Problema com o meu portatil ?

Mensagens especificas sobre portáteis Asus

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problema com o meu portatil ?

Mensagempor swagger » Segunda Ago 31, 2009 21:33

boas a todos,

Sou novato neste forum mas pelo que ja li vejo que voces custumam ajudar muito o pessoal que passa por aki..

O meu problema é o seguinte tenho um portatil ASUS F3JP com um processador "intel core 2 cpu T7200 @ 2.0GHz 1.99 Ghz " com 2GB de memoria, sistema operativo windows vista home premium, placa grafica Tipo de placa gráfica ATI Mobility Radeon X1700 com 256 de memoria dedicada " Total da memória de gráficos disponível 1019 MB ".

Ora o que se passa é que com estas especificações o portatil deveria dar muito mais do que ele da a nivel grafico. o meu desempenho é:

=> Processador Intel(R) Core(TM)2 CPU T7200 @ 2.00GHz => 4,9
=>Memória (RAM) 2,00 GB => 4,5
=>Gráficos ATI Mobility Radeon X1700 => 4,4
=>Gráficos de jogos 1019 MB total de memória de gráficos disponível => 4,8

Nota final : 4.4 de desempenho!

a nivel de jogos como por exemplo COD 2 que nao puxa mt pelo portatil tenho "breaks" muito frequentes em que o portatil fica com breaks cerca de 1 min sem eu poder fazer nada com ele....

Gostaria da vossa ajuda para saber se ha alguma forma de meter o portail a bombar mais um pco para poder tirar melhor partido dele.

peço desculpa pelo testamento e agradeço desde ja alguma ajuda que me possam dar

obrigado
swagger
Novato
Novato

Registado: Segunda Ago 31, 2009 20:29

Mensagempor CryptorX » Segunda Ago 31, 2009 22:26

Isso deve de ser algum programa a correr em background como antivirus por exemplo. Experimenta desactivar odos os programas que não são essenciais e vê se o problema se mantêm... qual é o teu antivirus? Se tiveres mais que um diz, e anti spywares e tudo mais...

cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor swagger » Segunda Ago 31, 2009 23:02

ja tentei o antispyware ( addaware) e tinha o AVg como antivirus.. actualmente nao tenho nenhum. algum atispyware que recomendes para correr a ver se é virus ou algo do genero ??

nao sera problemas graficos? nao existe nenhum programa que teste o grafismo a ver se a configuração é ideal ou se a grafica/ memorias estao com problemas ?

e ja agora porque é que me da uma pontuação tao baixa no windows se o portatil ate nem é assim tao mau ?

cumps e obrigado pleos reply´s
swagger
Novato
Novato

Mensagempor CryptorX » Segunda Ago 31, 2009 23:16

E não me tava a referir a virus mas sim a antivirus que possam estar a trabalhar em background enquanto estás a jogar, dai os bloqueios.... Quanto a limitações por parte da gráfica ou memória não creio que seja o caso uma vez que se fosse mesmo esse o problema o pc não começava com bloqueios só de vez em quando (quando jogas) mas sim a toda a hora. Quando vi o teu primeiro post a primeira coisa que me veio á cabeça foi que isso se tratasse de memory leaks por falta de actualizações do COD2 mas quando disseste que isso te acontecia com todos mudei logo de ideias.

Existe software para testar prácticamente tudo num sistema mas se formos ás cegas começar a testar tudo vamos andar aqui ás voltas por isso não vou adiantar nada em relação a isso. Esse tipo de problemas começaram há quanto tempo? Instalas-te alguma coisa nova no portatil recentemente (hardware/software)?

Se quiseres fazer um scan ao PC usa uma versão trial do Kaspersky que te dá 30 dias de descanso á borla e para spyware eu uso o A-squared que é á borla, saka também e corre ai um scan com os dois... não te esqueças de os actualizar antes de usa-los.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor alr_tech » Terça Set 01, 2009 9:52

boas

mais dois problemas:
temp e fragmentação...
temps é fácil de ver, ou o programa próprio do portátil...
speedfan - infelizmente nem sempre mostra valores, devido ao processo de fabrico das boards dos portáteis...

fragmentação...
jogos, estão sempre a escrever...
uma única partição...

o pessoal diz, ainda tenho muito espaço..... etc...
esquecem-se ou não sabem como o windows e o hardware fazem para escrever e ler dados...

resumindo...
para trabalho de escritório, não muito exigente... uma partição chega para a maioria dos utilizadores..

jogos e trabalho gráfico e tudo o que exija temporários e escritas constantes ao disco.. exige mais do que uma partição ou disco (que num portátil é difícil..)
3 min - sistema, swap, dados...

por descargo de consciência, podes usar o memtest86, para testar a memória...

agora, essa gráfica usa memória partilhada...
podias tentar reduzir para 512Mb.... sacrificar mais não deve interessar...
não usas nenhum monitor enorme que necessite de tanta memória...

verifica ainda se tens os últimos drivers, para mobo e para a gráfica..

já agora tens o Vista?

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor swagger » Terça Set 01, 2009 11:13

CryptorX Escreveu:Esse tipo de problemas começaram há quanto tempo? Instalas-te alguma coisa nova no portatil recentemente (hardware/software)?

ola CryptorX, a ultima coisa de software que instalei foi mesmo o Jogo ( call of duty 2 " com u ultimo patch 1.3.. Em termos de hardware como o portatil ( teclado) nao da mt jeito para jogar FPS por causa das restrições do keybord comprei um keybord USB similar aos dos desktops para poder jogar COD, mas o keybord funciona correctamente.. nao foi necessario instalar nenhum software para o keybord foi so plug and play...

alr_tech Escreveu:boas

mais dois problemas:
temp e fragmentação...
temps é fácil de ver, ou o programa próprio do portátil...
speedfan - infelizmente nem sempre mostra valores, devido ao processo de fabrico das boards dos portáteis...

fragmentação...
jogos, estão sempre a escrever...
uma única partição...

o pessoal diz, ainda tenho muito espaço..... etc...
esquecem-se ou não sabem como o windows e o hardware fazem para escrever e ler dados...

resumindo...
para trabalho de escritório, não muito exigente... uma partição chega para a maioria dos utilizadores..

jogos e trabalho gráfico e tudo o que exija temporários e escritas constantes ao disco.. exige mais do que uma partição ou disco (que num portátil é difícil..)
3 min - sistema, swap, dados...

por descargo de consciência, podes usar o memtest86, para testar a memória...

agora, essa gráfica usa memória partilhada...
podias tentar reduzir para 512Mb.... sacrificar mais não deve interessar...
não usas nenhum monitor enorme que necessite de tanta memória...

verifica ainda se tens os últimos drivers, para mobo e para a gráfica..

já agora tens o Vista?

cumps

sim o sistema operativo é o vista, ja tentei o memtest mas nao detectou nenhum erro..

como faço para mudar para 512 a memoria? isso faz-s na bios ?

Vou deixar a desfragmentar hoje a noite para ver se resolve o problema...

mais uma vez agradeço a ajuda que me estao a prestar .. obrigado
swagger
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Terça Set 01, 2009 11:34

boas

essa maq. vêm originalmente com XP por alguma razão...

o Vista é um papão de mem...
só 1 Gb para ele é pouco...

ainda por cima com um jogo...

isso deve swapar como tudo...
não admira que apresente breaks...
e tb deve aquecer...

reporta as temps....

em relação à memória partilhada....
depende, pode ser na Bios, ou através de um programa do fabricante...
já vi isso ém vários modelos e fabricantes..

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor swagger » Terça Set 01, 2009 14:33

alr_tech Escreveu:boas

essa maq. vêm originalmente com XP por alguma razão...

o Vista é um papão de mem...
só 1 Gb para ele é pouco...

ainda por cima com um jogo...

isso deve swapar como tudo...
não admira que apresente breaks...
e tb deve aquecer...

reporta as temps....

em relação à memória partilhada....
depende, pode ser na Bios, ou através de um programa do fabricante...
já vi isso ém vários modelos e fabricantes..

cumps

mas o windows ja vinha de fabrica com o vista..

fiz o que o CryptorX disse e instalei o kaspersky e o a-square scanner e encontrei tambem o seguinte file
"Detectadas: Trojan.Win32.VB.aqt " que esta em "C:\Recycled\Recycled\ctfmon.exe " ..

ja tentei ir busca-lo mas parece que nao o consegui apagar.. tenho de ver se arranjo o xp para trocar...

ja agora que programa que usas para ver as temperaturas ?

cumps
swagger
Novato
Novato

Mensagempor CryptorX » Terça Set 01, 2009 16:16

Para ver as temperaturas do processador podes usar o RealTemp que podes arranjar aqui...
http://www.techpowerup.com/downloads/SysInfo/Real_Temp/

E para a temperatura da gráfica podes usar o ATI Override a que podes aceder no Catalyst Control Center.

Se quiseres o PC mais rápido aconselho-te a usar o XP64... Eu no meu desktop com o XP64bit estava a tirar 27700pts no 3DMark06 e com o Vista 64 que é o que tenho actualmente desceu para 22400pts... estou mesmo só há espera que chegue um disco que tenho encomendado e depois é meter-lhe o XP64 de volta que este Vista é um saco de tijolos pró pc e é o 64.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor alr_tech » Terça Set 01, 2009 17:00

boas

em relação ao Vista... não sei a 100%
mas, os procedimentos serão estes...
correr o ccleaner...
desligar da net...
Desligar o equivalente ao automatic recovery..
correr os AVs...

repetir a dose em safe mode...

depois de mais um reeboot, fazer um scan e um defrag...

depois, torna a correr os AVs e podes ligar-te à net...
não te esqueças de activar a firewall...

ele só tem 2Gb (devido à partilah pela gráfica ainda menos)... não deve necessitar do 64bits..

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor CryptorX » Terça Set 01, 2009 17:07

alr_tech Escreveu:ele só tem 2Gb (devido à partilha pela gráfica ainda menos)... não deve necessitar do 64bits..

Pois, também é verdade mas também já me constou existem outras vantagens além do suporte de mais que 3GB's de Ram, mas de um ponto de vista geral penso que tens razão e que talvez seja mesmo melhor optar pelo 32bit.... menos incompatibilidades. Eu é que desde que montei o meu primeiro sistema baseado em skt775 pus-lhe logo 4GB's de ram e OS's de 64bit para mim são uma escolha quase instintiva...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor swagger » Terça Set 01, 2009 20:47

Quanto as temperaturas do meu portatil sao com o real temp 3.0 :

Ao jogar:

Temperatura: 90 º C / 90 º C
Distance do TJ max : 14
Minimum: 58ºC
MAximum: 97°C

A da grafica ainda nao descobri na grafica onde ver a temperatura mas saquei o CPUZ e deixo aki o relatorio para voces poderem dar uma olhadela e ver se o problema é esse .

link para sacar o report...

http://www.filehosting.org/file/details/56234/reportcpuz.txt

Ah estive a falar com uma pessoa que me disse que poderia ser da grafica pois os fps ingame sao mt baixos ( max de 70 ) e com os Fps ligados vejo que o LAG da-se quando os FPS vao aos (3 / 2 / ou mesmo 1 fps)

cumps e obrigado
swagger
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Quarta Set 02, 2009 9:53

boas

se essa temp está certa...
as paragens serão normais..
é a apenas o CPU intel a proteger-se....

verifica, se o cooler está limpo....
arranja uma base de refrigeração....

procura na net por serviços do Vista que podes desligar...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor CryptorX » Quarta Set 02, 2009 18:59

97ºC de máximo!!!! O estranho não é tar com problemas.... é ainda estar a funcionar!! Nem sei como é que ele não se desligou durante o teste...

Limpa já esse coller e mete-lhe massa térmica! Cuidado é a abrir o portatil, vai com calma e não stresses com isso, é que pelo menos todos os que já abri até hoje fiquei no minimo meia hora á procura de manhas como parafusos debaixo do disco, da bateria e de autocolantes e mesmo assim ainda tinham encaixes todos manhosos. Se calhar o melhor é leva-lo a um agente autorizado da ASUS, não fica á borla como é obvio mas também não creio que te cobrem uma pipa por isso, é uma questão de ligares para lá e pedires um orçamento.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor swagger » Sexta Set 18, 2009 19:24

boas.. como maneira de resolver o problema de aquecimento comprei uma base para portatil akasa para melhor refrigeração do proprio.. mas mesmo assim o maximo atingivel é de 85º c .. nao ha maneira de com algum programa de software meter a base a puxar mais ??

as caracteristicas sao : tamanho 300x300x45 , de aluminio dois ventiladores de 70x70x15mm com 1800RPM de 5v
swagger
Novato
Novato

Voltar para Portáteis Asus

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante