Curto Circuito no pc...

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Curto Circuito no pc...

Mensagempor CryptorX » Quarta Jun 16, 2010 17:22

Boas...

Ontem á noite abri a caixa do PC com ele ligado para ajeitar um cabo que estava a roçar numa fan e mal lhe toquei ouvi um estalo, uma clarão azul e o PC desligou-se instantaneamente, penso que terá sido um curto circuito, tentei voltar a liga-lo e nada, verifiquei se estava tudo no sitio e não consegui achar nada de mal, tripei, tripei e depois tripei mais um bocado e nada, desisti passado uns vinte minutos mais coisa menos coisa, depois, sentado na cadeira do pc já a fazer contas aos prejuízos que se fosse "só" as memórias, cpu, gráfica e board já passava 750€, já estava mesmo num estado de desespero e só mesmo naquela de tentar uma ultima vez voltei a liga-lo e não é para grande surpresa minha que o gajo ligou e estava tudo ok... Mesmo assim ainda fui correr uns testes, corri o prime95 para ver se apanhava erros no cpu e em quase uma hora 0 erros, depois corri o memtest e fui ver um filme, passadas +/- duas horas 0 erros.

Mas mesmo assim fiquei preocupado com o tempo que o pc ficou sem ligar o que me deixou desconfiado de que qualquer coisa não está bem, eu sei que a minha fonte que é uma HX750 protege o meu pc de picos de corrente entre outras coisas, mas curto-circuitos não sei, o cabo que acho que fez curto circuito era um molex, pelo menos quando estava a verificar se estava tudo bem tinha encontrei um que estava extremamente quente e "por acaso" era o cabo que ia a desviar (que estava a roçar na fan) e penso que possivelmente a minha sorte terá sido o facto de não ter mais nada ligado a esse cabo a não ser fans e um neon.

Há por ai alguém que me possa sugerir mais alguns testes para ver se está tudo bem e já agora que me possa dar uma explicação para o facto de o meu PC ter ficado 20 minutos sem ligar?

Cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor jotoa » Quarta Jun 16, 2010 17:40

Aconteceu-me uma história parecida com um molex há uns tempos.

O pc de um amigo meu tinha deixado de ligar: não dava sequer sinal de vida.
Então, como não se sabia o que era, para não perder os dados, pediu-me para guardar as coisas dele num disco externo.
Liguei o disco ao meu computador quando para meu espanto o meu computador não liga. Desligo o disco, volto a tentar: nada. O computador não ligava. À primeira vez ainda deu um "kick" nas ventoinhas, mas nada mais.
Como teimoso que sou, fui ao media center, liguei: mesmo resultado e computador em coma.
Desliguei ambos da corrente, voltei a ligar e 5 estrelas.

Mais um nível acima na escala de teimosia e pensei: deixa cá ligar isto numa caixa externa. Zero, mas computador a funcionar.

Resumindo: problema da ligação molex do disco, que estava a atrofiar com o circuito.
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor CryptorX » Quarta Jun 16, 2010 18:23

Lol... não deves de estar bem a ver o que me acabou de acontecer há precisamente 5 minutos...

Estava aqui no pc (para variar) e a minha mãe numa mesa aqui ao meu lado a trabalhar no seu portátil, de repente vira-se para mim...

- Tiago, tiras-te me uma fotografia?

E eu, que estava aqui muito confortavelmente a levar 2 na pá do Chelsea no Fifa 2010 fiquei naquela... o que?

Quando vou para ver era outra vez o cabo do pc que estava em curto circuito e estava a fazer clarões que até parecia um flash duma máquina fotográfica, mas estranhamente não se desligou agora, desliguei-o eu para resolver o problema que afinal era o cabo de uma fan que estava ligada ao tal cabo molex com uma manha minha, como já não tinha mais encaixes de três pinos para as fans nem adaptadores decidi arrancar o encaixe de uma ventoinha (de três pinos) e coloquei-lhe uma encaixe molex macho para a poder ligar, e estava na boa, já a tenho assim há uns bons meses mas agora quando fui a ver estava em curto circuito, deve de ter sido da ultima vez que estive a limpar o pc, a mexer e remexer nos cabos devo de ter posto aquilo em curto circuito sem querer... enfim lição aprendida...

E depois mesmo na palhaçada ia a dar um beijo á bela da minha fonte que me salvou o pc e levei um esticão de estática nas beiças que até mandei uma cabeçada na caixa... deve de ter ficado chateada comigo... á minha miuda é que lhe ia faltando o ar a rir... Isto só comigo...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor Cokz » Quarta Jun 16, 2010 18:50

rotflol rotflol rotflol
Cokz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 18, 2010 14:21

Mensagempor alr_tech » Quinta Jun 17, 2010 14:26

boas

toma lá para estares a beijar uma fonte e não a rapariga...
:lol: :twisted:

é, foi algum circuito térmico da fonte que saltou (e quando arrefeceu fechou novamente)...
isola bém os ditos fios...
para não teres mais má surpresas...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor SiLeNnTcRaZy » Quinta Jun 17, 2010 17:49

Epic fail meu!

Es um noob nunca se dá um beijo a uma fonte!
AMD Athlon x4 630 2.8Ghz@2.8Ghz|=|Gigabyte MA785GT-UD3H|=|GSKILL PC3-12800 4GB ECO CL7 (2x2GB) DDR3|=|Asus Radeon HD5770 CuCore 2DI 1GB GDDR5 PCI-E|=|Samsung SpinPoint F3 500GB 7200RPM 16MB SATA 3.5|=|NZXT GAMMA
Estou muito satisfeito obrigado a todos!
SiLeNnTcRaZy
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Fev 18, 2010 14:35

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante