BlackStar Escreveu:Eu acho que deves mudar para NTFS a não ser que queiras usar um sistema dual-boot em conjunto com linux (nesse caso é econselhável ter uma partição fat32 para colocar os dados a serem lidos pelos dois sistemas oprativos).
hoje em dia as distros de linux já leem ntfs sem necessidade de instalar nada. e por exemplo, para Win98 há aplicações para permitir a leitura de dados em partições ntfs..
Mesmo que a pessoa em causa seja a única a utilizar o computador, fica mais protegido de ataques pela internet (hackers e trojans) e os vírus têm muita mais dificuldade em escrever no disco, em se propagar, etc. pois não têm permissões para isso.
não concordo totalmente com isso. só concordo se disseres que és o unico a usar o PC, e usa-lo com uma conta limitada. porque em 99% dos casos, se só uma pessoa usa o PC, usa-o com privilégios de administrador, e aí não ha falta de permissoes pa ninguem...
pessoalmente, sou o unico a usar o PC, e tenho isto em FAT32 pelo simples facto de ser menos pesado. é certo que tenho dual boot com um win98 como 2ª opção, mas o que me fez escolher FAT32 foi mesmo o ntfs ser mais lento.
ataques de hackers e trojans e virus? nao vou dizer que estou invulneravel, longe disso. não uso antivirus há uns anos (pelo mesmo motivo que não uso ntfs), firewall uso a do XP SP1, e olha que neste tempo todo só tive problemas uma vez,com um viruzito que veio nuns files dum amigo meu e que apaguei facilmente. o principal é mesmo termos algum cuidado.. nem é preciso extremismos.
eu tenho um Duron a 1Ghz, que funciona que é uma maravilha. vejo muitos PCs com processadores 3ou4 vezes melhores sempre com problemas e com processamento mais lento que o meu.. digamos que,apesar do uso intensivo que lhe dou,e de tar ligado 24/7, está bem cuidado
no entanto, a quem tiver PCs com processadores mais porreiros, discos de IDE 7200rpm para cima e 512mb DDR pa cima, sim,é minha opiniao que ntfs encaixa bem no perfil deles.
eu, se deus e a lg quiserem, vou receber o meu portatil nesta proxima semana, e vou po-lo com ntfs..
é isso, e a quem tiver várias pessoas a usar o mesmo PC. aí tambem acho bem o ntfs desde que sejamos os unicos com acesso de admin xD
depois de explicar, resumindo assim numa linha, para mim, a escolha entre fat32 e ntfs depende de caso para caso...
cumps