Olá berlioz!
As perguntas são boas...
Primeiro dizes:
Comprei uma ups da Mge modelo nova 600, mas não tem como ligar ao pc para fazer um desligar em segurança kuando falhar a luz. Como posso resolver esse kestão.
Peço desculpa, mas estás a tentar dizer que a UPS não tem porta de comunicações por modo a transmitir ao PC um "Graceful ShutDown" (Encerramento controlado por software)?
É isso? Foi o que percebi...
Penso que as MGE
recentes têm porta de comunicações (em todos os modelos)!
É que não sei se tens uma MGE Ellipse ASR, ou MGE Pulsar Ellipse, ou MGE Pulsar Ellipse Premium, ou MGE Pulsar Evolution, etc, etc...
Mas no entanto, se a UPS não tiver uma porta de comunicações, então, não há nada a fazer...
Dos modelos MGE que conheço, todos têm porta de comunicações.
Quer seja Porta série, Porta USB, ou até (mais recentemente) Porta Combinada (USB + Série)!
Isto em combinação com o Software de segurança MGE Personal SolutionPac, devia fazer com que a tua UPS conseguisse encerrar o teu PC na tua ausência!
Se a tua UPS trouxe um CD com software, então é extremamente provável, que tenha uma porta de comunicações!
Depois dizes:
Esta UPS tem 3 saidas
- uma para o pc
- outra monitor
- a outra gostava de saber se lhe posso colocar um extensão com 3 tomadas, para ficar protegido outro equipamento, a minha zona por x tem flutuações de energia.
Resposta:
Podes perfeitamente fazer isso (em teoria).
No entanto e na prática, lembra-te do seguinte:a) As extensões eléctricas (quando têm muitas tomadas)
introduzem ruído eléctrico nas linhas de tensão. É sempre preferível ligar qualquer equipamento directamente a uma tomada!
Tu dizes que vais ligar uma extensão de 3 tomadas...
Não vejo grande problema nisso!
Eu tenho duas extensões (6 tomadas CADA) ligadas às portas da minha UPS e nunca tive qq problema!!
b) Embora (PESSOALMENTE) não veja grandes problemas na alínea anterior, as companhias fabricantes de UPS's por vezes vêm!
Pelo facto das extensões incrementarem ruído eléctrico na carga, alguns fabricantes até anulam a garantia em caso de ligares/adaptares extensões às tomadas de saída da UPS!
E com uma certa razão de facto (contra mim falo!!!!).
Toma isso em consideração!
Ficaste avisado, mas deixo ao teu critério!
c) Lembra-te que quanto mais tomadas tiveres, mais "vontade" tens de ligar vários dispositivos em simultâneo!
Cuidado! Não submetas a UPS a situações de sobrecarga!
Lê o meu primeiro POST sobre considerações de Potência!!
Depois dizes:
O problema de colocar a extensão é k as saidas da ups não são como as de uma tomada normal, mas têm na mesma 3 fios, castanho , azul e verde, a minha kestão é se nesses casos as cores são universais???
Verde - terra
Azul e castanho - corrente??
Se assim for então poderei fazer uma alteração numa tomada ligando-a a uma saida da ups (cortado um cabo de alimenação de pc).
Resposta:
Podes adaptar qq cabo eléctrico por modo a utilizar qq ficha macho e depois ligar esse cabo adaptado, à saída (fêmea) da tua UPS.
Isto, se souberes como fazê-lo (tb não é difícil...)!
A codificação correcta de cores é:
Verde e Amarelo=GND ou Terra
Azul=Neutro(N)
Castanho (por vezes utiliza-se Preto)=Fase(F)
Mais uma vez, podes ter problemas de garantia se revelares à MGE (perante um problema ocorrido), que realizaste estas modificações!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tipos de Impressora
LASER:
As impressoras requerem uma grande quantidade de alimentação e não é aconselhável que seja fornecida através da alimentação auxiliar da UPS porque não é económico. Muitas UPS para utilização pessoal têm tomadas adicionais de protecção de picos de tensão que não fornecem alimentação auxiliar. É a estas tomadas que as impressoras (ESPECIALMENTE laser) devem ser ligadas. Uma vez que as impressoras laser são ligadas a tomadas que não utilizam a bateria da UPS, a presença da impressora laser não afectará a potência de débito máximo (da UPS), nem tão pouco a sua autonomia!
JACTO DE TINTA:
As Impressoras a Jacto de Tinta já são menos exigentes, mas tb devem seguir o mesmo exemplo!...
Mas fica ao teu critério.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Já agora (e por curiosidade) as tuas tomadas de saída, presentes na UPS, são de que tipo??
Vê as figuras e diz-me:
Conector fêmea IEC 320 C13
ou são do tipo Schuko CEE fêmea (acho que a MGE refere-se a estas tomadas como tomadas DIN fêmea, o que também é correcto)
Espero ter ajudado