Problema no Z53S-F3SC

Mensagens especificas sobre portáteis Asus

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problema no Z53S-F3SC

Mensagempor skorzen » Quarta Fev 13, 2008 17:10

Boas,

Comprei recentemente um destes bichos e qual não é o meu espanto quando, depois de dar várias cabeçadas na parede, descobrir um problema no mínimo estranho.

O que acontece é que, durante o arranque do Windows Vista (o sistema operativo mais ranhoso à face da Terra), caso o cabo de rede esteja ligado, este (o arranque...) bloqueia! Simplesmente.

Por outro lado, caso não haja cabo de rede ligado ele arranca normalmente.

O sistema operativo, como foi dito anteriormente, é o Vista. A placa de rede é uma Atheros L1 Gigabit Ethernet 10/100/1000Base-T. O ISP é a Clix ADSL 12 Mbps.

No meu anterior desktop funcionava tudo na perfeição, com o XP e com o Ubuntu. Neste portátil, o Ubuntu arranca normalmente mas o Vista parece estar com problemas pessoais...

Estranho, não? Alguém sabe do que poderá ser?

Desde já o meu obrigado.
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 06, 2006 17:02

Mensagempor meth » Quarta Fev 13, 2008 18:40

Tenho um Asus X53SA que é semelhante ao teu, e tem (supostamente) a mesma placa de rede. Não tenho esse problema com o vista, só com o Windows XP (há um driver antigo "meio-compatível" com o XP)
Se tentar mudar do XP para o Vista sem cortar a alimentação da placa de rede, causa conflitos (freeze) no arranque do Vista.

Talvez tenhas um driver antigo ou incompatível instalado?
É que já li algures que por exemplo o windows update andava a actualizar os drivers destas placas de rede para uma versão defeituosa/incompatível.

Actualmente tenho no vista o seguinte driver (o que funciona bem):
Attansic L1 Gigabit Ethernet, que vem no CD de drivers do Portátil.

Quando instalei o XP reparei que estava instalado um driver "Atheros L2" (em vez de "Attansic L1"), e que causava problemas! Pelo visto tu também tens um driver "Atheros" instalado.... Tenta usar o CD dos drivers que veio com o Portátil, e vê/instala o que diz respeito à LAN, que no meu vem com drivers para "Attansic L1". Talvez no teu também venha.

Tenta:
1 - desinstalar primeiro os drivers da placa de rede que tens
2 - desligas o portátil
3 - Desligas o cabo da alimentação por uns 5 segundos
4 - Ligas o portátil, entras no Vista, colocas o CD dos drivers
5 - Procuras no conteúdo do CD uma pasta LAN e instalas os drivers que lá estão.
6 - Se pedir para reiniciar reinicias, e em principio depois já podes trabalhar normalmente com o portátil.

Um colega meu tem o mesmo modelo que tu, e não tem problemas com a placa de rede, de alguma forma deve ter acontecido algo no teu PC que fez com que drivers diferentes fossem instalados.

Espero que resolva o problema. ;)
meth
meth
Novato
Novato

Registado: Segunda Fev 04, 2008 18:48

Mensagempor skorzen » Quarta Fev 13, 2008 22:52

Obrigado pela resposta, meth.

Fiz o que disseste mas não resolveu nada, infelizmente.

Os drivers que vêm com o CD do portátil devem ser esses L1 de que falas, pelo que vejo do nome dos ficheiros... "L160X86".

E pelo pouco que percebo disto, ele estará a usar esses mesmos drivers.

Imagem

Não há por aí outros drivers, mais recentes, por exemplo? Não encontrei nada no site da Atheros.
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor meth » Quinta Fev 14, 2008 14:54

Skorzen Escreveu:Obrigado pela resposta, meth.

Fiz o que disseste mas não resolveu nada, infelizmente.

Os drivers que vêm com o CD do portátil devem ser esses L1 de que falas, pelo que vejo do nome dos ficheiros... "L160X86".

E pelo pouco que percebo disto, ele estará a usar esses mesmos drivers.

Imagem

Não há por aí outros drivers, mais recentes, por exemplo? Não encontrei nada no site da Atheros.

Tentaste desinstalar primeiro os drivers instalados antes de procederes aos drivers originais que vêm no CD?
Há quanto tempo compraste o portátil? Já vinha com esse problema?
Se a resposta for negativa, tens ideia do que possa ter provocado o problema? (alterações de hardware, instalação de Sistemas Operativos, novos softwares, drivers novos, etc..)
meth
meth
Novato
Novato

Mensagempor skorzen » Sexta Fev 15, 2008 11:17

meth Escreveu:Tentaste desinstalar primeiro os drivers instalados antes de procederes aos drivers originais que vêm no CD?
Há quanto tempo compraste o portátil? Já vinha com esse problema?
Se a resposta for negativa, tens ideia do que possa ter provocado o problema? (alterações de hardware, instalação de Sistemas Operativos, novos softwares, drivers novos, etc..)

Sim, desinstalei primeiro os drivers antigos; só depois procedi à instalação dos drivers que vinham com o CD.

Comprei o portátil há uma semana, e já é o segundo modelo que me vem parar às mãos com o mesmo problema. O primeiro que comprei tinha o mesmo problema, levei à assistência pseudo-técnica do lugar onde o comprei e deram-me um novo, depois de 45 minutos de testes e possíveis soluções para o problema.

Ele vinha com o problema, após a configuração inicial. Todos os drivers vinham instalados e, no caso do primeiro portátil, nem sequer lhe tinha instalado nada!

Entretanto descobri que o problema pode não ser só este porque ainda agora liguei o portátil com o cabo de rede ligado e ele ligou. Ontem tentei sem o cabo de rede e não ligou. O problema do Windows "Besta" bloquear no arranque pode não estar associado apenas à placa de rede.

Acontece que eu preciso de trabalhar no portátil e não tenho maneira de o fazer visto que são poucas as vezes que ele se liga.

Penso que vou hoje à loja devolver este modelo e comprar outro, de outra marca.

Que desilusão...
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor santalico » Sexta Fev 15, 2008 14:30

Esse Asus é este ASUS F3SC-AP275C ?
santalico
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 16, 2005 22:32

Mensagempor skorzen » Sexta Fev 15, 2008 14:40

santalico Escreveu:Esse Asus é este ASUS F3SC-AP275C ?

Não, é o Z53SC-AP396C.

Especificações.
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor skorzen » Terça Fev 19, 2008 23:01

Nada, não é? :(

Voltei à "clínica informática" da loja onde comprei o portátil e disseram-me que era spyware e vírus.

Acontece que, depois do computador devidamente (leia-se: altamente) seguro e limpo, ele continua a bloquear.

Só estou a ver mesmo um problema com os drivers...

PS: A administração que me desculpe o double post mas é para fazer um pequeno bump ao tópico. :wink:
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor skorzen » Quarta Fev 27, 2008 14:03

Para os interessados, consegui resolver o meu problema.

Bastou desinstalar os drivers antigos e instalar os novos (não encontrei nada no site oficial, e então forneceram-me este link):
http://rapidshare.de/files/38390745/Att ... a32_64.rar

Ao que parece, trata-se de um problema de "compatibilidade" da placa de rede em questão, com o Vista.

Obrigado a todos pelo tempo desperdiçado. :wink:
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor meth » Quarta Fev 27, 2008 18:22

Pois, instalaste drivers antigos, da attansic...

A attansic foi adquirida pela a atheros, e ao que aparece os drivers já em nome da atheros estão a dar barraca em alguns sistemas (já ontem apareceu ai um tópico com o mesmo problema!)
meth
meth
Novato
Novato

Voltar para Portáteis Asus

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante