cyberj Escreveu:Amigo... acho que esta ai uma grande embrulhada...
Aconcelho-te a contratares um electricista....
A verdade é q seria mais fácil contratar um electricista .. mas qd tenho o orçamento apertado.. até médico sou

é a realidade ..
alr_tech Escreveu:1ª tens de verificar se realmente tens terra ou alguem ligou esse cabo a um cano metálico da casa... e como as câmaras ultimamente estáo a substituir todos os canos metálicos das condutas de distribuição por PVC deixa de haver qq tipo de protecção...
Antes de começar com a instalção, verifiquei com um multimetro a terra na ficha da cozinha e da marquise. (corrente alterna escala nos 250v vermelho na fase, preto na terra.. e da-me 220~230v) portanto aqui tinha terra (penso que é assim q se vê.).
alr_tech Escreveu:2ª notas tensão porque a pretensa terra não está ligada realmente à terra... e tens uma máquina qq com fuga...
O que achei curioso é que com o fio já passado por dentro da parede, mas sem estar ligado a
nada nas duas extermidades, o buscapolos acendia.. isto para mim parece uma cena twilightzone
Apesar do fenómeno, ignorei e continuei a instalação

alr_tech Escreveu:em resumo é necessário saber se te encontras num prédio ou numa vivenda...
neste último caso é fácil...
É num apartamento no último andar
alr_tech Escreveu:depois de teres uma terra como deve ser arranja uma UPS jeitosa e popas as tuas fontes....
~
Entretanto já chegei ao quadro e tenho no quarto (1 tomada), e no hall de entrada (2 tomadas) estou quase a chegar à sala onde tenho o PC ...
Tenho dúvidas se fará mal usar cabo multifilar, pq é complicado passar fio rigído de 2.5.. e já tenho as mãos todas fu*****
Também desconfio que tenho qq coisa com fuga (ou eu ou um dos meus vizinhos.. ) como é um gajo se essa cena ...
Obrigado pelas sugestões