por BlackStar » Sexta Out 07, 2005 19:55
Então aqui vai parte da carta que mandei à HP, onde podem ver que estas coisas, por mais incríveis que pareçam, ACONTECEM REALMENTE...
(retirei as referências às pessoas ou aos processos)
------------------
Possuo um computador portátil Compaq Presario [...] desde 29 de Setembro de 2003. No dia 05 de Julho de 2005 apresentou uma avaria grave, i. e., não entrava em funcionamento. Após ter recorrido aos vossos serviços de assistência técnica através do número [...], o técnico que me atendeu agendou um serviço de reparação para o dia 12 de Julho [...]. O equipamento foi enviado, via UPS, para ser reparado no Reino Unido, e foi-me entregue no dia 15 de Julho, aparentemente reparado. A ficha que o acompanhava indicava uma substituição da motherboard. No entanto, após uma inspecção mais rigorosa, notei que a placa de rede não funcionava em condições.
De novo recorri à assistência técnica, mas desta vez o processo revelou-se mais difícil. Em primeiro lugar, o técnico que me atendeu insistia que o problema estava a ser causado por mim porque não estava a configurar a rede devidamente. Depois de me ter obrigado a fazer inúmeros testes (repetidos várias vezes), a muito custo aceitou o facto de a placa estar realmente avariada. Uma nova recolha foi agendada para o dia 22 de Julho [...]. O computador foi recolhido pela UPS, mas não seguiu viagem para o Reino Unido, como deveria ter acontecido. Fiz vários telefonemas para a HP e para a UPS mas ninguém sabia onde o computador se encontrava. Finalmente, cinco dias depois (dia 27 de Julho) o computador apareceu na Maia, a escassos quilómetros do local de onde foi recolhido [...]. No dia 28 de Julho foi finalmente entregue em Manchester para ser reparado pela segunda vez.
Voltei a receber o portátil no dia 01 de Agosto. Na informação que me foi enviada estava a indicação que trocaram novamente a motherboard e o leitor de CD/DVD. A troca da motherboard é óbvia, pois se o problema estava na placa de rede só podia ser reparado trocando este componente. Já em relação à drive de CD/DVD, é incompreensível por que razão a substituíram. Infelizmente, o computador apresentava novamente problemas: a drive lia DVDs mas não lia CDs.
Novamente recorri à assistência por telefone. Novamente duvidaram da minha palavra e obrigaram-me a realizar uma série de testes. Novamente não levaram a conclusão nenhuma a não ser que eu tinha razão, e, finalmente, uma nova reparação foi agendada[...]. A recolha do equipamento foi agendada para o dia 2 de Agosto. Ninguém da UPS apareceu para proceder à recolha. Reclamei pelo telefone para a HP e disseram-me que tinha ocorrido um engano, que a UPS só tinha sido contratada para o dia 3 de Agosto. Recebi, então a notificação da UPS no sentido de me recolherem o computador no dia 3 de Agosto. No entanto, ninguém apareceu. Reclamei novamente e a assistência aos clientes da UPS telefonou-me pedindo desculpas e prometendo fazer a recolha no dia 4 de Agosto, sem falta. No entanto, e mais uma vez, ninguém apareceu. Posso ainda dizer que na página de tracking da UPS aparecia a indicação de que o computador já tinha sido levantado, mas isso não tinha acontecido, o computador ainda estava nas minhas mãos! Reclamei mais uma vez para a HP através de e-mail e no dia 5 recebi um telefonema onde me foram apresentadas desculpas e onde garantiram a recolha para o dia 8 de Agosto. Nesse dia, finalmente, o computador foi levantado pela UPS. No entanto, mais uma vez desapareceu do tracking online[...]. No dia 13 reclamei para a UPS e disseram-me que o computador estava em trânsito, a ser transportado de camião para o Reino Unido. Respondi que tal não fazia sentido, pois os 4 transportes anteriores tinham sido feitos por via aérea. Contudo, a UPS insistiu que a HP só contratava serviços de transporte através de camião e que portanto o equipamento deveria de estar em trânsito e era por isso que não aparecia na página de tracking. Contactei novamente a HP e o serviço de logística conseguiu descobrir que o computador já tinha chegado a Manchester no dia anterior (dia 12 de Agosto) por via aérea e já se encontrava em reparação. Não consigo compreender como é possível a UPS não saber o que anda a transportar, nem que meios usa, nem sabe onde param as encomendas que transporta...
Hoje, dia 18 de Agosto, recebi o computador após a terceira reparação. Qual não é o meu espanto quando verifico, através do relatório que vem junto ao computador, que não efectuaram nenhuma reparação! A justificação que me enviaram é que não conseguiram reproduzir a avaria na oficina de reparação... No entanto, a drive de CD/DVD continua a não ler CD, como comprovei uma vez mais utilizando CDs da HP, CDs de áudio, etc. Imediatamente me desloquei aos escritórios da HP na Avenida da Boavista, no Porto, para apresentar uma reclamação formal. Informaram-me que o teria de fazer para Lisboa, por carta. Ora acontece que eu já reclamei várias vezes por telefone e por e-mail e recebi sempre promessas vãs e nunca me resolveram o problema definitivamente. No meu caso, verifico que a HP esconde-se sempre atrás de linhas telefónicas, contactos e endereços impessoais e recusa-se a atender pessoalmente a reclamação. Será porque assim me pode ir passando de um atendedor automático para outro sem nunca assumir cara a cara os erros que comete? Pedi o livro de reclamações no escritório HP do Porto. Disseram-me que tal coisa não existia.
[...]
Por outro lado, o computador ainda não está reparado, e a garantia expira dentro de praticamente um mês. Fico com a suspeita de que esperam que acabe a garantia para assim poderem descartar responsabilidades. Ficam os senhores a saber que se deixarem a situação arrastar-se mais tempo procederei a uma queixa judicial contra a vossa empresa e responsabilizar-vos-ei por todos os danos causados.
Mais tenho a dizer que caso não obtenha uma resposta imediata com vista à resolução definitiva do meu problema pretendo expor todo este processo perante a DECO e a comunicação social.
-------------------------------
Só quando os ameacei desta forma é que me arranjaram o computador devidamente. É incrível, não é?