Eu sou dono de um portátil Asus L5C já quase para 2 anos. Nada tenho a dizer senão impecável mesmo.
Nunca me deu nenhum problema nem considero isto um, nem lá perto.
Mais mesmo um dúvida dado que nunca lhe afectou o funcionamento, só agora me expresso porque também só agora tomei conhecimento disto.
Como disse, dado que nunca o tinha feito com o portátil, andei a experimentar algumas aplicações tipo CPU-Z, WCPUID, CrystalCPUID, CPU MSR e RightMark CPU Clock Utility.
Todos os utilizadores de Asus, pelo menos com Pentiums, devem conhecer a aplicação Power4 Gear.
Como eu pensava ser natural, em bateria, em Max. Power Savings, a performance do CPU era reduzida para poupar energia.
Pelo menos assim aparecia nas propriedades d'O Meu Computador. Porém todavia, algo não parece bater certo.
Na primeira imagem o computador encontra-se ligado à corrente na opção de Max. Performance.
Na segunda imagem o computador encontra-se a funcionar com a bateria na opção de Max. Power Savings e o que dá para observar é que nas propriedades d'O Meu Computador efectivamente o "clock" do processador (supostamente) desceu. Porém no CPUID a velocidade continuou inalterada. (Para que conste deixei passar algum tempo para o facto de eventualmente se poder dever à necessidade de algum "refresh" e reiniciei também a aplicação CPUID; os valores mantiveram-se inalterados.
Outra coisa que me deixou espantado foi o facto de ter dado com estas informações da imagem apresentada.
Pelos meu conhecimentos dos P4 (não muito profundo dado os portáteis que já tive (excluindo deste assunto claro, os não P4) serem para trabalho e logo a "brincadeira" neles ser reduzida e os próprios desktops pessoais terem passado a AMD, dos quais sim conheço muito, a partir de um P2) pensava que estes eram dotados de sensores térmicos que efectuavam um "throttle down" do clock do cpu em caso de sobrequecimento. Para meu espanto eis o que vejo, que deduzo ser precisamente esse sensor térmico desligado.
Estou errado, certo? Ou não têm nada uma coisa com a outra?
Já agora "On-Demand Clock Modulation" isto modifica o clock de acordo com as % se "activado" mas têm mais alguma função?
Outra questão, na imagem apresentada abaixo, a função Speedstep, têm algo em relação às primeiras questões? Não devia estar neste CPU ou é exclusiva dos P-M? Mais, a função HTT, não devia estar a negrito? Acima aparece o valor 1 para essa função e em informática se não estou em erro toma-se o 1 como sendo algo "on" e o 0 "off". Certo?
Com este programa também experimentei o já referido atrás. Com o computador ligado à energia e só com bateria e efectuei o mesmo procedimento com a aplicação. O valor do "clock" do cpu foi sempre o mesmo.
Porém, de todas aquelas aplicações houve uma que reconheceu valores diferentes. A RightMark CPU Clock Utility.
Na imagem abaixo, em funcionamento com bateria apresentou no campo "Throttled Clock" uma velocidade semelhante à apresentada pelo S.O.. (de notar que na aplicação o "clock" é dado em tempo real e varia constantemente.
Esta aplicação apresenta também uns campos semelhantes à CPU MSR, apresentados na imagem abaixo. Saliento que não alterei nada nem numa nem noutra pelo que o que está, está de origem. Eventualmente ou não alterado por algum programa instalado aquando de formatação. (Sou eu que instalo S.O. nos meus computador, peço sempre para virem sem sistema operativo. Mas também tenho conhecimentos suficientes para duvidar que algum programa possa fazer tais modificações.
Contudo pergunto, devo modificar algum parâmetro?
Ainda assim não me fico por aqui neste longo testamento e houve mais dados que me surpreenderam.
Ao desligar o computador da corrente e ao passar ao modo de bateria automaticamente o Power4 Gear muda para a opção de Max. Power Savings. O que faz mudar também o "clock" a imagem abaixo prova o que digo.
Mas, o contrário parece não se verificar. Isto é, ao voltar a ligar o computador à corrente apesar de o Power4 Gear mudar de forma automática para a opção de Max. Power Savings o "clock" (neste caso o "Throttled Clock") mantém-se inalterado. As duas imagens abaixo atestam o que foi dito.
Para a velocidade voltar ao normal tenho que carregar no botão (este modelo têm um botão dedicado ao Power4 Gear; por acaso não experimentei directamente no software) de forma a alterar as definições. Ora como ele se encontra ligado à corrente só está disponíve a opção de High Performance visto Medium e Max. Power Savings serem só para bateria e Max. Performance está em uso. Assim que carrego, a velocidade volta ao normal e assim se mantém quantas vezes eu escolher ou High ou Max. Performance (de notar que em High a velocidade do cpu no valor de "Throttled Clock" é um ínfimo mais baixa).
A imagem abaixo é só um screenshot mais só para mostrar. Ainda assim deixo a pergunta uma vêz mais, qual a diferença entre aqueles dois campos? "Actual CPU Clock" e "Throttled CPU Clock". Afinal o valor no campo do "Actual Clock" mantém-se sempre inalterado como no CPUZ e afins.
Obrigado pela atenção.