Resolvi fazer uma pequena review do Nokia N82, muito simples, após a compra desse dispositivo. Espero que seja do vosso agrado e, principalmente, útil.
Modelo testado:Nokia N82 Black Edition (made in Finland)
Introdução:
O Nokia N82 é um smarphone (telemóvel multimédia com características de um computador) anunciado pela Nokia em Novembro de 2007. Sendo um membro da série N80, corresponde à oferta de mercado de média gama, possuindo especificações semelhantes ao N95, que actualmente conta com uma existência de mais de 1 ano. É o primeiro modelo na Nokia a oferecer um flash Xeon (em vez do tradicional LED), que se revela o principal trunfo na altura de tirar fotografias. Este é uma característica que a Sony Ericsson tem apresentado nos seus modelos de topo de gama desde há algum tempo.
O Nokia N82 foi pensado para ser um “telemóvel-com-câmara” de elevada prestação, assim como um verdadeiro aparelho multimédia. Por todas as suas características, é sem dúvida um dos mais avançados smarphones do mercado.
Design:
Ao primeiro contacto, o design do Nokia N82 pode parecer um bocado estranho, não se assemelhando a nenhum modelo anterior da Nokia. Não é, de todo, o mais belo dos telemóveis existentes, muito pelo contrário. O teclado parece demasiado pequeno, com teclas demasiado finas. Pela minha experiência (desde há cerca de 2 semanas), o design acaba por se tornar agradável e mesmo o uso do teclado, após um período de habituação, revela-se eficaz. O Nokia N82 é composto totalmente por plástico. Embora a construção seja sólida, poderia ter sido mais cuidada. Mas é robusto o suficiente para o uso diário, sem grandes cuidados de manuseamento. No entanto é um verdadeiro íman para dedadas. As dimensões são as seguintes: 112 x 50.2 x 17.3 mm, com um peso de 114gr. Não é dos maiores ou dos mais pequenos telemóveis do mercado, o tamanho revela-se o ideal, na minha opinião.
Sistema operativo:
O Nokia N82 vem com o Symbian OS 9.2, S60 3rd Edition Feature Pack 1, sendo um modelo da família S60. É o mesmo SO que se encontra no N81, N81 8GB, N95 e N95 8GB. Se bem que o Symbian seja um sistema operativo poderoso, fléxivel e intuitivo, o seu aspecto começa já a ser demasiado repetitivo. Mesmo com as novidades introduzidas pela versão 9.3, Edition Feature Pack 2 e com o recurso às centenas (quiça até milhares) de temas existentes, outras marcas apresentam sistemas operativos mais apelativos (Sony Ericsson, Samsung, HTC e a Apple, por exemplo). De qualquer modo, é possível personalizar quase todos os aspectos do sistema, e não se pode dizer que o aspecto gráfico seja medíocre. Não posso dizer que o N82 seja lento a responder. Existem alguns modelos mais rápidos, mas o N82 comporta-se muito bem.
O Nokia N82 usa o seu acelerómetro para orientar automaticamente o ecrã, quando rodamos o aparelho. O SO suporta esta função, menos no ecrã inicial, que se mantém estático. Se bem que prático e engraçado, por vezes torna-se um bocado irritante pois ao mais ligeiro movimento, o sensor reorienta o ecrã, mesmo quando não o desejamos. Esta função pode ser desactivada, passando a orientação do ecrã a ser seleccionada pelo utilizador através de um menu.
O N82 possui todas as funções que se espera de um smarphone da série N da Nokia: calculadora, calendário, alarme, QuickOffice, acrobat reader, leitor de música, realplayer, rádio, etc., etc., etc. Quem já usou um Nokia sabe exactamente o que esperar do N82.
Multimédia:
O N82 é um dispositivo multimédia bastante competente. Gerir e visualizar/reproduzir ficheiros de imagem, som ou video, é algo que o N82 faz com facilidade e rapidez. O único ponto negativo é a falta de suporte nativo para DivX. Mas nada que não se resolva com algum dos inúmeros programas disponíveis no mercado.
O leitor de música suporta os ficheiros MP3/AAC/eAAC/eAAC+/WMA/M4A (com suporte OMA DRM 2.0/1.0 & WMDRM). No geral cumpre a sua função. Mas, para além do equalizador, não possui outras definições e funções, como outros leitores mais completos que existem para a série S60. O som das colunas poderia ser melhor. Embora não seja mau, o N95, por exemplo, possui um som melhor. O recomendável é usar sempre uns phones ligados ao jack 3.5 mm ou ao bluetooth (suporta stereo bluetooth), onde a qualidade de som melhora bastante. Não é nenhum ipod (eh,eh,eh), mas também não posso dizer que se porta mal. Eu fiquei satisfeito com a qualidade de som.
O leitor de rádio FM continua a ser igual a qualquer Nokia que possua esta função. É lamentável, no entanto, a falta de RDS.
Para visualizar vídeos, o N82 tem o RealPlayer, mas sem suporte para DivX (como já referi). Embora o ecrã seja apenas de 2.4”, quando o modo ecrã total é activada, a experiência multimédia é bastante agradável.
Finalmente, no que respeita aos jogos, o N82 possui suporte tanto para symbian como para java. Conta ainda com um acelerador gráfico 3D e suporte para a plataforma N-Gage da Nokia.
Conectividade:
Quanto a ligações, o Nokia N82 é muito completo, só faltando mesmo a velhinha porta de infravermelhos. Suporta HSDPA 3,6 Mbps (para navegação na internet, suporte para push-email e vídeo-conferência), bluetooth 2.0 A2DP (com possibilidade de ligação a uns headphones stéreo bluetooth), Wi-Fi WLAN IEEE802.11 b/g com UPnP (Universal Plug and Play), USB 2.0 via micro-USB, Jack áudio 3.5 mm (um grande passo em relação ao antigos modelos, já que permite ligar qualquer headphone que tivermos em casa) e até saída de TV (PAL/NTSC). É um dispositivo preparado para comunicar com o mundo que o rodeia, de um modo simples, eficaz… e rápido!
Possui ainda uma antena GPS. Suporta, como os smartphones mais recentes, a tecnologia A-GPS, de modo a acelerar o processo na aquisição de um sinal e a diminuir a margem de erro. Vem com o Nokia Maps e navegação por voz gratuita por 1 ano. Sim, depois temos que pagar à Nokia para continuar a usufruir deste serviço. No entanto, o programa mantém o resto de todas as funcionalidades. O GPS é algo lento a adquirir o sinal dos satélites num arranque a frio. Eu preferi instalar o TomTom e sempre que possível uso uma antena GPS externa. Mas o GPS do N82 cumpre satisfatoriamente a sua função, não me interpretem mal.
Câmara:
Chegamos, finalmente, ao principal trunfo deste telemóvel. A Nokia publicitou o N82 principalmente pelas características da sua câmara. No papel parece perfeita: 5 megapixéis, lentes Carl Zeiss, auto-focus, flash Xenon e gravação de vídeo numa resolução máxima de VGA a 30 fps. Mas, e na realidade, comporta-se bem? Até ao momento confesso não tenho explorado ao máximo as suas capacidade, costumo tirar as fotos apenas no modo automático. Mesmo assim, fiquei algo surpreso com os resultados. O Nokia N82 é realmente capaz de tirar fotos nítidas e com cores vivas em quase todas as situações. Mas é nas fotografias nocturnas e no modo macro que o N82 dá cartas. Comparando com o N95, embora a câmara seja a mesma, é, como já referi, a presença de um flash Xéon que eleva a qualidade final das fotos do N82. Segundo a Nokia, novos algoritmos foram usados, tendo em conta a presença do dito flash.
Na minha opinião, é actualmente dos melhores cameraphones do mercado, ficando mesmo à frente, por uma pequena margem, do Sony Ericsson K850i (no que a telemóveis com câmaras de 5 megapixéis diz respeito). Embora o Samsung G800 e o LG Viewty, por exemplo, também possuam flash Xeon, a qualidade final das fotos nocturnas é inferior à obtida pelo N82 e K850i. No geral, o N82 obtém fotografias com detalhe, com níveis de ruído aceitáveis e boa exposição. O único problema é que, ocasionalmente, as fotos podem apresentar cores irrealistas, mais vivas que a realidade. Mas sempre num nível bastante aceitável, quando comparado com outros modelos que existem no mercado.
O software da câmara é igual ao do N95, com várias opções e definições, de modo a criar a melhor fotografia possível em qualquer cenário. Não possui, no entanto, as últimas tecnologias disponíveis (como sensor de rosto ou sorriso) , mas acredito que até possam ser disponibilizadas através de um novo firmware. É tudo uma questão de acrescentar novos algoritmos. A câmara funciona de um modo rápido, e os acessos aos menus são simples (se bem que existam modelos com um melhor acesso às definições e com mais opções de escolha, como no caso do K850i).
Resolvi tirar algumas fotos para que possam comparar, entre o Nokia N82, um Nokia N70 e uma máquina fotográfica digital compacta, uma Canon PowerShot A520. Já que um dos aspectos anunciados pela Nokia era que o N82 poderia substituir uma máquina compacta, resolvi por isso à prova. As fotos foram todas tiradas no máximo de qualidade mas usando apenas o modo automático, o que significa que mudando algumas das definições, os resultados podem ser ainda melhores. Nenhuma edição foi feita às fotos. No entanto, e devido ao limite de tamanho de cada ficheiro no ImageShack (onde fiz o upload), tive que reduzir ligeiramente a qualidade JPEG das fotos tiradas pela Canon PowerShot A520, mantendo na mesma o tamanho das fotos. Mas foi uma redução mínima, que não chegou sequer aos 10%, e as diferenças entre as fotos originais não são perceptíveis a olho nu.
Canon PowerShot A520: 4 megapixéis (2272x1704); lentes Canon (auto-focus); 35-140mm equiv. F2.6-F5.5; flash xénon com iluminação AF; macro 10 até 50 cm; 4x zoom óptico; gravação de vídeo VGA (640x480, 15 fps) e 320x240 (15 fps).
Nokia N70: sensor CMOS de 2 megapixéis (1600x1200); flash LED; zoom digital até 20x; gravação de vídeo CIF (352x288, 15 fps).
Já agora, peço desculpa pelas fotos, não estão muito famosas, ehehe! Mal orientadas e com pouca variedade de temas escolhidos. Mas foi o que se pode arranjar no pouco tempo que tive disponível para a elaboração deste pequeno teste.
Também gravei 1 vídeo com cada uma das máquinas mas não descobri nenhum sítio para onde fazer upload dos ficheiros. Não me decidi pelo Youtube pois quero manter a resolução original de cada vídeo… A qualidade do vídeo gravado pelo N82 (em VGA) é satisfatória. Mais do que suficiente para recordar aqueles momentos espontâneos. Mas não é nenhuma câmara de filmar, já se sabe.
Ordem das fotografias: N82, Canon PowerShot A520 e Nokia N70.
Fotos gerais:
Macro (sem flash):
Fotos nocturnas com flash:
Para que possam comparar o N82 com outros modelos, deixo aqui alguns links para outras reviews:
Samples entre N73 e N82
Samples entre N82, N95, K850, Samsung G800
Testes a vários modelos de 5 megapixéis
Para uma consulta das definições da câmara, podem também consultar a página da Carl Zeiss:
Página do fabricante da câmara
Depois de analisar as fotografias, posso concluir que o N82 tira fotografias com excelente qualidade. Pode não substituir completamente uma câmara digital compacta (no que diz respeito a funções, qualidade do sensor, ausência de zoom óptico) … mas anda lá perto! No modo macro, a Canon PowerShot A520 obteve os melhores resultados, mas nas restantes fotos o N82 não se envergonha! Em algumas das fotos, até, o N82 produziu cores mais fiéis à realidade do que a Canon PowerShot A520. Quanto ao Nokia N70, bem… não se portou nada mal, mas a qualidade das fotos encontra-se nitidamente num nível bastante inferior. Mais uma vez relembro: apenas foi usado o modo automático. Alterando as definições disponíveis os resultados podem ser, sem dúvida, muito melhores.
Conclusão:
O Nokia N82 cumpre a sua função como telemóvel multimédia (smartphone) quase na perfeição. Possui uma câmara bastante boa, suportada por um potente flash xénon, e apresenta excelentes capacidades multimédia. Tem os seus aspectos negativos, naturalmente. O design, o som das colunas, o tamanho do ecrã e a duração da bateria, são aspectos que podem afastar potenciais interessados. Mas caso todos estes pontos não sejam muito importantes, o N82 pode oferecer um mundo inteiro de possibilidades. E sendo um verdadeiro smartphone, distingue-se da concorrência.
Estive, antes de me decidir pelo N82, interessado no HTC Touch e no Samsung Omnia. Caso não comprasse o Nokia, iria certamente optar pelo Omnia. No entanto, o flash xénon era uma das minhas prioridades. E o facto de, devido à natureza do meu trabalho (sou arqueólogo), existir a mais que certeza riscar completamente o ecrã do Omnia logo nos primeiros dias, também me fez desistir da ideia de comprar um telemóvel com ecrã sensível ao toque.
Estou contente com o N82. A duração da bateria é a única coisa que realmente me chateia, tenho que a carregar em cada 36h, às vezes até menos. Mas sempre com 3G ligado, a ver uns vídeos, a escutar umas musiquitas, a tirar umas fotos… Na minha opinião, é actualmente um dos melhores smartphones do mercado, com uma câmara fotográfica muito boa. Uma melhor autonomia da bateria e um ecrã maior, e seria um telemóvel perfeito.
Ah, e depois disto tudo falta só um pormenor… também faz e recebe chamadas! Ehehe! O som durante as chamadas é de elevada qualidade.
PS: Uma nota de aviso, existem dois modelos do N82 disponíveis no mercado. Um made in Finland, fabricado pela própria Nokia, que apresenta a melhor câmara. E outro made by Nokia, aparentemente fabricado na China e que apresenta fotografias com uma qualidade inexplicavelmente inferior. Um aspecto a ter em conta caso decidam comprar o N82. Podem ler sobre isto neste link.
Pontos fortes:
- Câmara com lente Carl Zeiss: Tessar (5mp) com flash Xénon.
- Gravação de vídeo VGA 30 fps.
- Sistema operativo. Embora com um interface pouco apelativo e “antigo”, é suficientemente poderoso e flexível, além de possuir a maior lista de programas e jogos disponíveis no mercado, pois o symbian encontra-se instalado em cerca de 60% dos smartphones por todo o mundo.
- Capacidades multimédia.
- Wi-Fi e Bluetooth 2.0 A2DP.
- Saída TV.
- Jack áudio 3.5 mm (dá imenso jeito!).
- A-GPS.
- Tecnologicamente possui quase, quase tudo o que de melhor existe no mercado.
Pontos fracos:
- Construção do dispositivo, poderia ser melhor. Teclado.
- Tamanho do ecrã (o ecrã do N95 faz falta aqui!).
- Duração da bateria.
- Gravação de vídeo apenas com som mono.
- GPS algo lento.
- A existência de dois modelos distintos do N82.
ESPECIFICAÇÕES:
Formato: Candybar
SO: Symbian OS 9.2, S60 3rd Edition Feature Pack 1
Frequências: WCDMA2100 (HSDPA 3,6 Mbps), EGSM900, GSM850/1800/1900 MHz (EGPRS), WCDMA (2100 MHz apenas, excepto na China)
Chamadas: Chamada de áudio, chamada de vídeo, push to talk, alta voz, marcador de voz
Ecrã: TFT 2.4", QVGA (240x320), 16.7 milhões de cores, auto-rotação
CPU: Texas Instruments OMAP 2420 330 MHz ARM11 + 220 MHz C55x DSP + PowerVR MBX 2D/3D Graphics Accelerator + IVA (ARM7TDMI+iMX+VLC+SEQ) - (Dual CPU)
Gráficos: 3D Graphics HW Accelerator (OpenGL ES 1.1) – (PowerVR MBX)
Memória externa: Slot para cartões de memória microSD até 2 GB, e microSDHC até 8 GB (teoricamente até 32 GB)
SDRAM: 128 MB
Memória Flash: 120 MB (memória disponível 103 MB)
Câmara: Principal: lente Carl Zeiss: Tessar 2.8/5.6 mm (com auto-focus); sensor CMOS com 5 megapixéis (2592 x 1944) ; 5.6 mm (equivalente a 36 mm); F 2.8; alcance do foco de 10 cm até ao infinito; macro de 10 até 50 cm; zoom digital até 20x (5mp até 6x) no modo fotografia; flash xénon (com iluminação AF); estabilizador de vídeo digital; compensação de exposição (+2 ~ -2 EV); controle de branco (automático, sol, nublado, lâmpada incandescente, lâmpada fluorescente); cenas (automático, modo do utilizador, retrato, paisagem, desportos, macro, noite, retrato nocturno); tom de cor (normal, sépia, preto e branco, negativo, vívido); gravação de vídeo MPEG-4 VGA (640x480, 30 fps) e CIF (352x288, 15 fps); zoom digital até 10x (VGA até 4x) no modo vídeo; cobertura da lente -- Secundária (à frente) : 352 x 288 pixels, gravação de vídeo CIF (352x288, 15 fps), capacidade de vídeo-conferência
Sensor: Acelerómetro, sensor de luminosidade
Suporte Java: Sim, Java MIDP 2.0, CLDC 1.1
Ligações: Bluetooth 2.0 A2DP -- Wi-Fi WLAN IEEE802.11 b/g com UPnP (Universal Plug and Play) -- USB 2.0 via micro-USB -- Jack áudio 3.5 mm -- Saída de TV (PAL/NTSC), VGA (640x480)
Navegação: A-GPS, Nokia Maps com 1 ano de navegação por voz gratuita
Leitor de Música: Sim, equalizador, MP3/AAC/eAAC/eAAC+/WMA/M4A (com suporte OMA DRM 2.0/1.0 & WMDRM)
Rádio: Sim, Stereo FM (87.5-108MHz) com suporte Visual Radio
Leitor de Vídeo: Sim, RealPlayer, MPEG4, RealVideo (com suporte OMA DRM 2.0/1.0 & WMDRM)
Colunas: Sim, Stereo, som 3D
Bateria: Nokia BP-6MT, 1050mAh
Autonomia em conversação: 2G (GSM) até 4:20h -- 3G (UMTS) até 3:10h
Autonomia em standby: 2G (GSM) até 210h -- 3G (UMTS) até 210h