Potencia das UPS e outras questoes

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor TaLhAnTe » Segunda Jan 09, 2006 19:16

Boas..

Resolvi aproveitar este tópico para esclareceruma duvida.

Resolvi adquirir uma ups e depois de pesquisar um pouco o mercado surgiu-me um negócio interessante. A ups em questão é uma CyberPower OP1000E 1000VA, a minha pergunta era se alguem daqui conhece o material em questão para posteriormente me dizer se vale ou nao a pena! :P Eu de ups nao percebo NADA...

Obrigado desde já :wink:
TaLhAnTe
Novato
Novato

Registado: Terça Nov 22, 2005 1:15

Mensagempor ADFC » Segunda Jan 09, 2006 20:36

TaLhAnTe Escreveu:Boas..

Resolvi aproveitar este tópico para esclareceruma duvida.

Resolvi adquirir uma ups e depois de pesquisar um pouco o mercado surgiu-me um negócio interessante. A ups em questão é uma CyberPower OP1000E 1000VA, a minha pergunta era se alguem daqui conhece o material em questão para posteriormente me dizer se vale ou nao a pena! :P Eu de ups nao percebo NADA...

Obrigado desde já :wink:

Olá TaLhAnTe.

Dei uma olhadela rápida no modelo por ti referido.

Não me parece ser má de todo (embora não conheça bem esta marca/modelo).

Mas se o preço for demasiado baixo... desconfia.

Eis algumas características que definem o preço de uma UPS:
-arquitectura de construção
-potência
-forma de onda à saída (quando em modo On-Battery)
-qualidade da forma de onda à saída (isto só se pode ver, recorrendo a equipamento de medição laboratorial e é aqui que os fabricantes nos iludem com preços demasiado atractivos)
-tempo de recarga
-autonomia
-existência de software de controlo (e sua fiabilidade, funcionalidade, etc...)
-qualidade do circuito inversor e bateria.
-outros factores diversos, mas estes já dão uma ideia.

Antecipando já futuras questões sobre a potência de 1.000VA que equipam esta UPS, deixa-me que te diga que uma UPS com esta potência é capaz de alimentar PC's mesmo muito exigentes durante períodos bem aceitáveis.

Relativamente a experiência aprofundada com este modelo... não tenho!
Pode ser que alguém neste forum tenha um destes modelos, e te possa dar uma opinião mais fundamentada! OK?

Espero ter ajudado um pouco
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 31, 2005 2:32

Mensagempor 2slow4u » Segunda Jan 09, 2006 20:44

DJTDias Escreveu:Gostava de dizer uma coisa:

ADFC A GURU ! :wink:

X2
Faster than a speeding bullet
2slow4u
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 07, 2005 17:53

Mensagempor t-o-r-r-e-s » Sábado Jan 14, 2006 3:01

Boas! Eu sou mais um que nada percebe de UPS, mas acabei por comprar uma porque me disseram que valia a pena pa proteger o equipamento. Entao vou expor aki minhas duvidas e se me puderam ajudar tks. A UPS em kestão é a Mustek PowerMust 1400VA USB ( http://www.mustek.de/eng_/html/produkte/ups1400usb.htm ou mais detalhadamente em http://www.mustek.de/eng_/pdf/ups1400usb.pdf )

1. Isso vale alguma coisa?
2. A UPS tem sempre a ventoinha a trabalhar, esta tambem sempre a carregar as baterias? Nao as estraga ou vicia?
3. Que tipo de manutenção se deve fazer a uma UPS ?
4. Autonomia, segundo eles é 25 minutes (at 2-PC load with 15" monitor), e so com 1PC c fonte 500w e monitor TFT 19 durara mais tempo?

Ja agora li isto mais atras:
"Estas ventoínhas são activadas electronicamente de acordo com a temperatura interna da UPS (ou quando a UPS entra em modo On-Battery, independentemente da temperatura - por precaução).
Caso contrário estão sempre desligadas! "

A minha ta sempre a trabalhar! :? Que sinal e esse? Avariada? So tem 15 dias +/- de uso a UPS. É nova.

Abraços
Filipe L.
t-o-r-r-e-s
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Dez 30, 2005 17:22

Mensagempor ADFC » Domingo Jan 15, 2006 2:14

t-o-r-r-e-s Escreveu:Boas! Eu sou mais um que nada percebe de UPS, mas acabei por comprar uma porque me disseram que valia a pena pa proteger o equipamento. Entao vou expor aki minhas duvidas e se me puderam ajudar tks. A UPS em kestão é a Mustek PowerMust 1400VA USB ( http://www.mustek.de/eng_/html/produkte/ups1400usb.htm ou mais detalhadamente em http://www.mustek.de/eng_/pdf/ups1400usb.pdf )

2. A UPS tem sempre a ventoinha a trabalhar, esta tambem sempre a carregar as baterias? Nao as estraga ou vicia?
4. Autonomia, segundo eles é 25 minutes (at 2-PC load with 15" monitor), e so com 1PC c fonte 500w e monitor TFT 19 durara mais tempo?

Ja agora li isto mais atras:
"Estas ventoínhas são activadas electronicamente de acordo com a temperatura interna da UPS (ou quando a UPS entra em modo On-Battery, independentemente da temperatura - por precaução).

A minha ta sempre a trabalhar! :? Que sinal e esse? Avariada? So tem 15 dias +/- de uso a UPS. É nova.

Abraços
Filipe L.

Olá t-o-r-r-e-s.

Não conheço MUITO bem a UPS de maneira a poder entrar em grandes detalhes.
Parece-me no entanto, que a MUSTEK fabrica equipamentos de baixo custo e qualidade aceitável.
Se fores um utilizador singular (de tipo "SOHO"), então isso será MAIS QUE suficiente.

A tua UPS é de tipo Linha-InterActiva.
Basicamente, isto significa que é um pouco mais avançada que uma UPS de tipo Off-Line, pois utiliza controlo avançado por µP ou por µC de tipo Motorola, Intel, AMD, MIPS ou ARM.
Este processador, gere em tempo real as funcionalidades da UPS e da bateria.
Assim, a carga da bateria também é controlada por processador.
A bateria nunca é carregada em demasia (nem se estraga ou vicia), pois o processador, impede que isso mesmo aconteça.
As baterias usadas em UPS's têm uma vida útil de PELO MENOS 3 anos.
Quando as baterias mostram sinais de problemas (até por envelhecimento), as UPS's notificam o utilizador (por algum meio visual, acústico, etc...).
Normalmente um simples LED e um buzzer são utilizados.

Nenhuma. As baterias são seladas e os seus quimicos não necessitam de quaisquer intervenções.
A parte de gestão electrónica é também auto-suficiente.
Actualmente algumas UPS's até testam a bateria, não só quando ligas a própria UPS, mas também em intervalos semanais, ou em intervalos definidos pelo utilizador.
No caso IMPROVÁVEL do carregador estar a carregar demasiado a bateria, isto até a ajudará a descarregar um pouco!

Ninguém te pode dar uma resposta 100% certa, assim à distância e só com esses dados.
Não sei quanto consome o teu PC (os 500W da PSU dão apenas uma fraca ideia), ou quanto consome o teu monitor TFT!
Faz um teste por ti mesmo, simulando uma falha energética e descobre.

****OFF TOPIC****
Os PC's são cargas Não-Lineares (o consumo varia), e uma fonte de 500W, não consome sempre 500W!
Num PC normal, pode consumir só 250W... depende do PC que a fonte alimenta!
Há algumas crenças ERRADAS face à potência de um PC!
Tenho notado que há uma tendência cada vez maior para se adquirirem fontes cada vez mais potentes (>500W!!!), especialmente em PC's de linha branca!!
Se todos os PC's com fontes de 500W consumissem sempre 500W, então o trabalho da EPA seria em vão!
E hoje em dia todos os PC's são aprovados pela EPA (por lei), que cada vez mais, restringe o consumo elevado do material informático!
O que eu com isto quero dizer, é que, para uma PSU debitar 500W continuamente, terias de ter um PC extremamente exigente!
Isto assumindo que não se trata de um Servidor ou Workstation Gráfica!

Por acaso fui eu quem disse isso!
De facto, numa UPS Inteligente e bem fabricada, as ventoínhas, quando presentes, devem ser termo-activadas!
Mas tudo depende da Equipa de Engenharia que concebe a UPS!
Pode ser que não seja um defeito de fabrico, mas sim uma opção de construção por parte da MUSTEK!
Contacta a MUSTEK e coloca-lhes essa questão (é que eu não conheço bem o modelo)!

****OFF TOPIC****
É impressão minha, ou a Mustek parece ser a UPS que mais vende por estes lados? :)

Espero ter ajudado um pouco t-o-r-r-e-s!
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor t-o-r-r-e-s » Domingo Jan 15, 2006 8:42

Tks ADFC, ajudaste sim, vou contacta los porke ate kuando desligo a UPS a ventoinha fica sempre ON, e estranho! Porque mustek? talvez pk e a ke mais facilmente se encontra nas lojas, talvez por ser mais barata hehe, a APC sim é uma boa marca mas ja mais dificil de encontrar numa loja comum.

Tks mais uma x
Abraços
Filipe L.
t-o-r-r-e-s
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Dez 30, 2005 17:22

Mensagempor pedrom30 » Segunda Jan 16, 2006 9:06

Olá, este tópico continua fantastico...grande contratação do Hardware.com.pt.....parabéns ADFC.
Por isso aproveito para colocar a seguinte dúvida, desde ontem que a minha UPS (Mustek Power Must 800 VA) anda com alguma frequencia a enviar sinais sonoros instantaneos, isto é não fica a enviar o sinal como se estivesse sem energia, mas o sinal é de que perdeu a alimentação, mas logo de seguida fica normal.
Será que existem variações de corrente? será que a UPS está estragada?
Obrigado
pedrom30
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Abr 20, 2005 9:46

Mensagempor n3oNx » Segunda Jan 16, 2006 18:35

ADFC Escreveu:****OFF TOPIC****
É impressão minha, ou a Mustek parece ser a UPS que mais vende por estes lados? :)

São as mais baratas... Estive a ver as APC e as Powerware e são puxadotas...

Eu queria uma UPS onde vão estar ligados: um PC com um consumo médio de 400watts, impressora inkjet, um modem adsl (ligado à corrente), um router wireless, um monitor LC de 19" 40watts e umas colunas 5.1 da creative e ainda um portatil com 120watts de consumo (é o que esta indicado como máximo no transformador).

Qual a potência da UPS recomendada?
n3oNx
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jul 09, 2005 2:39

Mensagempor Bad_Cop » Segunda Jan 16, 2006 22:43

para que o portatil ligado à ups?
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor n3oNx » Segunda Jan 16, 2006 22:44

Eu trabalho no PC principal e o meu irmão no portátil. O portátil não tem bateria (é a 2a que vai com os porcos) por isso tá ligado à corrente normalmente.
n3oNx
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jul 09, 2005 2:39

Mensagempor antoniomg » Terça Jan 17, 2006 20:46

Ola queria que me dessem uma ideia de qual é de facto a potencia dos meus pcs e dos monitores para saber que ups comprar. ora bem:

1.
monitor samsung syncmaster 957mb 19"

psu de 360W
pentium 4 3.2 Ghz
2x512 Mb Ram
dvd rom
dvd rw
seagate barracuda 120 Gb
ati radeon X600
motherboard msi

2.
monitor samtron 17"

psu de 240W
pentium 2 800 Mhz
256 Mb Ram
cd rw
maxtor 40 Gb
matrox G450
motherboard asus

obrigado
antoniomg
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Nov 27, 2004 19:48

Mensagempor antoniomg » Quarta Jan 18, 2006 1:18

encontrei uma cosia na net que pode dar algumas respostas a quem tem duvidas do genero da minha:

IDE Hard Drive (RAID group) - 28.00 W
Processor AMD Athlon XP 2100+ - 89.88 W
RAM Module (128 MByte DDR-DIMM) - 10.00 W
AGP Graphics Card (Nvidia GeForce 4 Ti 4600) - 29.80 W
Motherboard with on-board devices - 23.50 W
DVD-ROM - 19.20W
CD-RW - 15.60 W
IEEE 1394 - 8.00 W
USB Devices - 5.00 W
PCI Sound - 4.15 W
Floppy - 4.00 W
PCI-LAN - 3.32 W
System Fan - 3.00 W
Processor Fan - 3.00 W
PCI Modem - 2.50 W
Keyboard - 1.25 W
Mouse - 1.25 W
antoniomg
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Nov 27, 2004 19:48

Mensagempor ADFC » Quinta Jan 19, 2006 4:14

antoniomg Escreveu:encontrei uma cosia na net que pode dar algumas respostas a quem tem duvidas do genero da minha:

IDE Hard Drive (RAID group) - 28.00 W
Processor AMD Athlon XP 2100+ - 89.88 W
RAM Module (128 MByte DDR-DIMM) - 10.00 W
AGP Graphics Card (Nvidia GeForce 4 Ti 4600) - 29.80 W
Motherboard with on-board devices - 23.50 W
DVD-ROM - 19.20W
CD-RW - 15.60 W
IEEE 1394 - 8.00 W
USB Devices - 5.00 W
PCI Sound - 4.15 W
Floppy - 4.00 W
PCI-LAN - 3.32 W
System Fan - 3.00 W
Processor Fan - 3.00 W
PCI Modem - 2.50 W
Keyboard - 1.25 W
Mouse - 1.25 W

Olá antoniomg!

A tua lista, já dá bem para se ter uma ideia.

Por isso nem foi precisa ajuda da nossa parte!

Acho que faltou só os monitores LCD que terão aproximadamente um consumo máximo de 40 a 50Watt.
E quanto mais recente, menos consome (por norma, claro).

O dispositivo mais exigente é a CPU.
Se quiseres valores mais concretos e precisos, faz mais um pouco de Google na net!
Aposto que encontrarás tudo.

Depois é só somar todos os valores de potência.
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor ADFC » Quinta Jan 19, 2006 4:34

pedrom30 Escreveu:Olá, este tópico continua fantastico...grande contratação do Hardware.com.pt.....parabéns ADFC.
Por isso aproveito para colocar a seguinte dúvida, desde ontem que a minha UPS (Mustek Power Must 800 VA) anda com alguma frequencia a enviar sinais sonoros instantaneos, isto é não fica a enviar o sinal como se estivesse sem energia, mas o sinal é de que perdeu a alimentação, mas logo de seguida fica normal.
Será que existem variações de corrente? será que a UPS está estragada?
Obrigado

Olá pedrom30!

Muito provavelmente são variações do valor de tensão, picos de corrente a suprimir, distorção da onda de tensão, etc...
É normal que ela entre (durante 1 a 3 segundos) em modo "On-Battery" e depois retorne ao estado "On-AC Current".
Por vezes a comutação entre os 2 estados, até pode durar 10 milésimos de segundo!

Repara que na verdade, ela pode não perder a alimentação (pois os 230V da EDP estarão aplicados na entrada da UPS, mas nunca na entrada do PC por modo a protegê-lo), mas na prática é como se perdesse, pois a UPS considera a tensão como "defeituosa" e entra em funcionamento.
Daí ela reagir como se não tivesse os 230V-50Hz.

Isso é normal! Não te preocupes.
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor ADFC » Quinta Jan 19, 2006 4:56

n3oNx Escreveu:
ADFC Escreveu:****OFF TOPIC****

São as mais baratas... Estive a ver as APC e as Powerware e são puxadotas...

Eu queria uma UPS onde vão estar ligados: um PC com um consumo médio de 400watts, impressora inkjet, um modem adsl (ligado à corrente), um router wireless, um monitor LC de 19" 40watts e umas colunas 5.1 da creative e ainda um portatil com 120watts de consumo (é o que esta indicado como máximo no transformador).

Qual a potência da UPS recomendada?

Olá n3oNx!

400(PC)+30(router+modem)+40(monitor)+120(portátil)=590Watt

Desprezei as Colunas e Impressora, pois esses NÃO são considerados "Dispositivos Críticos".

Dispositivos Críticos=dispositivos que perante uma falha de energia, possam causar perda de dados irrecuperáveis a um utilizador.

Ainda assim, 1.000VA parecem suficientes (agora, só depende da autonomia que quiseres)!

Espero ter ajudado n3oNx!
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

AnteriorPróximo

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes