por BlackPuma » Sábado Nov 25, 2006 16:45
Bem pessoal, só para vos deixar um feedback sobre a minha situação. Tal como tinha dito lá fui trocar o tlm por outro, convencido que seria um stress com o N80 e que eu apenas tinha tido azar em calhar-me aquele. Acabei por trocar por outro N80 exactamente igual, e como é óbvio comecei logo a testar o dito cujo. Continuei a notar uma grande lentidão na navegação pelos menus e opções do tlm, pelo que vi que estava rigorosamente igual ao primeiro. Tomei então a opção de o formatar pelo método de "3"+"*"+"verde"+"power on", e realmente o telefone ficou muito melhor e mais rápido, apenas perdi foram algumas das aplicações que vêm instaladas por default. Conclusão, alguma dessas aplicações mantem algum processo a correr que tende a puxar muito pelo processador, logo, consumir muita energia. Posto este facto de parte, e em relação à câmara, esta tem mesmo uma qualidade de imagem muito fraca, apenas faz fotos grandes com muitos pixels, mas sem definição e qualidade. Outro ponto que andei a pesquisar foi a questão da bateria, que mesmo com tudo em condições nunca terá grande autonomia visto ser apenas de 820mAh (BL-5B). Aqui é uma falha de concepção exigida pelo facto do tamanho reduzido, logo é impossível esperar milagres de autonomia. Acabei então por investigar sobre o N73, e ver tudo o que eram reviews sobre o mesmo. Está tido como o melhor tlm em termos de fotografia a par com o K800i, acabando mesmo por ganhar a este último por conseguir fotografias com melhor côr e nitidez. Por outro lado, por si só é um tlm com menor consumo de energia e juntando a isto tem uma bateria de 1100mAh (BP-6M), ou seja, muito mais autonomia.
Mesmo sendo muito agradável o design, ecran e WI-FI no N80 tomei a decisão e troquei pelo N73, e decisão esta que em nada estou arrependido. Fotos são simplesmente as melhores que alguma vez vi num tlm, e eu antes tinha um k750i, video é também o melhor que vi num tlm, crashs até agora nada, e bateria, bem nesta nem se fala, pois faz hoje precisamente uma semana que o carreguei pela primeira e única vez e ainda tem neste momento 2 traços de bateria, e já conta com cerca de 1h15m de total de chamadas, cerca de 40 sms's enviados e recebidos, e cerca de 50 fotos, tudo isto para além do andar a brincar com as fotos, modos de câmara, video, etc... Resumindo, perde no design e na falta de wi-fi, mas ganha em tudo o resto: câmara, autonomia, peso, som, etc... Esta é a minha opinião o mais sincera possível, pois não estou para aqui a puxar a brasa à minha sardinha, até porque prefiro muito mais o estilo executivo do N80 do que o estilo lúdico do N73, por isso mesmo o N80 foi a minha primeira opção e ainda lhe dei uma segunda oportunidade, mas sem dúvida o N73 satisfaz muito mais, não quero com isto dizer que seja melhor, apenas se enquadra mais nas minhas necessidades, o senão mesmo é o preço que é o mesmo do N80, pois nem um nem outro realmente merecem tal valor.
BlackPuma
Apple PowerBook G4 12" - 1.5Ghz, 512Mb RAM, 80Gb HDD, SuperDrive
Acer 291LCi - 1.4Ghz, 512Mb RAM, 30Gb HDD, ComboDrive
P4 2.4Ghz/533 - 1Gb RAM, 80+80+120Gb HDD
Vários chassos: 286 a Athlon 800MHz
E claro, ZX Spectrum 48K ...