Asus VX2 ventoinha estranha! (Acho eu)

Mensagens especificas sobre portáteis Asus

Moderadores: Administradores, Moderadores

Asus VX2 ventoinha estranha! (Acho eu)

Mensagempor SuperMegaMau » Domingo Dez 14, 2008 22:40

olá

Recentemente, depois de mais uma ida ao mecânico, o meu portatil começou a aquecer muito mais que o habitual, e chega a desligar-se quando lhe dou um uso mais intensivo. Posto isto, resolvi abrir a tampa onde fica o CPU para ver estava sujo ou algo parecido.

Então descobri duas coisas estranhas, ou pelo menos eu acho estranhas. Para quem tem ou conhece este portátil, já deve ter reparado naquele desenho de uma jante na parte de baixo, por resulta que aquilo é puramente decorativo, não tem propósito nenhum, é completamente tapada e não entra por ali nem uma única particula de ar! Até aqui tudo bem, ninguem se chateia. O problema vem quando reparo na ventoinha, que é do género desta:
Imagem

Ora, assumindo que esta é a minha ventoinha, esta roda no sentido dos ponteiros do relógio, ou seja, a meu ver ao contrário! Ou estarei enganado? A maior quantidade de ar seria alcançada com esta ventoinha a rodar no sentido contrário!
Imagem
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Ago 29, 2004 15:23

Mensagempor Vtech » Segunda Dez 15, 2008 12:00

O objectivo dessa ventoinha é expelir ar pelas palhetas de cobre que estão ligadas ao Heat-pipe do CPU, observa bem pois o que pode estar a acontecer é teres essas palhetas de cobre com uma camada de pó e desse modo não sai ar através delas, logo não as arrefece, levando ao desligar do PC por sobreaquecimento. A tampa de baixo, deverá estar aberta, observa bem pois o ar tem de entrar por algum lado.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor alr_tech » Segunda Dez 15, 2008 15:35

boas

exacto...
se rodasse ao contrário, iria puxar o ar de fora para dentro e o portátil ficaria cheio de pó..
(para mim e não sou perito, de facto tens razão, mas tal design deve minimizar o rúido.. o meu é um bocado ruidoso.)
num portátil antigo que tenho e que tb usa o mesmo processo de dissipação com heatpipe, a fan roda no sentido dos ponteiros do relogio.... mas tem as palhetas ao contrário...

e de facto as alhetas ficam cheias de pó...
6 em 6 meses tem de ser limpas...

usa um pincel...
atenção que o heatpipe fica a meio das palhetas... limpa por cima e por debaixo do pipe...

dei uma olhadela por alto ao dito....
e segundo a ASUS o ar entra por lá! (a jante :) )
no meu tenho mesmo uma grelha e não entra tanto pó como isso..
se a parte debaixo está tapada... quer dizer que o ar entra tb pelas frinchas da drive e etc...
tenta descobrir o fluxo de ar e se está cotão a tapar...

tens a certeza que a roda está toda tapada?
pode ser que seja um filtro grosso...
a fan roda bém?
verifica os perfis da energia......

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor SuperMegaMau » Segunda Dez 15, 2008 15:41

Vtech Escreveu:O objectivo dessa ventoinha é expelir ar pelas palhetas de cobre que estão ligadas ao Heat-pipe do CPU, observa bem pois o que pode estar a acontecer é teres essas palhetas de cobre com uma camada de pó e desse modo não sai ar através delas, logo não as arrefece, levando ao desligar do PC por sobreaquecimento. A tampa de baixo, deverá estar aberta, observa bem pois o ar tem de entrar por algum lado.

Exacto, isso faz todo o sentido, e concordo plenamente. Mas... Tenho a certeza absoluta que a tampa é fechada, e o ar que anda lá dentro, só pode entrar pela mesma entrada por onde sai, o que não faz sentido nenhum pois deve provavelmente ser todo ele quente.

EDIT: agora depois deste comentário do alr_tech vou mesmo tentar verificar, com mais certezas, se o raio da jante deixa entrar o ar...

Agora quanto à rotação da ventoinha, e assumindo, como na realidade acontece, que as "pás" não têm qualquer inclinação horizontal, sendo elas exactamente como as da imagem, não faria sentido rodarem de forma a apanhar a maior quantidade de ar possível, e isso seria rodando no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio não?

vou sacar umas fotos ao portátil e mostro logo...

EDIT: a ventoinha aparentemente roda bem, faz algum ruído mas não muito, e não existe qualquer poeira onde quer que seja dentro do portátil
Editado pela última vez por SuperMegaMau em Segunda Dez 15, 2008 15:53, num total de 2 vezes.
Imagem
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Vtech » Segunda Dez 15, 2008 15:49

@ alr_tech, não me leves a mal, também não sou expert em português, uso bastante o corrector ortográfico do browser, mas como cometes sempre este erro vou apenas referi-lo, afinal estamos sempre a aprender. É que "bém" não leva acento.
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Vtech » Segunda Dez 15, 2008 15:54

SuperMegaMau Escreveu:
Vtech Escreveu:O objectivo dessa ventoinha é expelir ar pelas palhetas de cobre que estão ligadas ao Heat-pipe do CPU, observa bem pois o que pode estar a acontecer é teres essas palhetas de cobre com uma camada de pó e desse modo não sai ar através delas, logo não as arrefece, levando ao desligar do PC por sobreaquecimento. A tampa de baixo, deverá estar aberta, observa bem pois o ar tem de entrar por algum lado.

Exacto, isso faz todo o sentido, e concordo plenamente. Mas... Tenho a certeza absoluta que a tampa é fechada, e o ar que anda lá dentro, só pode entrar pela mesma entrada por onde sai, o que não faz sentido nenhum pois deve provavelmente ser todo ele quente.

EDIT: agora depois deste comentário do alr_tech vou mesmo tentar verificar, com mais certezas, se o raio da jante deixa entrar o ar...

Agora quanto à rotação da ventoinha, e assumindo, como na realidade acontece, que as "pás" não têm qualquer inclinação horizontal, sendo elas exactamente como as da imagem, não faria sentido rodarem de forma a apanhar a maior quantidade de ar possível, e isso seria rodando no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio não?

vou sacar umas fotos ao portátil e mostro logo...

Sendo a tampa por baixo fechada, deves ter concerteza outra entrada de ar, possivelmente de lado. Quanto à rotação da ventoinhga, se esta fosse no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, o ar iria entrar por onde supostamente devia sair.
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor alr_tech » Segunda Dez 15, 2008 16:26

boas
Vtech Escreveu:@ alr_tech, não me leves a mal, também não sou expert em português, uso bastante o corrector ortográfico do browser, mas como cometes sempre este erro vou apenas referi-lo, afinal estamos sempre a aprender. É que "bém" não leva acento.
eu sei, cometo sempre este erro... :oops:
e não é o único....
assim, como ando a trocar letras.... :roll:
estou a trabalhar e 'nso' intervalos respondo a algumas...
nem tenho tempo para reparar nos sublinhados...

yep, tb disse o mesmo acerca da fan...
segundo o manual da ASUS aquela jante é uma grelha... :roll:
portáteis de pessoal com cheta... :twisted:
;)

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor Vtech » Segunda Dez 15, 2008 16:33

alr_tech Escreveu:yep, tb disse o mesmo acerca da fan...
segundo o manual da ASUS aquela jante é uma grelha... :roll:
portáteis de pessoal com cheta... :twisted:
;)

cumps

Eu creio que já me tenha passado um portátil da ASUS pelas mãos em que tive de retirar essa tampa por baixo, e se não estou em erro a tampa parece fechada mas não é, tem umas ranhuras muito pequenas, mas estão lá.
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor SuperMegaMau » Sexta Dez 19, 2008 0:56

ora portanto...

Pensava eu que não havia lixo dentro do meu portátil que o fizesse aquecer, mas estava profundamente enganado. Abri-o hoje para sacar umas fotos e mostrar aqui no forum, retirei a ventoinha e muito, mas mesmo muito escondido lá numa esquina estava um bocado de lixo tipo cotão, coisa pouca mas que fez toda a difereça, praticamente do tamanho de um borboto de camisola. A temperatura o portatil na velocidade máxima passou de 100ºC para 70ºC, parece-me incrível mesmo!

Mas agora que o problema está resolvido, coloco aqui as fotos na mesma, porque aquela parte de a jante ser um embuste continua verdadeira.

Imagem
isto é a parte de baixo do portátil sem a tampa, a única entrada de ar a sério é aquela do lado direito em baixo.

Imagem
esta é a tampa com a tal jante a fazer figura, qui já dá para reparar que é aparentemente tapada, mas eu assumi que haveria algum espaço para entrar ar! Quão enganado andava.

Imagem
esta é a mesma tampa do lado de dentro, aquela roda preta fica mesmo por cima da jante, e está completamente tapada, inda andei a forçar um bocado e descolou-se, está definitivamente tapado.

Posto isto, parece-me que o ar entra e sai pelo mesmo buraco, mas em cantos opostos. Nesta tampa existe ainda uma especie de grelha, que talvez permita algum ar circular, mas ao que parece, fica todo ele naquela placa do lado esquerdo, que aparenta ser a placa gráfica.

sem mais, obrigado a todos, ao fim ao cabo era lixo como todos suspeitavam ao princípio... enfim.
Imagem
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Vtech » Sexta Dez 19, 2008 9:41

A entrada de ar é mesmo aquela do lado esquerdo das imagens de baixo. Se reparares fica por cima daquele dissipador que quase de certeza é da placa gráfica, a saída de ar é aquela grelha do lado direito da primeira imagem, é ai por dentro que devia estar com cotão.
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor alr_tech » Sexta Dez 19, 2008 9:46

boas

hum...
sim tb penso que a aquela grelha que se vê, é para a Gráfica...
se reparares tb vai um pipe para lá...
desconfio que a maioria do ar deve entrar por aí...
limpa bem essa grelha....
e aquela sobre a gráfica ?: aquilo é só enfeite ou ar entra lá para dentro?....

limpa bem a grelha de saída.... (que penso que é só de saída :? )

cumps
Editado pela última vez por alr_tech em Sexta Dez 19, 2008 9:57, num total de 1 vez.
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor Vtech » Sexta Dez 19, 2008 9:52

alr_tech Escreveu:boas

hum...
sim tb penso que a aquela grelha que se vê, é para a Gráfica...
se reparares tb vai um pipe para lá...
desconfio que a mioria do ar deve entrar por aí...
limpa bém essa grelha....
e aquela sobre a gráfica ?: aqueilo é só enfeite ou ar entra lá para dentro?....

limpa bém a grelha de saída.... (que penso que é só de saída :? )

cumps

É muito fácil descobrir por onde entra o ar, liga o portátil e espera que a ventoinha entre em funcionamento, depois viras o portátil na vertical e vais encostando uma folha de papel à grelha que digo que será a entrada de ar, se a folha se encostar de repente é porque o ar está a entrar por ali e a sucção fez com que a folha se "colasse".
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor SuperMegaMau » Sexta Dez 19, 2008 12:17

Pois, o ar deve entrar também por essa grelha, senão não existia (digo eu)! Mas depois do fiasco da jante já não digo nada! Agora uma coisa é certa, a quantidade de ar que sai pela lateral é mesmo muito reduzida, não sei como é que arrefece alguma coisa, estou espantado com o funcionamento destes sistemas de refrigeração (quando limpos). O ar que entra pela tal grelha por cima da gráfica é mesmo muito pouco, mesmo quando a ventoinha está no máximo, no entanto algum entra, o papel não engana.
Imagem
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Vtech » Sexta Dez 19, 2008 12:23

SuperMegaMau Escreveu:Pois, o ar deve entrar também por essa grelha, senão não existia (digo eu)! Mas depois do fiasco da jante já não digo nada! Agora uma coisa é certa, a quantidade de ar que sai pela lateral é mesmo muito reduzida, não sei como é que arrefece alguma coisa, estou espantado com o funcionamento destes sistemas de refrigeração (quando limpos). O ar que entra pela tal grelha por cima da gráfica é mesmo muito pouco, mesmo quando a ventoinha está no máximo, no entanto algum entra, o papel não engana.

São processadores que aquecem pouco e gráficas também elas fresquinhas, dai não ser preciso grandes arrefecimentos.
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Voltar para Portáteis Asus

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante