Potencia das UPS e outras questoes

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Potencia das UPS e outras questoes

Mensagempor Pedro Almeida » Quinta Set 01, 2005 21:45

Pergunta básica/desnecssária talvez...: os UPS geralmente marcam um determinado valor xxx no seu modelo: tipo Mustek 800, isto sao os Watts que o UPS aguenta quando tudo o que estiver ligado está a puxar os 800 Watts não é, logo nao convem ligar 2 PCS que tenham 300W + 550 W nas fontes ou posso fazê-lo sem crise ?

Explicações...

Obrigado!
P4 2.4 AMD 64 1.8
19",19'',15'', 7.1/2.1 Creative
ASUS Deluxe A8V, MSI Neo PT800
1,5 G RAM LC power 6550 12 Fan 550W
Geforce 5200 FX, ATI Radeon 9250
HDD 1 TB Noiseblocker fans
Gigabit LAN SMC
Zalman CNPS 7000B AlCu/XP90 Thermalright
Pedro Almeida
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jun 19, 2005 21:38

Mensagempor ADFC » Sexta Set 02, 2005 9:30

Olá Pedro Almeida!

Não há perguntas más!
A questão até é boa!

Mas para já vamos esclarecer uma coisa.
A potência em QUALQUER UPS (independentemente da marca/modelo) é primeiramente especificada em VoltAmpere (VA) e depois em Watt (W).
Isto raramente acontece com outros dispositivos.
Normalmente os outros dispositivos têm especificações de potencia em Watt(W).

A potência especificada em VA designa-se Potência Aparente.
A potência especificada em W designa-se Potência Activa.
O factor de potência (cosφ) é sempre menor ou igual (em termos ideais) a 1.
O factor de potência é o ângulo de fase entre a Tensão alternada (em V) e a Corrente electrica (em A).

Por exemplo se vires uma UPS que diga Mustek 800, é um modelo de 800VA.
Esse modelo terá um determinado factor de potência (vê os detalhes do fabricante) que te ajuda a calcular a Potência Activa (em Watt) da seguinte maneira:

Potência Activa(W) = cosφ . Potência Aparente(VA)

Se a UPS (do exemplo acima) tiver um cosφ=0.6, então só suporta
480 Watt (W) pois
0.6*800VA=480W
Então podes concluir (e bem) q qto > for o factor de potencia, melhor!!

E não podes ligar lá nada com potência activa maior que 480W.
Se o fizeres a UPS (todas têm) activará um circuito de protecção.

Há vários tipos de UPS no mercado:
Para utilização doméstica/escritório, apenas 2 são dignas de registo:

Linha Interactiva: Custo reduzido, mais comum, têm tempo de comutação por relé magnético (<20ms).

OnLine (True UPS): Custo elevado (bem elevado para utilização singular doméstica), menos comuns, não têm tempo de comutação.

Os problemas eléctricos mais comuns (e erradicados pelas UPS's) são:

Reduções de tensão ou Subtensão: Estas reduções de tensão caracterizam-se por reduções de curta duração do nível de tensão. Trata-se do problema de potência mais comum, responsável por 87% de todas as perturbações na potência, de acordo com um estudo dos Bell Labs.

CAUSA - Normalmente, as reduções de tensão são provocadas pelas necessidades de potência no arranque de vários dispositivos eléctricos (incluindo motores, compressores, elevadores, etc.). As companhias eléctricas utilizam as reduções de tensão para responder aos picos de necessidade de potência. Num procedimento designado como redução oscilante de tensão, a empresa fornecedora da energia reduzirá de forma sistemática os níveis de tensão em determinadas áreas durante horas ou dias seguidos. Normalmente, esta necessidade resulta da ocorrência de dias muito quentes, nos quais a utilização de ar condicionado está no máximo.
EFEITO - Uma redução de tensão pode limitar a alimentação de que o computador necessita para funcionar e bloquear teclados e provocar bloqueios do sistema inesperados, resultando na danificação ou perda de dados. As reduções de tensão também reduzem a eficácia e o tempo de vida do equipamento eléctrico, principalmente dos motores.

Falhas de energia: Perda total de energia.

CAUSA - As falhas de energia são provocadas por uma potência excessiva na rede eléctrica, relâmpagos, gelo nas linhas eléctricas, acidentes de viação, terramotos e outras catástrofes.
EFEITO - Trabalho actual na RAM ou cache perdido. Pode também provocar perda de dados no disco rigido (trabalhos em fase de desenvolvimento, não guardado).

Pico de tensão: Também referido como impulso, um pico é um aumento instantâneo grave de tensão. Semelhante à força de uma onda gigante, um pico de tensão pode entrar no equipamento electrónico através da rede ou das linhas telefónicas e danificar ou destruir completamente os componentes.

CAUSA - Normalmente, os picos de tensão são provocados por relâmpagos próximos. Os picos de tensão também podem ocorrer quando a energia volta depois de ter faltado devido a uma tempestade ou como resultado de um acidente de viação.
EFEITO - Ocorrem danos catastróficos no hardware. Os dados serão perdidos.

Sobretensão: Um pequeno aumento de tensão, normalmente durante pelo menos 1/120 de um segundo.

CAUSA - As sobretensões resultam da presença de motores eléctricos, como, por exemplo, ar condicionados, e electrodomésticos nas proximidades. Quando este equipamento é desligado, a tensão adicional dispersa-se na linha de energia eléctrica.
EFEITO - Os computadores e dispositivos electrónicos sensíveis semelhantes são concebidos para receber energia dentro de um determinado limite de tensão. O que estiver fora dos níveis de pico e RMS esperados (tensão média) causará uma pressão nos componentes delicados e provocará falhas prematuras.

Interferência: Referenciado de forma mais técnica como interferência electromagnética (EMI) e interferência de rádio-frequência (RFI), o ruído eléctrico perturba a onda sinusoidal suave que se espera por parte de um fornecedor de energia.

CAUSA - O ruído eléctrico é provocado por vários factores e fenómenos, incluindo relâmpagos, comutação de carga, geradores, transmissores radioeléctricos e equipamento industrial. Poderá ser intermitente ou crónico.
EFEITO - O ruído provoca picos e erros em programas executáveis e em ficheiros de dados.

Espero ter ajudado
Editado pela última vez por ADFC em Sexta Set 02, 2005 14:54, num total de 1 vez.
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 31, 2005 2:32

Mensagempor Mezmerize » Sexta Set 02, 2005 12:44

Grande post ADFC :!:
Tuuuuuuuuuuuuuuuu tás lá!! Muito bem vindo ao fórum :wink:

Cumprimentos 8)
Revolution! The only... Solution! We've taken all your shit, now it's time for restitution!!
Mezmerize
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Mai 15, 2005 19:35

Mensagempor Lycan » Sexta Set 02, 2005 14:31

excelente post.
.Opteron 165@2.8Ghz / Abit AN8 Ultra / Aerocool II+SE - 550W
.WaterCooling
.2x512 TCCD
.GeCube X850XT@PE
.TFT Samsung 226BW
.2x80Gb Hitachi Sata II raid0 + WD Caviar 120Gb Sata + Hitachi 320Gb externo
Lycan
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Fev 11, 2004 18:35

Mensagempor SuperMocho84 » Sexta Set 02, 2005 14:49

5*
AMD Athlon64 3500+ Winchester
ASUS A8N-SLI Deluxe
ASUS Nvidia GeForce 6800GT 256MB DDR3
4x512MB DDR400 Kingston
Western Digital 250GB SATA II + 200GB SATA + 60GB IDE
Logitech X-230 + Audigy 2
Pioneer 120S + Optiarc 7173AD
LC Power Hyperion 700W
SuperMocho84
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Dez 21, 2004 11:48

Mensagempor Speed Dragon » Sexta Set 02, 2005 15:47

Penso que não se perdia nada em por o post para "Stick", pois também tinha a mesma duvida, pois tenho uma Mustek VA800.

Só tenho uma pergunta a por.

O meu mano ja me tinha falado nessas Online, podias dizer mais caracteristicas dessas em relação as normais ?
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor ADFC » Domingo Set 04, 2005 2:08

Olá!

AC=Corrente Alternada (aquela proveniente das tomadas de nossas casas, por ex.)

DC=Corrente Contínua (aquela proveniente das baterias de um telemóvel, por ex.)

Se não quiserem ler tudo leiam ao menos a parte Linha-Interactiva VS On-Line

UPS's On-Line:

As UPS's True OnLine (as melhores e mais caras), são também denominadas Double Conversion UPS's (Dupla Conversão).
Tal como o nome indica elas convertem a energia 2 vezes.
Primeiro a tensão AC (à entrada) com todos os seus possiveis defeitos (picos, distorção, etc...) é convertida em tensão DC.
Depois um condensador electrolítico de grande capacidade estabiliza esta tensão DC (enquanto também armazena alguma energia AC).
Após isto, a tensão DC é novamente convertida em tensão AC que é severamente regulada pela UPS.
Daí o nome Dupla Conversão!

Quando a tensão de entrada AC, não é óptima em todos os aspectos, a carga da UPS (um PC por exemplo) passa a ser alimentado pela bateria.
Normalmente (mas nem sempre) esta transição entre a alimentação por tensão de entrada AC e alimentação por tensão de bateria, leva muitos milisegundos.

Mas (e aqui está uma ENORME diferença) esse tempo torna-se desprezável, pois o grande condensador electrolítico (em modo 'DC link'),
providencia parte da energia armazenada, durante este tempo de transição (Transfer Time).
Assim a carga (um PC por exemplo) NUNCA vê este tempo de transição a ocorrer. Isso é o ideal!
A secção rectificadora destas UPS's também tem PFC (power factor correction), o que significa basicamente (neste caso) que a tensão "oferecida" à carga será do tipo Onda Sinusoidal Pura!
Como o PFC corrige a forma da onda, isso significa tb que menos corrente é consumida (por uma carga, quando em "Battery Mode"), e que os harmónicos de alta-frequencia (HF) são tb reduzidos.
Isto acontece até em casos nos quais a carga é do tipo comutada (as PSU's dos PC's são 99% comutadas).
As UPS's On-Line conseguem ainda operar normalmente (e sem recorrer a baterias) com 50% do valor de tensão de entrada (tensão AC)!!
Quando necessário, o PC será alimentado pela(s) bateria(s) da UPS durante um determinado tempo (normalmente 10 a 20 minutos), dando tempo ao utilizador de salvar os seus trabalhos de forma segura.

UPS's Linha InterActiva:

Quando a tensão de entrada AC está presente, um complexo circuito de gestão eléctrica (controlado por CPU hoje em dia), filtra a corrente contra interferências (já falei nelas no POST anterior, são as EMI e RFI), atenua picos de tensão, providencia regulação de tensão suficiente para qq carga, etc, etc...
Nestas UPS's, existe um circuito Inversor/Carregador que redirecciona parte da energia de entrada AC, para as baterias da UPS, por modo a que estas estejam sempre carregadas (pelo menos enquanto houver tensão de entrada AC).
Este circuito Inversor/Carregador redirecciona por norma 10% da potência da UPS para a bateria (assim a bateria está sempre carregada, e o circuito Carregador mantem-se à temperatura ambiente, sem aquecer muito).

Quando a tensão de entrada AC fica ausente (nem que seja durante 20 milésimos de segundo), então, é activado o circuito Inversor que activa o modo "Funcionamento em Bateria".
A tensão DC (12 ou 24V) é então convertida em AC (230V-50Hz).
Ouve-se então a comutação por parte do famoso Relé Magnético (click-clack)!
Neste momento, o PC será alimentado pela(s) bateria(s) da UPS durante um determinado tempo (normalmente 10 a 20 minutos), dando tempo ao utilizador de salvar os seus trabalhos de forma segura.

Acredita nisto:
Não gastes MUITO dinheiro numa UPS (mas adquire uma se puderes), pois as flutuações energéticas numa zona geográfica electricamente consolidada nunca variam (por dia) mais de 5%, o que é perfeitamente aceitável para qq equipamento!
Se a tua casa/escritório não estiver numa destas zonas, então adquire uma UPS (preferência Linha InterActiva)!
Para teres uma ideia, em minha casa, a UPS do meu PC activa-se APENAS entre 2 a 4 vezes por semana (em cada vez durante 1 segundo)!
E se a tua UPS tiver AVR (Automatic Voltage Regulation), como uma outra que eu tenho, se calhar só se activará 1 vez por mês, ou então em caso de falha energética total (0 Volt)!
Acho que a EDP evolui muito nestes últimos anos!
Mas isto sou eu a falar, de acordo com a minha localização!
Se viveres num sítio problemático... é outra coisa.

Há 5 anos que tenho (mais do que uma) UPS em casa (e escritório tb) e posso dizer-te que por norma são dispositivos muito fiáveis.
Apenas uma se danificou durante uma Tempestade Eléctrica (pois era uma UPS baratinha...)!

Linha-Interactiva VS On-Line:

Linha-Interactiva:
Menos componentes
Opera a baixa temperatura
Custo inicial baixo
Consome menos electricidade
Não tem PFC
A frequência na saída varia consideravelmente
Tipicamente é maior e mais pesada

On-Line:
Mais componentes
Opera a temperaturas mais altas
Custo inicial alto
Consome mais electricidade
Tem PFC
A frequência na saída é configurável e é estável
Tipicamente é mais pequena e leve (especialmente nas UPS's de grande potência)

Como???.... dizem vocês!!!!
Então tem mais componentes e tipicamente é mais pequena e leve???
Isso não tem lógica!!
R: Pois, mas as peças aqui utilizadas normalmente têm 1/3 do tamanho!!

Conclusão:
Pelo facto de as UPS's de Linha-Interactiva terem menos componentes e operarem a temperaturas reduzidas, isso torna-as um pouco mais fiáveis!
Estas são ainda MUITO MAIS baratas.

Por outro lado as UPS's On-Line fornecem energia mais limpa (MAS APENAS UM POUCO!!!) aos PC's, o que faz com que ele não falhe tão prematuramente!
Este tipo de UPS's são normalmente usadas em Aplicações Muito Críticas (Hospitais, Controlo de Tráfego Aéreo em Aeroportos, etc...)

Se às vezes tiver cometido algum erro/falha avisem-me por favor.

Mais dúvidas??
Se tiverem, coloquem-nas e (por vezes lentamente) irei responder.
Editado pela última vez por ADFC em Domingo Set 04, 2005 4:15, num total de 2 vezes.
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Devil » Domingo Set 04, 2005 3:48

Estes dois posts estão simplesmente fantásticos!

Obrigado!
Ensinaste me muita coisa!
Devil
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 14, 2005 18:09

Mensagempor cracker » Domingo Set 04, 2005 13:46

Nao tenho palavras para descrever os teus posts ... :P 8O
cracker
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 19, 2005 17:22

Mensagempor Speed Dragon » Terça Set 06, 2005 2:17

Muito bom :D Tive que meter cunha ao Alfatek só para ele ver o Post para meter Stick :D mais tarde ou mais cedo isso ia acontecer ;)

De qualquer das maneiras, espetacular, mas reparo que a certos dias em que a UPS começa a "trabalhar" principalmente quando a luz começa a ficar fraca, ... mesmo sem desligar ... e claro um dos grandes valores da UPS é quando a nossa mãezinha decide desligar a luz por estarmos muito tempo no computador, ai é que uma UPS da jeito :D
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor DJTDias » Terça Set 06, 2005 10:28

ADFC -temos candidato a guru ! Excelentes posts ! :D
DJTDias
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Abr 10, 2005 12:33

Mensagempor berlioz » Quarta Set 07, 2005 15:09

boas tenho aki uma pergunta para colocar.

Comprei uma ups da Mge modelo nova 600, mas não tem como ligar ao pc para fazer um desligar em segurança kuando falhar a luz. Como posso resolver esse kestão.

Outra kestão, e esta de certeza vai dar confusão, é o seguinte:

Esta UPS tem 3 saidas
- uma para o pc
- outra monitor
- a outra gostava de saber se lhe posso colocar um extensão com 3 tomadas, para ficar protegido outro equipamento, a minha zona por x tem flutuações de energia.

O problema de colocar a extensão é k as saidas da ups não são como as de uma tomada normal, mas têm na mesma 3 fios, castanho , azul e verde, a minha kestão é se nesses casos as cores são universais???

Verde - terra

Azul e castanho - corrente??

Se assim for então poderei fazer uma alteração numa tomada ligando-a a uma saida da ups (cortado um cabo de alimenação de pc).

Gostava de pedir a vossa opinião acerca disto.

Se for uma coisa muito disparatada estão à vontade para criticar.

Cumps
Mainboard:ASUSTeK Computer INC. A7N8X-E
Chipset:nVidia nForce2 Ultra 400
Processor:AMD Sempron @ 1996 MHz
Memory :512 MB (1 x 512 DDR-SDRAM PC3200 @ 200 MHz)
2 discos C:30GB D:80GB G:200GB
TFT Philips 170S5
Oni-Duo 512\128 Zona não oni
berlioz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Mai 13, 2005 7:27

Mensagempor ADFC » Quarta Set 07, 2005 22:38

Olá berlioz!

As perguntas são boas...

Primeiro dizes:
Comprei uma ups da Mge modelo nova 600, mas não tem como ligar ao pc para fazer um desligar em segurança kuando falhar a luz. Como posso resolver esse kestão.

Peço desculpa, mas estás a tentar dizer que a UPS não tem porta de comunicações por modo a transmitir ao PC um "Graceful ShutDown" (Encerramento controlado por software)?
É isso? Foi o que percebi...

Penso que as MGE recentes têm porta de comunicações (em todos os modelos)!
É que não sei se tens uma MGE Ellipse ASR, ou MGE Pulsar Ellipse, ou MGE Pulsar Ellipse Premium, ou MGE Pulsar Evolution, etc, etc...

Mas no entanto, se a UPS não tiver uma porta de comunicações, então, não há nada a fazer...

Dos modelos MGE que conheço, todos têm porta de comunicações.
Quer seja Porta série, Porta USB, ou até (mais recentemente) Porta Combinada (USB + Série)!
Isto em combinação com o Software de segurança MGE Personal SolutionPac, devia fazer com que a tua UPS conseguisse encerrar o teu PC na tua ausência!

Se a tua UPS trouxe um CD com software, então é extremamente provável, que tenha uma porta de comunicações!

Depois dizes:
Esta UPS tem 3 saidas
- uma para o pc
- outra monitor
- a outra gostava de saber se lhe posso colocar um extensão com 3 tomadas, para ficar protegido outro equipamento, a minha zona por x tem flutuações de energia.

Resposta:
Podes perfeitamente fazer isso (em teoria).
No entanto e na prática, lembra-te do seguinte:

a) As extensões eléctricas (quando têm muitas tomadas) introduzem ruído eléctrico nas linhas de tensão. É sempre preferível ligar qualquer equipamento directamente a uma tomada!
Tu dizes que vais ligar uma extensão de 3 tomadas...
Não vejo grande problema nisso!
Eu tenho duas extensões (6 tomadas CADA) ligadas às portas da minha UPS e nunca tive qq problema!!

b) Embora (PESSOALMENTE) não veja grandes problemas na alínea anterior, as companhias fabricantes de UPS's por vezes vêm!
Pelo facto das extensões incrementarem ruído eléctrico na carga, alguns fabricantes até anulam a garantia em caso de ligares/adaptares extensões às tomadas de saída da UPS!
E com uma certa razão de facto (contra mim falo!!!!).
Toma isso em consideração!
Ficaste avisado, mas deixo ao teu critério!

c) Lembra-te que quanto mais tomadas tiveres, mais "vontade" tens de ligar vários dispositivos em simultâneo!
Cuidado! Não submetas a UPS a situações de sobrecarga!
Lê o meu primeiro POST sobre considerações de Potência!!

Depois dizes:
O problema de colocar a extensão é k as saidas da ups não são como as de uma tomada normal, mas têm na mesma 3 fios, castanho , azul e verde, a minha kestão é se nesses casos as cores são universais???

Verde - terra

Azul e castanho - corrente??

Se assim for então poderei fazer uma alteração numa tomada ligando-a a uma saida da ups (cortado um cabo de alimenação de pc).

Resposta:
Podes adaptar qq cabo eléctrico por modo a utilizar qq ficha macho e depois ligar esse cabo adaptado, à saída (fêmea) da tua UPS.
Isto, se souberes como fazê-lo (tb não é difícil...)!

A codificação correcta de cores é:
Verde e Amarelo=GND ou Terra
Azul=Neutro(N)
Castanho (por vezes utiliza-se Preto)=Fase(F)

Mais uma vez, podes ter problemas de garantia se revelares à MGE (perante um problema ocorrido), que realizaste estas modificações!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tipos de Impressora
LASER:
As impressoras requerem uma grande quantidade de alimentação e não é aconselhável que seja fornecida através da alimentação auxiliar da UPS porque não é económico. Muitas UPS para utilização pessoal têm tomadas adicionais de protecção de picos de tensão que não fornecem alimentação auxiliar. É a estas tomadas que as impressoras (ESPECIALMENTE laser) devem ser ligadas. Uma vez que as impressoras laser são ligadas a tomadas que não utilizam a bateria da UPS, a presença da impressora laser não afectará a potência de débito máximo (da UPS), nem tão pouco a sua autonomia!

JACTO DE TINTA:
As Impressoras a Jacto de Tinta já são menos exigentes, mas tb devem seguir o mesmo exemplo!...
Mas fica ao teu critério.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Já agora (e por curiosidade) as tuas tomadas de saída, presentes na UPS, são de que tipo??
Vê as figuras e diz-me:

Conector fêmea IEC 320 C13
Imagem

ou são do tipo Schuko CEE fêmea (acho que a MGE refere-se a estas tomadas como tomadas DIN fêmea, o que também é correcto)
Imagem

Espero ter ajudado
Editado pela última vez por ADFC em Domingo Dez 18, 2005 1:26, num total de 2 vezes.
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor ADFC » Quarta Set 07, 2005 23:18

Obrigado pela cunha ao Alfatek, Speed Dragon...

Um Abraço
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor berlioz » Quinta Set 08, 2005 16:52

Boas

Obrigado pela resposta rápida.

A ups k comprei penso k seja recente, é uma MGE nova 600 AVR.

Tem tres saidas e mais proteção para adsl.

Não vem com cd, por isso te digo k não permite ligar ao pc por cabo de serie nem usb. Não tem estas entradas.

Conector fêmea IEC 320 C13

Estas são as tomadas de saida da minha ups.

Não sei como colocar aki a imagem, mas ela foi comprada na loja aquapc.

Cumps[/img]
Mainboard:ASUSTeK Computer INC. A7N8X-E
Chipset:nVidia nForce2 Ultra 400
Processor:AMD Sempron @ 1996 MHz
Memory :512 MB (1 x 512 DDR-SDRAM PC3200 @ 200 MHz)
2 discos C:30GB D:80GB G:200GB
TFT Philips 170S5
Oni-Duo 512\128 Zona não oni
berlioz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Mai 13, 2005 7:27

Próximo

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante