Usar ou não a bateria?

Mensagens especificas sobre portáteis Asus

Moderadores: Administradores, Moderadores

Usar ou não a bateria?

Mensagempor spor » Terça Jun 27, 2006 19:12

Olá a todos.
Tenho um portátil A6VA e passado 5 meses avariou, foi para a Asus e graças a Deus já está bom. Não sei a causa da avaria pq a Asus não a revelou (não percebi essa, mas pronto), mas uma das coisas que nos disseram é que deveriamos manter sempre a bateria no portátil, pois ela é parte integrante do mesmo (não sei se foi esta a causa da avaria ou não). Na loja disseram-me exactamente o contrário, quando o portátil estiver muitas horas ligado para tirar a bateria evitando assim que ela vicie. Mas quem defende que a bateria deve estar sempre no portátil, diz que a bateria quando está cheia a electricidade não a afecta e protege-o caso falte a luz. Por isso estou baralhado, gostaria de saber a vossa opinião. Tiro ou não a bateria?

Obrigado.
spor
Novato
Novato

Registado: Terça Jun 27, 2006 19:07

Mensagempor HB » Terça Jun 27, 2006 19:19

Tambem tenho um a6va, já à 9 meses, e tambem ja me questionei por essa questão.. mas nunca tirei a bateria do portátil só s for preciso éque a tiro... Tenho o portátil quase sempre ligado 24h por dia e acho que a bateria ainda n viciou nada porque quando trabalho com ele sem estar ligado à corrente, ele ainda aguenta exactamente o mesmo tempo que aguentava ao inicio. Portanto acho k podes trabalhar perfeitamente com a bateria no portátil porque ela não vicia facilmente (pelo menos até agora).
HB
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Ago 07, 2005 16:03

Mensagempor the_Blacksmith » Quarta Jun 28, 2006 0:15

Não vale a pena tirarem a bateria, só causa trabalho e nenhum beneficio.
the_Blacksmith
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 01, 2004 1:41

Mensagempor AMSRocha » Quarta Jun 28, 2006 0:29

Não vale a pena tirarem a bateria, só causa trabalho e nenhum beneficio.

Pois esse assunto da bateria é mto discutido e nunca se xega a uma verdadeira conclusão lol já li imensas coisas acreditem e uns dizem que devem tirar por causa do aquecimento que faz perder a longevidade da bateria e outros a dizer que não há problema por isso faz o k achares mais comodo ou melhor para ti...eu decidi tirar a bateria kd n a estou a utilizar prefiro prevenir do que arremediar :)...fica bem...
AMSRocha
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Ago 09, 2005 23:25

Mensagempor spor » Quarta Jun 28, 2006 14:46

Obrigado pelas respostas.

Como ouvi muita coisa decidi ligar para a Asus e disseram-me que nunca se deve tirar a bateria, pois cria um down não sei quê (era um termo técnico daqueles de ficar de boca aberta). Ao fim de +- 3 meses a tirar a bateria vai ser preciso recalibrar a mesma.
spor
Novato
Novato

Mensagempor spor » Quarta Jun 28, 2006 15:32

Acrescentando...
Liguei novamente para a Asus, para confirmar uma coisa que me disseram numa sala de chat. Existem 2 tipos de ciclos, o ciclo normal e um ciclo completo. O ciclo completo acontece quando deixamos a bateria chegar aos 0%, um ciclo normal é quando não deixamos isso acontecer. Um ciclo normal não origina uma quebra significativa na perfomance da bateria o mesmo não se pode dizer de um ciclo completo. O assistente disse-me que pelo menos uma vez por ano devemos recalibrar a bateria, para isso temos de ir à BIOS, ir à opção POWER e depois carregar em BATERY RECALIBRATION, esta operação dura aproximadamente 5 horas. É tipo um rejuvenescimento da bateria, mas como tudo na vida nada é eterno...
spor
Novato
Novato

Mensagempor ferrari » Sexta Jun 30, 2006 1:20

Boas, a mim aconteceu que utilizava o portatil sempre sem bateria quando o podia ter ligado a corrente (que foi o que me informaram num forum) e passado 7 meses de pouco utilizar a bateria ela não aceitava quase carga nenhuma, para carregar 2% demorava + ou - 2 horas.
Mandei para a garantia e eles entregaram em 3 dias e nunca me diseram qual o problema dele, agora a bateria marcha sempre nele, se ela vem com ele é para se utilizar, foi este o meu ponto de vista a que eu cheguei.
ferrari
Novato
Novato

Registado: Sábado Abr 08, 2006 23:22

Mensagempor AMSRocha » Sexta Jun 30, 2006 13:16

ferrari Escreveu:Boas, a mim aconteceu que utilizava o portatil sempre sem bateria quando o podia ter ligado a corrente (que foi o que me informaram num forum) e passado 7 meses de pouco utilizar a bateria ela não aceitava quase carga nenhuma, para carregar 2% demorava + ou - 2 horas.
Mandei para a garantia e eles entregaram em 3 dias e nunca me diseram qual o problema dele, agora a bateria marcha sempre nele, se ela vem com ele é para se utilizar, foi este o meu ponto de vista a que eu cheguei.

Boas tbem n usar a bateria implica nisso, por exemplo eu quando tenho o portatil ligado á corrente tiro sempre a bateria por causa do sobreaquecimento e de poder estragar a bateria ou vicia-la mas 2 em 2 dias gasto a bateria toda é raro não usar a bateria numa semana por isso assim é mais seguro isto na minha opinião fiquem bem...
AMSRocha
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Ago 09, 2005 23:25

Mensagempor lskrew » Sexta Out 10, 2008 10:11

eu tiro por causa do sobreaquecimento faz bastante diferença no meu caso um A6va
lskrew
Novato
Novato

Registado: Terça Dez 11, 2007 14:45

Mensagempor shakkal » Sexta Out 10, 2008 19:40

Vocês sabem que a bateria é um óptimo estabilizador de corrente certo?
Sabem também que basta um pico de corrente e “puff” lá vai o portátil ás couves !!!
Também já ouvi e tive muitas discussões sobre o assunto…
Cheguei à seguinte conclusão : Baterias de ultima geração não viciam !!! Têm é o seu tempo de vida útil!
Portanto na minha opinião bateria é para ser usada sempre.
shakkal
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Ago 27, 2006 13:46

Mensagempor skcratch » Sexta Out 10, 2008 20:39

Viva!

Pelo que tenho lido, todos os portáteis mais recentes (últimos 4, 5 anos) possuem um circuito electrónico de controlo de carga que faz com que a bateria deixe de receber energia do exterior quando está completamente carregada. Por outro lado, para os utilizadores que têm o portátil ligado durante várias horas, talvez seja recomendável retirar a bateria, já que as elevadas temperaturas que possam advir de uma utilização intensiva, diminuem o tempo de vida dos iões de lítio.

Cumps!
:D
skcratch
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Set 21, 2006 19:35

Mensagempor Jonny » Terça Nov 04, 2008 18:10

e já agora me média uma bateria vai pra que valores?

eu tenho sempre abateria enfiada no portatil porque tmbem evita que essa parte adquira pó ou huminade etc....
Processador - A64 X2 4800+ Am2
Gráfica - hd2900xt 512mb
Board - M59SLI-S5
Ram - 2x Ceon 1024Mb DDRII
Hdd - Hitachi 250Gb SataII

para quem quiser deixar comment..........
http://gandaboga.deviantart.com/art/Jam ... -103423679
Jonny
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 13, 2006 18:11

Mensagempor zinko_pt » Quarta Nov 05, 2008 10:16

lskrew Escreveu:eu tiro por causa do sobreaquecimento faz bastante diferença no meu caso um A6va

Não é só na Asus que se dá o sobreaquecimento. Por experiência própria, também em HP e ACER.

O que sofre mais é o HDD e o ODD (CD, DVD, BR).
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor mundano » Sábado Nov 15, 2008 15:30

Isto não é uma questão de opinião.. É uma questão de compreender como reagem os componentes quimicos de uma bateria de litium e depois cada um tira as suas conclusões.

Então o primeiro ponto que convém clarificar é o seguinte. Muitas pessoas confundem o viciar, com perder capacidade de carga. É verdade que as baterias de litium não viciam como acontecia com as baterias antigas quando não eram descarregadas até ao fim, mas isso não quer dizer que mantenham sempre a mesma capacidade, antes pelo contrario, ao longo do tempo as baterias sejam de que tipo for vão tendo cada vez menos capacidade util, havendo uma parte da sua capacidade que vai ficando irremediavelmente perdida.

E os factores que determinam essa perca de capacidade nas baterias de litium são:

1º A idade... As baterias são compostos quimicos, e por isso mal saem da fabrica começam a oxidar. E como tal devem ser vistas como bens pereciveis.. Quanto mais velhas ficam, menos capacidade têm.

2º O calor. Quanto mais quente a bateria estiver, menos resistencia interna tem. E como tal é capaz de debitar mais corrente, mas por outro lado isso provoca um maior nível de oxidação dos seus compostos e a bateria perde capacidade mais rapidamente quando sujeita a muito calor de forma continuada. Só para dar uma ideia e usando números de um fabricante de baterias e carregadores que estão disponíveis na net, uma bateria carregada a 100%, que é o nível normal de carga a que os utilizadores domesticos guardam as baterias, e guardada a 0º ao fim de um ano mantém 94% da sua capacidade, se for guardada a 40º ao fim de um ano mantém uma capacidade de apenas 65%.

3º O nivel de carga com que é armazenada a bateria. O nível ideal de carga para armazenar uma bateria é entre os 30 e os 40%. Uma bateria armazenada 100% carregada deterioria-se muito mais rapidamente. Voltando aos exemplos, guardando duas baterias a 25º, uma com 40% de carga chega ao fim de um ano com 96% da sua capacidade original disponivel, uma armazenada com 100% de carga, ao fim de um ano tem apenas 80% da capacidade original.

4º O numero e o tipo de ciclos de carga. Quanto mais vezes se tiver que carregar a bateria mais ela se deteriora.. No entanto os ciclos completos de descarga e carga, provocam muito mais stress sobre os compostos químicos, pelo que são preferíveis ciclos incompletos. Ou seja, não se deve deixar a bateria ir até ao fim. No entanto, nas baterias com medidor de nivel de carga electrónico (como é o caso dos portateis), estes tendem a descalibrar e quando isso acontece o portatil pode "pensar" que a bateria está carregada quando esta só está a meio e por isso não se consegue usar toda a capacidade da bateria. Assim é recomendavel fazer um ciclo completo (deixar o PC a trabalhar até desligar, ou usar as ferramentas próprias da marca para recalibrar a bateria) a +/- cada 30 a 40 ciclos de carga incompletos.

Isto é comum a todas as baterias de litium, e não tem a ver exclusivamente com os portateis...

Mas no caso dos portateis é fácil de perceber uma coisa. Há factores que não dependem de nós.. O tempo, não o podemos parar, e por isso as baterias invariavelmente vão perdendo capacidade, mas há coisas que podemos controlar. E ter a bateria sempre dentro do portátil, mesmo quando se usa o carregador sujeita as baterias aos dois factores que mais as estragam: estão sempre carregadas a 100% e estão num ambiente muito quente, com temperaturas que muitas vezes chegam aos 60º. Pelo que do ponto de vista da duração da bateria é das piores coisas que podem fazer.

Por outro lado a maioria dos fabricantes recomenda que não se tire a bateria. E isso tem a sua razão de ser.

1º As baterias só têm 6 meses de garantia, pelo que para o fabricante é relativamente indiferente que ela dure 2 ou 5 anos.

2º Com a bateria um portátil não se desliga se houver uma quebra de energia. (mas não pensem que a bateria protege dos picos de corrente, se houver um pico de corrente o circuito de alimentação do portatil queima à mesma).

3º alguns portáteis não estão desenhados para serem usados sem bateria, e há um desgaste nos encaixes quando são muito usados fazendo com que as baterias ganhem folga. Há ranhuras que ficam abertas e entra pó para dentro do PC e alguns portáteis como a maioria dos Acer até ficam tripés quando se tira a bateria..

Posto isto, do ponto de vista da duração da bateria deve-se sempre tira-la quando se usa o portátil com o carregador, no entanto isso tem os seus inconvenientes. Pelo que cada um deverá tomar a sua decisão.
mundano
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Ago 01, 2006 23:38

Mensagempor jim-lamego » Sábado Nov 15, 2008 17:34

Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

Próximo

Voltar para Portáteis Asus

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante