TDP e fonte de alimentação

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

TDP e fonte de alimentação

Mensagempor Renato_drums » Sábado Dez 16, 2006 23:19

Vou comprar um Pc novo, o primeiro que vou construir sozinho, e tenho uma dúvida em relação à potência requerida pelos componentes.

:arrow: É à potência necessária que se chama TDP?

:arrow: Como é que eu sei qual a potência necessária para cada componente, para depois escolher uma fonte de alimentação adequada?

Se quiserem depois ponho aqui a configuração do PC que pretendo comprar.
Renato_drums
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Nov 19, 2005 18:14

Mensagempor HidEaL » Domingo Dez 17, 2006 0:47

Quanto a consumos... Tinhas este tópico logo abaixo... Não te ocorreu procurar primeiro?

Na questão do TDP, não, o TDP não representa (ou pelo menos não é suposto representar) consumos. O TDP refere-se ao conhecido como Thermal Design Power ou Thermal Design Point, e tende a representar o máximo de energia térmica que tem de ser dissipado de um dado componente para assegurar o seu funcionamento óptimo.
A AMD e a Intel tendem a considerar o TDP de formas diferentes:
http://www.silentpcreview.com/article169-page3.html

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor Renato_drums » Domingo Dez 17, 2006 16:19

Esse tópico não responde àquilo que eu queria... :roll:

O que eu quero mesmo é saber antes de comprar o gasto de energia de cada componente para escolher melhor a fonte. Não há razão para comprar uma de 550W se uma de 400W for suficiente...

cumps. 8)
Renato_drums
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Carlos_4 » Domingo Dez 17, 2006 16:38

Porque não? Arranjas boas fontes de 500W+ a bons preços. E se o teu pc consumir 350W não vais comprar uma de 400W porque a fonte não tem rendimento de 100%, além disso uma fonte mais potente terá uma maior longevidade :)
Imagem
Imagem
Imagem
Carlos_4
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Jul 28, 2004 18:10

Mensagempor Renato_drums » Domingo Dez 17, 2006 16:45

É uma hipótese... Tenho que admitir que não tinha pensado nisso... :P

Mas também há a hipótese de aproveitar a margem de preço por ser de potência mais baixa para comprar uma coisa mais silenciosa ou assim...
Renato_drums
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor HidEaL » Domingo Dez 17, 2006 16:51

Renato_drums Escreveu:Esse tópico não responde àquilo que eu queria... :roll:

Tens razao. Enganei-me no url. É este. De onde consta uma calculadora de consumos.

Renato_drums Escreveu:O que eu quero mesmo é saber antes de comprar o gasto de energia de cada componente para escolher melhor a fonte. Não há razão para comprar uma de 550W se uma de 400W for suficiente...

Isto é o caso clássico de se querer poupar na fonte. A fonte é dos componentes (para não dizer mesmo O componente) que se deve ter em maior consideração no PC, e deve ser sempre o primeiro alvo de um update.
O Carlos_4 já te respondeu em parte: Tens o aspecto do rendimento da fonte, muito importante. Depois tens o aspecto dos rails e da estabilidade dos mesmos, tens que a potência anunciada em muitas vezes não corresponde à real e muitas das vezes corresponde só a picos de carga (ex: aguentar 550W, mas por 60s)... Muitas peripécias :P
A melhor maneira de resolver isso é confiar numa marca "de confiança". Gastas mais do que uma OEM, mas é um gasto mais que justificado.

Já para não falar no tempo de vida útil... Isso nem se discute :roll: Fontes com potência apenas a corresponder ao gasto do PC é para sistemas onde não se poderão vir a fazer grandes alterações no hardware - Barebones, HTPC's, Portáteis... Acho que dá para entender onde quero chegar.

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor Renato_drums » Domingo Dez 17, 2006 17:27

Eu já nem pensava em ficar com uma OEM... Tenho uma no meu PC actual e realmente não inspira confiança nenhuma...

Essa calculadora é muito porreira. Deu-me um consumo de ~320W, por isso acho que vou manter a LC Power Silent Giant 550W Green Power, para ter a certeza de que aguenta e para depois poder mudar para um quad core e uma gráfica melhorzita.

Obrigado
Renato_drums
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Renato_drums » Domingo Dez 17, 2006 21:56

Já que tinha este tópico aberto, vou aproveitar para fazer aqui esta pergunta:

Vi que a LC Power Silent Giant 550W Green Power tem amperagens de 3,3V: 35A, 5V: 40A, 12V1: 16A e 12V2: 18A. Já vi por aí em outros tópicos a falarem em amperagens de 23A a 12V e isto parece-me baixinho...

Esta fonte aguenta com este sistema?
Intel Core 2 Duo E6400 (Scythe Infinity)
Asus P5B
XFX GeForce 7600GT XXX Edition
G.Skill DDR2 PC6400 NR 2GB Dual Channel
WD Caviar SE16 250GB

O PC vai ser para jogar e fazer downloads, principalmente.
Renato_drums
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor tntnt » Segunda Dez 18, 2006 1:55

Aguenta na boa! Tem ao todo 34A nos 12V.
cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Mensagempor HidEaL » Segunda Dez 18, 2006 3:02

tntnt Escreveu:Aguenta na boa! Tem ao todo 34A nos 12V.
cumps

A soma dos dois rails não corresponde ao total da linha... O problema é que os fabricantes "esquecem-se" de mencionar isso. A Enermax, por exemplo, não se esquece:

http://www.viperlair.com/images/reviews/cases/enermax/psu/elt620awt/spec.jpg

Portanto, neste caso em específico, cada rail de 12v - individualmente - pode atingir os 22A, mas ao todo, as duas linhas têm um máximo de 36A, ao contrário dos 44A se a soma dos 2 rails correspondesse à realidade.

Mas não esquecer... Pelos vistos, a "moda" do dual-rail parece estar a regredir, pelo menos junto dos ditos "entusiastas". É porque não é só vantagens... Mas não é nada com que os actuais donos de fontes "multi-rail" se devam preocupar :)

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor Posturas » Segunda Dez 18, 2006 9:23

Carlos_4 Escreveu:E se o teu pc consumir 350W não vais comprar uma de 400W porque a fonte não tem rendimento de 100%

Não queria deixar de dizer que o rendimento da fonte não tem influência no output da mesma, apenas no input. O rendimento é a razão entre a potência que entra na fonte e a potência que sai da fonte.

Portanto se uma fonte diz que é de 400W, esse deverá ser a sua potência máxima de output. Como a fonte não tem rendimento de 100%, isso significará que a 400W de output, ela tem de ir buscar à rede, digamos 500W (neste caso tem um rendimento de 80%, na potência máxima). Caso a mesma fonte tivesse um rendimento de 90%, então teria de ir buscar à rede uns 444W (e é esta a vantagem do elevado rendimento).

É de dizer que a potência que entra e que não sai como output DC, sai o mais provalvemente na forma de calor...

Cumps.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor tntnt » Segunda Dez 18, 2006 19:06

HidEaL Escreveu:
tntnt Escreveu:Aguenta na boa! Tem ao todo 34A nos 12V.
cumps

A soma dos dois rails não corresponde ao total da linha... O problema é que os fabricantes "esquecem-se" de mencionar isso. A Enermax, por exemplo, não se esquece:

http://www.viperlair.com/images/reviews/cases/enermax/psu/elt620awt/spec.jpg

Portanto, neste caso em específico, cada rail de 12v - individualmente - pode atingir os 22A, mas ao todo, as duas linhas têm um máximo de 36A, ao contrário dos 44A se a soma dos 2 rails correspondesse à realidade.

Mas não esquecer... Pelos vistos, a "moda" do dual-rail parece estar a regredir, pelo menos junto dos ditos "entusiastas". É porque não é só vantagens... Mas não é nada com que os actuais donos de fontes "multi-rail" se devam preocupar :)

Cumps.

Sempre pensei que, se individualmente cada rail atingisse o seu máximo, no total o valor fosse a soma dos 2. Aparentemente tava errado (eu e mta gente!). :wink:
cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Mensagempor Renato_drums » Segunda Dez 18, 2006 19:19

De qualquer maneira, mesmo que o total dos rails de 12V não seja 34A, continua a ter uma boa amperagem. Eu quero é que ela aguente bem a carga. :D
Renato_drums
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Posturas » Segunda Dez 18, 2006 23:35

HidEaL Escreveu:A soma dos dois rails não corresponde ao total da linha... O problema é que os fabricantes "esquecem-se" de mencionar isso. A Enermax, por exemplo, não se esquece.

Digamos que é uma redundância da Enermax, porque dizer 432W@12V ou 16A@12V é exactamente a mesma coisa (16A x 12 V = 432W).

Cumps.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor Renato_drums » Terça Dez 19, 2006 23:10

Para não estar a abrir um tópico novo e como isto se enquadra aqui:

Já ouvi comentários um bocado maus sobre a LC Power Silent Giant 550W Green Power, que faz um bocado de barulho e tal.

Ora eu agora tenho duas opções:
:arrow: comprar a LC Power e um cooler Scythe Infinity
:arrow: deixar estar o cooler da Intel e comprar uma fonte melhorzinha

Para já não me quero aventurar em OC nem nada do género. A caixa vai ter duas fans de 120mm de 1300rpm, uma à frente e uma atrás. O sistema que vou ter é:

Intel Core 2 Duo E6400
Asus P5B
GSkill DDR2 PC6400 NR 2GB dual channel
XFX GeForce 7600GT XXX Edition
Western Digital Caviar SE16 250GB

Pelas minhas contas isto dá um gasto de ~320W. No futuro é para mudar para quad-core e se calhar mudar de gráfica e pôr mais RAM.

Tendo em conta isto tudo, acham que vale a pena optar por uma fonte melhor e ter o cooler de stock ou deixar estar a LC Power e comprar já o Scythe Infinity? O PC vai ficar ligado durante vários dias seguidos.

Como o dinheiro do cooler é para comprar a fonte (caso seja para optar por uma melhor), não posso gastar mais de 80€ na fonte.
Renato_drums
Aprendiz
Aprendiz

Próximo

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes