Que fonte de alimentação tenho eu afinal?

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Que fonte de alimentação tenho eu afinal?

Mensagempor l2k » Terça Abr 25, 2006 18:15

Há alguma maneira de saber a potencia da fonte de alimentação (watts) através de software por exemplo? É que segunda as contas que fiz o meu sistema precisa de uma fonte de alimentção com no mínimo 265W e como vou fazer um upgrade à máquina gostava saber se a fonte de alimentação aguenta.

Na fonte tem la isto escrito:

230V
CODEGEN 200XA
AC INPUT: 100-120V 8A
200-240V 4A

DC OUTPT: 200W

Sempre usei esta fonte neste mesmo sistema e nunca deu problemas mesmo quando trocei a minha MX440 por uma FX5200. Sendo assim, acho que aqueles 200W não são a potência real da caixa.

Agradecia respostas,
l2k^^
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor Gs » Terça Abr 25, 2006 18:45

Potencia real da caixa?ou da fonte?

E sim tens de trocar de fonte obrigatoriamente, tens fontes pra varios preços mas recomendo as Lc power pela sua boa relação preço/qualidade.

Tens as novas Lc power green com 80% de eficiencia uma de 550w já aguentava com um sistema de média-alta gama.
Gs
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Mai 01, 2005 17:37

Mensagempor l2k » Terça Abr 25, 2006 19:47

Gs Escreveu:Potencia real da caixa?ou da fonte?

E sim tens de trocar de fonte obrigatoriamente, tens fontes pra varios preços mas recomendo as Lc power pela sua boa relação preço/qualidade.

Tens as novas Lc power green com 80% de eficiencia uma de 550w já aguentava com um sistema de média-alta gama.

Da fonte.

Estive a procurar no google e esta caixa e de 250W e esta a trabalhar num sistema de 275! Será que aguenta com mais 20W ?

É que com a compra do upgrade fiquei sem dinheiro nenhum pa comprar uma fonte.
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Gs » Terça Abr 25, 2006 19:53

experimenta, de qualquer das maneiras essa fonte nao te dá segurança nenhuma, uma fonte de má qualiade ou com potencia insuficiente pode danificar componentes do pc. :?
Gs
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Mai 01, 2005 17:37

Mensagempor _BELGA_ » Terça Abr 25, 2006 19:55

epá experimenta....o pior que pode acontecer é isso nao ligar, ou entao qual tiver em full crashar...! :?
Imagem
_BELGA_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Nov 29, 2005 20:16

Mensagempor G@rlink » Terça Abr 25, 2006 20:05

Boas,

o meu conselho é que troques de fonte assim que seje possivel. Essa fonte é muito fraquinha... Pelo que vejo, se por aí não abundam €€, então LC-Power é a melhor opção pela sua optima relação preço/qualidade.

Tens como opção mais em conta, uma LC-Power SuperSilent 550W rev.2 por uns 40€. Depois por cerca de 50€ já tens as novas LC-Power Silent Giant 550W "Green Power". E por ultimo tens a LC-Power 560W Titan por cerca de 65€, estas são um pouco mais caras mas a meu ver compensa bem a diferença de preço. Contudo as outras são também boas opções. It´s your call... :wink:

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Jun 24, 2005 0:17

Mensagempor Kayn » Terça Abr 25, 2006 21:40

bem, eu sou da opiniao que qualquer pc deve sofrer uma alteraçao na fonte, logo de raiz. porque, da maneira como esta o mercado, o que acontece quando se compra um pc numa loja que os monta e os vende é que eles usam a fonte que ja vem com a caixa oem escolhida. Bem, estas fontes sao piores que mas. E o teste mais simples que se pode fazer a uma fonte é pegar nela e sentir-lhe o peso. Entao se pegarmos em 2 ao mesmo tempo (uma decente e uma oem) ve-se perfeitamente a diferença. uma fonte decente é, obrigatoriamente, pesada.

No teu caso, eu sou mais um a votar pela troca dessa fonte. Provavelmente ja te provocou comportamentos anormais no sistema (empancar sem razao, reiniciar esporadicamente, etc...) e nem te apercebeste ou nem sequer associaste a isso.
As tais LC-Power sao a melhor escolha qualidade/preço actualmente no mercado.
Investir numa fonte realmente decente nunca é € deitado fora, porque mesmo que troques de pc la pra frente, se tiveres comprado uma de fonte porreira tambem vai servir para o teu novo sistema.

Mais importante que a potencia da fonte (os (W)watts) é a amperagem (A) nas linhas de tensao ou voltagem (V).

Investe sempre em qualquer coisa que tenha mais de 20A na(s) linha(s) de +12V da fonte. Dessa maneira nao ha hipotese de teres problemas por falta de power.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Posturas » Terça Abr 25, 2006 22:28

Kayn Escreveu:Entao se pegarmos em 2 ao mesmo tempo (uma decente e uma oem) ve-se perfeitamente a diferença. uma fonte decente é, obrigatoriamente, pesada.

OFFTOPIC: é capaz de existirem algumas excepções: a minha OEM antiga pesava sensivelmente o mesmo que a minha Seasonic 430W...
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor Kayn » Terça Abr 25, 2006 22:43

bem, é possivel. em todo o caso o peso é mesmo uma analise leviana. mas costuma fazer logo a diferenca por aí. as vezes a diferença de peso é tanta que ate é ridicula... e as vezes nao :P podes ter tido sorte e ter te calhado uma fonte oem porreira, gosto de pensar que tambem as deve haver (ou entao é a seasonic que nao presta :P ). para afirmar isso com mais certeza, so com testes de estabilidade, claro, mas geralmente o peso conta logo uma boa historia sobre a fonte. :)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor AMDista » Terça Abr 25, 2006 22:47

_BELGA_ Escreveu:epá experimenta....o pior que pode acontecer é isso nao ligar, ou entao qual tiver em full crashar...! :?

Errado, o pior que pode acontecer é keimar od componentes do pc.. essa fonte é fraca, deve rondar os 16amperes na linha de 12v no maximo.... por isso
iMac 17" - MacOsX Snow Leopard
F.Siemens AMILO S1520 - Ubuntu Netbook Remix
AMDista
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jan 29, 2005 11:58

Mensagempor l2k » Quarta Abr 26, 2006 13:01

Acham que se retirar uma drive de CD-RW e um disco há menos probabilidades de ter problemas? É com o que sistema que uso actualmente nunca me deu problemas e o novo processador consome sensivelmente + 20W.

O meu problema é que comprar um fonte provavelmente só lá pa Julho é que posso. :oops:
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes