Ventoinhas (do CPU e fonte) emperraram de vez...

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ventoinhas (do CPU e fonte) emperraram de vez...

Mensagempor pescadorDigital » Segunda Mar 07, 2005 18:30

Viva pessoal

tenho um computador em casa cujas duas ventoinhas (a da CPU e da fonte de tensão) decidiram emperrar de vez. A da CPU sempre fez uma barulheira danada, até que parece que já esgotou o período de vida útil e desde então nunca mais trabalhou. Quando o computador arranca ela bloqueia, só desbloqueando mesmo com a ajuda de um dedo, mas como tenho mais gente lá em casa que tem medo de fazer o mesmo, decidi por o computador de quarentena. Para mais, como se não fosse suficiente, a ventoinha da fonte decidiu juntar-se ao cortejo e também emperrar. O problema é que como a ventoinha da tensão tem uma grade protectora à frente não é possível meter nada lá para a desemperrar. Alguém aqui quer me dar alguma sugestão para o conseguir ? E já agora, durante quanto se poderá ter um computador ligado com a ventoinha da fonte sem funcionar ? Se fosse a do CPU nem por 1 minuto...
Imagem
pescadorDigital
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:23

Mensagempor Carlos_4 » Segunda Mar 07, 2005 18:40

Não é nada saudavel pro pc as ventoinhas estrem nesse estado, eu aconselho é substituires essas fan em vez de ires empurrando pra elas trabalharem.
Imagem
Imagem
Imagem
Carlos_4
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Jul 28, 2004 18:10

Mensagempor pescadorDigital » Segunda Mar 07, 2005 18:45

Carlos_4 Escreveu:Não é nada saudavel pro pc as ventoinhas estrem nesse estado, eu aconselho é substituires essas fan em vez de ires empurrando pra elas trabalharem.

Obrigado pela resposta rápida.

Bem, realmente eu fazia isso, para o CPU já mandei vir um dissipador, uma Cooler Artic Cooling Copper Silent 2 Rev.2 SE . Para a fonte, não existirá uma forma de resolver o problema sem ter que estar a comprar uma fonte completamente nova ???
Imagem
pescadorDigital
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Carlos_4 » Segunda Mar 07, 2005 18:51

Para a fonte podes trocar só a fan
Imagem
Imagem
Imagem
Carlos_4
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Jul 28, 2004 18:10

Mensagempor fastben » Segunda Mar 07, 2005 18:52

boas

podes sempre abrir a fonte e ver se dá para mudar a fan da fonte, não te esqueças de desligar a fonte da corrente :roll:

Fica bem
8/12/1943 - 3/7/1971
Imagem
" I'm the Lizard King, I can do any thing " Jim Morrison
fastben
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Jan 12, 2005 18:17

Mensagempor mitsutiks » Segunda Mar 07, 2005 20:22

looool, ve se nao morres..l :lol:

sobre o assunto se nao tiver na garantia, podes troca-la sem problema, e se gostares até por uma melhor ou com luzinhas, lol
MitsuTikS BioHaZarD PC
Mother: DFI UT Ultra-D NF4 ||
cpu: Venice 3000+@2792Mhz Watercooled ||
grafica: X800GT Watercooled || 2Gb dualchanel ddr400 || WD 250GB 16mb
dvd-rw NEC 3540 & dvd samsung || LC SS 550w || Rad: nexos 360 ||
mitsutiks
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jan 22, 2005 15:12

Mensagempor ricardoa80 » Terça Mar 08, 2005 14:36

Já que tens o assunto co cooler resolvido só falata a fonte...

Bem...se tiver na garantia é simples...vais à loja e eles trocam isso! Caso contrario tens 2 hipoteses: Ou verificas se é um problema de "higiene" da fan e a limpas e passas oleo ou então simplesmente compras uma fan nova para la colocar!

Por vezes o lixo acumula-se nos rolamentos das fans e não as deixa rodar ou fá-lo deficientemente. Uma boa limpeza e uma gotas de oleo por vezes resolvem o assunto e eliminam ate alguns zumbidos...

Verifica e vê o que podes fazer!

Cumprimentos
Thermaltake Tsunami Dream(black)
AMD 64 x2 3800+ Thermalright XP-90
Asus A8V Deluxe || 3 Gb Gskill ZX || Seagate 200 Gb 8 Mb + Seagate 320 Gb
LCPower Arkangel 850W
NEC 4550+Compaq LTN 486S
xfx 6600GT
ricardoa80
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Dez 07, 2004 2:51

Mensagempor pescadorDigital » Terça Mar 08, 2005 15:02

ricardoa80 Escreveu: Já que tens o assunto co cooler resolvido só falata a fonte...

Sim já está resolvido... encomenda em expresso EMS Urgente 18 saiu às 18h do Porto chegou ao Algarve às 10h. Não podia ser mais rápido e eficiente :). O que é engraçado no meio disto tudo é que fui lá ao site da empresa que me vendeu o cooler (ArticCooling.com) e de um dia para o outro o modelo que comprei (Cooler Artic Cooling Copper Silent 2 Rev.2 SE ) desapareceu da página! Parece que tive sorte e eles descontinuaram o modelo entretanto !!!

Bem...se tiver na garantia é simples...vais à loja e eles trocam isso! Caso contrario tens 2 hipoteses: Ou verificas se é um problema de "higiene" da fan e a limpas e passas oleo ou então simplesmente compras uma fan nova para la colocar!

Já não tá na garantia, foi por isso que não me importei em rebentar o selo e ver o que se passava lá dentro: afinal era pior do que pensava - nem tava muito suja de pó, mas havia fios queimados e um condensador dilatado provavelmente quase a rebentar, mas apesar de tudo a fonte ainda fornece corrente, só que podia tar mesmo por um fio. Provavelmente já será mesmo tarde demais para ainda ter esperança em aproveitar a fonte. Não sei, o que acham ? :?:
Imagem
pescadorDigital
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor mitsutiks » Terça Mar 08, 2005 19:11

... lixo ou dispensa/garagem se quiseres aproveitar alguma coisa po futuro como eu faço. lol tenho a garagem cheia de "lixo informatico"
MitsuTikS BioHaZarD PC
Mother: DFI UT Ultra-D NF4 ||
cpu: Venice 3000+@2792Mhz Watercooled ||
grafica: X800GT Watercooled || 2Gb dualchanel ddr400 || WD 250GB 16mb
dvd-rw NEC 3540 & dvd samsung || LC SS 550w || Rad: nexos 360 ||
mitsutiks
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jan 22, 2005 15:12

Mensagempor ricardoa80 » Quarta Mar 09, 2005 2:15

Bem pelo que dizes o melhor mesmo é comprares outra fonte....e não te demores muito!

Pelo estado que relatas em principio essa fonte ainda tinha reparação possivel mas esta é uma situação que não te aconselho pois a fonte nunca mais ia conseguir ter linhas estáveis...

Embora funcionasse ia manter o teu sistema em deficie constante!

Infelizmente está na hora de gastares mais uns €. Aproveita e compra uma fonte que t dê algumas garantias....sim já que vais gastar € ao menos que seja em material 5*'s

Cumprimentos
Thermaltake Tsunami Dream(black)
AMD 64 x2 3800+ Thermalright XP-90
Asus A8V Deluxe || 3 Gb Gskill ZX || Seagate 200 Gb 8 Mb + Seagate 320 Gb
LCPower Arkangel 850W
NEC 4550+Compaq LTN 486S
xfx 6600GT
ricardoa80
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Dez 07, 2004 2:51

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods