Pessoalmente acho que a 1680x1050 fica tudo muito pequeno (já falei com colegas na universidade com o mesmo modelo e são da mesma opinião).
Nunca tinha estado em frente a um 1680x1050 de 15.4"...logo comprei um pouco ás escuras. A solução passou por usar 1280x800.
Desde que mantenhas a proporção de pixeis (largura/altura) podes perfeitamente baixar a resolução do monitor sem correr riscos de o estragar. O que vai acontecer é que o que era antes apenas um pixel vai passar a ser um conjunto de pixeis.
Para por em prática: Instalar Omega drivers em windows(As drivers "oficiais" da Ati do laptop não suportam 1280x800). E configurar normalmente em linux para 1280x800.
Quanto ao barulho da ventoinha é realmente irritante a minha solução passou por:
Em windows estar sempre com o "Game Mode" no Power4Gear (e quando quero mesmo silencio quase absoluto é só diminuir o clock da gráfica no powerplay dos drivers da omega).
E em linux usar o cpuspeedy(muito boa aplicação para quem tem laptops, poupa muito a bateria).
Abraço!