A6VA - Como acender LED E-mail

Mensagens especificas sobre portáteis Asus

Moderadores: Administradores, Moderadores

A6VA - Como acender LED E-mail

Mensagempor kovitch » Sexta Nov 04, 2005 2:03

Será que alguém sabe como se pode usar o led do e-mail do A6VA, por exemplo, para quando tenho um cliente de e-mails do Mozilla em vez do Outlook (que parece que neste funciona)?
_-= SouL =-_
kovitch
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Nov 22, 2004 23:13

Mensagempor Deomanh » Sexta Nov 04, 2005 13:25

(Hmm.. devia ter escrito um guia de linux para o A6VA :lol:)
Os LEDs (alguns) asus são controlados pelo ACPI nos ficheiros /proc/acpi/asus/*led, entre outras coisas como velocidade cpu, monitor, ventoinha etc. incluindo tambem as teclas especiais e até mesmo as teclas audiodj cá em baixo 8), mas isso é um bocadito mais complicado.

EDIT: se não tiveres um /proc/acpi/asus então é porque as extensões asus do ACPI não estão compiladas no kernel (módulos? não me lembro), e portanto terás que recompilá-lo com essas alterações.

Comandos para acender e apagar o LED email, respectivamente
Código: Seleccionar todos
echo 1 > /proc/acpi/asus/mled
echo 0 > /proc/acpi/asus/mled

(LED wireless = .../wled)

Agora basta configurar o programa de email para executar esses comandos quando recebe emails, e isto naturalmente depende de cada cliente. Uso apenas o KMail com as notificações do KDE e desconheço as capacidades do mozilla.
Deomanh
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jun 13, 2005 22:39

Mensagempor kovitch » Sexta Nov 04, 2005 21:38

Epa, esqueci-me de referir que era pra WIndows ;) mas pronto... Eu também já tinha visto essa do "echo 1 > /proc/acpi/asus/mled" numa pagina qualquer. Só não sei como posso associar estes comandos a teclas. Aí já vou precisar outra vez da tua ajuda Deomanh. :D Sabes como possofazer isso?
_-= SouL =-_
kovitch
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Deomanh » Sábado Nov 05, 2005 16:15

Ah windows.. beh que nojo! :P E estavas tão bem na linha do linux... :lol:

Associar o comando do LED email a teclas? Hmm, bem, é possível através por exemplo do KHotKeys do KDE. Se quiseres no entanto associar teclas tipo Fn+F1 ou aquelas teclas em cima à direita, ao lado do power on/off, aí tens de usar o acpi (/etc/acpi). Fazer uns scripts e tal para o gajo correr quando detecte o pressionar dessas teclas cujo código também terás de descobrir com e configurar em ficheiros no /etc/acpi/events/.
Se quiseres posso explico em mais pormenor mais logo pois agora não tenho tempo.
Deomanh
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor kovitch » Segunda Nov 14, 2005 0:17

Responde quando puderes tou à espera!
_-= SouL =-_
kovitch
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Deomanh » Segunda Nov 14, 2005 18:52

Então aqui vai um exemplo:

em /etc/acpi/events, pões um ficheiro com as seguintes entradas:
event=hotkey ATKD 00000051
action=/etc/acpi/firefox.sh

e em /etc/acpi, outro ficheiro, neste caso chamado firefox.sh:
#!/bin/bash
su - NOME_DE_UTILIZADOR DISPLAY=:0 firefox &

Nota que "su - NOME_DE_UTILIZADOR" é necessário senão o gajo corre como root. O DISPLAY=:0 é para indicar ao moço qual é o screen em que o Xorg está a correr.

A seguir reinicias o acpi (com sudo /etc/init.d/acpid restart) e carregas na 3ª tecla do conjunto de teclas especiais em cima à direita e zás, aparece-te o firefox.

Para as outras teclas basta fazer o mesmo, com o comando que pretendes, criando ficheiros em /etc/acpi/event com as entradas "event" e "action" devidamente alteradas. O código da tecla estará em "event", e para o descobrires faz o seguinte:
sudo tail -f /var/log/acpid

seguido do pressionar da tecla que pretendes configurar.
Vão te aparecer linhas do género "received event "hotkey ATKD 00000024 00000002"... (ignora o último grupo de 000000*) e é isso que terás de pôr em event.
Deomanh
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Portáteis Asus

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante