Procuro Caixa Micro-ATX

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Procuro Caixa Micro-ATX

Mensagempor __Miguel_ » Terça Dez 26, 2006 10:43

Boas, pessoal. Espero que o Pai Natal :P tenha trazido muitas prendas. Pelo menos a mim trouxe um upgrade muito jeitoso :D

Desta vez procuro-vos porque estou à procura de uma caixa micro-ATX para o meu gateway daqui de casa. Felizmente têm aparecido algumas de baixo custo (finalmente! O raio das caixas são mais pequenas e conseguiam ser mais caras que algumas com o dobro do tamanho e funcionalidades... :?), e maior variedade (que é sempre bom).

Até agora não vi foi nenhuma, com excepção das ultra-compactas (X-QPack da Aspire, por exemplo), com fans traseiras de 12cm (ou pelo menos possibilidade de as utilizarem) e que possa, ao mesmo tempo, usar fontes ATX de tamanho normal. Neste momento estou a usar uma caixa feita à mão, em madeira, e o airflow é bastante bom (1x12cm para o CPU, 1x12cm para o sistema, 1x8cm para os discos). Gostava de manter essa característica, e poder continuar a usar o Sonic Tower que está a arrefecer o CPU (já para não dizer que seria um desperdício de uso de Noiseblockers, que deve andar perto da blasfémia... :lol:).

O ideal seria uma ultra-compacta, como a Aspire que já referi, ou uma da AOpen (que é espectacular, usa a fonte de alimentação como fan do sistema...), mas não me parece que essas sejam compatíveis com o Sonic Tower; e até agora todas as Micro-ATX que tenho visto só aguentam no máximo 1x9cm na traseira...

Alguém me consegue, então, indicar uma caixa Micro-ATX que 1) tenha espaço para um Sonic Tower; e 2) possa levar com pelo menos uma fan e 12cm? Não importa ser torre ou desktop, embora em princípio vá ser usada como desktop (por alguma razão, o adaptador 775 do Sonic Tower deixa o cooler "à deriva", com um espaço de 0,5cm entre a barra de encaixe e o topo do dissipador 8O:?:) e dava jeito ter pelo menos 1x5,25'' e 2x3,5''. Ah! E a um preço catita, se for possível... :P

Obrigado desde já.

Cumps.

Miguel

P.S.: Para referência, convém que se diga que espaçadores+board+CPU+Sonic Tower atingem cerca de 16cm de altura, por isso o espaço interior tem de ser pelo menos esse... Em caixas micro-ATX normais (derivadas de ATX, portanto) não costuma haver problemas, têm entre 19 e 24cm de largura; nas Desktop é mais complicado...
R3volution Escreveu:Está provado cientificamente que o user __Miguel_ é que consome mais área de ecrâ por cada post criado... :P

Enfim, está tudo dito... :P
[Coffe alert] quando virem um post meu. hehe
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jun 25, 2005 14:06

Mensagempor jotoa » Terça Dez 26, 2006 10:57

E que tal uma Asus TM21? Dimensões: 17 x 35,5 x 39,5 cm(parece que dá para o SonicTower). O problema que vejo nela é mesmo só dar para 2 ventoinhas de 80mm :? . Ela aceita as fontes ATX. Tem 2 x 5,25", 2 x 3,5" externas e 3 x 3,5" INTERNAS. Custa +/- 35€.
Só se conseguires arranjares aneira de por a de 120mm.
cumps :wink:
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor __Miguel_ » Terça Dez 26, 2006 11:23

Boas. A TM-21 é uma das opções que estou a considerar. Fan de 8cm para os discos rígidos não é problema (já é assim que estão agora...), mas na traseira dava mesmo jeito os 12cm... É que o Sonic Tower pode levar 2x12cm nele (tenho é de arranjar outro par de suportes), mas quer-me parecer que fica com pouco espaço para o ar sair da caixa (só a abertura da fan de 8cm traseira...).

E também estou mal habituado. Depois de uma caixa feita à mão (31x31x31cm), as normais parecem sempre muito... Standardizadas...:lol: Mesmo as tão interessantes visualmente como a TM-21 (a minha é em madeira, e simples). Fiquei com o "bichinho" por coisas fora do vulgar... hehe

Anyway, obrigado pela sujestão. Mais ideias são sempre bem-vindas.

Cumps.

Miguel
R3volution Escreveu:Está provado cientificamente que o user __Miguel_ é que consome mais área de ecrâ por cada post criado... :P

__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Fli4l » Quinta Jan 04, 2007 20:25

ja agora a tm-21 na traseira leva uma ventoinha de 80mm ou uma de 92mm, nao sei se ajuda mas é qq coisita melhor q uma de 8mm
Fli4l
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Set 10, 2004 18:47

Mensagempor __Miguel_ » Quinta Jan 04, 2007 22:12

Fli4l Escreveu:ja agora a tm-21 na traseira leva uma ventoinha de 80mm ou uma de 92mm, nao sei se ajuda mas é qq coisita melhor q uma de 8mm
Por acaso, se usar uma das minhas de 12cm no próprio cooler, ter uma fan traseira é altamente contraproducente, porque impede o ar de sair à velocidade que quer... Caber uma fan de 9cm é bom, significa que o buraco é maior e pode sair mais ar, mas pôr lá uma fan não é grande ideia.

É que as XL2 que uso movem quantidades enormes de ar, muitíssimo mais do que até as XS2 (acho que as 92mm são XS) são capazes de mover. Das duas, uma: ou o ar "entupia", e começava a ir parar "all over the place" na caixa (com a consequente diminuição da eficiência de arrefecimento); ou então a massa de ar ía fazer acelerar a fan de 8 ou 9cm, o que podia, no mínimo, fazer aumentar o barulho (as de 9cm da Noiseblocker não são grande coisa em termos de ruído) e, na pior das hipóteses, estourar com a fan por estar a trabalhar fora das especificações (mais depressa do que deveria).

Obrigado pela informação. Entretanto ando a ver outras hipóteses, como a G325 da AOpen. Mas se tiver de pagar muito ou não der, vou para algo mais "standard" (xii, modding de PCs é pior que tunning... uma caixinha mixuruca que não vale nada e já fiquei completamente viciado... lol)

Cumps.

Miguel

__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes