Fat 32 ou NTFS

Mensagens especificas sobre portáteis Asus

Moderadores: Administradores, Moderadores

Fat 32 ou NTFS

Mensagempor vbaptista » Terça Out 11, 2005 12:55

Boas... Faz uma hoje semana que recebi o meu cp da asus. Este vinha com o windows intalado em FAT 32 e trazia um conversor para NTFS.
Eu pensando que o NTFS era melhor converti. No entanto o cp esta a demorr mais tempo a iniciar. Podera ser de ter mudado o sistema?

Vitor
vbaptista
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Abr 04, 2005 14:56

Mensagempor LuisFilipe » Terça Out 11, 2005 13:41

O NTFS é mais pesado, no entanto não deveria ser tão notório, só passa a ser mais eficiente a partir de salvo erro 200 Gigas (numa só partição).
No entanto é mais robusto que FAT.
Faz um defrag visto que essas conversões normalmente deixam os ficheiros muito espalhados pelo disco.
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor BlackStar » Terça Out 11, 2005 13:46

Em princípio o NTFS não traz piorias ao desempenho. Essa lentidão deve ter outra origem... Não fizeste mais nenhuma modificação? Não instalaste nada que esteja a arrancar com o Windows, por exemplo um programa antivírus?

Para ter a certeza, vai ao Start->Run e escreve 'msconfig'. carrega no enter.

Na janela que abre, escolhe o separador 'Startup'. Vê os programas que estão seleccionados para arrancar quando ligas o computador.

Se quiseres 'posta' a lista que o pessoal vê logo se tens lá 'lixo' a arrastar-te o arranque.

Também deves ir à pasta 'Startup' do 'Start'->Programs e vêr se tem alguma aplicação lá dentro.

Diz qualquer coisa...
BlackStar
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Set 25, 2003 13:50

Mensagempor vbaptista » Terça Out 11, 2005 15:51

ok.. amnha ja posto isso
vbaptista
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Abr 04, 2005 14:56

Mensagempor nms » Sábado Out 22, 2005 19:35

Boas!

Eu estou à espera do meu a6va e de facto já tinha ouvido q o windows vinha instalado em fat32. A minha pergunta é: isso é comum nos portáteis? É só nos Asus ou as outras marcas tb fazem o mmo? É q realmente axo mto estranho ainda vir em FAT32, mas posso só ser eu...

E na vossa opinião, deve-se deixar ficar assim ou converter p NTFS?

Thanx.
nms
Novato
Novato

Registado: Sábado Out 22, 2005 12:54

Mensagempor BlackStar » Segunda Out 24, 2005 9:55

Eu acho que deves mudar para NTFS a não ser que queiras usar um sistema dual-boot em conjunto com linux (nesse caso é econselhável ter uma partição fat32 para colocar os dados a serem lidos pelos dois sistemas oprativos).

Aqui tens uma data de vantagens do sistema NTFS. Desculpa estar em inglês, mas tive preguiça para traduzir...

NTFS offers a superior architecture, support for larger files, security features such as access control and logging, enhanced reliability, and more.

In addition to those key attributes of NTFS, Microsoft has also added some other little goodies

* Reparse Points: Files and directories within the file system can have actions associated with them, so that when the file system object is accessed in a particular way, the action is carried out.
* Improved Security and Permissions: The mechanisms for managing file system security and assigning permissions were improved.
* Change Journals: Disk volumes can be set to keep track of all operations performed on the files and directories they contain.
* Encryption: NTFS 5.0 allows you to encrypt files and automatically decrypt them as they are read.
* Disk Quotas: Administrators can track how much disk space is being used by users or groups of users, and even limit disk space use if necessary.
* Sparse File Support: To save space on the disk, support was added for the more efficient storage of sparse files, which are large files that are mostly empty.
BlackStar
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor bikemag » Segunda Out 24, 2005 15:33

Para uso doméstico NTFS não tráz vantagens nenhumas.
bikemag
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 06, 2005 17:51

Mensagempor BlackStar » Segunda Out 24, 2005 15:46

Não traz ventagens nenhumas????
E então a privacidade de dados?
Um utilizador que tenha os seus dados num partição NTFS tem-nos muito mais protegidos, uma vez que só ele pode aceder a esses dados, mais ninguém. Mesmo que a pessoa em causa seja a única a utilizar o computador, fica mais protegido de ataques pela internet (hackers e trojans) e os vírus têm muita mais dificuldade em escrever no disco, em se propagar, etc. pois não têm permissões para isso. É claro que não é nem de longe nem de perto uma protecção total nem sequer é eficaz contra muitos vírus, mas para alguns deles resulta...
BlackStar
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Tretabyte » Segunda Out 24, 2005 16:20

Boas,
bikemag Escreveu:

Para uso doméstico NTFS não tráz vantagens nenhumas.

com uma afirmação dessas convem que tenhas bases para apoia-la pq....

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Soundtracker » Segunda Out 24, 2005 16:27

Há sempre o pequeno problema que me tem aparecido algumas vezes de querer guardar ficheiros com mais de 4GB (imagens de dvd's...) e no sistema Fat32, que é o que vem de origem e que mantive, não é possivel...
Soundtracker
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jul 14, 2005 16:53

Mensagempor Tretabyte » Segunda Out 24, 2005 16:44

Boas,
Soundtracker Escreveu:Há sempre o pequeno problema que me tem aparecido algumas vezes de querer guardar ficheiros com mais de 4GB (imagens de dvd's...) e no sistema Fat32, que é o que vem de origem e que mantive, não é possivel...

mas esse problema resolve-se muito rapidamente, se o teu sistema for o win2k ou o winxp, usas o comando de convert e ele passa-te a particao de fat para ntfs sem problemas.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Deco10 » Sexta Nov 11, 2005 18:07

tb ando com a mesma duvida...

apos ter lido estes posts continuo com a mesma duvida..

conclusao: qual utilizar?
"Com o Benfica não há relação, como é óbvio, é um ódio de sempre!" - Fernando Madureira, líder dos Super Dragões

"I love you SI, far more than my girlfriend." - Mark Jones
Deco10
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Set 08, 2005 23:02

Mensagempor phantomship » Sábado Nov 12, 2005 5:21

E para converter de fat32 para ntfs não é então preciso formatar?
http://www.rugbymania.net <-- Manager online de Rugby
phantomship
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Out 30, 2005 3:51

Mensagempor TeC_TeRaByTe » Sábado Nov 12, 2005 6:32

e eu a pensar que era o unico awake, mas pelos vistos phantomship andas a madrugar demais!!! lol

existe um comando especifico que faz a dita conversao sem precisares do lindo format eheh

e ja agr aki vai o tal comando que o Tretabyte fala:
( tirado do google logico)

"A: Standard Windows utility that is called CONVERT serves this purpose

Just go to the Command Prompt and execute the command:

C:\> CONVERT C: /fs:ntfs

Where C: is a name of the drive you want to convert.

After machine re-boot conversion process will start and you'll have your FAT32 converted to NTFS without of data loss. "
TeC_TeRaByTe
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Mai 06, 2004 18:24

Mensagempor rastiff » Sábado Nov 12, 2005 15:06

BlackStar Escreveu:Eu acho que deves mudar para NTFS a não ser que queiras usar um sistema dual-boot em conjunto com linux (nesse caso é econselhável ter uma partição fat32 para colocar os dados a serem lidos pelos dois sistemas oprativos).

hoje em dia as distros de linux já leem ntfs sem necessidade de instalar nada. e por exemplo, para Win98 há aplicações para permitir a leitura de dados em partições ntfs..

Mesmo que a pessoa em causa seja a única a utilizar o computador, fica mais protegido de ataques pela internet (hackers e trojans) e os vírus têm muita mais dificuldade em escrever no disco, em se propagar, etc. pois não têm permissões para isso.

não concordo totalmente com isso. só concordo se disseres que és o unico a usar o PC, e usa-lo com uma conta limitada. porque em 99% dos casos, se só uma pessoa usa o PC, usa-o com privilégios de administrador, e aí não ha falta de permissoes pa ninguem...

pessoalmente, sou o unico a usar o PC, e tenho isto em FAT32 pelo simples facto de ser menos pesado. é certo que tenho dual boot com um win98 como 2ª opção, mas o que me fez escolher FAT32 foi mesmo o ntfs ser mais lento.
ataques de hackers e trojans e virus? nao vou dizer que estou invulneravel, longe disso. não uso antivirus há uns anos (pelo mesmo motivo que não uso ntfs), firewall uso a do XP SP1, e olha que neste tempo todo só tive problemas uma vez,com um viruzito que veio nuns files dum amigo meu e que apaguei facilmente. o principal é mesmo termos algum cuidado.. nem é preciso extremismos.

eu tenho um Duron a 1Ghz, que funciona que é uma maravilha. vejo muitos PCs com processadores 3ou4 vezes melhores sempre com problemas e com processamento mais lento que o meu.. digamos que,apesar do uso intensivo que lhe dou,e de tar ligado 24/7, está bem cuidado :D
no entanto, a quem tiver PCs com processadores mais porreiros, discos de IDE 7200rpm para cima e 512mb DDR pa cima, sim,é minha opiniao que ntfs encaixa bem no perfil deles.
eu, se deus e a lg quiserem, vou receber o meu portatil nesta proxima semana, e vou po-lo com ntfs..
é isso, e a quem tiver várias pessoas a usar o mesmo PC. aí tambem acho bem o ntfs desde que sejamos os unicos com acesso de admin xD

depois de explicar, resumindo assim numa linha, para mim, a escolha entre fat32 e ntfs depende de caso para caso...

cumps
rastiff
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Ago 04, 2005 20:15

Próximo

Voltar para Portáteis Asus

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes