Sujestões para nova fonte, até €60

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Sujestões para nova fonte, até €60

Mensagempor __Miguel_ » Terça Jun 27, 2006 15:20

Olá, pessoal. Neste momento tenho um P4E 3.0 montado numa P4C800-E Deluxe, com um disco Hitachi de 250GB, gravador de DVD e leitor de DVD e uma N6600GT da Asus. A fonte de alimentação que tenho (OEM de 450W, se não me engana) vai dando para os gastos mas de vez em quando tem "vaipes" (baixa amperagem para a gráfica, que implica um restart do sistema ou um "freeze" do vídeo - e consequente reset). Além disso, quando ligo o PC à tomada (depois de um upgrade, por exemplo), o sistema inicia, e passados uns 5 segundos desliga-se, coisa que vem acontecendo desde há uns três meses, mais ou menos, e que nunca percebi o porquê...

Gostava, por isso, que me recomendassem fontes de alimentação mais ou menos decentes tendo como topo de preço os €60, tendo em conta o seguinte:

1) Não sou grande OCer em CPUs, o P4E está com um OC mínimo;
2) A N6600GT está com algum OC, para poder aguentar melhor os jogos, mas nada de extremo, porque tenho o cooler de origem;
3) A fonte provavelmente vai ter de aguentar a troca para um 9xx ou um Conroe, junto com uma 7600GT/7900GT;
4) Não conto fazer SLI nem Crossfire;
5) Convém que possa "crescer" para um sistema com RAID, ou pelo menos com mais um ou dois discos rígidos instalados;
6) De preferência que não faça muito barulho.

Já me falaram das Tacens de 460W e das LC Power Green Power de 550W (fan de 14cm). Hoje vi uma ZM460-APS (é a primeira versão, há pouco surgiu a ZM460B-APS) da Zalman abaixo dos €60 (por pouco...). Estão todas na gama dos €40-€60 e parecem todas decentes. Como não tenho muita experiência neste ramo, podiam dizer de vossa justiça, e/ou dar mais sujestões?

Obrigado desde já.

Cumps.

Miguel
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jun 25, 2005 14:06

Mensagempor l2k » Terça Jun 27, 2006 16:35

Se pudesses aconselhava-te a LC Power 560W Titan por 65€ mas já passa um pouco do orçamento:

3,3v : 35A
5v : 40A
12V1 : 18A
12V2 : 18A

Dentro do orçamento tens:

LC POWER 550W SILENT GIANT 140MM GREEN POWER - 47€

3,3V: 35A
5V: 40A
12V1: 16A
12V2: 18A

Uma Enermax Liberty 400W também ficava bem mas custa 75€.

Cumps. :wink:
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor __Miguel_ » Terça Jun 27, 2006 16:53

Yep, lá está a LC Power de 550W na sujestão. Já contava, parece que está a tornar-se uma fonte bastante popular. Resta é saber se é silenciosa (já ouvi dizer que "guincham" um bocado demais para o tamanho da fan).

Parece-me (e o problema não é só dela, a Tacens sofre do mesmo mal) é que tem poucas ligações para periféricos... É que a Zalman tem 2xSATA + 2x(2x4pinos+1xfloppy) + 1x(3x4pinos), e ainda inclui no pacote um adaptador 4pinos-2xSATA. Não que precise de tanta coisa (sobretudo 4xSATA), mas no meu sistema (dois cabos com 2x4pinos), com a gráfica, o controlador de fans, o disco rígido e as drives ópticas, já tenho todas as terminações utilizadas (e já existe um Y pelo meio)... E tive de andar a arrumar as coisas para o tamanho dos cabos chegar...

Com a nova fonte talvez não sinta tanto isto, já que existem cabos SATA separados, e com o upgrade provavelmente deixo de precisar de um conector de 4pinos (as gráficas PCI-E costumam gostar mais dos de 6), mas será que não dá para fazer nada em relação a este assunto?

Btw, l2k, obrigado pela resposta. Em todos os tópicos que tenho participado tens sido uma grande ajuda. Parabéns.

Cumps.

Miguel
R3volution Escreveu:Está provado cientificamente que o user __Miguel_ é que consome mais área de ecrâ por cada post criado... :P

Enfim, está tudo dito... :P
[Coffe alert] quando virem um post meu. hehe
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor l2k » Terça Jun 27, 2006 17:07

Obrigado eu. :wink:

A LC Power 550W Green Power não parece que faça muito barulho (excepto se tiver algum defeito como já ouvi dizer que aconteceu). Além disso tem uma eficiência anunciada de 80%, o que irá resultar em menos consumo, menores temperaturas e, consequente, menos barulho.

Esta fonte tem as seguintes "fichas":

-24-Pin,
-4-Pin,
-6-Pin PCI-e,
-2 x Floppy,
-7 x Molex,
-2 x SATA,

A não ser que tenhas 10 discos/drives ópticas , penso que não terás problemas... :)

Quanto à questão da alimentação da placa gráfica infelizmente não te posso ajudar.

EDIT: Essa Zalman também me parece uma boa opção. Mas eu ia pela LC Power pois além de ser muito semelhante (amperagens/ligações) é mais barata.

Cumps.
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor __Miguel_ » Terça Jun 27, 2006 17:15

A questão da gráfica não é problema, e muito menos se no upgrade arranjar uma com conector de 6 pinos. É que a N6600GT precisa de ser ligada a um conector de 4 pinos (ou então trabalha em "modo de segurança", com os clocks baixíssimos para só gastar o que o AGP consegue fornecer).

Com 7 conectores Molex e 2 SATA fico, de facto, com espaço. A minha fonte é que parece que tem muito poucos conectores (5 Molex, no máximo), e geri-los é dificílimo.

Assim já fico mais descansado (e posso comprar uma fonte mais barata :P lol - sim, eu sei, sou um esmifra hehehe)

Mais sujestões agradecem-se, ainda assim. Se não, vou ver se consigo ouvir uma LC Power, a ver como se porta (a Zalman e a Tacens são mais caras, e a Zalman até tem amperagens piores, se bem que por pouco)

Cumps.

Miguel
R3volution Escreveu:Está provado cientificamente que o user __Miguel_ é que consome mais área de ecrâ por cada post criado... :P

__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor skyruner » Terça Jun 27, 2006 17:30

Sou da opinião do l2k.

Penso que com a LC 550W Green Power ou com uma Titan ficas bem servido.

Pessoalmente iria para a segunda por ser modular, mas de facto não garante um rendimento de 80%.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor jccgold » Terça Jun 27, 2006 17:32

A tacens 460W tem conector de 6 pinos. Isso é questao de ires ao site oficial e veres o pdf com as informacoes. Qto a fonte zalman n conheco mas se n tem rendimento de 80% ou acima esquece isso
jccgold
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Jul 07, 2005 4:42

Mensagempor l2k » Terça Jun 27, 2006 17:35

skyruner Escreveu:Pessoalmente iria para a segunda por ser modular, mas de facto não garante um rendimento de 80%.

Não estarás a confundi-la com a Scorpio? Penso que Titan apenas tenha sleeving nos cabos.

Cumps. :wink:
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor skyruner » Terça Jun 27, 2006 18:07

Calinada!

Ia jurar que o que tinha lido sobre ela dizia que era.
Fiz confusao!

Erro meu então.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor __Miguel_ » Terça Jun 27, 2006 18:19

Designed with a high switching frequency and low power-loss circuitry, the efficiency of this product exceeds 80% (230VAC, Full load).

Isto é o que está no site da Zalman quanto à eficiência da fonte. Por aí acho que não há problema.

Quanto a fontes modulares, dispenso. Como não uso laterais de acrílico, resume-se a uma questão de arrumar os cabos que sobram num sítio onde não incomodem, e isso não é difícil. Além disso, já li (salvo erro aqui mesmo no fórum) que as fontes modulares podem dar mais problemas de flutuações de corrente por causa dos conectores extra que têm, o que não me parece que seja muito boa ideia...

Estou a ver que vou mesmo para a LC Power. Amanhã vou à minha "loja do costume" a ver por quanto é que me vendem uma. Sei que já têm lá as de 12cm (aqui há uns tempos falei-lhes delas e eles encomendaram... Começa a ser comum, já foi o mesmo com as Noiseblocker e com os Scythe Ninja... lol :P)

Cumps.

Miguel

__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor jccgold » Segunda Jul 03, 2006 23:43

Bem eu fugi das LC pra ter uma Tacens, principalmente pelo silencio, n me arrependi
jccgold
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Jul 07, 2005 4:42

Mensagempor dawn_to_dusk_ » Terça Jul 04, 2006 22:58

cai aki de para-quedas.....

o que é uma fonte modular?

andei com uns problemas de voltagem em que os 3.3v andavam com menos 15% que o normal (medido no asus probe), nao sei bem qual é o problema disto, mas o pc funcionava. era 1 fonte de 450. Troquei-a por uma de 350 que tinha abandonada e o stress passou.

acham que isto é suficiente para quem tem 4 discos, 2 drives opticas, 1 grafica agp velha, placa raid, placa de rede e 1 soundblaster?

eu dantes punha o athlon xp a 2.3 ghz, aumentando o bus, mas quando o sistema deu sinais de instabilidade removi o ovrclock. com menos potencia posso por de novo o bus a 200 ? (tenho um athlon 2.6xp). tenho 1 caixa de aluminio (tipo server) c 4 ventoinhas (2 frente , 2 atras), penso que e suficiente para "refrigerar" o habitaculo...
dawn_to_dusk_
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Ago 29, 2005 15:35

Mensagempor tntnt » Quarta Jul 05, 2006 1:10

Fonte modular é uma fonte na qual tu só ligas os cabos q utilizas, sendo assim boa para o airflow e para o ppl do modding! Mas ja li artigos q dizem q as modulares podem n ser tão "estáveis" como uma normal.
cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante