[PROJECT] Tedj

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

[PROJECT] Tedj

Mensagempor tedj » Segunda Dez 04, 2006 14:48

boas :P entao é assim, andei a ler e a ver esta cena do modding e pronto quis tentar fazer :D

tenho aqui uma caixa preta q já nao uso e tenho um projecto para ela ( fiz no photoshop +/- o que queria )

ImagemImagemImagem

e com o photoshop fiz como gostava de a fazer:

:arrow: areas a vermelho NA LATERAL sao as que depois ficam em vidro/ acrilico ou lá o q é

:arrow: areas a vermelho NA FRENTE era uma area em que eu queria cortar aquele acrilico mas nao sei como.

:arrow: no centro da PARTE LATERAL teria uma fan

:arrow: e na PARTE DE CIMA da caixa teria uma fan tambem

ImagemImagemImagem

Pronto agora que ja sabem o projecto vou-vos expor as minhas duvidas e pedir ajuda :D

:arrow: 1º - Desaparafusei a caixa toda mas houve uma parte que nao consigo tirar, pq tem uns parafusos ( imagem em baixo ) que nao sei como se tiram.

ImagemImagem

:arrow: 2º - Antes de cortar a caixa tenho que fazer alguma coisa ? Lixa-la ou qqr coisa do genero ? Muitos topicos dizem que "ensinam modding" mas eu fico na mesma quando os leio. e se tiver que lixa-la, ha alguma lixa em especial q devo usar ?

:arrow: 3º - Depois de corta-la como faço aqueles parafusos que tenho de fazer para segurar a fan da lateral cima e frente ? e segurar o acrilico tambem mais tarde?

:arrow: 4º - Como corto o acrilico da frente da caixa para abrir espaço para uma fan ?

vou por fases neste projecto, esta é a primeira fase ( cortar e fazer parafusos ) a seguir passo para pintar e por o acrilico.
pf digam-me se tou a fazer bem, ou se há alguma coisa a fazer antes do que eu tenho disse em cima.

Com a vossa ajuda sigo com isto pa frente :D sim com a vossa ajuda, pq tenho 15 anos, nunca fiz isto, e nao faço a minima de que ferramentas usar, nem como cortar e/ou arranjar os cantos pa ficarem lisinhos e tal :roll:

ja vi muitos topicos sobre as ferramentas que devo usar, mas sff digam vcs quais devo usar na minha caixa, para fazer os parafusos, cortar, aberturas mais fininhas, TUDO ;)

espero resposta de vcs :D

PS: o meu pai ajuda-me neste projecto por isso digam os preços na boa, por ex da Dremel q ja ouvi falar q custa 100€ e assim, nesse caso nao pq já é demais mas um clone da dremel q seja bom por 50€ compro na boa :P

e já agora, acham q ha alguma possibilidade de eu conseguir cortar em cima da caixa de maneira a ficar la a palavra TEDJ ?

thx :P
MODDING PROJECT: TEDJ

-> Webdesigning!
www.teamwad.ingame.org
( abrir com firefox, visto q no IE o site fica desconfigurado )
tedj
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Nov 27, 2006 18:59

Mensagempor tedj » Segunda Dez 04, 2006 20:15

va la alguem responda e dê uma ajudinha no q devo comprar e assim, ja tou com a caixa com o desenho a marcador a uma semana e tal a vossa espera xD ( nao vossa, mas tambem de outros :roll: )

-> Webdesigning!
www.teamwad.ingame.org
tedj
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor HidEaL » Segunda Dez 04, 2006 21:27

Haha... 15 anos é boa idade para começar (foi quando eu comecei :mrgreen:).

Antes de mais, dizes que fizeste o projecto no Photoshop. Tudo bem, nada de errado nisso. Mas eu recomendo sem ponta de dúvida um programa como o SketchUp para teres uma melhor percepção de como vão parecer as tuas ideias. É facílimo de trabalhar (vê o tutorial, é muito acessível).

Passando ás tuas dúvidas:

:arrow: 1º - Chamam-se rebites. :) Tiras com o berbequim, com uma broca ligeiramente maior que o furo do rebite (aquele furo no meio). Uma nota para o caso de não saberes: O rebite depois de retirado fica inutilizável. Para voltares a cravar o/os rebite/s arranja um alicate de rebitar (é barato).

:arrow: 2º - Para o corte não precisas de nenhuma preparação em especial no que diz respeito à preparação da superfície. Se tanto, tentar que a superfície não esteja gordurosa. Convém no entanto dar uma dica essencial: Faz o corte de fora para dentro (ou seja, da parte que fica de dentro da caixa para a parte de fora). Isso evita que, caso a dremmel te fuja, consigas manter o corte bonito/limpo à vista do exterior :) Podes obter o mesmo efeito forrando a linha de corte com fita de pintor, por exemplo.

:arrow: 3º - Os furos para segurar o acrílico e fans fazes com um berbequim, não tem muito que saber :) (não sei se entendi bem a tua dúvida)

:arrow: 4º - O acrílico da Matrix (dessa caixa portanto... lol) é francamente de má qualidade, portanto exige cuidado extra no corte. Podes usar a dremmel com muita paciência ou usar o método do picotado com o berbequim (já está explicado algures aqui no fórum, mas acho que só pelo nome dá para entender), limando depois até ficar perfeito :) Uma nota neste 4º ponto: A caixa já tem local para uma fan na frente, bem como as respectivas entradas de ar e fixações. Se tirares só o acrílico e não fizeres o corte também na chapa por trás, fica... "Relativamente feio". :P

Quanto a ferramentas que deves usar... Já te deves ter apercebido que um clone de dremmel chega perfeitamente (tenta assegurar-te que são compatíveis com os acessórios dremmel originais, dá bastante jeito). O berbequim também dá muito jeito, especialmente com uma serra craneana (para os blowholes... Também há quem lhe chame simplesmente serra circular, mas ela tem nome é para se usar :mrgreen:), bem como umas grosas de diversos formatos. Já que o teu pai te vai ajudar, procurem isto...

E sim, há possibilidade de cortares "TEDJ" em cima da caixa (havia um projecto em PT que também tinha o nome no topo... Não me recordo é de quem era, mas consulta o casemodding-pt.net :)), mas é trabalhoso e não sei se será das primeiras coisas que queres fazer se só agora começas no modding... De qualquer modo, a decisão é sempre tua.

Ah, e ninguém te vai dizer TUDO... Vais tu tirando dúvidas à medida que te aparecem :wink:

Cumps. e boa sorte.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor ricardo_03 » Segunda Dez 04, 2006 21:37

Hideal, quando é que acabas o projecto Arabesque BTX. Aquilo estava bem porreiro, força aí meu.

cumps
ricardo_03
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jul 20, 2006 21:52

Mensagempor HidEaL » Segunda Dez 04, 2006 22:32

ricardo_03 Escreveu:Hideal, quando é que acabas o projecto Arabesque BTX. Aquilo estava bem porreiro, força aí meu.

Quando houver tempo e mais material :) A caixa está mesmo aqui ao meu lado sempre... Todos os dias penso numa coisa nova, e já alterei montes de cenas no desenho final :) Por um lado até é bom que demore...

Enfim, isso já é offtopic :mrgreen: Mas obrigado pelo elogio e pelo interesse. :wink:

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor tedj » Terça Dez 05, 2006 13:13

hideal entao achas q devo começar por cortar a caixa é isso ? entao primeiro corto a caixa...

vou agora desenhar com marcador de alcohol por dentro da caixa onde irei cortar e quando comprar as ferramentas corto...

ths :D

mais uma coisa, podias dizer-me o nome de um clone da dremel q seja bom e nao muito caro ? e se possivel dizer-me se um berbequim tem nome ( do tipo dremel ) e se tem qual é... :)
e tambem, LOL o que raio é serra craneana ou serra circular ? e grosas ?

e ja agora no casemodding, ja postei la este topico a algum tempo, mas como ninguem respondeu, vim para este q parecia melhor xD

*EDIT*

hideal pronto ja ta no skretch ;) é isso que quero fazer, com acrilico a frente e na leteral claro, e escrever TEDJ em cima :P se der claro ;)

aqueles botoes q tem na frente no sitio de leitor CD/DVD imagino que sabem o que é :roll: aquelas cenas de controlar o speed das ventoinhas e pronto é tudo 8) talvez depois ainda modifique qualquer coisa na outra lateral, tenho que pensar bem :D

Imagem

-> Webdesigning!
www.teamwad.ingame.org
tedj
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor HidEaL » Terça Dez 05, 2006 19:27

tedj Escreveu:mais uma coisa, podias dizer-me o nome de um clone da dremel q seja bom e nao muito caro ? e se possivel dizer-me se um berbequim tem nome ( do tipo dremel ) e se tem qual é... :)
e tambem, LOL o que raio é serra craneana ou serra circular ? e grosas ?

2 marcas jeitosas de clones (e ferramentas eléctricas no geral) são a einhell e a Skill. Todas as que vi até agora são compatíveis com os acessórios da Dremmel original, mas pelo sim pelo não, quando fores comprar pergunta sempre.

Serra craneana:
Imagem

Grosa (são baratuchas... Nos chineses encontras disto em kits de vários tamanhos e ângulos :wink:):
Imagem

tedj Escreveu:e ja agora no casemodding, ja postei la este topico a algum tempo, mas como ninguem respondeu, vim para este q parecia melhor xD

Aquilo (infelizmente) anda um bocado morto... Oh well :roll:

De resto, bom trabalho no Sketchup. Agora duas coisas:
- Vê se a ventoinha da frente não é de 120mm... Estou convencido que sim.
- A cena de escreveres TEDJ em cima... Bem, eu não gosto, mas o mod não é meu :P E é um trabalho muito preciso, como deves calcular... Uma alternativa a meu ver seria fazer antes uma janela no topo, onde punhas a fan e gravavas essas letras. Ao iluminares o acrílico as letras gravadas refractam a luz:
http://www.casemodbr.com/tutoriais/visualizar.php?id=6
Ainda preferes cortar o teu nome/nick? :mrgreen: E nota, a iluminação não precisa de ser com leds enfiados no acrílico... Um néon junto à borda do acrílico faz o mesmo efeito.

Cumps e continua...
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor Carlos_4 » Terça Dez 05, 2006 20:53

A fan frontal da atrix é msm d 120mm :D Gostei bastante do projecto, simples como eu gosto!

Um desenho/nick gravado no acrilico fica fixe, mas cortado na chapa, se for bem feito e com umas letras originais, fica bastante bom tambem! Keep up.

Off-Topic - HidEaL o material demora mt a chegar? É q já não há updates a muito tempo :mrgreen: Keep working :wink:
Imagem
Imagem
Imagem
Carlos_4
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Jul 28, 2004 18:10

Mensagempor tedj » Terça Dez 05, 2006 22:04

hideal gostei dessa da janela de acrilico com o nome gravado :D mas tinha que comprar broca, ferro de soldar, metro de fio fino, e nao deve ficar barato, penso eu, quer dizer vejo a palavra BROCA e pronto fico na duvida...

e fazia a parte de cima toda em acrilico ou só uma parte pequena.. ?

sim a frontal é de 120mm, por isso é q se reparares bem no desenho do sketchup, a frontal ta maior q as outras ;)

este fim de semana, vou começar a cortar :D

-> Webdesigning!
www.teamwad.ingame.org
tedj
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor HidEaL » Terça Dez 05, 2006 23:57

Carlos_4 Escreveu:Off-Topic - HidEaL o material demora mt a chegar? É q já não há updates a muito tempo :mrgreen: Keep working :wink:

Espero muito francamente ter updates este mês (férias powa!)... Tudo bem que o material está escasso, mas é principalmente por falta de tempo.

tedj Escreveu:hideal gostei dessa da janela de acrilico com o nome gravado :D mas tinha que comprar broca, ferro de soldar, metro de fio fino, e nao deve ficar barato, penso eu, quer dizer vejo a palavra BROCA e pronto fico na duvida...

:mrgreen::mrgreen::mrgreen: Muita gente fica na dúvida perante brocas...

Só precisas do ferro de soldar, da broca e do metro de fio fino (e leds) se quiseres iluminar aquilo como eles iluminaram. Como te tinha dito acima, um néon / laser LED (que ligas a uma molex simples) junto à borda do acrílico faz o mesmo efeito.

tedj Escreveu:e fazia a parte de cima toda em acrilico ou só uma parte pequena.. ?

Isso é contigo. Pessoalmente, por uma questão de rigidez estrutural, tentava manter a janela "pequena (leia-se pelo menos com 2.5cm de distância do bordo do topo).

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor tedj » Quarta Dez 06, 2006 14:22

entao o que tenho de comprar para esta primeira fase de cortar é:

:arrow: berbequim ( já vem com a broca para os rebites ? como faço os furos pa fans e acrilico ? )

:arrow: Alicate de rebitar

:arrow: clone da dremel, einhell, Skill ( se comprar clone ja vem com acessorios dremel originais ? )

:arrow: Grosa ( pareceu-me a mim que isto é uma lima para limar os cantos e assim ? )

:arrow: Serra Craneana ( nao sei para que server nem como usar :roll: )

:arrow: Broca ( nao sei qual marcae tamanho comprar )

:arrow: Ferro de soldar ( isto tambem tem marcas ? :roll: )

provavelmente ainda nao corto este fim de semana, ou talvez sim, nao sei depende. Se comprar as ferramentas todas no sabado e/ou sexta talvez comece ja a cortar no domingo... achas que consigo cortar toda como quero so no domingo ? ou preciso de mais dias ?

e a dita janela em acrilico com TEDJ tipo corto a caixa de cima uma janela ? ou faço como o VanPelt no forum case-modding, assim:

Imagem

link para o projecto dele: AQUI

Aconselho vivamente a quem nao se quer desiludir a nao ir a ultima pagina LOL

-> Webdesigning!
www.teamwad.ingame.org
tedj
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor HidEaL » Quinta Dez 07, 2006 15:50

tedj Escreveu::arrow: berbequim ( já vem com a broca para os rebites ? como faço os furos pa fans e acrilico ? )

O berbequim é um berbequim normalissimo, não precisas de inventar. O mesmo vale para a broca, que é uma broca normal de metal, só precisa de ser +\- do diâmetro (um pouco maior) do furo do rebite.
Para fazeres a furação para as fans e acrílico... Bem, é só marcares e furares, não tem muito que saber... :roll:

tedj Escreveu::arrow: Alicate de rebitar

Sim, se quiseres por os rebites de volta.

tedj Escreveu::arrow: clone da dremel, einhell, Skill ( se comprar clone ja vem com acessorios dremel originais ? )

Não vem com acessórios originais, mas a maioria traz pelo menos uns discos de corte e pedras de esmorilar. O interesse nos acessórios originais Dremmel é mais pelos discos heavy-duty e pelos restantes acessórios únicos.

tedj Escreveu::arrow: Grosa ( pareceu-me a mim que isto é uma lima para limar os cantos e assim ? )

É. Não serve só para os cantos, obviamente :P

:arrow Escreveu:: Serra Craneana ( nao sei para que server nem como usar :roll: )

Serve para adaptar ao berbequim e fazer furos circulares.

tedj Escreveu::arrow: Broca ( nao sei qual marcae tamanho comprar )

Compra umas de metal, daquelas que vêm em conjuntos. Deve chegar...

tedj Escreveu::arrow: Ferro de soldar ( isto tambem tem marcas ? :roll: )

Para que queres o ferro de soldar?..

tedj Escreveu:provavelmente ainda nao corto este fim de semana, ou talvez sim, nao sei depende. Se comprar as ferramentas todas no sabado e/ou sexta talvez comece ja a cortar no domingo... achas que consigo cortar toda como quero so no domingo ? ou preciso de mais dias ?

Não estejas com pressa... Vai fazendo conforme puderes.

tedj Escreveu:e a dita janela em acrilico com TEDJ tipo corto a caixa de cima uma janela ? ou faço como o VanPelt...

Isso é mesmo contigo.

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor tedj » Quinta Dez 07, 2006 17:51

HidEaL Escreveu:Para fazeres a furação para as fans e acrílico... Bem, é só marcares e furares, não tem muito que saber... :roll:

e furo com que ? berbequim ? ao furar, ele faz logo a entrada para parafusos e assim ? do tipo aquelas voltinhas que um parafuso tem, é isso q faz ?

HidEaL Escreveu:Não vem com acessórios originais, mas a maioria traz pelo menos uns discos de corte e pedras de esmorilar. O interesse nos acessórios originais Dremmel é mais pelos discos heavy-duty e pelos restantes acessórios únicos.

entao tenho de comprar também os acessorios da dremel à parte ?
q é isso de heavy-duty

HidEaL Escreveu:Serve para adaptar ao berbequim e fazer furos circulares.

referes-te aos furos circulares das fans ?

HidEaL Escreveu:Compra umas de metal, daquelas que vêm em conjuntos. Deve chegar...

qualquer conjunto ?

HidEaL Escreveu:Para que queres o ferro de soldar?..

entao, se fizer aquilo de escrever TEDJ no acrilico, eles pedem ferro de soldar lá no tuturial q me mandas-te

HidEaL Escreveu:Não estejas com pressa... Vai fazendo conforme puderes.

ya vai ter q ser, até pq pronto os meus pais tao separados, e ora tou numa casa ora tou noutra e nunca sei a q horas vou pa um lado e pa outro por isso isto nao vai ter dias certos :?

HidEaL, grande obrigado por me tares a ajudar nisto tudo ;) se precisares de alguma coisa a ver com webdesign/imagedesign fala cmg ( é a unica coisa q sei mesmo fazer muito bem, e se puder ajudar melhor :D )

cya 8)

-> Webdesigning!
www.teamwad.ingame.org
tedj
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor HidEaL » Quinta Dez 07, 2006 21:11

tedj Escreveu:
HidEaL Escreveu:Para fazeres a furação para as fans e acrílico... Bem, é só marcares e furares, não tem muito que saber... :roll:

e furo com que ? berbequim ? ao furar, ele faz logo a entrada para parafusos e assim ? do tipo aquelas voltinhas que um parafuso tem, é isso q faz ?

Eu logo vi que era isso que tu querias... :P Isso é "difícil" de fazer com um berbequim que não seja de coluna (ou adaptado a uma coluna). Quando comprares os parafusos, compras M3 com rosca para apertares do outro lado que isso resolve tudo :)

tedj Escreveu:entao tenho de comprar também os acessorios da dremel à parte ?
q é isso de heavy-duty

Caso queiras acessórios BONS mesmo BONS, são os da Dremmel. Mas normalmente não precisas de mais do que discos de corte e pedras de esmorilar (nem das pedras precisas de usares uma grosa... Dá mais trabalho, mas custa menos € e duram muito). Os acessórios Heavy-Duty, os únicos que realmente te interessam são os discos de corte, porque estes gastam-se muito menos.

tedj Escreveu:referes-te aos furos circulares das fans ?

Por exemplo.

tedj Escreveu:
HidEaL Escreveu:Compra umas de metal, daquelas que vêm em conjuntos. Deve chegar...

qualquer conjunto ?

Sim.

tedj Escreveu:
HidEaL Escreveu:Para que queres o ferro de soldar?..

entao, se fizer aquilo de escrever TEDJ no acrilico, eles pedem ferro de soldar lá no tuturial q me mandas-te

O ferro de soldar é só para o caso de usares LEDs. Se usares o neon ou laser LEDs como te disse, não precisas disso para nada.

Não leves a mal agora o pequeno conselho, mas a partir de agora acho que devias perguntar menos e fazer mais... Vais ver que a maioria das dúvidas desaparecem e aparecem outras bem mais interessantes e menos lógicas :)

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor tedj » Sexta Dez 08, 2006 20:54

pois eu sei q devia de perguntar menos e fazer mais :lol:

nao levo a mal nao, mas a unica razao pela qual tou a fazer tanta pergunta ( ou melhor a principal razao ) é sobre o que comprar, depois como tou afazer uma duvida do que comprar, aproveito e pergunto para que servem :roll:

vou comprar isto tudo no fim de semana, e no sabado e/ou domingo, vou desenhar o projecto em papel ( impressionate mas ainda nao o fiz :roll: )

e para a proxima semana, já começo a cortar ;)

-> Webdesigning!
www.teamwad.ingame.org
tedj
Aprendiz
Aprendiz

Próximo

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante