Cuidado com as compras de portáteis ASUS de 64 bits

Mensagens especificas sobre portáteis Asus

Moderadores: Administradores, Moderadores

Cuidado com as compras de portáteis ASUS de 64 bits

Mensagempor jjrc » Sábado Fev 25, 2006 16:53

Boas Pessoal:
Tenho analisado críticas no forum, em relação ao referido portátil.
Comprei um Asus A6k em Setembro de 2005 e sinto-me enganado.
Vamos por partes. As caracterísicas principais da referida maquina são as seguintes:
- AMD Turion 64 MT 30 (1,6 Ghz)
- 1 Gb RAM DDR 333 (eu pedi mais 512, pois de origem só traz 512)
- Disco 80 Gb
- Placa Gráfica dedicada 256 Mb DDR
- Camara e microfone incorporados, wireless, DVD dual, etc. etc.
À primeira vista, por 1400 € é um maquinão, não se pode pedir mais.
Mas ao analizar o referido, compreendi porque foi "tão barato" pois:
- uma máquina com um núcelo "topo de gama" e um disco a 4200 rpm? e ainda pior, pois não aconselham discos de 7200 pois "aquecem".
- e o melhor, tenho uma máquina com processador de 64 bits e só posso utilisar um sistema operativo de 32, pois a Asus não disponibiliza as respectivas drivers. E não sabem quando as vão disponibilizar.
Lembro que esta máquina foi apresentada ao público em Março de 2005 e decorrido práticamente um ano, ainda nao há as referidas drivers.
Conclusão, a ASUS (não sei como serão as outras marcas) anda a enganar os incautos, pois disponibiliza um processador que não "serve para nada", coloca um disco que não é minimamente adequado às caracter´siticas da máquina e não informa isto nos folhetos publicitários.
Por mim, nunca mais vou adquirir qualquer produto ASUS.
Quanto aos que eventualmente vão comprar, cuidado com as referidas características
José Crispim
jjrc
Novato
Novato

Registado: Sexta Nov 07, 2003 0:27

Re: Cuidado com as compras de portáteis ASUS de 64 bits

Mensagempor Goldman69m » Sábado Fev 25, 2006 18:57

jjrc Escreveu:Boas Pessoal:
Tenho analisado críticas no forum, em relação ao referido portátil.
Comprei um Asus A6k em Setembro de 2005 e sinto-me enganado.
Vamos por partes. As caracterísicas principais da referida maquina são as seguintes:
- AMD Turion 64 MT 30 (1,6 Ghz)
- 1 Gb RAM DDR 333 (eu pedi mais 512, pois de origem só traz 512)
- Disco 80 Gb
- Placa Gráfica dedicada 256 Mb DDR
- Camara e microfone incorporados, wireless, DVD dual, etc. etc.
À primeira vista, por 1400 € é um maquinão, não se pode pedir mais.
Mas ao analizar o referido, compreendi porque foi "tão barato" pois:
- uma máquina com um núcelo "topo de gama" e um disco a 4200 rpm? e ainda pior, pois não aconselham discos de 7200 pois "aquecem".
- e o melhor, tenho uma máquina com processador de 64 bits e só posso utilisar um sistema operativo de 32, pois a Asus não disponibiliza as respectivas drivers. E não sabem quando as vão disponibilizar.
Lembro que esta máquina foi apresentada ao público em Março de 2005 e decorrido práticamente um ano, ainda nao há as referidas drivers.
Conclusão, a ASUS (não sei como serão as outras marcas) anda a enganar os incautos, pois disponibiliza um processador que não "serve para nada", coloca um disco que não é minimamente adequado às caracter´siticas da máquina e não informa isto nos folhetos publicitários.
Por mim, nunca mais vou adquirir qualquer produto ASUS.
Quanto aos que eventualmente vão comprar, cuidado com as referidas características
José Crispim

Isso do processador nao servir para nada nao é bem assim, pk o problema k tu tens com os drivers para 64bit tb existe nos ditos computadores de secretaria, por isso o problema nao é so da asus!!!
Mas no futuro poderas tirar partido dos 64bit quando surgirem os drivers e sofware apropriado, por isso tas em vantagem sobre os pcs k so têm 32bit!!!
E6400 @ Scythe Infinity
Lc Power 550w Green Power
P5b Deluxe
Western 250gb Sata II
Gecube X1950Pro @ Accelero X2
2 Gb Team Elite Ddr2 800
Goldman69m
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Set 24, 2005 19:53

Mensagempor alfatek » Sábado Fev 25, 2006 19:01

É bastante normal os portáteis terem 4200rpm, são raros os que têm 7200 e alguns já têm 5400rpm, portanto não entendo muito bem o espanto...

Isso está bem escrito nas specs:
http://www.asus.com/products4.aspx?mode ... l2=24&l3=0

E podes usar um 7200rpm como em qualquer outro portátil.

Quanto aos drivers, n sei mt bem do que estás a falar (hardware e SO que querias) mas relembro que podes usar os drivers directamente das marcas: AMD, etc, sem qualquer problema. Se as marcas n têm, a Asus tmb n vai ter. O processador é de 64 bits, é a AMD que o diz, a Asus não tem mais responsabilidade do que isso.

Se foi barato d certeza que n foi por essas 2 razões pois tal situação é absolutamente normal e comum e n m parece que a Asus oculte qualquer um desses factores.

é só a minha opinião :)
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor morgado » Sábado Fev 25, 2006 19:37

O meu irmão tem o asus a6k-q001h, o disco é de 5400rpm.
A gráfica é que é má...geforce 6200 go turbocache...não são 256mb dedicados, mas sim 64mb dedicados e 192mb partilhados :?

E quanto aos 64 bits, probavelmente haverá drivers quando o windows vista sair, não?
AMD Phenom II X2 550BE (3.1GHz)
Asus M4A78 Pro
PNY 2x2GB DDRII 800MHz CL4
Sapphire Radeon HD4850 Vapor-X 512MB
Seagate 500GB+500GB SATA2
LCPower LC6550GP2 550W
morgado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Nov 12, 2005 14:13

Mensagempor jjrc » Sábado Fev 25, 2006 21:08

morgado Escreveu:O meu irmão tem o asus a6k-q001h, o disco é de 5400rpm.
A gráfica é que é má...geforce 6200 go turbocache...não são 256mb dedicados, mas sim 64mb dedicados e 192mb partilhados :?

E quanto aos 64 bits, probavelmente haverá drivers quando o windows vista sair, não?

Meu caro:
O meu problema é que tenho o windows XP de 64 bits e não posso usá~lo pois a Asus não disponibilizou drivers como deveria (é a obrigação deles). Quanto ao "provavelmente" isso não é uma política correcta de uma Empresa que vende TI, ou não será?
O disco é mesmo de 4200 (usei software de teste)
jjrc
Novato
Novato

Registado: Sexta Nov 07, 2003 0:27

Mensagempor antunesalex » Sábado Fev 25, 2006 21:16

jjrc Escreveu:
morgado Escreveu:O meu irmão tem o asus a6k-q001h, o disco é de 5400rpm.

Meu caro:
O meu problema é que tenho o windows XP de 64 bits e não posso usá~lo pois a Asus não disponibilizou drivers como deveria (é a obrigação deles). Quanto ao "provavelmente" isso não é uma política correcta de uma Empresa que vende TI, ou não será?
O disco é mesmo de 4200 (usei software de teste)

Mas deveria ser a asus a disponibilizar isso ou o fabricante do processador? a asus so fabrica as máquinas e coloca os processadores, não creio ser sua responsabilidade... Quem fabrica os processadores que garanta que estes tenham todos os recursos que os utilizadores necessitem!

Quanto ao disco todos os portateis vêm geralmente com um de 4200 rpm, por isso muitas vezes não se ve indicações, apenas qd trazem discos de 5400 ou 7200, tenho um asus, com um disco de 4200 e a unica altura em que realmente me apercebo da velocidade do disco é na instalação de programas, de resto não tenho qq problema.

:roll:
ASUS M6VA-S016P

Imagem
antunesalex
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Out 08, 2005 17:54

Mensagempor morgado » Sábado Fev 25, 2006 21:51

Como o processador do a6k tem 64 bits, deveria de haver drivers para o windows xp 64...
Pelo que parece a asus não tem feito updates ao a6k...por exemplo as drivers mais recentes da gráfica do asus a6k são o forceware 73.30, e para o asus a6vc (que também usa a geforce go 6200 tc) as mais recentes são o forceware 78.10

Talvez o ke pudesses fazer era contactar a asus sobre a possibilidade de fazerem drivers para o windows xp64...axo ke podes usar este site para duvidas/problemas sobre o a6k:

http://vip.asus.com/eservice/techserv.a ... uage=pt-pt
AMD Phenom II X2 550BE (3.1GHz)
Asus M4A78 Pro
PNY 2x2GB DDRII 800MHz CL4
Sapphire Radeon HD4850 Vapor-X 512MB
Seagate 500GB+500GB SATA2
LCPower LC6550GP2 550W
morgado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Nov 12, 2005 14:13

Mensagempor alfatek » Domingo Fev 26, 2006 22:49

jjrc Escreveu:A Asus não aconselha (já questionei)

Quanto aos drivers, n sei mt bem do que estás a falar Drivers, São controladores de hardware que têm de ser adequados a determinado sistema operativo. São os fabricantes de Hardware que Têm de dsenvolvê-las, e no caso dos portáteis serão os próprios assembladores.. Não têm nada a ver com software. ((hardware e SO que querias) mas relembro que podes usar os drivers directamente das marcas: AMD, etc, sem qualquer problema. Se as marcas n têm, a Asus tmb n vai ter. O processador é de 64 bits, é a AMD que o diz, a Asus não tem mais responsabilidade do que isso.

Não, não posso, pois o equipamento principal da máquina é Asus e logo, como não disponibilizou drivers....

Se achas que a situção é "normal"....

Apesar de concordar com o antunesalex, here goes:
1) Podes lá meter um 7200rpm, o que 1 pessoa do suporte técnico te diz não impede o simples facto de poderes fazê-lo sem grandes problemas. Dependendo do disco o portátil pode ou não ficar mais quente. E nesse ponto não tens qualquer razão, a Asus diz as RPM do seu portátil e a sua escolha é até normal no mundo dos portáteis.

2) Também não concordo em relação aos drivers. Eu não uso um único driver que tenha sido feito pelo "assemblador" do meu portátil, utilizo todos os drivers directamente dos fabricantes: intel, ati, synaptics, etc. O que que estava a perguntar era qual o driver que te falta e para que SO, porque há vários SO's de 64 bits e várias peças que precisam de drivers...

Não sabendo qual é o driver que te falta, também ng t pode ajudar indicando o sitio para arranjar esse driver.

O "equipamento principal da máquina" não é Asus porque que eu saiba ela não faz chipsets, cpus, gpus ou nada que me lembre que seja essencial e que não funcione sem os drivers base do windows.

P.S. - Não respondas no "quote" da mensagem original, caso contrário é muito dificil entender qual a msg original e quais são os teus comentários. Faz quote e escreve tudo no fim da msg.

P.S.2 - Tecnicamente, drivers são software :)
Editado pela última vez por alfatek em Segunda Fev 27, 2006 2:58, num total de 1 vez.
alfatek
Administrador
Administrador

Mensagempor alfatek » Domingo Fev 26, 2006 22:57

Ah, e eu não me preocupava nada com o facto de ter ou não ter 64 bits... não são os 64 bits que trazem melhorias de performance e num portátil as principais vantagens dos 64 bits são anuladas:

- Os 64bits permitem endereçar mais memória que 4Gb, mas num portátil, mais de 4Gb é... incomum.

- A precisão que ganhas em certas aplicações é um bocado "inútil" porque normalmente são aplicações pesadas demais para um portátil.
alfatek
Administrador
Administrador

Mensagempor bouncer » Terça Fev 28, 2006 18:59

Relativamente aos drivers tenta em

http://www.planetamd64.com

Pelo menos foi lá que encontrei para o meu hp dv5097 (turion ML-37).

Quanto às vantagens das arquitecturas de 64 bits, estas não estão apenas no endereçamento. Muitas são as aplicações que utilizam dados do tipo double precision, que quando compiladas para 64 bits têm melhorias na performance

http://www-128.ibm.com/developerworks/l ... crodesign/

A título de exemplo o Molecular Dynamics Benchmark do Sciencemark 2.0 a correr no xp de 32 bits demora 91 segundos a calcular (116 segundos num centrino 2.0), e a mesma aplicação optimizada para 64 bits a correr no windows xp 64 bits demora 45 segundos a calcular.
bouncer
Novato
Novato

Registado: Domingo Fev 15, 2004 0:58

Voltar para Portáteis Asus

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes