Potencia das UPS e outras questoes

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor n3oNx » Quinta Jan 19, 2006 14:29

Muito obrigado pela resposta. A autonomia é a suficiente para guardar as coisas e desligar o PC como deve de ser. Não é preciso ser nada por aí além :)
n3oNx
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jul 09, 2005 2:39

Mensagempor ADFC » Sábado Jan 21, 2006 19:09

n3oNx Escreveu:Muito obrigado pela resposta. A autonomia é a suficiente para guardar as coisas e desligar o PC como deve de ser. Não é preciso ser nada por aí além :)

Olá n3oNx!

OK!
Estimando pelas minhas contas....Hum...

1.000VA deve dar para 10 minutos (com todas as cargas em funcionamento MÁXIMO-590Watt).

ou 20 minutos (com todas as cargas em funcionamento MÉDIO-estimativa em 350Watt).

Pelo menos podes contar c/ 10 minutos de autonomia!
Isto foi uma estimativa minha, tendo em conta as várias tabelas de consumo/autonomia dos fabricantes de UPS's, que tenho analisado no passado.

Ainda assim, 10 minutos parece-me suficiente, para guardar os ficheiros em utilização!

Espero ter ajudado!
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 31, 2005 2:32

Mensagempor n3oNx » Sábado Jan 21, 2006 23:37

Ajudaste muito até porque de UPSs tava às escuras :P

Devo ir para uma de 1000 então, o funcionamente é mesmo só para guardar o que estiver a fazer e para proteger os componentes eléctricos.

Ando a ver os preços agora :)
n3oNx
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jul 09, 2005 2:39

Mensagempor gladiator » Terça Fev 07, 2006 10:27

Boas. Depois de ler bastantes informações no forum decidi comprar a tão falada mustek powermust 800, e ate agora nada a apontar, tudo 5 estrelas. O unico problema é com o software de gestão. Pelo que li o winpower consome muitos recursos, eu queria um programita que nao gastesse muitos recursos. Sabem-me dizer qual utilzar para ver a capacidade, fazer shutdown, potencias, etc.. sem ser o winpower?

Fikem bem.
Antec P180 Black - Enermax 400 Liberty
ASUS P5B Deluxe
CORE 2 DUO E6400 / Scythe Ninja
GSKILL PC2-6400 NR Dual Channel 2 Gb
ASUS GeForce 7600GT 256MB DDR3 / Zalman VF900
2 x Samsung 80Gb Raid0 + Samsung 200Gb
gladiator
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Fev 23, 2005 19:10

Mensagempor ADFC » Sexta Fev 10, 2006 19:44

gladiator Escreveu:Boas. Depois de ler bastantes informações no forum decidi comprar a tão falada mustek powermust 800, e ate agora nada a apontar, tudo 5 estrelas. O unico problema é com o software de gestão. Pelo que li o winpower consome muitos recursos, eu queria um programita que nao gastesse muitos recursos. Sabem-me dizer qual utilzar para ver a capacidade, fazer shutdown, potencias, etc.. sem ser o winpower?

Fikem bem.

Olá gladiator!

Por acaso, não conheço pacotes de software que sejam compatíveis com multiplas marcas de UPS.

Mas talvez aqui no forum, alguém conheça!

É que normalmente o software é especificamente concebido, para uma determinada marca de UPS's em questão.

Podes é encontrar (é o mais habitual) um software que seja compatível com muitos modelos de UPS (mas TODOS do mesmo fabricante)!

Espero ter ajudado gladiator
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Electrao » Quarta Mar 01, 2006 17:16

Comprei uma UPS PHASAK 1000 VA à dois dias. A instalação foi feita segundo o folheto do fabricante:

1. Ligar a UPS à tomada de alimentação, durante pelo menos 8 horas;
2. Ligar os equipamentos à UPS (PC, LCD, impressora, ...)
3. Ligar a UPS (ON)

No entanto, constatei ontem que o software WinPower 2.0 acusava numas alturas 20%, noutras 21% e noutra 17%. Se a UPS está ligada, então 10% da energia é canalizada para carregar a bateria. Não será anormal esta situação? Não deveria a bateria estar a carregar gradualmente de um modo crescente?

Alguém tem alguma experiência com este modelo?

Site do fabricante:
http://www.phasak.com/

Obrigado pelas vossas respostas,
Electrão
PIV 1.8 cooled by Zalman CNPS7000A-Cu
P4B266 ; 2*256MB DDR
Eurotech Silent 460w
SEAGATE 80Gb 7200RPM
ATI RADEON 9600SE ; D-LINK G520+ (802.11g)
Electrao
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jan 01, 2004 21:59

Mensagempor ADFC » Quarta Mar 01, 2006 23:06

Electrao Escreveu:Comprei uma UPS PHASAK 1000 VA à dois dias. A instalação foi feita segundo o folheto do fabricante:

1. Ligar a UPS à tomada de alimentação, durante pelo menos 8 horas;
2. Ligar os equipamentos à UPS (PC, LCD, impressora, ...)
3. Ligar a UPS (ON)

No entanto, constatei ontem que o software WinPower 2.0 acusava numas alturas 20%, noutras 21% e noutra 17%. Se a UPS está ligada, então 10% da energia é canalizada para carregar a bateria. Não será anormal esta situação? Não deveria a bateria estar a carregar gradualmente de um modo crescente?

Alguém tem alguma experiência com este modelo?

Site do fabricante:
http://www.phasak.com/

Obrigado pelas vossas respostas,
Electrão

Olá Electrao!

Desculpa... não compreendi bem... 20%,21%,17%.
Estás a referir-te à capacidade da bateria?

Carrega por exemplo até 21%, e depois (passado um bocado) mostra-te 17%??
Como se entretanto tivesse perdido carga, sem que nada o justifique?

É isso? Se for, de facto é estranho...
Mas se compreendi mal...
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor DarkSKull2 » Quinta Mar 02, 2006 18:21

saudações a todos!
visto que não sei nada de UPS's e aproveitando a presença de um guru da electrónica neste fórum, gostava de perguntar quais são os aspectos mais importantes na hora de escolher uma UPS para não comprar "gato por lebre". Estou para comprar uma destas

Match - UPS 600CL Black - 35€
Match - UPS 850CL Black - 50€
Phasak - PH9960 600VA - 56€

mas não encontro informação sobre as Match, por isso gostava de saber o que perguntar sobre elas ao vendedor para ter a certeza que não estou a fazer asneirada na hora de escolher
DarkSKull2
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Mar 26, 2004 17:34

Mensagempor ADFC » Quinta Mar 02, 2006 20:53

DarkSKull2 Escreveu:saudações a todos!
visto que não sei nada de UPS's e aproveitando a presença de um guru da electrónica neste fórum, gostava de perguntar quais são os aspectos mais importantes na hora de escolher uma UPS para não comprar "gato por lebre". Estou para comprar uma destas

Match - UPS 600CL Black - 35€
Match - UPS 850CL Black - 50€
Phasak - PH9960 600VA - 56€

mas não encontro informação sobre as Match, por isso gostava de saber o que perguntar sobre elas ao vendedor para ter a certeza que não estou a fazer asneirada na hora de escolher

Olá DarkSKull2!

Eis algumas características que definem o preço de uma UPS:

-arquitectura de construção (on-line, off-line, line-interactive, etc...)

-potência (quantos VA tem)

-forma de onda à saída (quando em modo On-Battery, esta pode ser PWM, Sinusoidal, Quadrática, etc...)
A Sinusoidal é a melhor de todas, depois a PWM e depois a Quadrática (é péssima e raramente usada hoje em dia em UPSs)

-qualidade da forma de onda à saída (isto só se pode ver, recorrendo a equipamento de medição laboratorial e é aqui que os fabricantes nos iludem com preços demasiado atractivos, pois a onda pode conter um THD elevado por exemplo, sem que nunca nos possamos aperceber disso)

-tempo de recarga (normalmente tempos de recarga rápidos ≤3horas, sai mais caro)

-autonomia (isto dependerá TAMBÉM MAS NÃO SÓ, da carga claro)

-tipo de hardware de comunicação para PC (porta série, USB, porta multi-protocolo[USB+Série], etc...).

-existência de software de controlo (e sua fiabilidade, funcionalidade, consumo de recursos, etc...)

-qualidade do circuito inversor e bateria (tipo de construção da(s) bateria(s) utilizada(s), marca, capacidade, etc...)

-existência ou ausência de ventoínhas de dissipação (Pessoalmente não gosto destas ventoínhas, pois têm tendência a ser barulhentas, e têm tendência a falhar após alguns anos. Além disso a sua substituição pode requerer uma intervenção técnica, o que implica custos, deslocações, etc...
A inclusão destas ventoínhas, indicia por vezes também uma má concepção e uma má gestão térmica, daí ser necessária a sua inclusão.)

-compatibilidade em software Multi-Plataforma (Windows, Linux, Mac, BSD, Open VMS, etc...)

-outros factores diversos, mas estes já dão uma ideia.

Tem em conta que as UPSs por ti indicadas não são de gama alta, por isso, também não deves esperar assim muito delas.

Espero ter ajudado DarkSKull2
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor DarkSKull2 » Sexta Mar 03, 2006 19:34

Muito obrigado pela informação acho que quando for comprar já vou ter mais consciência do que estou a fazer. A UPS no meu caso vai funcionar como um rectificador de onda e protecção contra picos. Isto porque na minha zona a corrente tem alguma flutuação e também porque já perdi 1 modem e um router adsl, com a trovoada.
Penso que para que satisfazer as minhas necessidades não necessito de uma UPS de elevada qualidade, daí estar a optar por uma barata, a autonomia pretendida é baixa apenas exijo que me permita encerrar o sistema.

A única dúvida que permaneceu após a explicação acima dada é, no que interfere a qualidade de onda da UPS e já agora o que é o THD!
DarkSKull2
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Mar 26, 2004 17:34

Mensagempor Electrao » Sexta Mar 03, 2006 22:16

Sim, era a carga da bateria!

OPSsssss.... :oops:

Queria anexar duas imagens para mostrar o porquê do meu engano, mas não tenho disponível a opção de attachments. 8O

Acontece que o load era a carga vista da UPS, e não a carga da bateria. Afinal está tudo bem. Apesar de este modelo ser muito ruidoso para o meu gosto. :evil:

Obrigado na mesma,
Electrão[/img]
PIV 1.8 cooled by Zalman CNPS7000A-Cu
P4B266 ; 2*256MB DDR
Eurotech Silent 460w
SEAGATE 80Gb 7200RPM
ATI RADEON 9600SE ; D-LINK G520+ (802.11g)
Electrao
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jan 01, 2004 21:59

Mensagempor ADFC » Domingo Mar 05, 2006 16:09

Electrao Escreveu:

Sim, era a carga da bateria!

OPSsssss.... :oops:

Queria anexar duas imagens para mostrar o porquê do meu engano, mas não tenho disponível a opção de attachments. 8O

Acontece que o load era a carga vista da UPS, e não a carga da bateria. Afinal está tudo bem. Apesar de este modelo ser muito ruidoso para o meu gosto. :evil:

Obrigado na mesma,
Electrão[/img]

Olá Electrao!

Ainda bem que está tudo em ordem!

Isso é que interessa!

Quanto ao ruído... pois... agora de facto, já não há muito a fazer...

Abraço
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor madmax » Domingo Mar 05, 2006 17:00

Os meus parabéns! Acabei de ter um curso rápido de UPS! :D

Voltando a uma questão antiga já aqui falada:

ADFC Escreveu:Olá berlioz!

Depois dizes:
O problema de colocar a extensão é k as saidas da ups não são como as de uma tomada normal, mas têm na mesma 3 fios, castanho , azul e verde, a minha kestão é se nesses casos as cores são universais???

Verde - terra

Azul e castanho - corrente??

Se assim for então poderei fazer uma alteração numa tomada ligando-a a uma saida da ups (cortado um cabo de alimenação de pc).

Resposta:
Podes adaptar qq cabo eléctrico por modo a utilizar qq ficha macho e depois ligar esse cabo adaptado, à saída (fêmea) da tua UPS.
Isto, se souberes como fazê-lo (tb não é difícil...)!

A codificação correcta de cores é:
Verde e Amarelo=GND ou Terra
Azul=Neutro(N)
Castanho (por vezes utiliza-se Preto)=Fase(F)

Mais uma vez, podes ter problemas de garantia se revelares à MGE (perante um problema ocorrido), que realizaste estas modificações!

Conector fêmea IEC 320 C13
Imagem

ou são do tipo Schuko CEE fêmea (acho que a MGE refere-se a estas tomadas como tomadas DIN fêmea, o que também é correcto)
Imagem

Eu tenho uma UPS (curiosamente a PowerMust 800USB que toda a gente aqui parece ter...) e queria adaptar a terceira saída do conector fêmea IEC 320 C13 para uma ficha vulgar (do tipo Schuko CEE fêmea- se bem percebi a explicação estas são as tomadas normais de nossa casa certu :?: :?: :?: ).

A minha questão é a seguinte: Não existem adaptadores para fazer esta alteração? Não tenhu nada contra mexer nos cabos, mas se houvessem adaptadores seria muito mais fácil de usar! 8)

Se alguém os conhecer então pedia que me dissessem qual o modelo e onde os posso arranjar!

Cumps
madmax
Novato
Novato

Registado: Domingo Fev 26, 2006 18:53

Mensagempor ADFC » Domingo Mar 05, 2006 18:14

DarkSKull2 Escreveu:Muito obrigado pela informação acho que quando for comprar já vou ter mais consciência do que estou a fazer. A UPS no meu caso vai funcionar como um rectificador de onda e protecção contra picos. Isto porque na minha zona a corrente tem alguma flutuação e também porque já perdi 1 modem e um router adsl, com a trovoada.
Penso que para que satisfazer as minhas necessidades não necessito de uma UPS de elevada qualidade, daí estar a optar por uma barata, a autonomia pretendida é baixa apenas exijo que me permita encerrar o sistema.

A única dúvida que permaneceu após a explicação acima dada é, no que interfere a qualidade de onda da UPS e já agora o que é o THD!

Olá DarkSKull2!

Se te explicar o que é a THD, acho que vais perceber bem no que é que "interfere a qualidade de onda da UPS".
Assim mato 2 coelhos de uma só vez!

A THD (Total Harmonic Distortion - Distorção Harmónica Total) é uma das caracteristicas que definem a "qualidade" de qualquer onda quando esta é representada de maneira gráfica, a nível bidimensional.

Hoje em dia, no "Mundo Real da Electrónica", qualquer onda tem uma certa percentagem de THD.
O problema é quando ela é muito elevada.

A Engenharia Electrónica define THD como sendo o valor percentual (ou pode ser expresso em dB), que resulta da divisão entre o somatório de todas as Potências Harmónicas (acima da Freq. Fundamental), pela Potência Fundamental da Frequência.

Os efeitos da THD são vários (mas sempre negativos por norma).
Por exemplo, aquecimento de certos equipamentos (motores e transformadores são os mais atingidos), funcionamento errático de equipamento sensível, activação de disjuntores sem causa aparente, falha prematura de equipamento electrónico, e até (em caso extremo) um pequeno aumento da conta da Electricidade no final do Mês.

Portanto, já estás a ver que quanto menor for a THD, melhor será a onda, e melhor será para o teu equipamento!!

Por exemplo, quando desligas uma lâmpada fluorescente, poderás por vezes ver uma distorção na imagem do teu TV, ou poderás ouvir momentaneamente um "click" nas colunas da tua Hi-Fi (especialmente quando estão na mesma fase).
Esta também é uma forma de propagação por THD.

Já agora, certifica-te que a UPS que vais comprar tem protecção de linha de comunicações (modem, router, etc...) e certifica-te (se puderes) que é de baixo ruído.
É que cada vez mais, muita gente se queixa de ruídos causados por ventoínhas e também ruídos por influência magnética (só escutados em ambientes silenciosos, mas são ruídos muito aborrecidos do tipo huuummmmmmm...).
Ruídos causados por influência magnética são normalmente produzidos pelo transformador (de má qualidade) de uma UPS.

----------------------------------------------------------------------------
Esta parte é só para os curiosos:

Se procurares THD no Google por ex, quase todos os sites relacionam esta grandeza com qualidade de Audio.
As boas Hi-Fi's têm sempre o seu valor de THD especificado nos manuais de instrução.
É que se a THD for muito elevada numa Hi-Fi, esta vai reproduzi-la de maneira audível!!

Já agora, sabias que por norma, o ouvido humano, não consegue ouvir sinais com THD menor que 2%??

Já agora, sabias também que se colocares o volume de uma Hi-Fi no máximo podes danificar as tuas colunas?
Grande coisa dizes tu ò ADFC! Todos sabemos isso!! :-)

Pois, mas por vezes, não as danificas por aplicação de uma Sobre-Potência (como muitos pensam), mas sim pelo excesso de THD que essa Sobre-Potência causa!
E há colunas de som, mesmo muito sensíveis ao THD!!
Daqui vem outra razão pela qual não deves aumentar sempre MUUUITO o som da tua Hi-Fi!

Desculpem este OFF-TOPIC, mas é que eu gosto mesmo de Alta-Fidelidade! :-)
----------------------------------------------------------------------------

Fiquem bem
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor ADFC » Domingo Mar 05, 2006 19:15

madmax Escreveu:Eu tenho uma UPS (curiosamente a PowerMust 800USB que toda a gente aqui parece ter...) e queria adaptar a terceira saída do conector fêmea IEC 320 C13 para uma ficha vulgar (do tipo Schuko CEE fêmea- se bem percebi a explicação estas são as tomadas normais de nossa casa certu :?: :?: :?: ).

A minha questão é a seguinte: Não existem adaptadores para fazer esta alteração? Não tenhu nada contra mexer nos cabos, mas se houvessem adaptadores seria muito mais fácil de usar! 8)

Se alguém os conhecer então pedia que me dissessem qual o modelo e onde os posso arranjar!

Cumps

Olá madmax!

O que tu precisas é de um adaptador para UPS
IEC-60320 C14 (tipo macho c/ terra)
para
EU1-16R (SCHUKO CEE-7 tipo fêmea c/ terra)
Tens aqui uma imagem:
Imagem

O problema é que nunca vi destes adaptadores à venda (pois embora existam, devem ser algo raros)!
Podes sempre fazer os teus próprios adaptadores, claro!

Os conectores utilizados pelas Fontes de alimentação para PC, UPSs, alguns monitores, etc... designam-se:
IEC-60320 C13 (tipo fêmea c/ terra)
IEC-60320 C14 (tipo macho c/ terra)
Por vezes o 60 é omitido e então pode ficar somente:
IEC-320 C13 (tipo fêmea c/ terra)
IEC-320 C14 (tipo macho c/ terra)

Os conectores "normais", utilizados em nossas casas designam-se:
EU1-16R (SCHUKO CEE-7 tipo fêmea c/ terra)
EU1-16P (SCHUKO CEE-7 tipo macho c/ terra)

Espero ter ajudado madmax!
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

AnteriorPróximo

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes