Bom já li alguns dos tópicos sobre fontes de alimentação, já que a minha acabou de ir á vida.
Estava muito bem com o PC ligado quando ouvi um ruido estranho (género de um rastilho a que se acendeu fogo) que me pareceu vir do PC e cheirou-me logo a queimado e desliguei logo a alimentação...fui verificar e o cheiro vinha da fonte...tentei liga-la novamente á corrente mas morreu de vez. De facto nos ultimos tempos e habitualmente com o tempo mais frio / humido a ventoinha da fonte de alimentação fazia um barulho bastante irritante (tipo camiao antigo a diesel) mas só no arranque do PC depois voltava ao ruido normal.
Bom dado q tanto o PC como a fonte já tem 3 anos não há garantia nenhuma já activa, tem que ser mesmo uma fonte nova.
O PC apresenta as seguintes caracterisitcas:
PIV a 2.4 GHz ; 512 DDR RAM 333 MHz; Disco de 80 GB; Drive Combi (leitor DVD/Gravador CD); Drive Gravadora de CD (transitou do antigo PC e é SCSI) e mais restante hardware como placa de TV, grafica, de som....a MotherBoard é uma Asus P4B533.
Entretanto andei a ver possíveis fontes de alimentação...e vi estas duas que me pareceram razoáveis:
Fonte Alimentação EuroTech Silent de 460 W - 49,90 euros
Modelo
FPSPA460SA - Silent 460 W
Potência
460 Watts
Voltagem de entrada: 230 V
Compatibilidade
Desenhada para Intel Pentium 4 e AMD
Interfaces
- 20 Pinos standard e auxiliar de 6 pinos de 5 V e 3.3 V para Mainboard
- 4 Pinos de 12V para alimentação do processador
- 5 Pinos para periféricos do tipo HDD
- Serial ATA (Serial Advanced Technology Attachment)
- 4 Pinos do tipo FDD
Características
Circuito de protecção de curto-circuito
Circuito de protecção sobretensão Over/Under Voltage
Output:
- 16 A a +12V
- 0.8 A a -12V
- 30 A a +5V
- 0.3 A a -5 V
Sistema de ventilação
Ventilador de 120 mm - Com mais 25% de ar ventilado
Fonte Alimentação P4 ATX Thermaltake 480W Black W0014R - 80 euros
Fonte de alimentação ATX Thermaltake Xaser III Edition 480W para Intel Pentium 4 e AMD, duplo ventilador 80 x 80 mm com tecnologia Ball Bearing, controlo de rotação automático, 1300 rpm e 25º C e 4800rpm a 90º C, e manual por baia de 5 1/4´ e espelho PCI, conector de alimentação de 20 pinos standard e conector auxiliar de 6 pinos de 5 V e 3.3 V para ligação à Motherboard, conector de 4 pinos de 12V para alimentação do processador, 9 conectores de 4 pinos para periféricos do tipo HDD, conector Serial Ata e 3 conectores de 4 pinos do tipo drive de disquetes, circuito de protecção de Over/Under Voltage, cor preta.
Duplo ventilador com tecnologia Two Ball Bearing com controlo de rotação
Elevado padrão de qualidade de construção
Comutador de alimentação de rede 115 / 230V
Circuito de Proteção Over / Under Voltage
Interruptor ON / OFF
Tipo: Fonte Alimentação para PC
Alimentação: 115 / 230 V
Output +12V: 18 A
Output -12V: 0,8 A
Peso: 2,5 Kg
Normas (T): CE
Conectores: 20 pinos standard e auxiliar de 6 pinos de 5 V e 3.3 V para Mainboard, 4 pinos de 12V para alimentação do processador, 9 de 4 pinos para periféricos do tipo HDD, 1 Serial Ata, 3 de 4 pinos do tipo FDD
Output +5V: 40 A
Output -5V: 0,3 A
Ventilador: 2 x ( 80 x 80 ) mm
Potência: 480 W
Foto: aqui
A da Thermaltake parece-me a melhor apesar de mais cara.
Já agora as fontes de alimentação trazem todas as ligações necessárias? para floppy, disco, drive opticas, motherboard...?
Moderado por Kaipyra: Cuidado com a publicidade! Custa tanto procurar pelo produto no site da marca?