KUBUNTU 5.10 NO A6VA

Mensagens especificas sobre portáteis Asus

Moderadores: Administradores, Moderadores

KUBUNTU 5.10 NO A6VA

Mensagempor Morcela » Sábado Out 29, 2005 13:27

Boas...
Tenho um A6Va ha uma semana e tentei instalar o kubuntu 5.10...instalou sem qualquer problema. Mas quando arranca o sistema bloqueia no teste do hotplug subsystem...penso que sera alguma incompatibilidade com o hardware visto este ser muito recente, mas nao tenho a certeza. Se alguem tiver o mesmo problema e/ou tiver uma solucao...
Alguem tem uma distro a funcionar neste modelo sem problemas? Qual?
Cumprimentos...
Morcela
Novato
Novato

Registado: Sábado Out 01, 2005 10:16

Mensagempor ultrabytes » Sábado Out 29, 2005 13:29

Morcela

Como é que conseguiste arranjar esse A6Va à uma semana... Eu tenho um encomendado à 6 semanas e nao chega !!!
ultrabytes
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 26, 2005 18:01

Mensagempor Morcela » Sábado Out 29, 2005 13:31

Chegou ha uma semana mas tambem tive 3 semanas ha espera dele ;)...
So podemos concluir umas coisa, de facto é um bom investimento :)
Morcela
Novato
Novato

Mensagempor rjtd21 » Sábado Out 29, 2005 14:36

Boas.
Parece que o 5.10 é incompativel com o A6VA.
Tenta uma versão mais antiga que dá. Ou entao vasculha pelo forum www.ubuntuforums.org.
\\ Athlon64 3.2+, Abit KN8-Ultra, X800GTO@X850Pro, 1GB Ram
\\ Athlon 2100, 9700pro, 512Mb
\\ PIII 450, Geforce4MX, 512mb
\\ P4 1.5Ghz, ATI 9700Pro, 512Mb
\\ ASUS W3N60
rjtd21
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 08, 2004 13:09

Mensagempor Deomanh » Sábado Out 29, 2005 18:26

Tenho o Kubuntu no A6VA desde a versão 5.04 (e nessa altura não houve problema nenhum, pelo menos no arranque). Quando actualizei para o 5.10 tive esse mesmo problema, mas resolve-se facilmente se em vez de usares o kernel kubuntu compilares o kernel mais recente (acho que o mais recente é 2.6.14, mas o meu é 2.6.13; o kubuntu é 2.6.12) do kernel.org.
Podes usar um livecd para poderes bootar e compilar o novo kernel. Há uns howtos de compilação de kernels no ubuntuforums.org.
Deomanh
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jun 13, 2005 22:39

Mensagempor Morcela » Segunda Out 31, 2005 22:00

ja consegui superar o problema do hotplug subsystem mas qd acaba os testes todos fica o ecra todo preto... ja consegues correr sem qq problema?
(ainda nao actualizei o kernel)...
Morcela
Novato
Novato

Mensagempor Deomanh » Terça Nov 01, 2005 2:28

Isso agora é outra coisa. Faz um copy paste do /etc/X11/xorg.conf para aqui de modo a que se possa dar uma olhadela nisso.
De qualquer modo posso já avançar que, se no xorg.conf estiver a ser usado o driver fglrx, então o que há a fazer é inserir/alterar uma opção em "Section Device", nomeadamente 'Option "MonitorLayout" "NONE,LVDS"'.
No entanto, se não fôr fglrx e fôr ati ou radeon, experimenta 'Option "MonitorLayout" "LVDS,NONE"'.
(isto para configurar APENAS o monitor do portátil)
Deomanh
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor kovitch » Terça Nov 01, 2005 3:51

Eu tenho o mm problema, mas uso o Suse 10.0.

Section "Device"
BoradName "Mobility Radeon X700 5653 (M26) (PCIE)"
BusID "3:0:0"
Driver "radeon"
Identifier "Device[0]"
VendorName "ATI"
EndSection

O que faço agora? Onde faço a alteração do MonitorLayout? Edito o xorg.conf e mudo/acrescento as linhas que disseste? Responde por favor.

Se puderes explicar com mais pormenores ficaria muito grato, visto que não sou expert em linux... ;)
_-= SouL =-_
kovitch
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Nov 22, 2004 23:13

Mensagempor Morcela » Terça Nov 01, 2005 12:39

Deomanh Escreveu:Isso agora é outra coisa. Faz um copy paste do /etc/X11/xorg.conf para aqui de modo a que se possa dar uma olhadela nisso.
De qualquer modo posso já avançar que, se no xorg.conf estiver a ser usado o driver fglrx, então o que há a fazer é inserir/alterar uma opção em "Section Device", nomeadamente 'Option "MonitorLayout" "NONE,LVDS"'.
No entanto, se não fôr fglrx e fôr ati ou radeon, experimenta 'Option "MonitorLayout" "LVDS,NONE"'.
(isto para configurar APENAS o monitor do portátil)

Problema resolvido...Tks...Agora so a titulo de curiosidade que significa LVDS? Low Voltage Display Screen? :)
Morcela
Novato
Novato

Mensagempor Deomanh » Terça Nov 01, 2005 13:09

kovitch

Tudo o que tens de fazer é inserir a seguinte linha dentro dessa Section:
Código: Seleccionar todos
Option "MonitorLayout" "LVDS,NONE"

Isto para quê, para dizer ao X que tipo de monitor deve usar, uma vez que a detecção automática para monitores deste tipo não está bem afinada (ainda por cima com placa gráfica ATI). De notar que deste modo se pode configurar um monitor secundário, embora não saiba eu se existe algum driver para x700 capaz de o fazer (também nunca testei). Agora existe um senão com o driver que estás a usar, e é que não vais ter aceleração gráfica por hardware. Para isso, terás que instalar os drivers da própria ATI, o fglrx. Não sei se o SUSE tem pacotes desses, se tiver melhor, mas basta ir ao site da ATI e sacá-lo de lá (tem um instalador automático que normalmente funciona). Precisas é de ter os kernel-headers ou source e as ferramentas habituais de desenvolvimento: gcc autoconf automake etc. (que o SUSE tem de certeza empacotado, se é que não estão já instaladas)

Morcela

LVDS = Low Voltage (:wink:) Differential Signaling
:arrow: Wiki
Deomanh
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor kovitch » Terça Nov 01, 2005 16:26

Suse 10.0 a bombar também! ;)
_-= SouL =-_
kovitch
Aprendiz