vicia?
3. Que tipo de manutenção se deve fazer a uma UPS ?
4. Autonomia, segundo eles é 25 minutes (at 2-PC load with 15" monitor), e so com 1PC c fonte 500w e monitor TFT 19 durara mais tempo?
Ja agora li isto mais atras:
"Estas ventoínhas são activadas electronicamente de acordo com a temperatura interna da UPS (ou quando a UPS entra em modo On-Battery, independentemente da temperatura - por precaução).
Caso contrário estão sempre desligadas! "
A minha ta sempre a trabalhar!

Que sinal e esse? Avariada? So tem 15 dias +/- de uso a UPS. É nova.
Abraços
Filipe L.
Olá t-o-r-r-e-s.
1. Isso vale alguma coisa?
Não conheço MUITO bem a UPS de maneira a poder entrar em grandes detalhes.
Parece-me no entanto, que a MUSTEK fabrica equipamentos de baixo custo e qualidade aceitável.
Se fores um utilizador singular (de tipo "SOHO"), então isso será MAIS QUE suficiente.
2. A UPS tem sempre a ventoinha a trabalhar, esta tambem sempre a carregar as baterias? Nao as estraga ou vicia?
A tua UPS é de tipo Linha-InterActiva.
Basicamente, isto significa que é um pouco mais avançada que uma UPS de tipo Off-Line, pois utiliza controlo avançado por µP ou por µC de tipo Motorola, Intel, AMD, MIPS ou ARM.
Este processador, gere em tempo real as funcionalidades da UPS e da bateria.
Assim, a carga da bateria também é controlada por processador.
A bateria nunca é carregada em demasia (nem se estraga ou vicia), pois o processador, impede que isso mesmo aconteça.
As baterias usadas em UPS's têm uma vida útil de PELO MENOS 3 anos.
Quando as baterias mostram sinais de problemas (até por envelhecimento), as UPS's notificam o utilizador (por algum meio visual, acústico, etc...).
Normalmente um simples LED e um buzzer são utilizados.
3. Que tipo de manutenção se deve fazer a uma UPS ?
Nenhuma. As baterias são seladas e os seus quimicos não necessitam de quaisquer intervenções.
A parte de gestão electrónica é também auto-suficiente.
Actualmente algumas UPS's até testam a bateria, não só quando ligas a própria UPS, mas também em intervalos semanais, ou em intervalos definidos pelo utilizador.
No caso IMPROVÁVEL do carregador estar a carregar demasiado a bateria, isto até a ajudará a descarregar um pouco!
4. Autonomia, segundo eles é 25 minutes (at 2-PC load with 15" monitor), e so com 1PC c fonte 500w e monitor TFT 19 durara mais tempo?
Ninguém te pode dar uma resposta 100% certa, assim à distância e só com esses dados.
Não sei quanto consome o teu PC (os 500W da PSU dão apenas uma fraca ideia), ou quanto consome o teu monitor TFT!
Faz um teste por ti mesmo, simulando uma falha energética e descobre.
****OFF TOPIC****
Os PC's são cargas Não-Lineares (o consumo varia), e uma fonte de 500W, não consome sempre 500W!
Num PC normal, pode consumir só 250W... depende do PC que a fonte alimenta!
Há algumas crenças ERRADAS face à potência de um PC!
Tenho notado que há uma tendência cada vez maior para se adquirirem fontes cada vez mais potentes (>500W!!!), especialmente em PC's de linha branca!!
Se todos os PC's com fontes de 500W consumissem sempre 500W, então o trabalho da EPA seria em vão!
E hoje em dia todos os PC's são aprovados pela EPA (por lei), que cada vez mais, restringe o consumo elevado do material informático!
O que eu com isto quero dizer, é que, para uma PSU debitar 500W continuamente, terias de ter um PC extremamente exigente!
Isto assumindo que não se trata de um Servidor ou Workstation Gráfica!
"Estas ventoínhas são activadas electronicamente de acordo com a temperatura interna da UPS (ou quando a UPS entra em modo On-Battery, independentemente da temperatura - por precaução).
Caso contrário estão sempre desligadas! "
A minha ta sempre a trabalhar!
Que sinal e esse? Avariada? So tem 15 dias +/- de uso a UPS. É nova.
Por acaso fui eu quem disse isso!
De facto, numa UPS Inteligente e bem fabricada, as ventoínhas, quando presentes, devem ser termo-activadas!
Mas tudo depende da Equipa de Engenharia que concebe a UPS!
Pode ser que não seja um defeito de fabrico, mas sim uma opção de construção por parte da MUSTEK!
Contacta a MUSTEK e coloca-lhes essa questão (é que eu não conheço bem o modelo)!
****OFF TOPIC****
É impressão minha, ou a Mustek parece ser a UPS que mais vende por estes lados?
Espero ter ajudado um pouco t-o-r-r-e-s!